domingo, 7 de março de 2010

«Faca na Liga» de 7 Mar 10

O êxito de Simões

Eu vi-o estrear-se na gloriosa equipa do Benfica e ser, logo nesse ano, aos 18 anos de idade, campeão da Europa e correr o mundo com as suas fintas desconcertantes, a fazer-nos lembrar as empolgantes descidas de Mané Garrincha ou os desconcertantes “sprints” de Gento, do Real, que ele próprio bateria numa final europeia. António Simões, do lado esquerdo, foi um dos melhores extremos europeus. Já foi director desportivo do SLB e, agora, vejo-o todas as semanas a comentar com sabedoria, contenção e humildade o nosso futebol na Sport TV. Esta semana, voltou a entusiasmar-me, seleccionador dos sub-23 que “deram” 7-2 ao País de Gales. Que fácil é o futebol, que simples é jogar-se bem! Obrigado, António Simões pelos seus ensinamentos, a lembrarem o velho Gutmann!

Festa para 5 da selecção

O Portugal-China foi um óptimo treino para… os chineses! Para nós só foi útil para Queiroz poder observar alguns daqueles jogadores juntos e criar um bom espírito colectivo. Para mim, foi bom ver o Cristiano Ronaldo explicar a diferença do melhor do mundo para os outros, o Simão exibir o talento que Quique nunca soube fazer render, Pedro Mendes, uma vez mais, mostrar a classe e a inteligência que desde o Guimarães sempre manifestou, Tiago confirmar que é dos melhores médios da Europa, Varela perguntar ao Sporting porque o mandaram embora e Hilário feliz por Queiroz se juntar a Mourinho fazendo justiça a um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol português. Internacional A aos 34 anos e cheio de vida e de mundo!

Caos na África do Sul

A menos de 100 dias da abertura do Mundial ainda se vive o caos na África do Sul. Um quarto dos bilhetes está por vender, o Soccer City de Joahnesburgo está com andaimes e as obras por acabar, em todo o mundo os fãs retraem-se e em alguns países há mesmo debandada e desinteresse. A África do Sul, que tanto desejava “Assombrar o Mundo”, está mal. Jerome Valcke, o secretário-geral da FIFA, reconhece que “a África do Sul não está preparada para o mundial” e manifesta a esperança de que possa estar a 11 de Junho, data do jogo inaugural. Oxalá! O futebol e a África do Sul merecem-no!

O abraço de Carvalhal

No final do Sporting-Porto, toda a gente ficou surpreendida pelo abraço de Carvalhal a Grimmi. O argentino fizera mais um grande jogo, puxara pela equipa, não se poupara, apesar de jogar com entorses e pontos frescos na cabeça! Com Pedro Mendes fora o carregador de pianos que já há uns quantos que começam a dedilhar. Carvalhal sabe o que custa ser maltratado nas horas más e, como se viu, ignorado nas horas boas. Fez muito bem em compensar Grimmi, um dos mais sacrificados nos tempos das intrigalhadas, sem um queixume!

Di Maria imparável

Di Maria abriu o livro do Estádio do Mar e foi um festival! Quatro golos para valerem três na goleada do Benfica ao Leixões galego de Castro Santos. Mas o argentino não se ficou por aqui! Convocado por Maradona para o jogo de preparação da selecção alvi-celeste, o franzino extremo do Benfica abriu o livro e com licença: jogadas de génio, sendo a destacar, por razões óbvias, o ataque que conduziu e no qual assistiu Higuaín para o golo da vitória e para a alegria de Maradona.

1 comentário:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Por causa da minha admiração pelo A. Simões, quando eu jogava futebol (no liceu e na faculdade) queria sempre a posição de extremo-esquerdo - e até cozi na camisola duas tirinhas verticais, de pano branco, que representavam um "11"...

E, não sendo esquerdino, só eu sei como me esforçava por jogar com o pé esquerdo, para fazer os centros da praxe!