sexta-feira, 3 de abril de 2009

O problema espanhol

.
A FALTA DE LIDERANÇA e de estratégia é tão preocupante para Espanha como para a zona Euro, podendo também atingir-nos com gravidade. Só agora se mostra, depois de Espanha ter sido o mais importante pólo de desenvolvimento europeu desde o fim da década de 80.
.
Apesar das naturais invejas que a situação dos seus cidadãos nos causa a nós, portugueses, principalmente àqueles que vivem mais perto da sua fronteira, já ninguém hoje duvida que acabou a idade de ouro da transição pós franquista, a Espanha do milagre económico de Felipe Gonzalez, a Espanha dos gloriosos anos da movida.
.
O Pacto da Moncloa, concluído em 1977 ao redor da monarquia constitucional e dum Estado descentralizado, voou em pedaços com os ataques contra a instituição e a família real, dum lado, e com o estatuto da Catalunha e as cedências ao terrorismo basco, do outro.
.
A manutenção por Zapatero das opções neo-liberais de Aznar manteve um crescimento anual nos 3,8,um excedente orçamental de 2,2% do PIB e uma dívida pública reduzida em 34% em 2007,criando condições para 3 milhões de novos empregos em 4 anos. Mas, ao mesmo tempo, o desemprego já atinge os 8,6%, a inflação ultrapassa os 4,4, o défice de pagamentos correntes chega aos 9,8%do PIB e o endividamento das famílias vai nos 140% do rendimento disponível. O salário médio estagna desde 1995 e 30 % dos jovens abandonam os estudos antes dos 16 anos, ao mesmo tempo que um terço dos cidadãos entre os 25 e os 35 anos de idade continuam a viver em casa de seus pais.
.
Interessante como a Espanha de 2008 se parece tanto com a Europa dos anos 70.O modelo que lhe permitiu a reconstrução notável e agarrar o pelotão da frente da Europa esgotou-se. Mas nem políticos nem cidadãos parecem inclinados a retirarem conclusões e a assumirem esta preocupante transformação. Após três décadas de modernização e de abertura em passo de corrida, a Espanha enfrenta hoje graves ameaças à sua identidade e ao seu futuro.

.
«Mais Alentejo» de Jun 08

Sem comentários: