domingo, 30 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 30 Mai 10

.
Pedro Quintela Henriques: o melhor

A Sport TV tem o melhor comentador da TV portuguesa. Não é o melhor comentador desportivo, ou de futebol, da TV portuguesa. Nada disso. É o melhor comentador, ponto final! Refiro-me a Pedro Ricardo Quintela Henriques, de seu nome completo, para que se não confunda com um militar que apita nem com outro que há no futsal. Este fala de futebol e sabe o que diz, além de conhecer sintaxe, ser fluente, não ter conflitos com a gramática, ter experiência do que fala e ser inteligente. Recordo-me do Pedro Henriques a jogar no Benfica e no Belenenses, no Setúbal e na Académica, nunca o vi jogar no Sta. Clara e creio que não chegou a jogar no FC Porto, embora ali tenha acabado uma carreira que teve a infelicidade de coincidir com períodos menos bons das equipas que conheceu como defesa esquerdo regular e sólido que foi, tendo sido treinado, entre outros, por Manuel José e Mário Wilson, depois de ter feito a sua formação nas escolas do SLB. Bom observador, inteligente e conhecedor do futebol mundial, Pedro Henriques diferencia-se muito do que se vê na TV portuguesa. Destaque-se os comentários e análise da final da Liga dos Campeões. A par de João Vieira Pinto e Pedro Mendonça Pinto (da CNN), Pedro Henriques pertence a um grupo restrito de eleição na comunicação audiovisual desportiva de hoje, com a autoridade de experiência feita e uma excelente imagem que ajuda a valorizar o conjunto das qualidades profissionais requeridas pelo meio.

Oh Diabo! E os maravedis?!

O Sporting não vai bem. Fala muito de numerosas e valiosas contratações, mas pode estar prestes a vender o melhor jogador da equipa, o chileno Mattias Fernandez, de seu nome, embora quando chega a hora de comprar, ou compra mal ou nem isso. Veja-se o caso do Petrovic. Lá foi o Costinha negociar o Petrovic com o Partizan de Belgrado. Com um negociante de fato às riscas, é natural que os sérvios pedissem uma garantia bancária, para mais dum clube português e dirigido por um bancário! Nada dava confiança! O que estava em causa era o Petrovic e 3,5 milhões de euros. Mas o “ministro” diz: ”só em prestações suaves!”E os sérvios, franzem o nariz, mas pedem garantias bancárias. E o Sporting diz que não tem! Não me digam que é do PEC! Se o presidente não arranja uma garantia bancária de 3,5 milhões, o melhor é correr para apanhar o Salema e dar espaço para outro que disponha de acesso a maravedis. E deixar de fazer a vida negra ao Ismailovitch!

Beckham no Afeganistão

O craque inglês marido da Vitória, que joga meio ano em Milão e a outra metade em Los Angeles, foi ao Afeganistão para dar força moral às sacrificadas tropas britânicas que lá estão a aguentar os americanos no quadro da NATO. Mas a iniciativa não foi do novo primeiro-ministro Cameron, que libertou o Reino Unido dos ruinosos 13 anos de Labour iniciados pelo Tony Blair e encerrados por um desajeitado Gordon Brown. Pois David Beckham lá andou a brincar com equipamento de guerra, animou os rapazes e regressou, não vá Fábio Capello precisar de alguma coisa.

Eu não disse que era o Villas Boas?

Em Fevereiro passado, o “Faca Na Liga” anunciava que André Villas Boas, recém chegado treinador da Académica depois de abandonar Mourinho para fazer uma carreira a solo, seria o substituto de Jesualdo Ferreira. no F C Porto. Como calculam, o mais amável que me chamaram foi maluco, mas logo partiram para a espiral de verdadeira loucura, a do Sporting, que teve vários substitutos para o “Bento Forever”, como devem estar recordados. Mas isto de ter razão antes de tempo é uma gaita! E vá de inventarem treinadores em série para o Dragão, de diversas procedências. E o Sporting lá andou a fazer de conta até chegar a Guimarães. Pois agora vejam lá quem vai para o Dragão.Assoem-se a esse guardanapo! Eu não dizia!??

Ribéry no Bayern até 2015

Ribéry, o estonteante extremo esquerdo francês do Bayern de Munique, que não jogou a final da Champions de Madrid por estar castigado, assinou a extensão do seu contrato com o clube bávaro treinado por Van Gaal até 2015.Com uma carreira excelente desde que o treinador holandês assumiu o comando da equipa de futebol do clube presidido pelo sucessor do “Kaiser” Franz Beckenbauer, Karl Heinz Rummennigge, o francês foi envolvido num especulativo escândalo sexual por eventualmente ter utilizado os serviços sexuais duma alegada menor quando frequentava uma discoteca de Paris onde se reuniam jogadores da selecção tricolor. Vejam lá se quem percebe de futebol se preocupa com esses pormenores!

Sem comentários: