domingo, 27 de dezembro de 2009

«Faca na Liga» de 27 Dez 09

O orgulho de ganhar à Naval

O Sporting está mesmo mal, oxalá o menino Jesus lhe ponha as melhoras na chaminé! Não é por mais nada, mas ter um técnico novo, contente por finalmente ter ganho um jogo, por uma bola a zero, à Naval Primeiro de Maio da Figueira da Foz, diz tudo o que há a dizer quanto ao estado geral dos leões. Principalmente se Carlos Carvalhal não se coibir, como não se coibiu, de exortar os associados do Sporting a festejarem o momento do antigo clube histórico do futebol português. “Tenho a certeza que os sportinguistas estão orgulhosos”, disse o técnico dos leões que esta época já fora despedido do Marítimo da Madeira. Realmente, ter mais empates que vitórias e já ter perdido com quem menos se espera deve dar um grande orgulho! Por isso é que à histórica vitória na Figueira, por 1-0 assistiu uma multidão de 2800 pessoas, não contando os borlistas e penduras.

Saleiro sob observação

Alguns clubes e agentes europeus continuam a dar atenção a certos jogadores dos campeonatos portugueses. Um deles, entre os mais observados do segundo escalão, é o sportinguista Carlos Saleiro, antigo jogador do Fátima, que parece ter agarrado a titularidade com Carvalhal e que no último desafio antes do Natal, frente ao Naval 1.º de Maio, marcou o único golo da partida e é visto como um excelente asa para Liedson. Saleiro foi visto por observadores do Valladolid, Sochaux, Paris Saint Germain e Wolverhampton, Lá vai o Sporting abichar mais uns tostões.

Carvalhal e Sporting “assaltam” Marítimo

Carlos Carvalhal, o novo treinador do Sporting, parece estar não só a querer ajudar o seu novo clube que treinará, pelo menos, até ao final deste ano, como tenta, por outro lado, vingar-se do Marítimo que o despediu à papo seco ao fim de escassas semanas de campeonato e sem acautelar a sua substituição, acabando, em boa hora, por escolher Michel Van Der Gaag. Pois Carvalhal, agora, lidera o assalto dos leões aos insulares, procurando “roubar-lhes” Babá e Djalma, dois avançados que Carvalhal quer.

Grande David Luís

David Luís é um puto de caracolinhos que faz parte do núcleo dos melhores do Benfica, juntamente com Luisão, Ramires, Javi Garcia e Saviola e Di Maria. Com uma diferença: é um central fabuloso, seguro e correcto a defender e inteligente a jogar e a falar fora do campo. As previsões para o último Benfica-Porto é que a arbitragem iria ser cirúrgica para afastar David Luís do esteio do Benfica, para mais num jogo tão difícil e intenso como foi a partida contra o Porto. Uma vez mais David Luís fez um jogo fabuloso, defendendo, apoiando o ataque, e fazendo a assistência, entre outras diagonais, para o único golo do Benfica, o golo da vitória. Mas a verdade é que cometeu uma única falta, fortuita e viu logo um cartão amarelo. Pois, agora digam lá que não há bruxas! Mas nessa ocasião como numa “flass-interview” David Luís disse ser importante ter a cabeça fria e ser inteligente. Dá gosto ver um miúdo de 21 anos, que joga como ele, a falar assim…

Solidários com Pepe

Bonito ver uma equipa com jogadores capazes de serem solidários com um colega a quem a vida corre mal. Foi o que nos foi dado ver com o Real Madrid cujos jogadores, entre os quais Cristiano Ronaldo, se apresentaram com uma camisola branca sobre o equipamento que dizia, no peito e a letras gordas, ”Ânimo Pepe”. Cá também é capaz de haver isso, mas os clubes é que pensam noutras coisas e não estão para ai virados. Tal como os gestores dos bancos, os directores desportivos são tão bons que só pensam e falam em competitividade. Por isso é que estão falidos e ganham alguma coisa que se vê quando o rei faz anos. A propósito de Pepe: já dobra o joelho!

Mourinho vai armar-se em Durão

Mas não vai ser fácil, por muito que o Special One veja o jogo com naturalidade. Mas como não tem pêlos no coração e o seu profissionalismo se não confunde com sentimentos, o popular treinador português vai ver-se aflito em Londres quando tiver que fazer tudo para ganhar, com a sua equipa de velhos, à sua antiga equipa, dos seus antigos jogadores, do seu antigo clube, no seu antigo estádio, perante os seus antigos adeptos. Mister, não se arme em duro! Aquilo vai custar para caraças…

«24 horas» de 27 de Dezembro de 2009

1 comentário:

A. João Soares disse...

Caro Joaquim Letria, comentadores e visitantes deste espaço de lucidez

A blogosfera não se resume a troca de ideias e de opiniões, mas também é um veículo de comunicação e de troca de afectos e votos amigos de um futuro melhor, de bons auspícios para 2010. Não se pode passar esta fronteira entre os dois anos sem manifestarmos o nosso desejo, a nossa esperança que a área em que entramos nos traga mais felicidade, para o nosso pequeno grupo, para os nossos compatriotas e para todos os seres viventes. Felicidades para todo o Mundo, depois desta migração para 2010.

Abraços
João