Prémio no Lago Como
UMBERTO ECO, o semiólogo, escritor e um dos intelectuais mais apreciados no Mundo, foi o vencedor da primeira edição do Prémio Alessandro Manzoni, um troféu decidido em Lecco, onde fica a fabulosa Casa Manzoni, uma fantástica residência sobre o Lago Como,onde se está voltado para o MezzoGiorno. O Prémio foi atribuído por unanimidade ao “Bustina de Minerva”, de 1988,onde fora escrito “Os Esposos prometidos”, um grande romance fora do nosso tempo. Ecco dissertava ainda acerca da polémica da obra prima de Manzoni dever ser, ou não, leitura obrigatória do ensino secundário.
.
Debaixo de olho
Com isto acaba a discussão acerca da prioridade, quem deveria ter passado primeiro, de quem foi a culpa, quem vai pagar a despesa. Por isto mesmo parece que ninguém quer, como as tecnologias no futebol, para que se continue a fazer aldrabice a favor duma das partes.A invenção nem tem nada de excepcional. Chamam-lhe RoadScan e não é mais do que o desenvolvimento das câmaras com que nos mostram corridas da fórmula 1, colocadas em um dos carros cujo proprietário a tenha querido instalar. O sistema é da Hyundai, a revolucionária marca coreana, e custa menos de 300 euros. Ao fim e ao cabo é mais um instrumento de High-Tech destinado a aumentar a segurança ao volante. Tal como o GPS, neste caso basta aceder ao sítio “www.roadscan.it ou www.maplin.co.uk.e saber que conduz sempre debaixo de olho.
.
É bom o telemóvel na escola
A Universidade de Nottingham desenvolveu uma experiência muito bem sucedida para investigar o interesse dos alunos na escola e na utilização, no seio desta, dos telemóveis. Claro que para se progredir desta maneira e obter excelentes resultados, como foi o caso, os professores têm de trabalhar um bocadinho e desenvolver um pouco de criatividade. Mas os resultados deste trabalho foram excelentes. O tempo de prova foi de nove meses e 331 alunos de diferentes escolas secundárias foram mobilizados. O argumento foi o da tecnologia ajudar a organização do estudo. Neste âmbito coube tudo: organização de pequenos filmes, uso da agenda para anotar compromissos, registo das aulas e respectivos sumários, uso do cronómetro para registar tempos de experiências químicas, aprofundamentos de ligações à Internet, etc..O sucesso foi enorme e nenhum destes alunos se serviu do telemóveis que utilizou para falar ou enviar mensagens fora do âmbito do exercício. Na sua reunião de Edimburgo, o British Educacional Research Association, em Edimburgo, mostrou até o aumento da motivação dos alunos envolvidos na experiência.
.
Arroz milagroso
O estrato de Xuezhikang, de arroz vermelho chinês,reduz o risco de ataques cardíacos em 45 por cento a pessoas que já tenham sofrido um enfarte.não são os chineses quem o diz, mas sim os cientistas americanos que publicam a “American Journal of Cardiology” depois de se terem debruçado sobre a pesquisa desenvolvida em 5 mil doentes chineses com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos.O estudo também não foi um trabalho feito à pressa: durou cerca de 5 anos e envolveu 60 hospitais diferentes em todo o território da República da China.Os investigadores revelaram ainda que este estrato diminuía em um terço a mortalidade cardiovascular e em dois terços a mortalidade oncológica.
.
Luz contra insónia
Há uma forma muito interessante de combater a insónia para aqueles e aquelas que não possam, ou não devam, tomar fármacos que induzam o sono.Para ajudar a dormir melhor, e afastar os riscos de depressão post-parto, os neurologistas da Universidade da Geórgia usaram, com sucesso, uma terapia baseada na luz e provaram a sua eficácia em mais de uma vintena de voluntárias. As parturientes sujeitavam-se durante um mês a uma luz verde-azul de 10 mil volts, com uma máscara protectora apropriada, e, em regra dormiam mais uma hora durante a noite e menos uma hora durante o dia, enquanto as restantes voluntárias, sujeitas a uma pálida luz rosa-branca, ou rosa-amarela, perdiam em regra, pelo menos, uma hora de sono.
.
Vão para a Padânia
Grande experiência de liberdade pode ser a navegação no “site” italiano do partido para a independência da Padania (www.giovannipadani.leganord.com). Ali figura a adesão, para qualquer jovem padano, ao semiólogo anarco-libertário Noam Chomsky, do qual se reproduzem alguns dos magníficos trabalhos acerca da liberdade de Imprensa .Trata-se do panfleto “As Traseiras do Tio Sam”,magnífico texto que o democrata norte-americano Noam Chomsky dedicou ao colonialismo ianque na América Latina. A leitura recomenda-se aos emergentes neo-censores que entre nós se manifestam favoráveis às restrições crescentes da liberdade de Imprensa.
.
LIVROS
“El Secreto del mal”(O Segredo do mal)
De Roberto Bolaño
Anagrama(Espanha)
187págs.,14EurosUma derradeira colecção de contos editados por Ignacio Echevarria.
Sem comentários:
Enviar um comentário