sábado, 20 de novembro de 2010

Três badaladas e um balde de cal

.
FOI NO MÊS de Novembro que a “Mais Alentejo” juntou mais de duas centenas dos seus leitores, colaboradores, autores e anunciantes num Hotel Design de Tróia e, caldeando-os com autarcas do Alentejo, deputados da Nação, mulheres bonitas e figuras das artes, do desporto e do espectáculo, procedeu à entrega dos prémios atribuídos pelo seu público, num ambiente de festa, de requinte, boa mesa e alegre e discreta elegância.

Não faltava lá ninguém, o espectáculo parecia uma entrega de Óscares, não houve quem não estivesse agradado e a alegria durou até ás tantas.

Foi neste ambiente e nesta festa que houve quem resolvesse atribuir-me e entregar-me o Prémio Carreira - Jornalismo da “Mais Alentejo”. Posso ter muitas suspeitas, mas estou em crer que foi o António Sancho, a alma desta revista, o “culpado” disto ter acontecido. O que é uma injustiça, por haver outros mais merecedores. Mesmo que não pense assim, têm de concordar que me fica bem dizer tal coisa.

A verdade é que com o andar dos anos, uma pessoa vai acumulando distinções e assim, inesperadas, como foi esta, a sensação que se tem é a de os amigos estarem a despedir-se por termos alguma doença má que ignoramos e de que ninguém nos fala. Deus me perdoe, mas estes prémios de carreira, com que se celebra e se arruma uma vida de trabalho, assemelham-se a elogiosos obituários publicados pela secção de necrologia de uma publicação.

Se a minha saudosa avó Felicidade fosse viva, de certeza que não perdoaria. Punha o seu sorriso sardónico e dizia-me, com o carinho com que sempre me tratou:
-Oh filho! Depois disto, só três badaladas e um balde de cal…

P.S.- Deixem-me que deseje a todos os que aqui trabalham e aos que lêem esta revista um Natal muito feliz e uma passagem de ano cheia de alegria e felicidade.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cães, gatos e olhares para o lenço

.
UM QUERIDO amigo meu, que há muito não tinha o prazer de rever, desafiou-me a escrever histórias do passado, ocorridas comigo e com personalidades nacionais e estrangeiras dignas de destaque, bem como me exortou ainda a narrar factos importantes por mim vividos.

Confessei-lhe que já há muito me ocorrera semelhante pensamento, mas logo o abandonei por diversas razões. A primeira, é uma rejeição muito pessoal desse tipo de escrita, talvez inspirada, desde muito jovem ainda, por uma frase de Pittigrilli que nunca esqueci: aquele que escreve memórias é como um fulano que se assoa e depois olha para o lenço, antes de dobrar e guardar no bolso.

Depois desta razão principal argumentei com o meu amigo explicando-lhe ainda que ele não imaginava a quantidade de histórias adulteradas e narradas por falsas testemunhas ou participantes mentirosos, com má memória e sem vergonha nenhuma, capaz de jurarem a pé juntos terem travado um diálogo ou assistido a um facto que nunca aconteceram.

As inexactidões deste tipo são muitas vezes ditadas pela vaidade, pela inveja, pela desonestidade e pela pouca vergonha, ou ainda, ingenuamente, pelo desejo de ter graça. E uma coisa é contar histórias que podem ser corroboradas por alguém mais, que verdadeiramente as viveu, outra é fingir que se recorda acontecimentos e frases que nunca existiram com alguém, e de gente, que já não está entre os vivos e não se pode defender da calúnia e limpar-se de algo que nunca fez ou de alguma coisa que não proferiu.

Numa terra sem memória e cada vez mais à mercê de gente pouco séria que à memória exacta da verdade prefere a vaga ideia da mentira, é melhor não nos metermos nisso de recordações, a não ser aqueles destinadas aos filhos e netos estremecidos e amigos de confiança. De outra maneira, corremos igualmente o risco de parecermos um desses aldrabões de feira que nos contam o que mais lhes convém ou aquilo que os torna engraçados, e perder-nos nessa interminável multidão de cães e gatos que são autores. Ou, hoje em dia, conhecem algum cão ou gato que não tenha escrito um livrinho?
.
«Mais Alentejo» - Nov 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Para lá do resgate

.
MÁRIO Sepúlveda foi o segundo a sair do horroroso pesadelo que engolira os 33 mineiros numa mina no Chile 69 dias antes, a uma profundidade de 700 metros. Extrovertido, exuberante, Sepúlveda foi de todos o que mais impressionou pela pureza do raciocínio e por acreditar em alguma coisa para além do resgate que comoveu o mundo entre terça e quinta-feira desta semana.

-Agora, por favor, não nos tratem como se fôssemos artistas ou jornalistas, tratem-me como mineiro, sou mineiro e morrerei mineiro - pediu o entroncado e sorridente mineiro aos mais de mil repórteres que registavam as suas palavras à saída da cápsula que o trouxera das profundezas, acrescentando:
-As leis e as condições laborais têm de mudar!

Após as trevas, as luzes da ribalta e certos misteres equívocos não fazem sentido para este mineiro e filho de mineiro de 40 anos de idade, que sempre acreditou no momento único de felicidade a que o mundo assistiu. Quanto ao desejo de melhores condições de vida e de trabalho a partir de agora, também comove haver quem ainda acredite e valorize o trabalho do homem. Infelizmente, tanta esperança só parece existir na cabeça de quem esteve tantos meses enterrado vivo.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jorge & George

.
A SRA. MINISTRA
da saúde criticou a falta de rigor e de capacidade de gestão dos medicamentos em Portugal. Não posso estar mais de acordo com um membro deste Governo como estou com esta ex-médica do hospital de Almada. Ninguém entre nós deve saber tanto deste negócio como a ministra Jorge e o seu braço direito George. Juntos, Jorge & George saberão mesmo mais do que o Dr. Cordeiro das farmácias. Ou não sejam eles quem ainda não sabe o que fazer a uns milhões de vacinas para a gripe A, que mandaram vir e custaram milhões de olhos da cara? Parece que andam a oferecer essas vacinas a velhinhos que se portem bem e tenham impostos a pagar. Jorge & George bem podiam ir, em pessoa, vendê-las para o metro do Rossio, para ajudar a baixar o défice.

Espero que o próximo negócio não seja encomendarem, por troca, aquele único antibiótico que consegue derrotar a bactéria super-resistente!

Com esta habilidade muito pessoal para o negócio só me lembro do Guterres com os aviões F16 encaixotados e a encomenda dos submarinos aceites pelo Portas depois de confirmados por outros de quem ninguém fala. Porque será?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

De lágrimas nos olhos

.
ACABEI de percorrer diversos caminhos europeus para participar em palestras, conferências, debates e reuniões relacionadas com a paz, as relações inter-religiosas e inter-culturais dos povos, dos seus políticos e dos seus Estados.

Foi um intervalo muito prazenteiro na doméstica rotina das minhas modestas tarefas académicas e no estudo e análise da evolução dos media que me preenche a vida.

Um facto me surpreendeu por não o imaginar a esta escala insuspeita e mostrando claras tendências para o seu agravamento próximo: a actual presença maciça de portugueses a trabalhar no que lhes aparece ou preparados para fazerem o que se lhes oferecer. Com uma incomensurável tristeza e desistência de aqui volverem, olhando para trás sem perdão. Vivia eu na Europa durante a grande emigração dos anos 60. Nada tão triste e desgarrado como agora.

Hoje, os nossos jovens emigrantes estão convictos de que em breve serão ainda muitos mais a espalharem-se pelo mundo fora, desesperados pela vergonha de o mundo inteiro ver Portugal a abandonar os seus filhos desta maneira. A gente fala com eles e ficamos, nós e eles, de lágrimas nos olhos. Isso não se sabe cá.

P.S.- Alguns velhos leitores e amigos celebraram um textinho meu que este blogue reproduziu. Já estou velho e demasiado piegas para mimos desses. A todos, muito obrigado!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Você é feliz?

.
Por Joaquim Letria

DIZEM AS REVISTAS da Ciência que quase metade das pessoas que estão mal com a vida, desanimadas, tristes e sem vontade de ir à luta, sem vontade de comer e com falta de apetite sexual, com insónia ou a dormir demais, pouca ajuda recebem da clínica geral. Penso eu que terão ainda menos ajuda no futuro, porque os médicos generalistas cada vez sabem menos conversar.

Os médicos não estão atentos à tristeza das pessoas. Mais virados para as insuficiências renais, hepáticas, glandulares e hormonais, os médicos preocupam-se menos com funções que têm a ver com o estado de espírito e cujo diagnóstico não tem ajuda de TACs ou de Ressonâncias Magnéticas.

-Diga-me uma coisa: é feliz?

Imaginem um médico ou uma médica, nos 10 minutos da consulta, a fazer esta pergunta. Quanta gente se assustaria e iria mentir para responder, sem saber, porque engordou 8 quilos ou perdeu o gosto do emprego.

A prestigiada revista “Lancet”, que um dia destes apanhei na sala de espera dum consultório, garantia naquele seu número dum ano atrasado que 20 por cento dos diagnósticos de depressão estão errados, nuns casos por a verdadeira depressão não ser detectada, noutros por ser outra coisa qualquer. Coisas que parecem mas não são, como a anemia, a disfunção da tiróide, a perda dum ente querido, enfim causas capazes de enganar a ponto de tornar a depressão moda, o que explica a subida da venda dos ansiolíticos e o sucesso laboral da psicologia clínica, que não amedronta e afasta como a psiquiatria ainda consegue por culpa dos preconceitos.

Mas a verdade é que anti-depressivos fantásticos conseguem o regresso do amor próprio e da qualidade de vida a muito boa gente que recorre ao psicólogo ou ao psiquiatra. Pena é que os médicos de família não auscultem as dores da alma, assim como medem a tensão arterial ou mandam fazer electrocardiogramas.

«Mais Alentejo» de Outubro 2010

domingo, 27 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 27 Jun 10

.
Mourinho: “Nem Cristo era simpático”

JOSÉ MOURINHO protagoniza novas histórias na Imprensa espanhola, depois do “El Mundo” o ter apresentado como “o Messias do futebol cuja debilidade maior são as mulheres”. Agora, é a revista GQ que lhe dedica umas páginas, focando o temperamento do “melhor treinador do mundo”.

Sob o título “Também Jesus Cristo não era simpático”, frase com que Mourinho responde a uma observação acerca do seu feitio, a GQ usa esta mesma frase na sua capa para apresentar a reportagem sobre o “exigente, ambicioso, frio, calculista Mourinho, alvo de todas as carabinas.”

Casado desde 1989 com Matilde, a quem conhece desde a infância e com quem é pai de dois filhos que adora, o novo treinador do Real Madrid, de 46 anos de idade, teve de lidar com a Imprensa sensacionalista, a qual lhe revelou alguns possíveis casos amorosos que mantivera em segredo. Uma jovem portuguesa 10 anos mais nova que Mourinho, foi a primeira a ser exposta. A relação terminara cinco anos antes de ser conhecida, em 2007. Foi “The Sun” quem revelou tudo e o Daily Mirror acrescentou alguns pormenores escabrosos. Quando este caso foi conhecido, mais duas mulheres avançaram para os tablóides contando segredos de alcova. Quando a tormenta já tinha passado, foi o Correio da Manhã que falou dum pedido de divórcio de Matilde, nunca confirmado e que, aparentemente, nunca aconteceu. O casal, com os filhos encontram-se de férias agora mesmo e não é preciso um grande esforço para encontrar esta família feliz em restaurantes de peixe fresco de Setúbal.

Mourinho desmentiu tudo e processou os tablóides ingleses. O treinador vive alheio ao que se diz de si, mas não perdoa as investidas à sua vida familiar e pessoal, as quais defende com grande cuidado. E diz “A pressão que eu tenho é aquela que eu quero! É a pressão de Mourinho sobre Mourinho. Não é a pressão dos adeptos, dos clubes ou da Imprensa”.

A Imprensa que detesta é, no entanto, aquela que lhe vai mantendo o mito, que faz dele, além do treinador extraordinário que se revela, o “homem temente a Deus, que confessa “rezo muito, sou católico, acredito em Deus e tento ser boa pessoa de maneira a que Deus possa dedicar-me um pouco do seu tempo e me dar a mão quando preciso. Sou católico à minha maneira. Não sou homem com tempo para ir à casa de Deus”.

O treinador mais caro do mundo, conhecido por “El especial”, “Il Spezial” ou “The Special One”, pelo seu carácter singular, é exigente, ambicioso, arrogante, perfeccionista, imodesto. Amado por uns e odiado por outros, Mourinho já era galáctico muito antes de chegar ao Real Madrid. E agora tem de aturar uma das mais agressivas imprensas do mundo. Que Deus lhe dê paciência!

Di Maria:resolvido por 25 milhões

As negociações entre o Benfica e o Real Madrid por Di Maria não pararam. Os dois clubes estão a negociar num bom ambiente e quem sabe diz-nos que tudo pode ser resolvido dum momento para o outro por 25 milhões de euros.

Di Maria é uma coisa, os putos outra

Benfica e Real Madrid decidiram separar o negócio dos jovens jogadores que os encarnados querem importar do macro-negócio do Di Maria que pode fechar-se dum momento para o outro. Assim, o Benfica quer Marcos Alonso, Rodrigo e Pablo Serabia, mas os merengues resolveram vender os dois primeiros por 4 milhões e não abdicar de Serabia, ainda que Florentino Perez receie que o Barcelona se adiante neste jovem. Di Maria é outro negócio, de milhões, e os dois clubes estão a entender-se graças aos bons ofícios de Jorge Mendes.

Maicon está difícil

A transferência de Maicon do Inter para o Real, a única pela qual Mourinho bate o pé – e percebe-se melhor porquê, graças ao Mundial – é que parece estar complicada. Até ao final do Mundial não haverá novas diligências nem negociações. O Real não quer dar mais dinheiro do que aquele que oferece, de 18 milhões de euros, e o Inter considera esta quantia insuficiente. A ver vamos…

Caneira disposto a receber metade

O Sporting anunciou a dispensa de Caneira, mas este tem contrato válido até finais de 2012.O internacional, por razões familiares, quer ficar em Portugal, dispondo-se a receber metade do vencimento de 75 mil euros. O Sporting nem responde.

sábado, 26 de junho de 2010

«Esta es la foto que los medios monopòlicos negaron publicar...»

.
A difundirla amigas y amigos el 24 de Mayo de 2010, con motivo de la despedida de la selección argentina rumbo al mundial de sudafrica y con el marco del bicentenario.
.
Al ingresar al campo de juego, los jugadores de la Selección argentina mostraron una bandera en apoyo a la candidatura de las Abuelas de Plaza de Mayo para el Premio Nobel de la Paz 2010. El Comité Noruego, por su parte, aceptó la candidatura de la Asociación Abuelas de Plaza de Mayo, impulsada por el senador Filmus. El senador porteño por el Frente para la Victoria destacó días atrás que "Abuelas como organización dio un ejemplo, no solo de recuperación de la memoria, sino de cómo buscar un futuro mejor para todos". La postulación de Abuelas al Nóbel de la Paz -impulsada por Filmus- se realizó a fines de enero y recientemente fue aceptada su candidatura. El ganador se conocerá a mediados de octubre y la ceremonia de entrega de premios se realizará en diciembre, en la ciudad de Oslo, Noruega.

Abuelas de Plaza de Mayo es una ONG de defensa y promoción de los Derechos Humanos, que se ha ocupado especialmente del Derecho a la Identidad. Desde 1977, su finalidad es localizar y restituir a sus legítimas familias todos los niños secuestrados y desaparecidos por la represión política, que tuvo lugar en la República Argentina durante la última dictadura militar, y crear las condiciones para que nunca más se repita tan terrible violación de los derechos de los niños, exigiendo castigo a todos los responsables. Hasta el momento, las Abuelas han logrado localizar y restituir la identidad de 101 personas apropiadas por el terrorismo de Estado. Además han logrado crear el "índice de abuelidad" (método específico para determinar la filiación de un niño en ausencia de sus padres, a través de análisis de ADN), el Banco Nacional Genético y de la Comisión Nacional por el Derecho a la Identidad y colaboraron en la recuperación de los ex centros clandestinos de detención para ser transformados en espacios de la memoria, entre otros.

domingo, 20 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 20 Jun 10

.
O crime no Mundial

Dois jornalistas portugueses, um espanhol, três gregos e quatro chineses foram roubados na África do Sul onde se encontram para noticiarem o campeonato do mundo de futebol que foi inaugurado na passada sexta-feira. Estes são os números do pequeno crime conhecidos até ao momento em que escrevo estas linhas. Pequeno crime, porque felizmente não envolveram mortes. Mas números parciais do total que poderemos contabilizar no fim da Copa do Mundo. Este evento global levou à África do Sul milhares de fãs, jornalistas, técnicos, publicitários e desportistas todos eles convertidos em alvos apetecíveis para a criminalidade local. Notável a atitude da comitiva grega que, roubada, se recusou a apresentar queixa e banalizou o incidente, comparando-o a outros que se repetem em outras partes do mundo. É natural que a África do Sul apresente esta criminalidade quando mais de 60 por cento da sua população activa não tem emprego nem perspectivas de o vir a ter. Pequeno país somos nós, temos cerca de 700 mil desempregados e vemos o que já nos acontece. Aqui há uns anos, pude percorrer a África do Sul de fio a pavio, em avião próprio e com uma companhia de privilégio. Eram só António Burgos, Luís Del Olmo, António Perez Reverte, Alfonso Ussia e outras figuras ilustres da opinião europeia. Fomos recebidos por De Klerk, Desmond Tutu, chefe Butalezi, voámos 15 dias em estilo num DC4 reconstruído, todo ele reluzente e com um nome sugestivo:”The Queen of Africa”. Fizemos safaris, viajámos pelos quatro cantos, fomos aos Bantustões, Swazilândia, e divertimo-nos muito, observando um país a entrar na igualdade racial e na política do “one man,one vote”.Mas o crime já assim era. E o que se esperava, infelizmente, era muito pior do que agora sucede. Porque o desemprego não tinha aparente solução. Não se esqueçam que milhares de desempregados e jovens desocupados estão internados em campos e as informações policiais estão activas como nunca, para nesta copa do mundo prevenir a violência num país onde a brutalidade existe por todo o lado. Um bom motivo de reflexão para nós, portugueses de Portugal.

Mandela perde bisneta

Nelson Mandela, o antigo e lendário presidente da África do Sul perdeu uma bisneta de 13 anos num acidente de votação no regresso do concerto inaugural do estádio Orlando na África do Sul. O motorista parecia ter álcool a mais no sangue e a polícia investiga o despiste. Mais cedo, no mesmo dia, noutro acidente de viação, 4 estudantes britânicos morreram quando um autocarro capotou.

Drogba pode defrontar Portugal

Drogba está a recuperar e Erickson admite que o Costamarfinense possa defrontar Portugal,ainda que usando uma protecção no braço direito ao qual foi operado depois de sofrer uma fissura no rádio ao defrontar o Japão num jogo-treino.

Treinador dinamarquês doente

O seleccionador da Dinamarca, Olsen, dificilmente poderá recuperar a tempo de liderar a sua equipa na partida de estreia. Olsen apresenta febre alta e foram-lhe feitas análises para se apurar as causas, receando-se que possa ser provocada por alguma doença tropical ainda que o treinador tenha tomado todas as vacinas requeridas.

Maradona com mascote

Diego Maradona não pode estar mais feliz.”El Pibe” tem, consigo, o seu neto Benjamim, filho de sua filha Giannina e de Sérgio “Kun” Aguero, companheiro de Tiago e Simão no Atlético de Madrid. Maradona, um supersticioso de velha data, dissera ainda na Argentina que Benjamin seria “a sua arma secreta”. Pois aí está o miúdo a jogar, também, pela “Celeste”! A filha e o neto viajaram e estão acompanhados por Cláudia, a ex-mulher de Diego, respectivamente mãe e avó dos familiares e acompanhantes de Kun Aguero, outro supersticioso feliz!

domingo, 13 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 13 Jun 10

.
As raivas a Mourinho e Cristiano


Um destes dias caí no caldo duns profissionais independentes que, felizes com a Pátria e defensores dos nossos políticos, convergiram em inundar de ódio, inveja, ciúme e raiva futebolistas como Cristiano Ronaldo e treinadores de futebol como Mourinho. É uma música que a gente conhece de ginjeira. Mas não faz sentido. Ai o Sócrates fala aquele espanhol do Feijó e aquele inglês técnico que é uma vergonha?! Então e o Mourinho, perguntavam os médicos, engenheiros e advogados. Então e o Mourinho, que tem a mania que fala tudo?!E eu dizia: mas fala bem, estudou! E a vergonha que eles ganham?! Perguntavam eles e eu contestava “mas não roubaram nada a ninguém, não tiraram rendimentos, não despediram pessoas, não mentiram! E ganham tudo o que há para ganhar! Não chega. Médicos com bastonários duvidosos, engenheiros com negócios esconsos, advogados do cambão vivem é a sofrer com o Cristiano e com o Mourinho. Tá bem! Afinal Portugal não tem com que se preocupar. Está tudo perfeito. Só aqueles dois é que dão cabo da nossa tranquilidade e ameaçam a nossa felicidade. Fácil de resolver, não acham?!

Zuma muito satisfeito

Jacob Zuma, o presidente da África do Sul, diz que o ambiente desta véspera do Mundial é uma explosão de alegria e de orgulho nacional que só teve equivalência no ambiente que a grande nação de África viveu com a libertação de Nelson Mandela. O presidente sul africano manifesta-se muito satisfeito com o ambiente e com o civismo que até ao momento se verifica a escasso tempo do início deste campeonato do mundo. Milhares de jovens desempregados foram internados em campos e desviados dos principais aglomerados populacionais.

Blatter : sim à paixão, não à tecnologia

O responsável máximo da FIFA, Joseph Blatter, voltou a defender, agora na África do Sul, a subsistência da dúvida e da mentira desportiva para manter a paixão do futebol, diz ele. Blatter, por exemplo, acha que o toque de mão de Thierry Henri para Galla meter o golo ilegal que afastou a Irlanda da fase final na África do Sul,é um elemento que contribui para a discussão e para aumentar, assim a paixão pelo jogo, não só nos países directamente envolvidos mas também no universo deste desporto apaixonante. .Blatter está satisfeito com o que se passa na África do Sul e já disse que é seu desejo que este projecto em curso possa ser copiado pelo Brasil quando este País acolher o Mundial de 2014.

“El Niño” em grande

Fernando Torres, “El Niño”, o prodígio de “La Roja”, a selecção espanhola que é campeã da Europa e que surge como uma das favoritas nesta fase final do Mundial, tem brilhado nos últimos treinos, depois de se ter poupado a seguir a uma lesão que o afastou das fases finais das competições da Premiere e nas Taças do Reino Unido, onde Torres joga no Liverpool, ao serviço do qual se lesionou num joelho, o que chegou a fazer recear pela sua participação. Vicente Del Bosque tem imposto treinos suaves com bola, de modo a poder contribuir para a recuperação de lesões e de maneira a evitar que nos treinos os jogadores espanhóis possam contrair novas lesões. A jovem selecção espanhola, muito renovada e pujante de talentos dos melhores clubes da Europa, designadamente da Espanha, é vista como uma das melhores posicionadas para juntar o titulo mundial ao europeu que ostenta.

Drogba na dúvida

O avançado da Costa do Marfim que teve a infelicidade de partir um braço num choque com um nipo-brasileiro no jogo de preparação Costa do Marfim-Japão, deve juntar-se à selecção e poderá jogar depois do jogo contra Portugal no dia 15, se a cirurgia a que submeteu o seu cúbito direito der o resultado pretendido e que a introdução de silicone na fissura óssea poderá ajudar a acelerar o processo de recuperação. Depois de operado na Suiça, Drogba está acompanhado do seu médico assistente que também tem a preocupação de dar toda a segurança ao acelerado processo de recuperação do perigoso avançado da Costa do Marfim,agora dirigido por Sven Erickson.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sócrates é o meu herói!

.
NÓS ESTAMOS COMOVIDOS e eu vou-me sentindo cansado de tanto nos andarmos a atirar para o chão com o fato novo, todos os dias, sempre que o chefe do governo nos aparece pelas televisões a piscar-nos o olho. Já não tenho idade para isto!

Não me lembro de nenhum chefe do Governo que pensasse tanto no País e se sacrificasse tanto pela Pátria como este. Não houve nenhum primeiro–ministro que me quisesse tão bem e trabalhasse com tanto afinco para mim. Nenhum outro lutou tanto, tão encarniçadamente, para nos salvar a todos nós, como o actual. E nós como lhe pagamos!? Com a nossa ingratidão, acusando-o de nos ter metido na fossa séptica em que o nosso País se transformou.

Por isso venho aqui hoje, graças à hospitalidade desta revista, agradecer ao senhor presidente do conselho – como ele gostaria de ser tratado – tudo o que faz por nós. Só lhe encontro par no cinema, principalmente nos velhos e bons filmes a preto e branco, no tempo em que havia heróis que nós adorávamos ver em 9x4 metros, com intervalo para um cigarro e uma olhadela às madames das matinées.

Vimos milhares de vezes este número do chefe do Governo. Ele é que não sabe. Lembram-se certamente quando um dos bons dizia aos companheiros: "Vão! Eu fico a segurá-los aqui!” Então, quando este herói já estava ferido, era o máximo! E ali se sacrificava ele, a matar os maus enquanto os bons, entre eles a rapariga, fugiam para o forte!

Eu já vi este Sócrates a fazer isto no desfiladeiro a aguentar um exército de “Sioux”, de camuflado, a dar a fuga ao John Wayne dos cruéis comunistas amarelos, a matar alienígenas que nos invadiram e a destruir “robots” que se revoltaram. E sempre ele, firme até à última mentira, perdão, até à última bala! Sem se preocupar consigo, desprezando os riscos, expondo os seus, tudo para nos salvar!

Assim diz Sócrates estar a fazer para nos tirar da fossa. Finalmente empenhado num exercício de responsabilidade , não pensando em mais nada que não sejamos nós e o futuro da Pátria. Ele tombará no desfiladeiro atrasando os especuladores que nos perseguem e aquela rapariga do “saloon”, a Angela, que nos querem perder.

Generosa figura de Estado, a quem não importa perder as eleições seguintes, só a pensar na nossa salvação. A guardar para si a última bala, ou não abrindo mão duma granada para levar consigo muitos malvados, a defender-nos, a atrasar o inimigo enquanto nos dá a fuga!

E no futuro, quando o sol voltar a brilhar, recordaremos, reconhecidos, o nosso herói ou, pelo contrário, acharemos que ele ficou mal enterrado? Sabe-se lá se vai apresentar-se, trémulo, sujo e ensanguentado, depois do combate corpo a corpo com os vilões!? É bom não esquecermos que no cinema, quando julgamos tudo ter acabado, se ouve um gemido entre os escombros e um cão Labrador resgata o sacrificado herói que milagrosamente se salvou. A ideia é boa, mas neste caso não resultará. Mesmo assim, confesso que é disso que tenho medo.
.
«Mais Alentejo» Junho de 2010

domingo, 6 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 6 Jun 10

.
O negócio do futebol no México

Muita gente protesta, injustamente, contra os ordenados e prémios de jogadores e treinadores de futebol mas esses críticos, na maior parte dos casos motivados por inveja, sabem que eles são as estrelas que dão verdadeiras fortunas a ganhar no negócio do futebol. O Grupo Televisa, de Azcárraga Jean, domina a TV mexicana, controla a Cablevision e a Sky, operadora por satélite, é dona do estádio AZteca, um dos maiores do Mundo e sede do América, que frequentemente esgota os seus 115 mil lugares e que também pertence à Televisa, dona do Necaxa de Águascalientes e do San Luís de Potosi.
A TV Azteca, do igualmente poderoso grupo Salinas, é dona dos Monarcas de Morelia e dos Jaguares de Chiapas. Cada uma destas televisões é ainda dona, respectivamente, das casas de apostas PlayCity e Interticket . Entre clubes, casas de apostas e direitos de TV, os dois grupos têm aqui em jogo mais de 160 milhões de euros e dispõem de 5 dos 18 lugares que votam na Federação Mexicana de Futebol, a qual não interfere na possibilidade das apostas interferirem em resultados e desportivismo. Joseph Blatter já prometeu em tempos não interferir se não receber nenhuma queixa. Televisa e Azteca controlam os direitos das transmissões e a primeira mantém o monopólio da difusão por cabo. A selecção é outro negócio. O grupo financeiro Ixe calcula em 73 milhões de euros os lucros das transmissões dos jogos da selecção do México na África do Sul, dos quais 55% é para a Televisa e o resto para a organização de Salinas. Muito poucos jogos serão transmitidos em regime aberto.

Peseiro assustou espanhóis

Se não fosse um golo de cabeça de Llorente, na marcação dum canto nos descontos do jogo amigável entre as selecções de Espanha e da Arábia Saudita para preparação dos actuais campeões da Europa, a poderosa equipa dirigida por Vicente Del Bosque tinha empatado contra a modesta equipa orientada por José Peseiro. Os saudis, dando mostra dum grande conjunto e trocando a bola ao primeiro toque chegou a embaraçar os donos da casa, marcando sem nunca estar a perder, apenas consentindo que os espanhóis, onde Torres esteve ausente para descansar, marcassem o golo da vitória num lance de bola parada já para lá do tempo regulamentar. Recorde-se que Peseiro foi o adjunto de Carlos Queiroz à frente do galáctico Real Madrid depois de ter levado o Sporting à final da Taça UEFA e ao segundo lugar do campeonato nacional.

Guardiola ameaçado pelos árbitros

O Comité Técnico de Árbitros de Espanha pediu o afastamento dos campos de futebol do treinador do Barcelona, campeão de Espanha, Pepe Guardiola, por um período entre 2 e 5 anos. Seguir-se-á a alegação da defesa do treinador que, depois, será julgado pelo Comité de Competição que avaliará este caso que tem origem em graves acusações do treinador catalão contra a imparcialidade dos juízes espanhóis.

Del Bosque satisfeito

Por seu turno, o seleccionador espanhol Vicente del Bosque manifestou-se satisfeito com o apuro técnico dos seleccionados espanhóis e pelo facto destes não apresentarem problemas físicos e psicológicos como é costume suceder nesta fase da preparação de todas as equipas. A única contrariedade manifestada pelo antigo campeão, como jogador e treinador do Real Madrid, é a limitação de 6 substituições nos jogos amigáveis, a qual obriga a utilizar 5 jogadores ao longo de 90 minutos.

Pellegrini casa filho e regressa em Agosto

O treinador Manuel Pellegrini, antecessor de Mourinho à frente do Real Madrid e o treinador que mais pontos e golos marcou à frente dos merengues, apesar destes perderem tudo nesta época e terem cedido o campeonato ao rival Barcelona, chegou a Santiago do Chile, de onde é natural e onde vai assistir ao casamento de um dos seus filhos. Pellegrini, um engenheiro de formação como o nosso Fernando Santos, foi recrutado quando em Espanha dirigia o Villareal, o “Yellow Submarine”, de onde Jorge Valdano o tirou para o Real, dirigindo a equipa do Santiago Bernabéu até à chegada de Mourinho. Aplaudido pelos seus compatriotas no aeroporto de Santiago, Pellegrini mostrou-se satisfeito e nada ressentido pelo modo como o trataram em Madrid, dizendo que sempre soube que os treinadores do Real têm uma carreira muito curta.

domingo, 30 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 30 Mai 10

.
Pedro Quintela Henriques: o melhor

A Sport TV tem o melhor comentador da TV portuguesa. Não é o melhor comentador desportivo, ou de futebol, da TV portuguesa. Nada disso. É o melhor comentador, ponto final! Refiro-me a Pedro Ricardo Quintela Henriques, de seu nome completo, para que se não confunda com um militar que apita nem com outro que há no futsal. Este fala de futebol e sabe o que diz, além de conhecer sintaxe, ser fluente, não ter conflitos com a gramática, ter experiência do que fala e ser inteligente. Recordo-me do Pedro Henriques a jogar no Benfica e no Belenenses, no Setúbal e na Académica, nunca o vi jogar no Sta. Clara e creio que não chegou a jogar no FC Porto, embora ali tenha acabado uma carreira que teve a infelicidade de coincidir com períodos menos bons das equipas que conheceu como defesa esquerdo regular e sólido que foi, tendo sido treinado, entre outros, por Manuel José e Mário Wilson, depois de ter feito a sua formação nas escolas do SLB. Bom observador, inteligente e conhecedor do futebol mundial, Pedro Henriques diferencia-se muito do que se vê na TV portuguesa. Destaque-se os comentários e análise da final da Liga dos Campeões. A par de João Vieira Pinto e Pedro Mendonça Pinto (da CNN), Pedro Henriques pertence a um grupo restrito de eleição na comunicação audiovisual desportiva de hoje, com a autoridade de experiência feita e uma excelente imagem que ajuda a valorizar o conjunto das qualidades profissionais requeridas pelo meio.

Oh Diabo! E os maravedis?!

O Sporting não vai bem. Fala muito de numerosas e valiosas contratações, mas pode estar prestes a vender o melhor jogador da equipa, o chileno Mattias Fernandez, de seu nome, embora quando chega a hora de comprar, ou compra mal ou nem isso. Veja-se o caso do Petrovic. Lá foi o Costinha negociar o Petrovic com o Partizan de Belgrado. Com um negociante de fato às riscas, é natural que os sérvios pedissem uma garantia bancária, para mais dum clube português e dirigido por um bancário! Nada dava confiança! O que estava em causa era o Petrovic e 3,5 milhões de euros. Mas o “ministro” diz: ”só em prestações suaves!”E os sérvios, franzem o nariz, mas pedem garantias bancárias. E o Sporting diz que não tem! Não me digam que é do PEC! Se o presidente não arranja uma garantia bancária de 3,5 milhões, o melhor é correr para apanhar o Salema e dar espaço para outro que disponha de acesso a maravedis. E deixar de fazer a vida negra ao Ismailovitch!

Beckham no Afeganistão

O craque inglês marido da Vitória, que joga meio ano em Milão e a outra metade em Los Angeles, foi ao Afeganistão para dar força moral às sacrificadas tropas britânicas que lá estão a aguentar os americanos no quadro da NATO. Mas a iniciativa não foi do novo primeiro-ministro Cameron, que libertou o Reino Unido dos ruinosos 13 anos de Labour iniciados pelo Tony Blair e encerrados por um desajeitado Gordon Brown. Pois David Beckham lá andou a brincar com equipamento de guerra, animou os rapazes e regressou, não vá Fábio Capello precisar de alguma coisa.

Eu não disse que era o Villas Boas?

Em Fevereiro passado, o “Faca Na Liga” anunciava que André Villas Boas, recém chegado treinador da Académica depois de abandonar Mourinho para fazer uma carreira a solo, seria o substituto de Jesualdo Ferreira. no F C Porto. Como calculam, o mais amável que me chamaram foi maluco, mas logo partiram para a espiral de verdadeira loucura, a do Sporting, que teve vários substitutos para o “Bento Forever”, como devem estar recordados. Mas isto de ter razão antes de tempo é uma gaita! E vá de inventarem treinadores em série para o Dragão, de diversas procedências. E o Sporting lá andou a fazer de conta até chegar a Guimarães. Pois agora vejam lá quem vai para o Dragão.Assoem-se a esse guardanapo! Eu não dizia!??

Ribéry no Bayern até 2015

Ribéry, o estonteante extremo esquerdo francês do Bayern de Munique, que não jogou a final da Champions de Madrid por estar castigado, assinou a extensão do seu contrato com o clube bávaro treinado por Van Gaal até 2015.Com uma carreira excelente desde que o treinador holandês assumiu o comando da equipa de futebol do clube presidido pelo sucessor do “Kaiser” Franz Beckenbauer, Karl Heinz Rummennigge, o francês foi envolvido num especulativo escândalo sexual por eventualmente ter utilizado os serviços sexuais duma alegada menor quando frequentava uma discoteca de Paris onde se reuniam jogadores da selecção tricolor. Vejam lá se quem percebe de futebol se preocupa com esses pormenores!

domingo, 23 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 23 Mai 10

.
Mourinho em São Bento, já!

O Sr. Sócrates foi a Espanha misturar-se com os colegas europeus e latino americanos que ali, recebidos pelos príncipes das Astúrias em substituição do rei recém-operado, se reuniram numa cimeira ibero–americana. Ninguém deu grande importância a Sócrates tirando Ângela Merkel que jantou com ele para lhe explicar como e o quê ele tem de corrigir rapidamente, e também para lhe ensinar o trabalho para casa que lhe deu para ele fazer, para adiar a nossa bancarrota. Até os jornalistas não encontraram outro assunto de interesse para interrogar o chefe do governo socialista português que não fosse o que ele acharia que viria a ser o futuro de José Mourinho. Claro que Sócrates elogiou o português mais admirado do planeta e disse uma coisa que não deveria ter dito:”Mourinho poderia vir a ser um bom treinador para o Real Madrid”. Além da interferência na vida interna do maior clube espanhol, Sócrates disse uma grande asneira! É que Mourinho dava jeito a liderar uma equipa de políticos europeus com provas dadas que viesse a ser constituída para tirar Portugal do buraco onde Sócrates e os seus camaradas o meteram. Mourinho é só vantagens: começa por não ser mentiroso, não é corrupto,define com clareza uma estratégia, manobra tacticamente como poucos, é inteligente, tem um curso verdadeiro duma Faculdade oficial, que ainda por cima o doutorou “honoris causa”, é respeitado em todo o Mundo, é trabalhador, mobiliza toda a gente para um objectivo, sabe o que se deve fazer na derrota e na vitória e faz-nos falta! Para o Real?! Que desperdício!

Português campeão colchonero

Jorge Mendonça - que com seu irmão fez parte duma prestigiada dupla de jogadores portugueses de futebol(os irmãos Mendonça), dos primeiros emigrantes portugueses do desporto rei em simultâneo com o hoje médico Jorge Humberto, director dum hospital em Macau, que jogou em Milão como avançado-centro no “cálcio” - foi campeão de Espanha com o Atlético de Madrid, jogando a médio numa equipa fabulosa que em 1960 e 61 também ganhou duas Taças de Espanha. O atlético só uma vez foi campeão, mas esta de 2010 era “a décima” a ser perseguida pelos “colchoneros”, vencedores de oito finais no Santiago Bernabéu, três das quais contra o seu eterno rival, o Real.

Feliz anúncio

A publicidade audiovisual portuguesa vai de mal a pior, na generalidade. Basta ver os anúncios de Espanha, França e Inglaterra para compararmos a pobreza de ideias e gosto da nossa publicidade audiovisual. Enfim, os clientes gostam, cada um come o que quer. Quando as campanhas não resultarem e deixar de haver aquilo com que se pagam os anúncios, logo ser verá. Feliz anúncio, porém, não só pela execução gráfica mas também pelo conteúdo, é aquele que Carlos Manuel protagoniza. Que belo anúncio e que excelente oportunidade para recordarmos, uns, e para ficarem a saber, outros, como aquele golo fabuloso alimentou as esperanças de Portugal. Um verdadeiro pontapé para o futuro que nos levou à fase final de mais um mundial.

Nuno Gomes merecia

O avançado Nuno Gomes já disse que encerrará a sua carreira no próximo ano, no fim da época. Mas há neste anúncio uma compreensível mágoa. É que o avançado do Benfica, a caminho dos 34 anos, pensava que seria seleccionado e se despediria da selecção e, gradualmente, se iria despedindo do futebol, com alguns jogos, ou substituições, no Benfica para onde veio do Boavista. Recorde-se que Nuno Gomes foi um dos jogadores que mais dinheiro renderam ao Benfica, ao ser vendido para Itália por 16 milhões de euros, regressando depois a custo zero para voltar a ser o melhor marcador dos encarnados.

Um abraço, Mantorras

Há quem estranhe a reacção de Mantorras no fim deste campeonato. Eu compreendo-a e apoio-a, pois os homens percebem aquilo que valem ou podem fazer se conversarem com eles como pessoas e não a tratá-los mal e negligenciando-os como no Benfica fizeram a Mantorras, à excepção de Luís Filipe Vieira que sempre respeitou e protegeu o jovem que levou do Alverca para o Benfica, onde o estropiaram a ponto de não aguentar um jogo completo. Todos sabemos a alegria da entrada de Mantorras em campo. Todos recordamos os golos milagrosos marcados nos 10 minutos que o punham a jogar. Trapatoni percebeu tudo isso e ficou a dever-lhe um campeonato. Ignorá-lo, simplesmente, como Jesus fechou o livro não é maneira. Um abraço, Mantorras.

domingo, 16 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 16 Mai 10

.
O Benfica foi campeão!

O Glorioso lá voltou a ser campeão. Eu, como me lembro de muitas das 32 vezes que ganhou os campeonatos, e de muitas outras vitórias, não festejei porque a Pátria está tão doente que dói ser o Benfica a única fonte de alegria e de felicidade para o Zé Povinho! Mas não pude deixar de me comover com os festejos espontâneos e populares que portugueses fizeram em todo o País, e ainda muitos outros benfiquistas que saíram à rua na Europa, África, Extremo Oriente! Ou não viram o pessoal em Luanda, Maputo, Cidade da Praia, São Tomé, Fall River e Newark (EUA), Macau e Timor?! Pois é, até deixa os olhos rasos de lágrimas… Ou conhecem alguma outra coisa que há meio século para cá tenha dado mais alegria aos portugueses?! Obrigado, Benfica!

E se Carlos Martins faz falta?

Não contesto as escolhas de Carlos Queiroz para a selecção que vai jogar à África do Sul. Reconheço no professor a experiência e o conhecimento do futebol e, depois, a informação completa de que dispõe. Mas devo dizer que tenho pena de não ver entre os escolhidos Carlos Martins. Oxalá não venha a fazer falta. Quanto ao resto, o professor é que sabe. Ele não trata uns como filhos nem outros como enteados nem faz fretes como o Scolari fez com o Vítor Baía. Conhece os nossos e os outros. Logo, tem a obrigação de não fazer asneira! A aposta dele no futuro percebe-se aqui e ali. Como sempre fez! A ver vamos! Oxalá, professor!

O homem veio mas foi coxo

No Sporting há filhos e enteados. Por razões que se percebem. O russo Marat Ismailov é enteado. Não basta ter a mulher com partos difíceis, uma filha doente, avisar que vai faltar, pelo telefone. Ele tem o “ministro” atrás dele como lhe mandam fazer e lhe pagam para cumprir a fim de reduzir o preço ou convencer o russo a ir embora. Já Sinama Pongolle, o francês que estava sem jogar num clube secundário de Espanha, veio para jogar bocadinhos de 4 jogos e, depois, tem estado ausente “por dramáticos motivos familiares”.Um desses motivos terá sido resolvido agora pelo rei dos transplantes Eduardo Barroso, o cirurgião que operou o francês à região inguinal, com declaração dos serviços leoninos de que o estado de saúde do jogador não interferia com a capacidade de treino e a prática da competição. Afinal, o homem foi trazido coxo pelo Bettencourt. Ai não interferia?! Ele até estava bom, não tinha nada que fazer e disse para o Barroso: "Você não quer operar-me para praticar?” Já quando o Ismailov não quis jogar infiltrado contra o Atlético de Madrid também foi para testar o departamento clínico.O ambiente em Alcochete deve ser maravilhoso!

Peseiro prepara-se

José Peseiro, o último treinador a levar o Sporting à beira duma vitória no campeonato e à final da Taça Uefa, vai com a selecção da Arábia Saudita estagiar para a Áustria a fim de se preparar para participar nas Taças do Golfo e da Ásia, a disputar em Janeiro de 2011.Este estágio destina-se a preparar e renovar a selecção. A Arábia Saudita não vence a Taça da Ásia há 14 anos. Nos intervalos Peseiro ainda poderá vir matar saudades de parte da família, dos amigos e da Festa Brava.

St. Pauli entre os grandes!

A maioria dos clubes de futebol são estatutariamente apolíticos e areligiosos. Pois bem, o St. Pauli, um popular clube de Hamburgo, não é, antes pelo contrário! Os seus estatutos atribuem-lhe a qualidade de anti-fascista, anti-racista e anti-sexista, apesar de ter nascido e representar o bairro de St. Pauli, o red-light district portuário tão popular na Europa como o seu congénere de Amsterdam. Os jogos em casa são antecedidos pelos “Hell’s Bells”(Sinos do Inferno) cantados pelos AC/DC e o St. Pauli representa cerca de 11 milhões de adeptos e é presidido por Corny Littman, actor e “gay” assumido. Os automóveis Dacia e os preservativos Orion vão patrocinar o clube que está à beira de completar um século. A sua bandeira é o símbolo dos piratas que se assume como grito de guerra contra o capitalismo! A senhora Merkel que se previna com esta animada Bundesliga que vai ter!

domingo, 9 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 9 Mai 10

Cristiano o Salvador!

O Real Madrid de Pellegrini lá se salvou do navarro Ossassuna de José António Camacho. Ou melhor, quem salvou o Real, a tempo de poder continuar na corrida para o título e também salvou o chileno Pellegrini foi o nosso Cristiano Ronaldo, autor de 2 dos três golos com que os merengues conseguiram vencer a equipa de Camacho por 3-2 e recuperarem de resultados negativos por duas vezes consecutivas. O português impôs-se a Higuaín e a Kaká que pouco ou nada fizeram na frente de ataque dos madridistas e com a sua habilidade e força que a natureza lhe deu foi Cristiano a salvar o Real e a enterrar Camacho para uma inglória descida de divisão.

Parabéns a Quique!

Quique Flores deu uma lição em Anfield Road ao eliminar o Liverpool da Liga Europa. O que prova claramente que Jorge Jesus perdeu uma oportunidade única de ter posto o Benfica na final contra o Fulham do Sr. Fayed, o egípcio dono do Harrods e do Fulham que esteve quase a ser sogro de Lady Di se não lhe têm morto o filho e a princesa no acidente de carro em Paris. Mas Jesus quis guardar o Coentrão e queimar o Sidnei mais um bocadinho em lume brando! E poupar os argentinos para o Rio Ave! Pois é, meu caro Jesus: desde sempre que não via ninguém no Benfica dizer que perdemos esta competição porque o que interessa é o campeonato. Meu caro, no Benfica interessam todas as provas e também não levar três do Porto! Pergunte ao Mourinho, como se está na final da Taça de Itália, na liderança do campeonato e na final da Champions. A si ele explica-lhe…

Jorge ”Peseiro” Jesus?!

Espero que o Benfica não jogue hoje contra o Rio Ave com a mesma tremideira com que jogou no Porto! Parece mentira! Hoje é mesmo de ganhar, ou pelo menos de empatar! Ou vamos poupar mais uns rapazes porque o que interessa é a Champions do próximo ano?! Mestre Jesus: atenção! Basta não perder! O problema é a obrigatoriedade, senão o meu amigo passa a acrescentar o apelido de Peseiro ao seu nome, porque azar como o desse senhor não conheço. Uma cabeçada do Luisão e o CSKA fizeram perder tudo. E estava a um jogo de ganhar tudo!

A despedida de Carvalhal

Carlos Carvalhal despediu-se dos adeptos com uma derrota de 1-0 diante da Naval 1.º de Maio. No lugar dele já estaria a despedir-me do Sporting desde que o Bettencourt e o Salema bolsaram aqueles disparates. Mas o homem é sério e assegurou aos leõezinhos o 4.º Lugar. Pode ser que ainda vão à Europa para habituarem o novo treinador que a SAD arranjou. Assim como assim, como diria o presidente leonino também não é por não ganhar nada mais um ano que acontece alguma coisa de mal! Também acho…

Será filho do Guarda Abel?

Recebi diversas perguntas idênticas de variadíssimos leitores que me perguntavam se o sub-intendente da PSP Marco Almeida será filho do famoso Guarda Abel. Sinceramente, não sei, mas algum desses senhores do esperma que andam por aí podem responder pelos cromossomas do homem, bem como a direcção da PSP, se quiser fazer esse favor. O Guarda Abel foi um reputado agente policial a quem se ficou a dever a manutenção da ordem pública no antigo estádio das Antas e a protecção da integridade física de muitos adversários e árbitros em jogos contra o FCPorto e sua brilhante claque. O subintendente tornou-se notado ao negar que tivessem havido arremessos de pedregulhos e outros projécteis contra o autocarro do SLB no recente clássico. Com o maior sentido de responsabilidade e de amor à corporação, o subintendente disse que não tinha havido nada, fazendo jus ao aparelho de 750 agentes de Lisboa e do Porto que os contribuintes pagaram para assegurarem a paz no jogo de grande risco, como lhe chamava a Polícia.

domingo, 2 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 2 Mai 10

.
EU NÃO DIZIA QUE MOURINHO É O MAIOR!?


Não me digam que não gostaram de ver o Inter de Mourinho mandar o Barcelona para a Liga Espanhola ver se ganha ao Real do nosso Cristiano. Foi uma lição de inteligência duma equipa notável e irrepreensível que mandou para casa a melhor equipa do Mundo. E jogar com 10, sofrer um golo “off-side”, não perder nunca a concentração nem a compostura de 12 milionários (com suplentes) a jogarem à bola de fato-macaco é notável! Agora vamos ver o que a táctica e a estratégia do “The Special One” faz ao seu antigo patrão Van Gaal. Vai ser o pleno! Já agora: não gostaram do “fairplay” catalão a ligar a rega da relva para os jogadores e equipa técnica do Inter não festejarem?! Uns queridos!

SLB ou FCP?

Eles gritam todos SLB no Dragão, mesmo chamando nomes às mãezinhas dos benfiquistas não resistem a subordinar-se! Foram muitos anos sem verem o padeiro, ainda não estão acostumados…Vamos lá a ver se é hoje que o Benfica fica campeão ou se vamos ter de esperar mais uma semana! É igual!

Sem utilidade pública

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) perdeu irremediavelmente, para já, a sua utilidade pública, o que significa não receber ajudas financeiras e muitos dos seus funcionários deixarem de receber as facilidades de deslocalização mais as alcavalas do costume. O Laurentino tinha avisado! Não quiseram crer, põem-se a brincar aos juízes e fazem de conta que são outro parlamento, rejeitam as alterações aos estatutos que se estava à espera, não aprovam o seu próprio bem e depois não se podem queixar. Logo num ano em que a selecção vai à África do Sul ao Campeonato do Mundo!

Bettencourt dá uma por semana

O bancário presidente do Sporting dá uma por semana. A última foi dizer no Canadá (ele não fala em sítios quaisquer) que o Sporting está dois lugares abaixo do que é normal”! Como o Sporting ainda está em quarto, o normal do Bettencourt para o clube a que preside é o segundo lugar! Não era preciso andar pelo Canadá para dizer destes disparates. Ou burros são os adeptos que ainda gostam de acreditar que o Sporting concorre ao título e ainda é um dos grandes?! Ou entrega-se já assim o leão, põe-se ao lado da pantera do Boavista, junta-se-lhe uns salmonetes de Setúbal e mete-se-lhe a Cruz de Cristo de Belém no mausoléu que o Espírito Santo pode começar a encomendar?!

Mas também acerta, sem querer!

Bettencourt disse, no entanto, uma grande verdade com que assinalou o seu regresso do Canadá:”Ninguém morre por uma época má!”Nada mais certo e muito pedagógico a frase com que naturalmente procura educar os associados do Sporting Clube de Portugal e os accionistas da SAD.O problema está nas contas, o que espanta num homem da banca. É que no Sporting só houve uma época boa nos últimos 30 anos! Escusam, portanto de ir desinfestar o Marquês Pombal da festa encarnada! Só lá vão daqui a uns anos, se voltarem! Nessa altura já aquilo está desinfectado.

Um campeão na equipa do Sporting

Pedro Mendes, o excelente médio do Sporting e da Selecção nacional voltou a Portugal para a desgraça verde e branca, mas ao mesmo tempo é lembrado na Escócia! Ainda no domingo passado, à saída daquele jazigo que o Guterres mandou fazer à consignação com o título de estádio de Leiria, que regista impressionantes enchentes de 800 espectadores e fica a menos de 60 quilómetros dos estádios de Coimbra e Aveiro, Pedro Mendes soube que o seu Rangers de Glasgow acabara de conquistar o segundo campeonato consecutivo da Escócia e que ele era um dos campeões também pela segunda vez consecutiva depois duma excelente carreira em Inglaterra. O Rangers ganhou a liga e a Taça da Liga escocesa apesar dos graves problemas financeiros. Desde 1985 que o Rangers e o Celtic repartem entre si os títulos do futebol escocês donde é natural Sir Alex Ferguson, o manager do Manchester United, ainda o maior clube do mundo.

Expulso e detido

O guarda-redes do Montijo Paulo Rodrigues perdeu a cabeça e agrediu os adversários que estavam no banco, o bandeirinha e o árbitro, acabando expulso e detido pela GNR até se acalmar. Tudo isto aconteceu em Sesimbra, onde o Montijo perdeu por 2-1 contra o clube da terra quando três pontos apenas os separavam da conquista do lugar de subida à 3ª Divisão distrital. O presidente do Montijo despediu o guarda-redes, o treinador, Fernando Mendes, que jogou no Benfica, Sporting e Porto, diz que foram 8 meses de trabalho para o lixo. Os suplentes do Sesimbra deveriam ser um “case study” para os psicólogos dos programas da manhã e da tarde. É que o descontrolo do guarda-redes montijense Paulo Rodrigues, antigo “keeper” da selecção de Portugal de futebol de praia se verificou aos 70 minutos, depois de ter sido mal batido e quando os adversários se viravam para ele e davam aos braços gritando “piu-piu”, uma referência ao que consideravam ter sido um frango! Um homem não é de pau, quanto mais de piu!

Lisandro chorou em Lyon

O Olimpique de Lyon, o excepcional heptacampeão francês que perdeu o campeonato para os Girondinos, foi afastado com a maior clareza pelo Bayern de Munique de Van Gaal. Um a zero na Alemanha, três a zero em França! Lisandro Lopez, o argentino que jogava no Porto antes do clube do Dragão o vender para França, bem se esforçou, mas para nada.A tal ponto que foi substituído a 15 minutos do fim e foi vê-lo a chorar no banco dos suplentes. O argentino não chorava tanto desde que Marta Leite Castro, a apresentadora da RTP que há anos iniciara com ele um ciclo de amor futebolístico, o trocou por Madjer, outro craque da bola mas português e de futsal. Foi quando ela abandonou os estádios e se dedicou aos polidesportivos…

domingo, 25 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 25 Abr 10

.
Mourinho, o maior

Que grande banhada que José Mourinho deu ao Barcelona! Não me refiro ao resultado, que poderia ter sido ainda mais dilatado, mas à táctica e à estratégia do Inter dentro de campo. Uma vez mais, depois de ter provado o mesmo em Londres contra o seu ex-Chelsea, agora de Ancelotti, o “Special One” mostrou que é um mestre do futebol, como vem sucedendo desde o seu início de carreira. Pep Guardiola, que foi um grande jogador e hoje dirige a melhor equipa do mundo, onde pontificam alguns dos melhores do mundo, rendeu-se. Disse não ter dúvidas que Mourinho, se não é o maior, é um dos maiores. Fica bem a Guardiola dizer isto, ele que já tinha mostrado graça e “fair play” quando agradeceu a Mourinho ter eliminado o CSKA, pois nem queria imaginar o que seria a viagem (de 9 mil KM) de autocarro entre Barcelona e Moscovo. Agora Mourinho transformou o Barça numa equipa vulgar, sem linhas de passe. Alguém deu pelo Messi e pelo Xavi?! Que resposta dará Guardiola, como se defenderá Mourinho?!Um duelo a não perder!

O Quique das Taças

Interessante como as pessoas se especializam em certas coisas! Vejam, por exemplo, o nosso simpático Quique Flores, que treinou o Benfica e agora dirige os destinos do Atlético de Madrid, a deixar de se concentrar na Liga espanhola, onde apesar de tudo recuperou alguma coisa do desastre inicial do seu antecessor para se fixar na Taça Europa e na Taça do Rei. O Real fez o mesmo nas três últimas taças. Na Taça Europa, o Atlético vai resolver para a semana o que falta da conversa com o Liverpool de Rafa Benitez. Na taça espanhola, lá se aguenta, rumo à final. Já em Portugal Quique não ganhou o campeonato, que esteve ao seu alcance até quase ao final, e tudo o que ganhou foi uma Taça. A taça da Liga, lembram-se?

Mostra o BI, por favor!

Ribery e Govou podem estar numa embrulhada. Os dois internacionais franceses frequentaram um bar de alterne perto dos Champs Elysés, em Paris. Agora foram ouvidos em tribunal, como testemunhas dum caso de lenocínio e de abuso duma menor. Parece que estes dois jogadores e mais dois da selecção, frequentaram o local e tiveram uma predilecção por uma miúda marroquina que à época seria menor de 18 anos! Apesar da pequena andar a ganhar a vida dela, com arte e todo o mérito, e parecer uma mulher feita, isto poderia dar a qualquer cliente três anos de cadeia e 45 mil euros de indemnização. Agora, meus amigos, garotas só com o bilhete de identidade à vista e autorização do pai por escrito!

Recado de Scolari

Andaram a dizer que Scolari vinha para o Sporting, para enganar os sócios. Este mandou um recado pelos jornais. Contratem o Abel Braga, que é bom e está disponível. Como não devem saber quem é, foram buscar o Paulo Sérgio que pode dar jeito até ao fim da época!

Pouca-vergonha em Alvalade

Que me desculpem os sportinguistas de verdade e alguns que eu conheço e muito prezo, mas estes rapazes que puseram à frente do Sporting não servem nem estão à altura dos pergaminhos do clube! Depois do modo miserável como se portaram com Carlos Carvalhal, de quem ainda vão sentir muitas saudades, que contrataram para substituir o Paulo Bento que era o treinador “forever”, após tratarem adeptos com modos de carroceiros nunca vistos em Alvalade, estes inteligentes da Alvaláxia foram agora buscar para treinador da próxima época o Paulo Sérgio do V.Guimarães, que por acaso é só o grande rival pelo quarto lugar do campeonato nestes três jogos que faltam! Além de ser séria, a mulher de César tem de parecê-lo. Mas em Alvalade há muito pouca vergonha!

O Belenenses outra vez!?

As notícias surpreendem só pela ocasião: PJ faz buscas e investiga Vitória de Setúbal. A coisa só peca por tardia, porque há anos que deveria estar muita gente presa para averiguações ali para os lados do Sado. Mas agora e com o Belenenses prontinho para descer pelo terceiro ano consecutivo, a gente desconfia! Querem ver que lá vai o Setúbal e repescam a Cruz de Cristo? Já foi com o Gil Vicente, com o Boavista, só falta este jeitinho que alguém arranja com o Setúbal. Isto nem no tempo do almirante Américo Thomaz alguma vez se viu!

domingo, 18 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 18 Abr 10

-
O suspense de Jesus

Jorge Jesus vai fazer um final de campeonato à Alfred Hitchkok. O Benfica parece preparado para jogar as partidas que faltam, no mínimo, deixando os adeptos à beira dum ataque de nervos. Basta recordar a primeira parte do Benfica - Sporting, em que o Sporting foi melhor, a titularidade de Eder Luís que tem estado a ver jogar - tal como a entrada de Sidnei já fora surpreendente em Liverpool - e a tardia substituição de Cardozo por Kardec, injusta e pouco produtiva para o autor do golo mágico de Marselha. Mas lá veio Aimar dar aquela força e inteligência que o pobre Cardozo não sabe nem explicar, mesmo quando serve de tabela, como foi o caso do primeiro golo contra o Sporting da equipa da Luz. Oxalá os próximos jogos, a começar já pelo de Coimbra, contra a Académica, não cheguem a ser tão enervantes como Jesus os anda a construir!

Ora sim, ora nem pensar

Os responsáveis pelo futebol do Sporting não param de dizer disparates. Vejam só o teatro que o Carvalhal na “flash interview” da Sport TV, e depois o director “O Ministro” na conferência de Imprensa, fizeram por causa da entrada do Luisão que lhe valeu um cartão amarelo e ponto final. Queriam eles, no seu dizer, que o Luisão tivesse levado um cartão vermelho. Até parece que foi por causa disso que o Sporting perdeu! Por amor de Deus!! Então protestaram, e bem, por o Ismailov ter ido para a rua, e eu concordo com os sportinguistas, que o russo não merecia, e agora para o Luisão, que fez um carrinho suave a deslizar na relva molhada, já queriam o que não querem para o Ismailov!? Tenham juízo, que assim nem os próprios sportinguistas vos aturam.

Pedro Mendes, um grande

Pedro Mendes, mesmo com claras dificuldades físicas, foi uma pedra fundamental no “derby” da Luz, secando por completo o Eder Luís. Pedro Mendes foi um jogador essencial do Sporting desde que começou a jogar em Alvalade depois de vir de Glasgow, onde ainda hoje há muita gente com saudades do jogador português.

João Pereira campeão?!

O defesa direito do Sporting, João Pereira, antigo jogador do Benfica por quem foi campeão com Trapattoni, pode este ano ser o único jogador de Alvalade a conquistar um título nacional. Para tal, as coisas têm de correr muito mal ao Benfica e muito bem ao Sporting de Braga. Se os Bracarenses vencerem o campeonato, o defesa leonino será campeão, pois na primeira volta deste campeonato contribuiu decisivamente para os bons resultados da equipa da cidade dos arcebispos, antes vir jogar de leão ao peito.

Portugal, pátria de misters

Mal ou bem, lá está José Mourinho em mais uma final, em grande destaque no futebol europeu. Corre o risco de ganhar a Taça de Itália, apesar do campeonato deste ano não estar nada bem, depois de ter chegado a ter 13 pontos de avanço. Vamos ver como acaba e, ainda, veremos o que sucede na Liga dos Campeões onde tem de se bater com o Barcelona nas meias finais! Mas Mourinho é o maior, como disse Maradona, comparando-o com Pep Guardiola. Veremos, até porque o sucesso dos treinadores portugueses é tal que não basta preocupar-nos com “The Special One”. Ora vejam: Jaime Pacheco na Arábia Saudita, onde foi o vencedor da Taça do Rei, depois de ter sido campeão de Portugal com o Boavista. Manuel Cajuda, a dar cartas no Dubai.
Manuel José, agora a ver futebol no sofá, em casa, rodeado pela família, depois de ter sido o faraó do Egipto e o homem que guiou Angola às meias-finais do CAN. O Paulo Duarte a somar pontos no Burkina Faso, o Paulo Sousa admirado em Inglaterra, o Fernando Santos em terceiro na Grécia, onde foi o treinador da década. O Peseiro a ganhar na selecção da Arábia, o Couceiro na Turquia, o Calisto no Vietnam. Portugal parece pátria de misters. Mais do que Inglaterra …

domingo, 11 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 11 Abr 10

.
Adeus Europa, até qualquer dia!


O Benfica despediu-se da Liga Europa e ainda vai ver o seu antigo treinador, Quique Flores, nas meias-finais e poderá desejar que o seu antigo jogador Simão Sabrosa volte a marcar em Anfield, como o fez quando o Glorioso SLB era treinado por Koemann, e ainda lembrar a classe de Tiago, mas com saudade, porque o médio não pode jogar nas competições europeias pelo Atlético por ter representado a Juventus em provas europeias. Quanto à derrota, às mãos do Liverpool, foi sem apelo nem agravo. Não se pode fazer um jogo destes com Luisão coxo, sem Fábio Coentrão, porque se pensa que o David Luís fecha melhor ao Kuyt e resiste mais a “El niño”, nem com um guarda-redes que joga às vezes. E não basta ver duas cassettes do Liverpool nem jogar com a Naval na segunda porque sim. Nem ir buscar o Sidnei ao Benfica B e deixar de fora o Kardec e não meter o Airton. Ah, pois não! O Benfica não pode levar 4-1, como se fosse o Porto contra o Arsenal ou o Sporting contra o Bayern. O Benfica é o Benfica e o Liverpool não é para fazer experiências da Liga Sagres!

Saudades de Carvalhal

Depois de Paulo “Forever” Bento, Leonel Pontes e Carvalhal o Sporting já anda à procura de novo treinador.”O Ministro” quer um “mister” mais “monsieur”,dos tempos em que andou a jogar pelo Monte Carlo no campeonato francês. Mas os senhoritos de Alvalade preferiam McLaren, que já treinou a selecção inglesa. Compreende-se. Sempre tem outro “pedigree”. Mas na SAD leonina há ainda quem garanta que vai ser um italiano. O Manuel José já desmentiu: ”Sporting? EU!?não senhor”!Ele não é burro, teve uma passagem por Alvalade bem sucedida, que o Benfica não esquecerá, e é conhecido e respeitado em todo o mundo.. Sujeitar-se à instabilidade duma PME gerida por Betinhos?! Que antes do Carvalhal sondaram o Jorge Costa?! Um treinador com dois dedos de testa começa a interrogar-se:”Quatro treinadores numa época!?”Sem fazer contas a directores desportivos :Pedro Barbosa, Sá Pinto, Salema Garção e Costinha! Para uma época só, não está mal. O Vilas Boas há que tempos que fez as contas! Ainda antes de alinhavar a próxima época no Porto, como aqui garantimos em Fevereiro passado. As saudades do Carvalhal que ainda vão ter naquela casa da 2ª Circular!!

Eusébio rendido a Messi

Dizia-me o Eusébio no dia dos 4-1 do Barcelona ao Arsenal que viu o jogo pela TV sozinho em sua casa. E gostou tanto ou tão pouco daquilo que viu o Messi fazer que, por quatro vezes, se levantou a aplaudir, sozinho, diante do televisor. O coração da Pantera Negra em Espanha deverá estar no Real Madrid, pela sua amizade e respeito por Di Stéfano. Assim como em Inglaterra o seu clube é o Manchester United. Mas a nossa glória futebolística, ainda que madridista, é torcedor definitivo de Messi. Absolutamente! Completamente!

Um grupo restrito

Carlos Queiroz é outro rendido a Messi. Quem não o estará, depois de ver o argentino a marcar aqueles quatro golos ao Arsenal? Tanto ou tão pouco que me garantiu que depois daqueles quatro golos Leonel Messi entrara para um grupo muito restrito: Maradona, Pelé, Eusébio e… Messi. Qualquer coisa muito acima do futebol. O nosso querido seleccionador parecia um aficionado dos touros a falar do José Tomás. São personagens de campeonatos diferentes. Como eu percebo Queiroz …e o sector 7 da praça de Las Ventas, de Madrid!

Exemplar e inultrapassável

O nosso seleccionador não esconde a admiração que tem pelo CR7 e CR9.Em qualquer dos casos, em ambas as posições, em casa, em família.Considerando que Cristiano Ronaldo é um profissional inultrapassável, com uma dedicação, esforço, capacidade de sacrifício e auto disciplina do maior rigor, Queiroz recorda Cristiano às 15 horas, nos campos secundários do Man U, treinando sozinho, trabalhando com afinco, por vezes em excesso, sem ser para mostrar a ninguém mas apenas para se superar a si próprio, naquilo em que com total entrega Cristiano Ronaldo é absolutamente exemplar. Como dizia com muita graça um amigo comum que ouvira os elogios de Queiroz e a sua admiração por CR, “bem gostaria de ver outros dos nossos milionários a correrem que nem uns doidos e a andarem de autocarro”!

«24 horas» de 11 de Abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 4 Abr 10

.
A falta que Saviola faz


O Benfica lá ganhou 2-1 ao Liverpool de Fernando Torres. Ganhou com dois penaltis e mais duma hora contra 10.É curto, contra 11,contra Anfield cheio e a cantar, contra um golo fora e com os encarnados cheios de tremideira. Mas oxalá o Benfica ganhe o jogo e vença a eliminatória, claro! Não pode é deitar tantas bolas fora nem perder tantas oportunidades. Nem pode, nem precisa, arrear tanto nos jogadores da equipa inglesa. Na quinta-feira à noite, na Luz, é que se viu a falta que fez Saviola àquela equipa. É que não basta ter pernas e pulmões. Faz falta um bocadinho de cabeça, como o Conejo tem, para dar e vender. E como se percebe que Airton e Kardec também têm, mas nisto do futebol, em certas situações, mais vale cair em graça do que ser engraçado!

Coxo?! Retardado?! Nem pensar!

Tenho um amigo que já há uns meses largos quer apostar comigo que o Cardozo é coxo. Tás maluco, respondo eu. Mas repara como ele tropeça na bola. Nota bem se a perna direita não é uma prótese, insiste ele. Prótese?! respondo eu, indignado. Aquela perna direita faz de suporte para os golos da perna esquerda, digo eu. Não, responde ele. É o suporte para a perna esquerda falhar os penaltis, explica-me ele. Eu bem procuro elogiar o paraguaio, mas o meu amigo diz que estou pior do que os amantes de futebol de Assumpcion. Olha que nem na selecção o Cardozo já joga, diz o meu amigo, insistindo: e não achas que ele é um bocado retardado? Retardado?! discuto eu. Sim, atrapalha-se, atira-se para o chão, não sabe que fazer com a bola, não diz que sim ao esférico. cabeceia com o cocuruto. Porque não lhe mostram uns filmes do Jardel para ele aprender alguma coisa ou ficar mesmo melhor da cabeça, assim com umas ideias?!

Van Gaal deixa Mourinho de fora

Van Gaal,o holandês que treina o Bayern de Munique e venceu o Manchester na primeira mão dos oitavos de final da Champions, tem um grande fraco pelo seu antigo pupilo Pep Guardiola.Porquê?!Ora, simples! É que o antigo treinador do Barcelona confessou que tem uma grande admiração por Pep Guardiola, a quem considera o melhor treinador da actualidade, opinião que reparte com Arséne Venger, o francês do Arsenal. Para Gaal, o melhor treinador do mundo é mesmo Guardiola, o segundo é Alex Ferguson, e o 3.º é Venger! A ironia destas revelações é que o holandês deixa Mourinho de fora, o “Special One” que completou a sua formação profissional como adjunto do holandês no Barcelona. O que é muito injusto!

“Autêntica palhaçada”

André Vilas Boas, o treinador da Académica que foi adjunto de Mourinho e que pela segunda vez é dado como próximo treinador do Sporting, diz que essas notícias, dadas por quem ele até sabe quem é, o fazem rir porque alem de falsas “são uma autêntica palhaçada”. Jornais apontando fontes da SAD leonina referem que o clube de Alvalade até vai pagar meio milhão de euros à Académica pela “libertação” de Vilas Boas. Já em Fevereiro a “Faca na Liga” disse que Vilas Boas deverá suceder a Jesualdo no Porto, segundo fonte fidedigna, depois não digam que não avisei! Mas por agora façam o favor de deixar o “Mini Mourinho” em paz, que o rapaz precisa de pôr a Académica a somar pontos para se afastar mais daquela zona dos aflitos onde a Briosa teima em andar!

Carvalhal “Forever”!!

Lembram-se do Paulo Bento Forever que o Betencourt anunciou pouco antes de o despachar? O bancário que preside ao Sporting é um mestre da comunicação e um grande especialista da gestão! Vejam só o poder, a autoridade, o ânimo que ele cria no balneário ao anunciar agora que Carvalhal vai embora. Força anímica para defender o 4º lugar, nem se fala! E público para o estádio, isso nem é bom imaginar! Ele bem pode argumentar que com o anúncio as acções subiram, apesar de continuarem ao preço das uvas mijonas! Mas não acham que é um gesto de grande alcance esta decisão anunciada com tanta antecipação?! O ambiente de Alcochete deve ser parecido com o do cemitério dos Olivais e ter tão bom ar como o do Alto de São João. A acção é tão clarividente que até parece gizada pelo “mullah” Garção, em vez do “ayatollah” Bitencur, como é conhecido no balneário do “Ministro”.

Porto? Benfica? Braga outra vez?!

Carvalhal não pode ser mais correcto. Depois de levar com o chuto da SAD leonina reuniu-se com o plantel, disse que é verdade que vai sair e pediu para manterem a sua união e desejo de ganhar jogos. Um cavalheiro, que falou ainda da honra que experimentou por liderar a equipa do Sporting num momento tão difícil. O que ninguém percebe é o que vai fazer a seguir, depois de anunciar que vai ser campeão. Ninguém contesta as qualidades que tem para isso. Mas vai treinar o quê?! Porto, Benfica, Braga?! Só pode…

«24 horas» de 4 Abr 10

domingo, 28 de março de 2010

«Faca na Liga» de 28 Mar 10

.
Os homens também choram!

Bonito foi o baile do Benfica ao Porto, no Algarve. Mas mais bonito foi um homem de 56 anos, de lágrima no olho, a dedicar, diante dum país inteiro, aquela sua vitória ao pai. Jorge Jesus pode mastigar “chewing gum” de boca aberta, dizerem que pinta o cabelo, que faz madeixas, que não tem maneiras no banco, durante os jogos, ser de origem humilde, não falar difícil nas entrevistas, como aqueles colegas que parecem pertencer à agência nuclear das Nações Unidas, não dizer que põe música clássica por cima dos jogos do Werder Bremen, mas é um grande treinador, sabe de futebol e táctica como não há muitos a saber e é único num ponto onde ninguém mais o imitou: devolveu aos benfiquistas a alegria e o orgulho de andarem de águia ao peito, em Portugal e no Mundo, onde todos os reconhecem, o que não sucedia desde os tempos imortais de Gutmann, Riera e Erickson. Sr. Jorge Jesus: fique sabendo que ao contrário do que nos ensinaram quando éramos pequeninos, os homens também choram. E receba, por favor, dois abraços. O primeiro, para si e o outro para o Sr. Virgolino. No lugar dele, eu não cabia em mim de vaidade!

O mullah do ayatolla

Ainda não confirmei se os fiéis do Sporting já rezam de rabo para o ar para o Colombo, virados para o podium dos mullahs que rodeiam o ayatolla. Pode ser que os venham a obrigar. Mas o mullah Mayer Garção, que “não é um adepto qualquer”, decretou a jiyhad ao Atlético de Madrid, amaldiçoou o Simão Sabrosa, e lixou-se. O Simão quando aterrou em Barajas ainda ia a rir-se e a UEFA nem sabe que fazer ao Sporting por causa dos seus fiéis mais extremistas terem respondido aos apelos de guerra santa e aos incitamentos à violência da maneira que o fizeram, juntando à imagem dum Portugal desgovernado e corrupto, as filmagens que mostram uma espécie de Ramallah invadida por Israel. Que saudades que deve haver quem tenha do Sr. João Rocha, último presidente a sério do Sporting Club de Portugal! Porque estes de agora até fazem saudades do Jorge Gonçalves!

Um puto sensacional

David Luís é dos melhores jogadores a actuarem em Portugal. Defesa excepcional, muito jovem, não esconde por vezes o apetite de marcar golos e de jogar ao ataque o que fazem dele um dos melhores jogadores do mundo no conceito moderno de futebol total. Veio para Portugal aos 18 anos, ama o Benfica e gosta do que faz. No outro dia, perguntaram-lhe muitas coisas sobre o seu futuro. David Luís não quer saber, ainda que inteligente como é já percebeu a dificuldade de ficar em Lisboa e saberá sopesar o seu interesse face aos clubes milionários dos países desenvolvidos que gostariam de contar com ele. Mas aquilo que de mais interessante disse não foi notícia. Explicando o seu apego ao Benfica, David Luís falou do que aqui aprendeu e de Jorge Jesus. E disse que este “cobra muito de mim”, no sentido de ser exigente para com ele, castigando-o com falta de mimos e não se mostrando satisfeito com as coisas boas que faz. Mas estas palavras não foram um queixume. Pelo contrário! Foram um verdadeiro agradecimento, quando ele explicou o que isso lhe faz quando regressa ao campo! É por estas e por outras que David Luís é um puto sensacional!

Coitado do Ismailov!

Desde deixado na berma da estrada, abandonado no portão, ameaçado e mal tratado, o russo Marat Ismailov, um dos poucos jogadores do Sporting com classe internacional que tão mal aproveitado tem sido, está de castigo na madraça de Alcochete do mullah Garção. E porquê? Ora, porque com dores num joelho que já operara fora daqui, os médicos portugueses queriam que ele forçasse a sorte (e o joelho) e jogasse mesmo assim. Conhecedor do caso Mantorras, tendo ouvido falar do sacrifício de Eusébio, observador do agravamento da última lesão de Cristiano Ronaldo e do que sucedeu com os doentes que cegaram em Santa Maria, Marat, desconfiado da medicina nacional, disse que não jogava nem infiltrado com Voltarene, por mais que os ilustres clínicos lhe garantissem a segurança! Vai daí, o Sá Pinto II, conhecido por “O Ministro”, meteu-o de castigo. Veremos quem ganha o braço de ferro. Os senhoritos de Alvalade ou o jogador do Lokomotiv.

Chaves - Rio Ave, sim!

Se a próxima final da Taça de Portugal for entre o Chaves e o Rio Ave podem ter a certeza que estarei caído na bancada do Vale do Jamor. A última final engraçada que ali recordo metia o Campo Maior, do meu querido amigo João Manuel Nabeiro! E do Beira-Mar também tenho saudades! Porque para ver o Benfica e o Porto bastam o campeonato e a Taça da Liga. A graça que teria ver o Chaves do Tulipa a limpar a Taça e o presidente Cavaco a presidir à final com os netinhos ao lado! Se for assim, estou lá caído, para matar saudades. Porque Porto-Naval não tem graça nenhuma, mesmo sendo a única hipótese dos dragões ganharem qualquer coisinha… Para matar saudades!

domingo, 21 de março de 2010

«Faca na Liga» de 21 Mar 10

.
Quique e Carvalhal: a mesma luta

O Sporting-Atlético de Madrid só foi possível graças aos técnicos das respectivas equipas dos dois clubes. Carvalhal, que herdou um balneário cheio de minas e armadilhas e dirigido por meninos de copinho de leite a quererem mostrar-se muito homens. Quique, que apanhou um Atletico quase a entrar na zona de despromoção, sem esperança interna e sem qualquer confiança para a Europa. Pois aí chegaram, na 5ª-feira passada: o Atlético, finalista da Taça do Rei, numa zona confortável da tabela, a espreitar lugares europeus; o Sporting, sólido no seu 4º lugar, com os olhos postos na final da Liga Europa e com o estádio de novo cheio, depois de ter menos público do que um gimnodesportivo. A um e a outro treinador se deveu este milagre, independentemente do resultado de 5ª-feira, que não conta nestes jogos de mata-mata. Ambos lutaram com o que tinham na mão e contra tudo e contra todos. Pertenceu a ambos aquela gloriosa noite europeia!

Jesus e a salvação

Jesus faz parte da salvação do Benfica que o cardeal Luís Filipe Vieira, coadjuvado por monsenhor Rui Costa, decidiu empreender para bem dos encarnados. Conhecedor das poeiras dos caminhos desta nossa Palestina, Jesus, Jorge de seu nome cristão, habituado a calcorrear a estrada de Damasco, resolveu arranjar 11 apóstolos de grande nível, com suplentes à altura para as jornadas mais difíceis, e apontar a Terra Prometida à multidão de crentes que há décadas não via o padeiro, depois de ter conhecido o Maná e desfrutado da admiração dos povos. E nesta última quinta-feira lá rumaram a Marselha para a mais difícil missão deste ano, crentes no milagre dos pães mas receosos do tudo ou nada, depois de terem esbanjado, diante dos gauleses, oportunidades que Deus não deixa desperdiçar sem um castigo como foi o sofrimento que todos arrastaram no Velódromo. Enfim, hoje, em Faro, num estádio à beira da ruína, que ora serve para automóveis, ora serve para concertos da uva mijona, lá regressa Jesus aos milagres domésticos, embora estes fariseus não sejam pêra doce!

Não foi um jogo: foi uma “master class”

15 minutos a pé põem-me em frente de Stamford Bridge, o estádio do Chelsea, saindo da casa onde durante 5 anos fui muito feliz. Dantes, demorava mais, a parar pelo caminho, meia “pint” de lager aqui, meia “pint” de "bitter” ali, uma “steak and kidney pie” para entreter o estômago até ao fim do jogo dos “blues”, clube do meu bairro, simpático e a trazer as grandes equipas da Premier League até à beira de Fullham Road, bom ambiente para jantar bem e ver bons filmes no meio de lojas e restaurantes de miúdas giras de King’s Road. Agora faço aquele trajecto de minha casa a Stamford muito mais depressa, com pressa de ver o meu Chelsea. Esta semana, pela primeira vez na minha vida, desejei que o meu Chelsea perdesse porque do outro lado iria estar o general que lhe dera as maiores glórias e é por esse que eu hoje “torço”,pelas suas vitórias e maiores sucessos, como igualmente sofro pelo gladiador Cristiano Ronaldo, a dupla Ronaldo & Mourinho que traz a Portugal as maiores vitórias e único bom nome a nível galáctico que desfruta sem ser do passado, mesmo nos areópagos das artes e das ciências para onde fugiu, procurando refúgio, a nossa juventude de hoje. O Inter-Chelsea foi um grande jogo. Mas principalmente foi uma “master class” de táctica com que todo o mundo aprendeu do Doutor José Mourinho.

Vale e Azevedo, afinal, o quê!?

A Justiça inglesa é serena. Há muitos séculos de democracia e respeito pela pessoa humana, no Reino Unido, apesar de alguns artistas que também já arribaram à sua política. Mas dentro da sua serenidade, acredito que possa haver alguma perplexidade na justiça inglesa com a decisão da justiça portuguesa de descontar três anos de liberdade condicional a Vale e Azevedo, o que faz com que os ingleses olhem para os pedidos de extradição dos nossos tribunais e para esta decisão também dos nossos tribunais e formulem, na sua dúvida sistemática: será que estão a gozar connosco?! Mas sabem que não, pois esta última decisão até vai assinada pelo último Procurador-Geral da República, Dr. Souto Moura, que não tem fama de brincar em serviço. E sempre se olha para um foragido no Reino Unido com outros olhos do que se vê um fugitivo em África ou no Brasil. Vejam a diferença entre o Vale e Azevedo e o Albarran!

Justiça feita a Calisto

O seleccionador de futebol do Vietnam e treinador dum dos mais importantes clubes daquele País, o português Henrique Calisto, que soma o seu prestígio aos do Mourinho, Queiroz, Manuel José, Peseiro, Cajuda e Jaime Pacheco, viu as autoridades do seu país reconhecerem-lhe o mérito e condecorá-lo com uma comenda mais do que merecida pelo bem que junta ao prestígio q1ue Portugal tem naquela região do mundo desde o século XVI.”Master To”, como é carinhosamente tratado no Vietnam, cá já é “Sr. Comendador”.E foi o ministro Amado quem o condecorou! Não foi naquelas atribuições ao quilo, inventadas e distribuidas pelo Sampaio.Fico muito satisfeito, pois julgo ter sido eu quem deu pelo enorme respeito que há no Vietnam por “Master To”,aqui o tendo anunciado.

«24 horas» de 21 Mar 10

domingo, 14 de março de 2010

«Faca na Liga» de 14 Mar 10

.
O fervor do F. C. Porto

ADEPTOS FERVOROSOS do Porto estiveram às 3 da madrugada no aeroporto Sá Carneiro para festejarem o regresso da equipa que trouxe de Londres uma cabazada de cinco a zero oferecida pelo Arsenal. Desta vez, na segunda mão que deixou os portistas reduzidos à Taça da Liga e a Taça de Portugal, o Porto não teve de moer de porrada o internacional espanhol Cesc Fabregas. Graças a Deus que os ingleses jogaram com os miúdos das escolas. Depois dos 3 a zero do Sporting e dos 2-2 com o Olhanense, 4 minutos e 10 segundos depois dos 90 minutos para lá da hora, levar assim 5 secos da segunda equipa do Arsenal é um vexame! Sempre deu para pagar, com língua de palmo, aquele golo tão desleal que o árbitro norueguês ofereceu aos portistas. Hulk e o madeirense Micael é que ainda acabam transferidos para o União da Madeira, se não usarem melhor a cabecinha e derem mais corda às botas! Quanto a Jesualdo, lá vai o professor para a Zulmira, arranjar espaço para o André Villas Boas. Não se esqueçam que já em Fevereiro eu falei disso!

Ibra um erro de “casting”

Arrigo Sachi, o famoso treinador italiano que mais se impôs no futebol europeu, comentou que o Barcelona e o seu técnico Pep Guardiola se equivocaram quando contrataram o sueco Ibrahimovich que jogava no Inter de Mourinho. Mas Sachi compreende e elogia Ibra:”Ele é o melhor jogador individualista do Mundo”, comenta Sachi. ”Tem força, poder, vontade, habilidade e muita determinação mas tem grande dificuldade em jogar em equipa. Se ele se integrar no grupo dentro de algumas semanas, parabéns”. Ibra foi pago a preço de ouro e ainda justificou a cedência de Etoo para o Inter de Milão no negócio que privou Mourinho do fortíssimo avançado que lhe resolvia os jogos do Inter.

Noite de gala europeia

Na Liga dos Campeões, a grande noite de gala foi aquela em que o Real recebeu o Lyon e o Manchester foi o anfitreão do AC Milan. No Bernabéu, feliz com um golo madrugador de Ronaldo, a torcida do Real viu a sua equipa milionária ser afastada da possibilidade de ganhar a sua 10ª taça europeia. Compacta, consciente, boa de jogadores e bem orientada, a equipa do Lyon passa uma rasteira, uma vez mais, ao Real e alimenta o seu sonho que poderia ter sido realidade mais cedo se Lisandro Lopez não chutasse tão torto. Em Manchester, Rooney voltou a explicar como se marcam os golos que fazem falta, marcando dois do ManUnited, acompanhando o oriental Park e Fletcher, que fizeram os outros dois golos do resultado final de 4-0 com que a equipa de Leonardo se retira da prova,com a segunda maior goleada depois da abada dos 5-0 do F C Porto contra o Arsenal.

Louis Van Gaal quer acabar com penaltis de desempate

Louis Van Gaal, o controverso treinador de futebol que actualmente treina, e com muito sucesso, o Bayern de Munique, é um adepto das teorias que, entre nós, o jornalista desportivo Rui Santos tem vindo a defender, mobilizando milhares de figuras da nossa sociedade defende, a par do crescente uso de novas tecnologias no controlo do futebol, a modificação das regras em vigor, cuja mudança maior naquilo que o truculento holandês propõe é o fim dos penaltis para desempate sendo estes substituídos pelo abandono de um jogador de cada equipa, cada 5 minutos, até ficarem 6 para cada lado e se encontrar o vencedor da partida por meio da marcação dum “golo de ouro”.

As dívidas do Vitória de Setúbal

A SAD do Vitória de Setúbal, há muito com a corda na garganta e a ver se, desportivamente, não desce de divisão e se financeiramente não arruína a sua presença na liga Sagres portuguesa, diz ter pago mais de 100 dívidas nos últimos 9 meses. A SAD do Vitória garante ter as contas em dia e ter escrupulosamente cumprido com as obrigações em falta. O Vitória de Setúbal já foi um grande clube nacional e teve uma das melhores equipas de futebol de Portugal, treinada por Fernando Vaz.

«24 horas» de 14 Mar 10

quarta-feira, 10 de março de 2010

Trocar a serpente pelo macaco

.
DESDE QUE A IGREJA ACEITOU a teoria da origem e da evolução das espécies de Darwin que muita gente, entre a qual me incluo, descansou. É verdade que já Pio XII dera sinais de que essa seria a posição correcta, mas não foi claro. Toda a gente sabe que a Santa Madre Igreja deixa humildemente passar alguns séculos antes de reconhecer os seus erros. Se já aceita que Darwin e Galileu têm razão, é provável que daqui a 200 anos outros ímpios desta estirpe também possam ser reabilitados.

Falando com franqueza, não foi necessário este reconhecimento tardio do Vaticano para nós termos, há muito tempo, essa fundada suspeita do nosso parentesco com os símios. Basta ir ao Jardim Zoológico e observar durante alguns minutos a Aldeia do Faustino para consolidarmos essa desconfiança e, já agora, admitindo, desde já, que somos primatas evoluídos, porque se pensarmos como eram Adão e Eva podemos ficar com a certeza de que seriam muito piores do que nós somos.

Além do mais, para lá da fealdade e dos gestos primitivos, Adão e Eva deviam ser piores do que aquilo que os nossos antigos professores de moral nos diziam nos liceus: formavam um casal de irresponsáveis!

Doutro modo, como aceitar que eles, sabendo que tinham um Deus intolerante e cruel deixassem que, por sua culpa, Ele castigasse toda a Humanidade pelos séculos adentro, aplicando-nos a história do pecado original, tudo por causa duma maçã com bicho que nem Golden nem Bravo Esmolfe era!

De resto, não temos de pensar muito para ficarmos com a certeza de que entre Eva, Caim e Abel não houve pouca vergonha que não tivessem feito. Podem desculpá-los dizendo que foi para garantir a multiplicação da espécie, mas aqui, ou no Paraíso, aquilo tem o nome de incesto.

E depois sobra Caim porque matou Abel por este ser um chato de galochas que Caim não podia suportar, basta passar uma vista de olhos pelo livro do Saramago e ficamos cientes do que se passou. Naquele tempo e naquelas circunstâncias, o acto de Caim justificava-se perfeitamente.

Portanto, felizmente que Adão e Eva não existiram, nem serpente alguma os tentou, nem Deus os expulsou do Paraíso, nem Caim matou Abel.Com as inovações sucedem muitas coisas pouco recomendáveis. Já Einstein dizia que se a sua Teoria da Relatividade estivesse certa, “os alemães vão considerar-me alemão e os franceses cidadão do mundo. Mas se a teoria está errada, os franceses dirão que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu!”

A Darwin não deram oportunidade de inventar uma frase mais ou menos criativa, como esta, mas há quem, a propósito da sua teoria, diga:” OK! Viemos dos macacos, mas temos de reconhecer que nem todos os macacos, ou chimpanzés, ou gorilas, ou saguis são iguais!”

Ensinaram-me a acreditar que aquela história da serpente e da Eva ser uma descarada ninfomaníaca era verdade. Vou ser sincero: Fico mais feliz a pensar que descendo do macaco do que daquele casais de idiotas e da sua cobra amestrada.

«Mais Alentejo» de Mar 10

domingo, 7 de março de 2010

«Faca na Liga» de 7 Mar 10

O êxito de Simões

Eu vi-o estrear-se na gloriosa equipa do Benfica e ser, logo nesse ano, aos 18 anos de idade, campeão da Europa e correr o mundo com as suas fintas desconcertantes, a fazer-nos lembrar as empolgantes descidas de Mané Garrincha ou os desconcertantes “sprints” de Gento, do Real, que ele próprio bateria numa final europeia. António Simões, do lado esquerdo, foi um dos melhores extremos europeus. Já foi director desportivo do SLB e, agora, vejo-o todas as semanas a comentar com sabedoria, contenção e humildade o nosso futebol na Sport TV. Esta semana, voltou a entusiasmar-me, seleccionador dos sub-23 que “deram” 7-2 ao País de Gales. Que fácil é o futebol, que simples é jogar-se bem! Obrigado, António Simões pelos seus ensinamentos, a lembrarem o velho Gutmann!

Festa para 5 da selecção

O Portugal-China foi um óptimo treino para… os chineses! Para nós só foi útil para Queiroz poder observar alguns daqueles jogadores juntos e criar um bom espírito colectivo. Para mim, foi bom ver o Cristiano Ronaldo explicar a diferença do melhor do mundo para os outros, o Simão exibir o talento que Quique nunca soube fazer render, Pedro Mendes, uma vez mais, mostrar a classe e a inteligência que desde o Guimarães sempre manifestou, Tiago confirmar que é dos melhores médios da Europa, Varela perguntar ao Sporting porque o mandaram embora e Hilário feliz por Queiroz se juntar a Mourinho fazendo justiça a um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol português. Internacional A aos 34 anos e cheio de vida e de mundo!

Caos na África do Sul

A menos de 100 dias da abertura do Mundial ainda se vive o caos na África do Sul. Um quarto dos bilhetes está por vender, o Soccer City de Joahnesburgo está com andaimes e as obras por acabar, em todo o mundo os fãs retraem-se e em alguns países há mesmo debandada e desinteresse. A África do Sul, que tanto desejava “Assombrar o Mundo”, está mal. Jerome Valcke, o secretário-geral da FIFA, reconhece que “a África do Sul não está preparada para o mundial” e manifesta a esperança de que possa estar a 11 de Junho, data do jogo inaugural. Oxalá! O futebol e a África do Sul merecem-no!

O abraço de Carvalhal

No final do Sporting-Porto, toda a gente ficou surpreendida pelo abraço de Carvalhal a Grimmi. O argentino fizera mais um grande jogo, puxara pela equipa, não se poupara, apesar de jogar com entorses e pontos frescos na cabeça! Com Pedro Mendes fora o carregador de pianos que já há uns quantos que começam a dedilhar. Carvalhal sabe o que custa ser maltratado nas horas más e, como se viu, ignorado nas horas boas. Fez muito bem em compensar Grimmi, um dos mais sacrificados nos tempos das intrigalhadas, sem um queixume!

Di Maria imparável

Di Maria abriu o livro do Estádio do Mar e foi um festival! Quatro golos para valerem três na goleada do Benfica ao Leixões galego de Castro Santos. Mas o argentino não se ficou por aqui! Convocado por Maradona para o jogo de preparação da selecção alvi-celeste, o franzino extremo do Benfica abriu o livro e com licença: jogadas de génio, sendo a destacar, por razões óbvias, o ataque que conduziu e no qual assistiu Higuaín para o golo da vitória e para a alegria de Maradona.