sábado, 21 de março de 2009

CONFIDENCIAL - «24 Horas» de 21 Mar 09

.
Em nome dos Pais e dos Filhos
.
A PENÍNSULA DE BARÚ, a Oeste de Cartagena das Índias, pertence a Beatriz e Júlio Santo Domingo, um casal elegante da Ibero América, onde é mais conhecido do que o cão negro. Para Barú as pessoas foram de helicóptero, evitando as curvas e contracurvas da estrada reservada aos camiões e carros de abastecimento e segurança. Quinze famílias numerosas e provenientes de quase todo o continente reuniram-se agora nas casas da família de Santo Domingo. No conjunto, esta gente representava mais de 80 por cento do PIB latino americano.
Há seis anos que fazem reuniões destas, agora marcadas para de três em três anos, transformadas num evento que denominam “Pais e Filhos”. O objectivo destas reuniões de famílias geradoras de tanta riqueza é conhecerem-se melhor, trocarem informação e opiniões, estabelecer redes de colaboração e alargarem a influência, fazendo questão de juntarem também os filhos, com o propósito de projectar os resultados para o futuro.
A primeira reunião foi em 2003, no México, com Carlos Slim como anfitrião. Em 2006, fizeram a segunda reunião, esta com a hospitalidade de Gustavo Cisneros. Este ano tocou a vez à família Santo Domingo no seu enclave paradisíaco, com diversas casas de diversas proporções para albergarem amigos, uma praia privada com marina privada, barcos de recreio de tão diverso tipo que até um junco chinês que Santo Domingo trouxe quando esteve na China como Embaixador da Colômbia serviu para passear os amigos pela costa Atlântica do seu País...
À volta dos Santo Domingo podiam ver-se as outras duas grandes fortunas colombianas, os Ardila e os Sarmiento, assim como os Cisneros e os Slim, um verdadeiro núcleo duro dum movimento apostado a derrotar a crise financeira mundial. Haverá quem julgue que esta gente, em plena crise, se junta para apanhar sol, tomar banho, comer bem e divertir-se melhor. Desenganem-se! A preocupação desta gente é continuar a criar riqueza em tempo de penúria. Reparti-la já é outra história…
Mas imaginem o Amorim, o Belmiro, o Nabeiro, o Salvador Caetano, o Espírito Santo e o Balsemão na Quinta da Marinha, no Alentejo ou no Norte, reunidos no mesmo propósito! O que se diria deste nosso Avos dos pobres!
.
Baltazar Garzón apertado…
.
O JUIZ BALTAZAR GARZÓN, que já foi secretário de Estado da Justiça espanhola e continua a sua missão de justiceiro internacional, está apertado por causa dum esquecimento que o deixa mal visto. Em Espanha e no resto do Mundo, de uma maneira geral, os juízes têm de ser sérios, mas isso não basta! Tal como a mulher de César, têm de ser sérios e parecê-lo! O problema de Baltazar Garzon, que está a ser investigado, é que pediu uma licença sem vencimento para poder ir ensinar na Universidade de Nova York e ali esteve 16 meses a receber 160 mil dólares de “nomina”, o que acumulou com os cerca de 4.500 euros de vencimento mensal pago pela 5ª Vara do Tribunal Central de Instrução de Madrid. Fontes próximas do magistrado juram que não houve má fé, pois o juiz deu conhecimento do total daquelas importâncias na sua declaração fiscal, que de facto é irrepreensível. Quanto à importância que recebeu e acumulou com o salário nova iorquino, o juiz faz saber que foi um descuido, pois ninguém lhe perguntou… e ele não pensou que devia dar conhecimento das retribuições quando estas foram posteriormente fixadas. Moral da história: Garzon recebeu 160 mil dólares do Centro de Direito e Segurança de que não deu conhecimento, o Centro Rei Juan Carlos I aprovou os gastos do magistrado em Nova York: 21.152 dólares e mais 21.650 de propinas da escola da filha e, por fim, acumulou todos estes subsídios com 72 mil euros correspondentes ao seu vencimento de cerca de 4500 euros mensais pela sua função em Madrid. Distracções corrigíveis mas que deixam o juiz mal visto em Espanha, onde ainda não há a desenvoltura e a impunidade portuguesas para lapsos destes.
.
Terrorismo irlandês para continuar
.
SHANE O’DOHERTY, antigo membro do IRA, está convencido que estes dissidentes que recentemente mataram soldados e polícias no Ulster mantêm uma sólida vontade e organização que lhes vai permitir matarem mais gente, entre a qual alguns líderes do Sinn Fein. O’Doherty tem alguns velhos amigos entre estes terroristas. O antigo guerrilheiro critica a publicidade dada a estes recentes atentados, dizendo que a sociedade deveria habituar-se a incidentes daquele tipo, como em Espanha, com a ETA. O’Doherty diz que hoje é impossível evitar acções violentas, com um número baixo de perdas, devido à facilidade com que na Europa se compra armas e explosivos. O antigo membro do IRA recorda que os protestantes não entregaram as suas armas, pelo que é natural retaliações que poderão voltar a potenciar o conflito naquele território.
.
Depardieu em segundo
.
DANY BONN foi o actor francês mais bem pago durante o ano de 2008. O actor declarou 26 milhões de euros de rendimento, ficando muito à frente de Gerard Depardieu, o segundo da lista, apenas com 3,54 milhões de euros.Daniel Auteil foi o terceiro, com 3,2 milhões. De notar a diferença de honorários praticados na Europa e nos Estados Unidos, onde é corrente um actor de topo cobrar 15 milhões de dólares por participação num único filme.
.
Afinal quem é o pai?

O JOVEM PAPÁ de 13 anos que surpreendeu o Reino Unido e o mundo ao se apresentar como pai da criança da mamã Chantelle, de 15 anos, fez um teste de DNA e vê a sua paternidade ameaçada. É que Joe, um irmão dele de 16 anos e Richard e Tyle, outros dois amigos de 14 anos da jovem mãe, também dizem que a criança é deles já que todos molhavam a sopa na mesma Chantelle. O problema é que o “Sun” já pagou 40 mil euros por fotos e um vídeo de Alfie com a filha e o Channel 4 já gastou 57 mil euros.Então quem será o papá? O primeiro ou os atrasados?
.
LIVROS
“Introdução à fenomenologia”
De José Gaos
WWW.Edições- Encuentro.ES
227 págs.,€19
Um símbolo da comunidade ibero-americana de pensamento e um estímulo para não perder o hábito feliz de pensar.

Sem comentários: