quarta-feira, 10 de março de 2010

Trocar a serpente pelo macaco

.
DESDE QUE A IGREJA ACEITOU a teoria da origem e da evolução das espécies de Darwin que muita gente, entre a qual me incluo, descansou. É verdade que já Pio XII dera sinais de que essa seria a posição correcta, mas não foi claro. Toda a gente sabe que a Santa Madre Igreja deixa humildemente passar alguns séculos antes de reconhecer os seus erros. Se já aceita que Darwin e Galileu têm razão, é provável que daqui a 200 anos outros ímpios desta estirpe também possam ser reabilitados.

Falando com franqueza, não foi necessário este reconhecimento tardio do Vaticano para nós termos, há muito tempo, essa fundada suspeita do nosso parentesco com os símios. Basta ir ao Jardim Zoológico e observar durante alguns minutos a Aldeia do Faustino para consolidarmos essa desconfiança e, já agora, admitindo, desde já, que somos primatas evoluídos, porque se pensarmos como eram Adão e Eva podemos ficar com a certeza de que seriam muito piores do que nós somos.

Além do mais, para lá da fealdade e dos gestos primitivos, Adão e Eva deviam ser piores do que aquilo que os nossos antigos professores de moral nos diziam nos liceus: formavam um casal de irresponsáveis!

Doutro modo, como aceitar que eles, sabendo que tinham um Deus intolerante e cruel deixassem que, por sua culpa, Ele castigasse toda a Humanidade pelos séculos adentro, aplicando-nos a história do pecado original, tudo por causa duma maçã com bicho que nem Golden nem Bravo Esmolfe era!

De resto, não temos de pensar muito para ficarmos com a certeza de que entre Eva, Caim e Abel não houve pouca vergonha que não tivessem feito. Podem desculpá-los dizendo que foi para garantir a multiplicação da espécie, mas aqui, ou no Paraíso, aquilo tem o nome de incesto.

E depois sobra Caim porque matou Abel por este ser um chato de galochas que Caim não podia suportar, basta passar uma vista de olhos pelo livro do Saramago e ficamos cientes do que se passou. Naquele tempo e naquelas circunstâncias, o acto de Caim justificava-se perfeitamente.

Portanto, felizmente que Adão e Eva não existiram, nem serpente alguma os tentou, nem Deus os expulsou do Paraíso, nem Caim matou Abel.Com as inovações sucedem muitas coisas pouco recomendáveis. Já Einstein dizia que se a sua Teoria da Relatividade estivesse certa, “os alemães vão considerar-me alemão e os franceses cidadão do mundo. Mas se a teoria está errada, os franceses dirão que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu!”

A Darwin não deram oportunidade de inventar uma frase mais ou menos criativa, como esta, mas há quem, a propósito da sua teoria, diga:” OK! Viemos dos macacos, mas temos de reconhecer que nem todos os macacos, ou chimpanzés, ou gorilas, ou saguis são iguais!”

Ensinaram-me a acreditar que aquela história da serpente e da Eva ser uma descarada ninfomaníaca era verdade. Vou ser sincero: Fico mais feliz a pensar que descendo do macaco do que daquele casais de idiotas e da sua cobra amestrada.

«Mais Alentejo» de Mar 10

Sem comentários: