domingo, 13 de dezembro de 2009

«Faca na Liga» de 13 Dez 09

.
As lições de Master To

Henrique Calixto, o treinador português do campeão do Vietnam e seleccionador nacional da nação vietnamita demorou algum tempo, criou algum “suspense” mas não esteve com meias medidas ao afastar dos convocados algumas estrelas que já não vão participar nos sonhos dos Jogos do Sueste Asiático. Henrique Calixto, carinhosamente tratado por “Master To”, reuniu-se com a equipa à porta fechada e, depois de falar muito a sério com alguns jogadores, deu uma lição de vida a Cao Cuong, o central que é uma das vedetas nacionais, riscando o seu nome da lista dos convocados. Cuong, que é a espinha dorsal do Danang Club, jogara brilhantemente contra a Coreia do Sul, mas isso não bastou para evitar o castigo do treinador português. Cuong faltou a diversos treinos e foi visto na vida nocturna de Danang e Saigão. Calixto não hesitou e transformou o popular jogador num exemplo. O médio Van Khai, outro esteio da selecção, foi igualmente afastado. ”Não sei se o meu contrato será renovado, mas quero dar oportunidade aos jovens que merecem,” explicou o popular técnico português que também tem tido o maior sucesso com o Dong Tam Long Han, o clube do sul que orienta. ”Tenho de dar a oportunidade aos mais novos porque são o futuro. No futebol não há lugar para sentimentalismos. Os que ficam de fora são tão bons como os outros. Mas tenho de obedecer às regras da vida. Os escolhidos são o futuro da selecção nacional”.

O Manuel José do Extremo Oriente

Limitados na sua estreita vidinha nacional, agitados por ciúmes, invejas e frustrações, os portugueses, na sua maioria, não têm a noção dos grandes espaços nem da qualidade de vida que se aufere noutros pontos do globo onde, felizmente, há sempre compatriotas nossos para tal comprovar. Henrique Calixto goza da maior popularidade no Vietnam, país de 86 milhões de habitantes com cidades de grande sofisticação como Hanoi, Hue e Saigão que demonstram a sua cultura milenar. A popularidade de Calixto no extremo oriente faz lembrar a de Manuel José no Médio Oriente e em África. De tal modo que o seleccionador inglês da Tailândia, Steve Darby, diz que para o Vietnam é Calixto que faz toda a diferença. ”É um treinador com longa experiência e um conhecimento profundo do futebol vietnamita, conhecendo bem todo o futebol do Oriente”.

Varela a subir

Varela, o jovem atacante do FC Porto que o Sporting não quis e deitou fora, está a subir de forma de semana para semana, tem tido exibições excelentes e conseguiu já salvar a sua equipa de resultados piores, apesar de ainda não ter recuperado 100 por cento da lesão que o afectou no princípio da época. Varela está motivado pela Champions mas, sobretudo, ainda que o não confesse, pela possibilidade de ser convocado para o Mundial da África do Sul. Silvestre Varela, o leãozinho que não prestava para o Sporting, vai dar muito que falar.

Os 6 meses de Bettencourt

José Eduardo Bettencourt já é presidente do Sporting há 6 meses. Tem uma única vitória: atingir a meta dos 100 mil sócios, apesar de a maioria destes não pôr os pés em Alvalade, desagradado pelo futebol que a equipa pratica, mesmo depois da saída de Paulo Bento, o treinador que Bettencourt apelidava de “Forever”, quatro meses antes de ser despachado “por falta de condições”. A nomeação de Sá Pinto para substituir Pedro Barbosa foi uma homenagem de Bettencourt a Paulo Bento.

As raízes é que são curtas

O relvado de Alvalade parece, às vezes, um campo de cebolas, mesmo na opinião de muitos jogadores do Sporting ali obrigados a jogarem. Dizem uns que a relva nunca prestou, dizem outros que é por causa dos concertos, queixam-se muitos da manutenção. Parece agora ter-se descoberto a principal causa para tão mau relvado. Dizem os silvicultores e outros especialistas que o problema reside nas raízes serem curtas demais, pelo que agora vão proceder a um novo tratamento. Cá estaremos para ver os resultados. Entretanto, rapazes, cuidado com os entorses.

Parabéns e as melhoras!

O Vitória de Setúbal merece os parabéns pelo seu 99.º aniversário. Para o ano, o popular clube de Setúbal, que já foi um dos grandes do panorama futebolístico nacional, completará um século, o que acontece com poucos e é bonito. Mas para além de darmos os parabéns temos de lhe desejar as melhoras – não pela fortuita derrota com o Sporting – mas por muitos dos seus sócios e adeptos terem sido atingidos por uma intoxicação alimentar que assinalou o jantar comemorativo, servido pela empresa de catering TIAS.
A classe de Van Der Gaag

A gente sabe que Van Der Gaag não foi educado em nenhuma C+S de Portugal. Mas nota-se! Ao falar das lesões no Marítimo e no jogo que ia disputar, e sem que ninguém tal esperasse, o jovem holandês disse: ”Quero, em meu nome pessoal, no da equipa técnica e do plantel do Marítimo, desejar todo o sucesso para um colega que está a travar o mais importante jogo da sua vida. Estou a falar do Manuel Machado, pois queremos que volte o mais rápido possível. Queria também deixar uma palavra de fé e de confiança para a família neste momento tão difícil, pois este jogo o Manuel Machado tem de vencer.”Vocês viram por aí outro treinador ou dirigente falar como o Van Der Gaag? Pois é, as C+S fazem muita diferença…
«24 horas»

Sem comentários: