sábado, 25 de julho de 2009

«CONFIDENCIAL» de 25 Jul 09

Castelo de Carla de novo à venda

O belíssimo castelo da família de Carla Bruni, em Castagneto Po, Turim, foi vendido outra vez. O príncipe da Arábia Saudita Al Waled Al Saud, amigo de Sarkozy,comprara em Maio o lindíssimo castelo por 17,5 milhões de euros mas já o pôs à venda. Depois do castelo de Castagnetto, a primeira dama de França também quisvender a sua deliciosa “villa” em Cap Négre, no Var francês, onde Sarkozy e a namorada tiveram o seu primeiro ninho de amor, muito antes de se casarem. Recorde-se que Carla Bruni e a sua família não são ricos. São riquíssimos!

__

O drama da menina brincalhona

Seis jogadores da Premiere League inglesa de futebol viverão horas de ansiedade sem saberem se foram, ou não, contaminados por uma jovem e bonita “groupie” que acompanhava as estrelas das equipas de futebol nas suas folgas. Todos estes seis jogadores já se submeteram a testes do HIV e aguardam os resultados no maior secretismo, naturalmente, pois a revelação das identidades por um lado, e ser ou não seropositivo resulta no fim sumário da sua carreira. A menina entreteve-se com estes seis jogadores ao longo de diversos meses e todos eles, para quem os conhece e sabe da história, vivem dramas de verdadeiras bombas-relógio que só os resultados dissiparão. A tensão surgiu ao se saber que a menina brincalhona é sero-positiva.

__

Malaparte agente duplo

A Itália está espantada mas não restam dúvidas: Curzio Malaparte, o grande escritor que faleceu em 1957 com 55 anos de idade, foi agente secreto dos americanos a quem serviu nessa qualidade entre 1939 e 1947.A história é também revelada num livro a sair em breve (29 de Julho) e é confirmada na próxima edição da revista “Nova História Contemporânea”. Percy Winner, um correspondente da Associated Press, foi determinante na vida de Malaparte, mais do que o major Cummings, morto de repente por um ataque de paralisia infantil. O trabalho de jornalismo de Malaparte escondia actividade de informação para a embaixada estadounidense. A polícia fascista sabia e através do seu agente, o jornalista Camillo de Rittis, passava a Malaparte a desinformação que desejava que chegasse aos americanos. Malaparte, “o maldito toscano”, fascista da primeira hora, depois dissidente, jornalista sob o controle da polícia fascista, depois articulista do jornal socialista “Unitá” no pós-guerra, apanhado numa das últimas fotos de Palmiro Togliatti, era informador dos americanos, como se pode confirmar nos arquivos de Washington do Office of War Information. Grande escritor, Malaparte teve os defeitos todos dos chamados “jornalistas de sucesso”.É conhecida a denúncia de Aldo Borelli, o director que o “enviou” como correspondente do “Corriere de la Sera” na frente Leste e veio a descobrir que ele estava na maior em Capri.”Teve o descaramento de mandar dizer que estava a chover na Ucrânia”, lamentou-se Borelli. Também conheço alguns do mesmo jeito…só não chegaram a ser escritores e, muito menos, grandes escritores” como inegavelmente Malaparte sempre será.

__

Nuclear iraniano perde patrão

O chefe da Entidade da Energia Atómica iraniana, Golamhreza Aghazadeh, demitiu-se das suas importantes funções. A agência oficial ISNA revelou a notícia mas não fez comentários nem deu a entender quais os motivos que poderiam estar por detrás da inesperada e surpreendente decisão do director do instituto desde 1997, depois de ter sido ministro da Energia e vice-primeiro ministro nos anos 80. A demissão é efectiva a partir do próximo dia 1 de Agosto.

__

Klaus Barbie a nu

Muito interessante a entrevista de Marina Valensise a Jacques Vergés, o famoso advogado francês de traços orientais que ficou célebre ao defender os grandes criminosos políticos do século XX, entre os quais Klaus Barbie, autor de muitos madssacres por conta da polícia nazi Gestapo.Num determinado momento, Vergés falando da morte de Barbie, recorda que o visitou para se despedir na sua enfermaria, onde estava numa cama com uma bata de hospital. A dado momento, Barbie levantou a bata mostrando-lhe o sexo. Vergés disse”Que homem!”.Barbie abanou a cabeça como quem diz “já não serve para nada”. Nessa noite morreu.

__

LIVROS

“O vendedor de sonhos”-O chamamento
De Augusto Cury
Adaptação de Livros D’hoje(Lisboa),300 Págs.
Uma história que pode fazer chorar, rir e mudar de vida

Sem comentários: