sábado, 7 de março de 2009

CONFIDENCIAL - «24 Horas» de 7 Mar 09

Ostras e Kung Fu

DEIXEM-ME AQUI ESCREVER, pela primeira vez, na primeira pessoa, espero eu que também em medida de caixa com filete fino, como a notícia de Sarkozy fintar as escutas direccionais que andam por aí, conversando fechado no seu Citroen blindado, deixando os “body guards” à beira dum ataque de nervos, com medo dum “rocket”.
Hoje escrevo como se isto fosse um blog, porque mataram o Nino Vieira. Eu gostava do Nino Vieira. Gostei sempre dos fulanos do PAIGC, conversava com Amílcar Cabral sempre que este ia a Londres, tinha grandes conversas com o Gil, um “papel” que vivia em Estocolmo e vinha a Londres para recolhas de fundos, tinha longas charlas com um fula Kumbalá que andava sempre apavorado, com medo que lhe dessem carne de porco ou algum refrigerante com álcool sem ele saber, e divertia-me com um “mandinga” chamado Ansumane. Os tipos da Guiné Bissau são especiais.
O Nino era diferente, porque tal como conheci Luís Cabral num jipe Mitsubishi junto à fronteira, e ele me estendeu uma lata de cerveja gelada no mato, numa área libertada, também no mato conheci o Nino, ouvi as suas gargalhadas e lhe contei a lenda em que ele se tornara entre as nossas tropas que temiam os seus ataques.
Mas foi no Palácio Presidencial, que eu conhecera muito antes como Palácio do Governador, ainda quando era a casa do Shultz, que passei uma noite memorável com o Nino, a comermos ostras melhores do que as do Espada no tempo da guerra, a atirarmos as cascas para baldes de plástico que prendíamos entre as pernas e a ver “cassettes” de VHS com filmes de Kung Fu que ele adorava.
A sua morte entristeceu-me. Recordo uma única conversa que tivemos sobre a morte. Ambos a rirmos muito. Porque me mandara um Antonov buscar-me aos Bijagós. Curiosamente, em Portugal, nunca nos vimos. Um dia destes encontramo-nos por aí. Espero que no céu também haja ostras e filmes de Kung Fu. E que Amílcar Cabral e todos os outros já tenham feito as pazes consigo.(Joaquim Letria)

-

A Europa espia lá de cima

A POLÍTICA EUROPEIA de Segurança e Defesa (PESD) avança a pequenos passos. A Europa já dispõe, em comum, pela primeira vez, meios até agora reservados a três dos seus Estados membros que dispunham de satélites-espiões. Antes de mais, a França, que explora o sistema Hélios, que fotografa o espaço. A França está associada neste programa a parceiros muito minoritários: a Espanha, a Itália, a Grécia e a Bélgica. Depois desta “sociedade”, temos a Alemanha e a Itália, cada um destes estados possuindo uma pequena constelação de satélites radares que permitem observar a terra de noite ou através das nuvens.Também em Torrejon, em Espanha, a Europa faz funcionar uma estação de recepção de imagens produzidas pelos três sistemas, reservadas às operações nas quais a Europa esteja envolvida. 25 analistas europeus em Torrejon observam as imagens das costas da Somália e o território do Tchad onde há forças da União europeia. É também nesta base que se produzem as ordens de compras de muitas observações de satélites comerciais com material de interesse para a segurança e defesa europeias.

-

África corroída pela fome e pela doença


MUITOS AFRICANOS e observadores estrangeiros não querem crer no que os seus olhos vêem no Zimbabué, no Congo e no Ruanda, onde as pilhagens de gente esfomeada não cessam, por vezes com militares e membros das forças de segurança também a assaltarem lojas, casas e armazéns para poderem comer o que a falta de soldo impossibilita. A cólera, a raiva e doenças mais graves atacam toda uma população indefesa, como também em Angola, por quem as respectivas autoridades fazem muito pouco ou nada, apesar dos governantes não esconderem a riqueza em que vivem, no meio das populações mais carenciadas.
-

Os judeus radicais

OS “JOVENS DAS COLINAS”, extremistas judeus que exercem toda a espécie de violência sobre jovens palestinos em Hebron, lutam também contra as forças de segurança israelitas para impedirem o desmantelamento das construções judaicas em território palestino e incendeiam casas e carros com o objectivo de provocarem uma nova intifada dos palestinos, de modo a ficarem com as mãos livres para intensificarem a colonização da Cisjordânia.O exército israelita já exprimiu a sua preocupação.

-

Protecção de dados?!: AhAh,Ah!

OS EXTRACTOS BANCÁRIOS de 21 milhões de alemães ainda se podem encontrar à venda no mercado negro. Um CD completo custa 12 milhões de euros! A revista económica Wistschaftwoche revelou esta notícia que gelou a Alemanha e outros países europeus.Cada um de um milhão e 200 mil alemães estão referenciados pelo nome, endereço, número de conta, domicílio bancário e respectivas movimentações. A origem da pirataria é a dos Call Centers às quais grandes companhias e bancos alemães recorrem. Muitos funcionários destes centros arredondavam o seu rendimento fornecendo este tipo de informação. Recentemente, a Deutsche Telekom foi abalada por um caso de fugas de dados de assinantes, fornecendo telefones fixos e móveis a organizações fraudulentas. As autoridades pedem aos cidadãos que todos os dias vigiem cuidadosamente as suas contas.

LIVROS

“Lora”
Aníbal Garcia Arregui
Belaqvua,Bacelona,2008.
175Págs.,16 Euros.
A viagem iniciática dum protagonista que é estudante de antropologia e que vive relações carregadas de aprendizagens. Sem erotismo nem pornografia, no entanto mais aconselhável do que ver ou ouvir os programas dos “drs. Punhetas” que há por aí.

1 comentário:

Leo Mandoki, Jr. disse...

olá,
considero a sua amizade pelo Nino Vieira...mas a morte dele seria algo inevitável, aliás a governação africana em geral está atolada de crimes contra o seu próprio povo...mas é sempre triste perder um amigo...fica bem Letria! gosto de te ler..