domingo, 11 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 11 Abr 10

.
Adeus Europa, até qualquer dia!


O Benfica despediu-se da Liga Europa e ainda vai ver o seu antigo treinador, Quique Flores, nas meias-finais e poderá desejar que o seu antigo jogador Simão Sabrosa volte a marcar em Anfield, como o fez quando o Glorioso SLB era treinado por Koemann, e ainda lembrar a classe de Tiago, mas com saudade, porque o médio não pode jogar nas competições europeias pelo Atlético por ter representado a Juventus em provas europeias. Quanto à derrota, às mãos do Liverpool, foi sem apelo nem agravo. Não se pode fazer um jogo destes com Luisão coxo, sem Fábio Coentrão, porque se pensa que o David Luís fecha melhor ao Kuyt e resiste mais a “El niño”, nem com um guarda-redes que joga às vezes. E não basta ver duas cassettes do Liverpool nem jogar com a Naval na segunda porque sim. Nem ir buscar o Sidnei ao Benfica B e deixar de fora o Kardec e não meter o Airton. Ah, pois não! O Benfica não pode levar 4-1, como se fosse o Porto contra o Arsenal ou o Sporting contra o Bayern. O Benfica é o Benfica e o Liverpool não é para fazer experiências da Liga Sagres!

Saudades de Carvalhal

Depois de Paulo “Forever” Bento, Leonel Pontes e Carvalhal o Sporting já anda à procura de novo treinador.”O Ministro” quer um “mister” mais “monsieur”,dos tempos em que andou a jogar pelo Monte Carlo no campeonato francês. Mas os senhoritos de Alvalade preferiam McLaren, que já treinou a selecção inglesa. Compreende-se. Sempre tem outro “pedigree”. Mas na SAD leonina há ainda quem garanta que vai ser um italiano. O Manuel José já desmentiu: ”Sporting? EU!?não senhor”!Ele não é burro, teve uma passagem por Alvalade bem sucedida, que o Benfica não esquecerá, e é conhecido e respeitado em todo o mundo.. Sujeitar-se à instabilidade duma PME gerida por Betinhos?! Que antes do Carvalhal sondaram o Jorge Costa?! Um treinador com dois dedos de testa começa a interrogar-se:”Quatro treinadores numa época!?”Sem fazer contas a directores desportivos :Pedro Barbosa, Sá Pinto, Salema Garção e Costinha! Para uma época só, não está mal. O Vilas Boas há que tempos que fez as contas! Ainda antes de alinhavar a próxima época no Porto, como aqui garantimos em Fevereiro passado. As saudades do Carvalhal que ainda vão ter naquela casa da 2ª Circular!!

Eusébio rendido a Messi

Dizia-me o Eusébio no dia dos 4-1 do Barcelona ao Arsenal que viu o jogo pela TV sozinho em sua casa. E gostou tanto ou tão pouco daquilo que viu o Messi fazer que, por quatro vezes, se levantou a aplaudir, sozinho, diante do televisor. O coração da Pantera Negra em Espanha deverá estar no Real Madrid, pela sua amizade e respeito por Di Stéfano. Assim como em Inglaterra o seu clube é o Manchester United. Mas a nossa glória futebolística, ainda que madridista, é torcedor definitivo de Messi. Absolutamente! Completamente!

Um grupo restrito

Carlos Queiroz é outro rendido a Messi. Quem não o estará, depois de ver o argentino a marcar aqueles quatro golos ao Arsenal? Tanto ou tão pouco que me garantiu que depois daqueles quatro golos Leonel Messi entrara para um grupo muito restrito: Maradona, Pelé, Eusébio e… Messi. Qualquer coisa muito acima do futebol. O nosso querido seleccionador parecia um aficionado dos touros a falar do José Tomás. São personagens de campeonatos diferentes. Como eu percebo Queiroz …e o sector 7 da praça de Las Ventas, de Madrid!

Exemplar e inultrapassável

O nosso seleccionador não esconde a admiração que tem pelo CR7 e CR9.Em qualquer dos casos, em ambas as posições, em casa, em família.Considerando que Cristiano Ronaldo é um profissional inultrapassável, com uma dedicação, esforço, capacidade de sacrifício e auto disciplina do maior rigor, Queiroz recorda Cristiano às 15 horas, nos campos secundários do Man U, treinando sozinho, trabalhando com afinco, por vezes em excesso, sem ser para mostrar a ninguém mas apenas para se superar a si próprio, naquilo em que com total entrega Cristiano Ronaldo é absolutamente exemplar. Como dizia com muita graça um amigo comum que ouvira os elogios de Queiroz e a sua admiração por CR, “bem gostaria de ver outros dos nossos milionários a correrem que nem uns doidos e a andarem de autocarro”!

«24 horas» de 11 de Abril de 2010

1 comentário:

vibe disse...

Caro Joaquim Letria,já venho acompanhando o seu blog há uns tempos e tem me deixado curioso como afirma com muita convicção que o Villas Boas vai ser treinador do FC Porto na próxima época.
Tem fundo de verdade essa informação?
É que de contra-informação já estou farto de ver..

Cumprimentos