domingo, 20 de dezembro de 2009

«Faca na Liga» de 20 Dez 09

.
Futre é que sabe!

O nosso antigo e saudoso craque Paulo Futre é que sabe! Ainda no activo, sempre atento ao mundo do futebol e a trabalhar em Madrid onde é uma saudade do Atlético de Madrid, o nosso virtuoso extremo esquerdino, autor de algumas das melhores jogadas individuais do FC Porto, Benfica e Sporting, não deixa de recomendar que se tenha mais cuidado com a inclusão de estrangeiros na selecção nacional, onde já há três brasileiros naturalizados portugueses. Futre sabe o que diz ao afirmar que “daqui a 10 anos talvez não haja um português dentro da selecção, caso se continue com esta política”.Paulo Futre entende que tem de haver um limite,”seja de 3 ou de 4 jogadores”,apelando à Federação Portuguesa de Futebol para impor essa restrição. A viver em Madrid, Futre teme a “descaracterização da selecção”.Diz ele, com receio, que a continuarmos assim, “daqui a 10 anos talvez não haja um português de origem na selecção”.

Os dramas do Sporting

A vitória da União de Leiria em Alvalade mostra bem o estado a que o Sporting chegou. Carvalhal, o substituto de Paulo Bento, bem faz gestos dramáticos no banco, durante os jogos, mas não é por aí que os leõezinhos ficam melhores, bem pelo contrário, confundidos com as saudades da sinalética de Paulo Bento, o histrionismo de Carvalhal e a tragédia que Sá Pinto traz aos ombros, como o Ricardo III, que nem o Al Pacino seria capaz de interpretar melhor. Digamos que o agressor de Artur Jorge também tem boas razões para trazer aquelas preocupações às costas, se pensarmos que desde que ele é o director do futebol do Sporting e o Carvalhal o técnico principal, o Sporting ganhou aos Pescadores da Caparica e ao Vitória de Setúbal, o que é muito poucochinho para quem nos últimos 20 anos conseguiu ser campeão uma vez .

Bettencourt promete que se farta!

José Eduardo Bettencourt, o presidente do Sporting que sucedeu a Soares Franco, Dias da Cunha e José Roquette, originário da banca ibérica, agora de licença no Santander, não pára. Não há casa do Sporting que ele não visite, não há núcleo a quem não discurse, não há sportinguismo que fique por ser visitado, tarefa difícil se pensarmos nas figuras que a equipa e os técnicos “forever” que ele tem arranjado andam a fazer. Depois das casas do Sporting de Norte a Sul do País, Bettencourt passou a transatlântico, visitando agora os sportinguistas da América do Norte, onde o entusiasmo não é menor, apesar do desânimo com que lhes acenam de Lisboa. Talvez para combater esse estado de espírito, Bettencourt não esteve com meias medidas e parecia meio Santana Lopes, meio Sócrates:”O Sporting vai gastar o que for preciso para se reforçar o necessário que o devolva às vitórias e aos triunfos”.Nem mais! Com o dólar a descer e Portugal sem dinheiro para mandar cantar um cego, vamos ver as promessas do homem como se concretizam!

Benfica espiritual

Desde que é guiado por Jesus que o glorioso SLB está cada vez mais espiritual. Não são apenas as graças, as anedotas e a fé mas é também a superstição, a crença e o valor atribuído ao actual treinador dos encarnados. Por isso, não deixou de causar surpresa a contratação de Alain Kardec para novo ponta de lança do glorioso, pois Alain Kardec, como se sabe, é o nome dum velho teórico e praticante do espiritismo, actividade muito considerada e praticada no Brasil, donde provém este novo reforço. O jovem brasileiro foi formado no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, e jogou no campeonato gaúcho, no que faz lembrar Mário Jardel nos seus bons tempos, com idêntica proveniência. Até no modo de jogar. Kardec é tão parado que lhe chamam “O Tronco”, no que não difere muito de Cardozo. Lá terão o Maxi Pereira e o Schaffer que acertarem no reforço para fazerem tabela e…gooolo! Com mesa de pé de galo Kardec não jogará, mas pode ser que contribua para o “tronco da viúva”!

Machado substituído

Manuel Machado, o treinador do Nacional da Madeira ainda a recuperar duma grave infecção abdominal provocada por uma cirurgia mal executada foi agora substituído, dado o seu estado de saúde e o tempo previsto para o seu completo restabelecimento. Para o seu lugar foi escolhido o sérvio Pedrag Jokanovic, que já treinara o Nacional durante dois anos e que agora se ocupava das equipas das camadas jovens do “Nacional”.Seu adjunto ficará, temporariamente, o técnico José Augusto, que era adjunto de Manuel Machado a quem substituiu nos jogos disputados na Liga e na Liga Europa, onde o Nacional fez uma brilhante figura. Jokanovic desejo as melhoras rápidas de Machado e recordou que pertence aos quadros do clube, pelo que o Nacional “fica a jogar em casa”…
-
«24 horas»

1 comentário:

Pisca disse...

Caro Joaquim Letria
Não tem a ver com o que escreveu, mas lembrei-me de uma coisa que "escrevinhei" no meu abandonado Blogue há algum tempo, porque fala de gente que conheceu e muito bem, aqui vai o link

http://bloguedopisca.blogspot.com/2007/09/bons-comeos.html