sábado, 1 de agosto de 2009

«Confidencial» de 1 Ago 09

.
Governador de Banco condenado

Um tribunal na Indonésia condenou Aulia Pohan, um antigo vice-governador do Banco Central da Indonésia, a quatro anos e meio na cadeia por aprovar pagamentos ilegais a políticos e ter facilitado na obrigação de fiscalizar a actividade financeira no País. O caso deu um escândalo ainda maior do que por si só justificaria porque a filha de Pohan é casada com o filho do presidente da república, Bambang Yudhoyono.
__

Paquistão concentra tropas

O Paquistão confirmou que estava a concentrar forças militares na zona tribal de South Wasiristan, em estado de prontidão para um a ofensiva contra Baithullah Mehsud, o reconhecido líder dos Talibãs paquistaneses.
__

Maoistas indianos ganham

Rebeldes maoistas indianos dizem ter “libertado” uma vasta área do Estado do Bengal Ocidental, conseguindo com essa acção dominarem as estruturas do poder, depois de, alegadamente, terem derrotado o governo local.
__

Londres queixa-se de Washington

O Governo de Londres apresentou queixa ao State Department de Washington por não ter sido consultado acerca dum acordo entre as autoridades dos dois países segundo o qual quatro antigos prisioneiros de Guantanamo terem sido enviados na qualidade de refugiados para as Bermudas, um território britânico. Milhares de bermudeses manifestaram-se demonstrando o seu desacordo com a decisão de aceitarem os homens, todos eles Uighurs da China Ocidental. Os Uighurs estiveram-se nas tintas para os protestos contra a sua situação e foram à pesca.

__

De Guantánamo para Itália

Sílvio Berlusconi comunicou a Barack Obama a concordância da Itália em acolher três prisioneiros de Guantánamo. O assunto já havia sido abordado numa reunião entre Berlusconi e Barack Obama, em Washington, quando o primeiro-ministro italiano fez esse oferecimento a Barack Obama.
__

Homens armados no Sul do Sudão saquearam um longo comboio de camiões das Nações Unidas que transportava auxílio alimentar. O objectivo deste ataque, no curso do qual algumas dezenas de polícias e militares foram assassinados, destinou-se a evitar que aquela ajuda pudesse chegar a um outro grupo da tribo Nuer. Muitas centenas de civis têm morrido nos combates entre diferentes grupos raciais.
__

On Roads: a hidden history
Por Joe Moran
Profile Books (Londres);288 págs.,14.99 libras.

Uma história apaixonante das estradas britânicas. Muito interessante e a propósito para portugueses lerem nestes momentos de três estradas Lisboa-Porto .Uma fascinante aventura a não ser perdida.

Sem comentários: