domingo, 30 de agosto de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 30 Ago 09

.
Religião nos campos

Há por aí uns espíritos incomodados pela imposição da FIFA em proibir nos estádios celebrações festivas com raízes religiosas. A fúria cresceu mesmo quando o Sr. Blatter veio publicamente defender essa disposição. Compreendo que a Igreja Católica gostasse de ver os brasileiros em particular e os latinos em geral a fazerem o sinal da cruz ou a mostrarem o rosto de Jesus numa camisola interior, como já sucede com frequência nos campos de futebol por esse mundo fora. Mas as pessoas que estão contra a posição da FIFA têm também de compreender a organização máxima do futebol mundial e o sr. Blatter. Ora façam o favor de imaginar uma equipa israelita a dar marradinhas nos postes das balizas depois dum golo. E pensem no que seria equipas islâmicas prostradas no solo, de joelhos, de rabinho para o ar, a celebrarem um golo. E, já agora, façam uma ideia de equipas católicas, da Irlanda ou do Sul da Europa, do Brasil, México ou da Colômbia, a dar três voltas ao campo de joelhos para cumprirem uma promessa feita se ganhassem nos penaltis! Nem lhes lembro o espírito amistoso e cívico de que os estádios se poderiam revestir, com adeptos e claques a saudarem-se uns aos outros. Por alguma coisa as colectividades de recreio nos nossos bairros sempre disseram nos estatutos que eram apolíticas e arreligiosas. Para que coubessem todos e se dessem bem! Querer o contrário, agora!? Só o W.Bush que ainda não deve ter percebido o que é um sunita e um xiita, desconfia muito dos católicos e não faz ideia do que é um golo!

__

Oh, Pereira!

O Sr. Vítor Pereira merece ter uma sua imagenzinha luminosa que a gente possa comprar para pôr nas mesinhas de cabeceira. Porquê?! Porque explicou a expulsão do Vukcevic na primeira mão do Sporting - Fiorentina com justificações idiotas e supostamente religiosas. Disse ele que o húngaro que veio cá roubar o Sporting expulsou o montenegrino por este ter comemorado o seu golo tirando a camisola e ficando em tronco nu, o que poderia chocar alguém cuja religião impedisse de ver um corpo despido. E eu que pensava que era para não atrasar o reatar dos encontros, não fazer que haja longos períodos de compensação, para não quebrar o ímpeto da reacção adversária! Sobretudo quando não havia substituições e os jogos tinham 90 minutos. Não, senhor! Afinal, garante o Pereira, é para não chocar os seguidores de Alá! Por amor de Deus!

__

Futebol de 9?!

Agradecia que alguém da Liga me dissesse se o FCPorto e o SLBenfica vão ficar até ao fim do campeonato a defrontarem equipas de 9 jogadores. Nove, ou menos, se estiverem a perder e não conseguirem dar a volta aos resultados! Estou em crer que nem Porto nem Benfica precisam que lhes façam estes favores. Além de parecer mal, penso que o público merece espectáculos de futebol ao nível do dinheiro que paga por um bilhete, o qual lhe confere o direito de assistir a um jogo inteiro, entre equipas de 11 jogadores de cada lado. Claro que acredito que os colegas dos árbitros dos jogos de Guimarães e do Porto, que fizeram o favor de estragar dois bons jogos, oportunamente receberão instruções para compensarem o Nacional da Madeira e o Vitória de Guimarães da necessidade de os sacrificar na segunda jornada da Liga. Mas mesmo assim!

__

Raul e outras encomendas

Parece que o Raul não tem descanso com os novos reforços no balneário do Real Madrid.O Raul já fizera o que podia para dar cabo do “Ronaldo, o Fenómeno”, depois deu cabo do Van Nilsteroy, ajudou a enterrar o Zidane e não descansou enquanto não despachou o Robinho e se viu livre de Carlos Queiroz e José Peseiro, na secção de treinadores. Agora, ao que me dizem fontes da maior confiança, o avançado não descansa enquanto não correr com o nosso Cristiano Ronaldo. Não foi por acaso que Luís Aragonês, e depois Vicente Del Bosque, puseram o Raulzinho com dono, longe da selecção que viria a sagrar-se, brilhantemente, campeã da Europa. O mérito do CR9 é incontestável. Mais cedo ou mais tarde ele vai resolver este caso que já lhe terá causado muita saudade do ambiente que deixou em Manchester. E com uns estaferminhos a ajudarem na Federação Portuguesa de Futebol,o nosso Ronaldo não pode andar feliz. Mas esperem um bocadinho, que ele à volta cá vos espera! Digo eu!

__

Lisandro na maior!

Deixem-me recordar uma saudade da nossa Liga que está a semear sucesso e beleza em França, na dianteira do heptacampeão Olympique de Lyon: Lisandro Lopez! Aquele rapaz que até houve uma menina que ele não conheceu que disse ter passado lá por baixo! Dizia-me ele, a propósito, com aquela graça portenha : podem não chamar muito a atenção, mas não dar por elas e ainda por cima serem da TV, é difícil, por amor de Deus!Pois esta semana Lisandro marcou um “hat trick” na segunda mão da eliminatória com o Anderlecht.3 a 1, todos eles golos de Lisandro Lopez, que promete mais no futuro. Os belgas lá marcaram um golo de penalti, para apaziguar os seus adeptos que não pouparam a equipa, ainda por cima a jogar em casa!

__

Rachão na estrada de Damasco

Os nossos treinadores andam por todo o mundo, com mais ou menos êxito. Vejam só o nosso Rachão, que já amealhou algumas divisas no Koweit, depois na Líbia e, agora, já faz a estrada de Damasco a caminho dos campeonatos da Síria! E isto tudo sem uma cervejinha…Quem o viu aos pontapés ao saco do massagista no banco do Desportivo das Aves e quem o vê hoje em dia!

«24 horas» de 30 de Agosto de 2009

Sem comentários: