domingo, 28 de março de 2010

«Faca na Liga» de 28 Mar 10

.
Os homens também choram!

Bonito foi o baile do Benfica ao Porto, no Algarve. Mas mais bonito foi um homem de 56 anos, de lágrima no olho, a dedicar, diante dum país inteiro, aquela sua vitória ao pai. Jorge Jesus pode mastigar “chewing gum” de boca aberta, dizerem que pinta o cabelo, que faz madeixas, que não tem maneiras no banco, durante os jogos, ser de origem humilde, não falar difícil nas entrevistas, como aqueles colegas que parecem pertencer à agência nuclear das Nações Unidas, não dizer que põe música clássica por cima dos jogos do Werder Bremen, mas é um grande treinador, sabe de futebol e táctica como não há muitos a saber e é único num ponto onde ninguém mais o imitou: devolveu aos benfiquistas a alegria e o orgulho de andarem de águia ao peito, em Portugal e no Mundo, onde todos os reconhecem, o que não sucedia desde os tempos imortais de Gutmann, Riera e Erickson. Sr. Jorge Jesus: fique sabendo que ao contrário do que nos ensinaram quando éramos pequeninos, os homens também choram. E receba, por favor, dois abraços. O primeiro, para si e o outro para o Sr. Virgolino. No lugar dele, eu não cabia em mim de vaidade!

O mullah do ayatolla

Ainda não confirmei se os fiéis do Sporting já rezam de rabo para o ar para o Colombo, virados para o podium dos mullahs que rodeiam o ayatolla. Pode ser que os venham a obrigar. Mas o mullah Mayer Garção, que “não é um adepto qualquer”, decretou a jiyhad ao Atlético de Madrid, amaldiçoou o Simão Sabrosa, e lixou-se. O Simão quando aterrou em Barajas ainda ia a rir-se e a UEFA nem sabe que fazer ao Sporting por causa dos seus fiéis mais extremistas terem respondido aos apelos de guerra santa e aos incitamentos à violência da maneira que o fizeram, juntando à imagem dum Portugal desgovernado e corrupto, as filmagens que mostram uma espécie de Ramallah invadida por Israel. Que saudades que deve haver quem tenha do Sr. João Rocha, último presidente a sério do Sporting Club de Portugal! Porque estes de agora até fazem saudades do Jorge Gonçalves!

Um puto sensacional

David Luís é dos melhores jogadores a actuarem em Portugal. Defesa excepcional, muito jovem, não esconde por vezes o apetite de marcar golos e de jogar ao ataque o que fazem dele um dos melhores jogadores do mundo no conceito moderno de futebol total. Veio para Portugal aos 18 anos, ama o Benfica e gosta do que faz. No outro dia, perguntaram-lhe muitas coisas sobre o seu futuro. David Luís não quer saber, ainda que inteligente como é já percebeu a dificuldade de ficar em Lisboa e saberá sopesar o seu interesse face aos clubes milionários dos países desenvolvidos que gostariam de contar com ele. Mas aquilo que de mais interessante disse não foi notícia. Explicando o seu apego ao Benfica, David Luís falou do que aqui aprendeu e de Jorge Jesus. E disse que este “cobra muito de mim”, no sentido de ser exigente para com ele, castigando-o com falta de mimos e não se mostrando satisfeito com as coisas boas que faz. Mas estas palavras não foram um queixume. Pelo contrário! Foram um verdadeiro agradecimento, quando ele explicou o que isso lhe faz quando regressa ao campo! É por estas e por outras que David Luís é um puto sensacional!

Coitado do Ismailov!

Desde deixado na berma da estrada, abandonado no portão, ameaçado e mal tratado, o russo Marat Ismailov, um dos poucos jogadores do Sporting com classe internacional que tão mal aproveitado tem sido, está de castigo na madraça de Alcochete do mullah Garção. E porquê? Ora, porque com dores num joelho que já operara fora daqui, os médicos portugueses queriam que ele forçasse a sorte (e o joelho) e jogasse mesmo assim. Conhecedor do caso Mantorras, tendo ouvido falar do sacrifício de Eusébio, observador do agravamento da última lesão de Cristiano Ronaldo e do que sucedeu com os doentes que cegaram em Santa Maria, Marat, desconfiado da medicina nacional, disse que não jogava nem infiltrado com Voltarene, por mais que os ilustres clínicos lhe garantissem a segurança! Vai daí, o Sá Pinto II, conhecido por “O Ministro”, meteu-o de castigo. Veremos quem ganha o braço de ferro. Os senhoritos de Alvalade ou o jogador do Lokomotiv.

Chaves - Rio Ave, sim!

Se a próxima final da Taça de Portugal for entre o Chaves e o Rio Ave podem ter a certeza que estarei caído na bancada do Vale do Jamor. A última final engraçada que ali recordo metia o Campo Maior, do meu querido amigo João Manuel Nabeiro! E do Beira-Mar também tenho saudades! Porque para ver o Benfica e o Porto bastam o campeonato e a Taça da Liga. A graça que teria ver o Chaves do Tulipa a limpar a Taça e o presidente Cavaco a presidir à final com os netinhos ao lado! Se for assim, estou lá caído, para matar saudades. Porque Porto-Naval não tem graça nenhuma, mesmo sendo a única hipótese dos dragões ganharem qualquer coisinha… Para matar saudades!

Sem comentários: