domingo, 20 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 20 Jun 10

.
O crime no Mundial

Dois jornalistas portugueses, um espanhol, três gregos e quatro chineses foram roubados na África do Sul onde se encontram para noticiarem o campeonato do mundo de futebol que foi inaugurado na passada sexta-feira. Estes são os números do pequeno crime conhecidos até ao momento em que escrevo estas linhas. Pequeno crime, porque felizmente não envolveram mortes. Mas números parciais do total que poderemos contabilizar no fim da Copa do Mundo. Este evento global levou à África do Sul milhares de fãs, jornalistas, técnicos, publicitários e desportistas todos eles convertidos em alvos apetecíveis para a criminalidade local. Notável a atitude da comitiva grega que, roubada, se recusou a apresentar queixa e banalizou o incidente, comparando-o a outros que se repetem em outras partes do mundo. É natural que a África do Sul apresente esta criminalidade quando mais de 60 por cento da sua população activa não tem emprego nem perspectivas de o vir a ter. Pequeno país somos nós, temos cerca de 700 mil desempregados e vemos o que já nos acontece. Aqui há uns anos, pude percorrer a África do Sul de fio a pavio, em avião próprio e com uma companhia de privilégio. Eram só António Burgos, Luís Del Olmo, António Perez Reverte, Alfonso Ussia e outras figuras ilustres da opinião europeia. Fomos recebidos por De Klerk, Desmond Tutu, chefe Butalezi, voámos 15 dias em estilo num DC4 reconstruído, todo ele reluzente e com um nome sugestivo:”The Queen of Africa”. Fizemos safaris, viajámos pelos quatro cantos, fomos aos Bantustões, Swazilândia, e divertimo-nos muito, observando um país a entrar na igualdade racial e na política do “one man,one vote”.Mas o crime já assim era. E o que se esperava, infelizmente, era muito pior do que agora sucede. Porque o desemprego não tinha aparente solução. Não se esqueçam que milhares de desempregados e jovens desocupados estão internados em campos e as informações policiais estão activas como nunca, para nesta copa do mundo prevenir a violência num país onde a brutalidade existe por todo o lado. Um bom motivo de reflexão para nós, portugueses de Portugal.

Mandela perde bisneta

Nelson Mandela, o antigo e lendário presidente da África do Sul perdeu uma bisneta de 13 anos num acidente de votação no regresso do concerto inaugural do estádio Orlando na África do Sul. O motorista parecia ter álcool a mais no sangue e a polícia investiga o despiste. Mais cedo, no mesmo dia, noutro acidente de viação, 4 estudantes britânicos morreram quando um autocarro capotou.

Drogba pode defrontar Portugal

Drogba está a recuperar e Erickson admite que o Costamarfinense possa defrontar Portugal,ainda que usando uma protecção no braço direito ao qual foi operado depois de sofrer uma fissura no rádio ao defrontar o Japão num jogo-treino.

Treinador dinamarquês doente

O seleccionador da Dinamarca, Olsen, dificilmente poderá recuperar a tempo de liderar a sua equipa na partida de estreia. Olsen apresenta febre alta e foram-lhe feitas análises para se apurar as causas, receando-se que possa ser provocada por alguma doença tropical ainda que o treinador tenha tomado todas as vacinas requeridas.

Maradona com mascote

Diego Maradona não pode estar mais feliz.”El Pibe” tem, consigo, o seu neto Benjamim, filho de sua filha Giannina e de Sérgio “Kun” Aguero, companheiro de Tiago e Simão no Atlético de Madrid. Maradona, um supersticioso de velha data, dissera ainda na Argentina que Benjamin seria “a sua arma secreta”. Pois aí está o miúdo a jogar, também, pela “Celeste”! A filha e o neto viajaram e estão acompanhados por Cláudia, a ex-mulher de Diego, respectivamente mãe e avó dos familiares e acompanhantes de Kun Aguero, outro supersticioso feliz!

Sem comentários: