sábado, 18 de abril de 2009

«CONFIDENCIAL» de 18 de Abril de 2009

-
Violência em Cabília

Abdelazziz Bouteflika, de 72 anos, ganha o tri nas presidenciais da Argélia.Contra ele apresentam-se outros cinco candidatos menores e vale tudo: manipulação, ameaças e desconfianças graves. As previsões para o Governo rondavam os 64%, contra os 58% de 2004, enquanto a oposição totalizava 17%. Nos próximos 5 anos Bouteflika promete 3 milhões de postos de trabalho e a derrota do terrorismo. No dia das eleições, deverá haver grandes medidas de segurança, contra possíveis ataques da AlQaeda (nos anos 90,a guerra exército-islamitas fez 150 mil mortos. Em Cabília as noites são já particularmente violentas. Dois polícias e três jovens manifestantes feridos com gravidade são o balanço mais imediato em Cabília.
-
UCK: tortura e morte

“O Exército de Libertação do Kosovo é responsável por graves abusos aos direitos humanos” conclui um inquérito conduzido pela BBC que transmitiu esse trabalho dos locais onde confirmou a prática de atrocidades cometidas pelo UCK durante e depois do desenrolar do conflito contra a Sérvia das forças da NATO no Kosovo.Segundo fontes independentes citadas pela estação britânica e reconfirmadas na sua edição online, mais de duas mil pessoas foram torturadas e mortas, a grande maioria sérvias kosovares mas também muitos albaneses e ciganos. Hashim Thaci, um antigo malfeitor a quem os aliados da NATO entregaram o Kosovo e a direcção do UCK, desculpa-se dizendo que depois da guerra houve muita gente que usou fardas do UCK para comprometer a organização.
-
“Saakashvili que se demita”

Pelo menos 60 mil opositores reuniram-se na Praça do Parlamento de Tblisi para pedirem a demissão de “Misha Saakashvili.Os pedidos não são novos por parte de quem se sente traído pelo líder da “revolução das rosas” de 2003 e que mantém a gestão do conflito na Ossécia do Sul a qual, ao longo do ano passado, foi simplesmente desastrosa. A prisão de oposicionistas nas últimas semanas tem quebrado o ímpeto dos protestos, bem como apelos do patriarca ortodoxo a que a violência seja evitada, embora observadores admitam que os EUA e a União Europeia possam ficar sensibilizados pela situação actual para ajudarem a que se produza uma mudança política que produza a substituição do actual governo da Geórgia.
-
Berlusconi bem visto

A Imprensa europeia elogia a prontidão e o modo como o Governo e as autoridades italianas reagiram e auxiliaram as populações a seguir ao trágico terramoto de Abruzzo e consequente derrocada de Aquila. Suspensão de impostos e contribuições para a Segurança Social, subsídio de 800 euros mensais para artesãos, agricultores e comerciantes deslocados, medicamentos gratuitos sem quaisquer formalidades, estudantes com 200 dias de aulas com passagem de ano automática, três meses de suspensão dos pagamentos de água, luz e gás, um aumento de 500 euros a pensionistas e inválidos estão entre as decisões imediatas que fizeram Berlusconi ser visto como um primeiro ministro “Seguro, certo e correcto” muito antes de dar sepultura às quase três centenas de vítimas.
-
Tzipi firme

Tzipi Livni, antiga ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel e uma mulher de valor formada nos serviços secretos daquele País, reafirmou a sua posição de dirigente do partido Kadima:”Não tenho a menor intenção de participar num Governo de unidade nacional conduzido por Bibi Netanahyu”.
-
Cuidado com os fotógrafos!
Antes do super bófia britânico Bob Quick se ter demitido depois de se ter deixado fotografar a sair do carro com um documento em que se podia ler a classificação de “Secreto” e o plano de operações contra alegados terroristas islamitas no Reino Unido, o qual teve de ser acelerado por este grave motivo, já Sarkozy, o presidente da França, tivera em Setembro de 2007 uma cena idêntica ao abandonar a sala onde se reunira o Conselho de ministros com uma carta de amor que seria atribuída à sua mulher, na altura, Cecília Sarkozy. A verdade é que a carta, sobre um dossier de assuntos de Estado, rezava “Sinto-me como se te não visse há uma eternidade. Para ser feliz tenho de ver-te na próxima semana!”Claro que os fotógrafos fazem o seu trabalho. Os alvos das suas objectivas é que devem ter cuidado com eles. George Bush, em Setembro de 2005, também fora apanhado por um fotógrafo da Reuters a escrever um bilhete a Condoleeza Rice, numa reunião do Conselho de Segurança, em que lhe comunicava, de modo perfeitamente legível, “Penso ter necessidade dum intervalo para ir à casa de banho”.
-
LIVROS
“História Universal da Infâmia”
De Jorge Luís Borges
Editado por BIS, 5,95Euros, 90 págs
Um livrinho delicioso dum mestre da narrativa que deve comprar na estação dos CTT mais perto de si.

1 comentário:

Heresias disse...

Confidência: Alberto Fujimori condenado por violações aos direitos humanos durante a sua presidência no Peru.
Nem tudo está perdido...mesmo que os intervalos sejam longos...

Saudações