domingo, 18 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 18 Abr 10

-
O suspense de Jesus

Jorge Jesus vai fazer um final de campeonato à Alfred Hitchkok. O Benfica parece preparado para jogar as partidas que faltam, no mínimo, deixando os adeptos à beira dum ataque de nervos. Basta recordar a primeira parte do Benfica - Sporting, em que o Sporting foi melhor, a titularidade de Eder Luís que tem estado a ver jogar - tal como a entrada de Sidnei já fora surpreendente em Liverpool - e a tardia substituição de Cardozo por Kardec, injusta e pouco produtiva para o autor do golo mágico de Marselha. Mas lá veio Aimar dar aquela força e inteligência que o pobre Cardozo não sabe nem explicar, mesmo quando serve de tabela, como foi o caso do primeiro golo contra o Sporting da equipa da Luz. Oxalá os próximos jogos, a começar já pelo de Coimbra, contra a Académica, não cheguem a ser tão enervantes como Jesus os anda a construir!

Ora sim, ora nem pensar

Os responsáveis pelo futebol do Sporting não param de dizer disparates. Vejam só o teatro que o Carvalhal na “flash interview” da Sport TV, e depois o director “O Ministro” na conferência de Imprensa, fizeram por causa da entrada do Luisão que lhe valeu um cartão amarelo e ponto final. Queriam eles, no seu dizer, que o Luisão tivesse levado um cartão vermelho. Até parece que foi por causa disso que o Sporting perdeu! Por amor de Deus!! Então protestaram, e bem, por o Ismailov ter ido para a rua, e eu concordo com os sportinguistas, que o russo não merecia, e agora para o Luisão, que fez um carrinho suave a deslizar na relva molhada, já queriam o que não querem para o Ismailov!? Tenham juízo, que assim nem os próprios sportinguistas vos aturam.

Pedro Mendes, um grande

Pedro Mendes, mesmo com claras dificuldades físicas, foi uma pedra fundamental no “derby” da Luz, secando por completo o Eder Luís. Pedro Mendes foi um jogador essencial do Sporting desde que começou a jogar em Alvalade depois de vir de Glasgow, onde ainda hoje há muita gente com saudades do jogador português.

João Pereira campeão?!

O defesa direito do Sporting, João Pereira, antigo jogador do Benfica por quem foi campeão com Trapattoni, pode este ano ser o único jogador de Alvalade a conquistar um título nacional. Para tal, as coisas têm de correr muito mal ao Benfica e muito bem ao Sporting de Braga. Se os Bracarenses vencerem o campeonato, o defesa leonino será campeão, pois na primeira volta deste campeonato contribuiu decisivamente para os bons resultados da equipa da cidade dos arcebispos, antes vir jogar de leão ao peito.

Portugal, pátria de misters

Mal ou bem, lá está José Mourinho em mais uma final, em grande destaque no futebol europeu. Corre o risco de ganhar a Taça de Itália, apesar do campeonato deste ano não estar nada bem, depois de ter chegado a ter 13 pontos de avanço. Vamos ver como acaba e, ainda, veremos o que sucede na Liga dos Campeões onde tem de se bater com o Barcelona nas meias finais! Mas Mourinho é o maior, como disse Maradona, comparando-o com Pep Guardiola. Veremos, até porque o sucesso dos treinadores portugueses é tal que não basta preocupar-nos com “The Special One”. Ora vejam: Jaime Pacheco na Arábia Saudita, onde foi o vencedor da Taça do Rei, depois de ter sido campeão de Portugal com o Boavista. Manuel Cajuda, a dar cartas no Dubai.
Manuel José, agora a ver futebol no sofá, em casa, rodeado pela família, depois de ter sido o faraó do Egipto e o homem que guiou Angola às meias-finais do CAN. O Paulo Duarte a somar pontos no Burkina Faso, o Paulo Sousa admirado em Inglaterra, o Fernando Santos em terceiro na Grécia, onde foi o treinador da década. O Peseiro a ganhar na selecção da Arábia, o Couceiro na Turquia, o Calisto no Vietnam. Portugal parece pátria de misters. Mais do que Inglaterra …

Sem comentários: