domingo, 29 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 29 Nov 09

.
Os nossos juízes são um espectáculo!

Os espiões internacionais que vêm a Portugal observar os jogos de futebol dos diferentes escalões para aconselharem jogadores e técnicos ou venderem artistas deste fabuloso espectáculo estão a ficar fascinados com as arbitragens e começam a organizar-se no sentido de proporem à FIFA e UEFA uma competição só para árbitros e bandeirinhas, sujeitos a pontuação, classificação e campeonatos de juízes. Os “olheiros” ficaram rendidos a Nuno Santos, o árbitro do Algarve com grande criatividade para assinalar penaltis às equipas de que não gosta. Os observadores chegaram mesmo a ponderar a hipótese de se contratar em permanência a equipa do Atlético Clube de Portugal, clube que o árbitro algarvio distingue particularmente com a sua preferência prejudicial, segundo declarações de dirigentes, técnicos, jogadores e público em geral. Mas se os anglo-saxónicos preferem Nuno Santos, os italianos em particular e os observadores do sul da Europa, em geral, preferem João Capela, o árbitro que depois de fazer asneira da grossa foge apressadamente e sob forte protecção policial. Espanhóis, italianos e franceses forneceram imagens de Capela a fugir de Matosinhos aos turcos e aos gregos, mas estes confessam não terem maneira de concorrerem com o português. Quem é capaz de marcar penaltis que ninguém viu e expulsar jogadores e treinadores só porque sim e dar a volta ao resultado? Alguns dos olheiros garantem que só Santos pode concorrer com Capela, mas os ingleses juram que a peça fundamental é Vítor Pereira. Apressam-se a sugerir a contratação do patrão dos árbitros, com receio de que possa ser convidado para o circo Chen ou para o Cardinali,onde faria um sucesso com a sua “fiesta-ballet”.

Pereira a Fátima, de joelhos, já!

Luís Albuquerque, o presidente do Fátima, pretende, sem resultado, uma reunião com a Comissão de Arbitragem da Liga para ver se percebe se há critério pás as nomeações e, se há, qual é! O dirigente do Fátima esclarece que “não são as exibições dos árbitros que estão em causa, mas tentar saber a razão de em 12 jogos não termos recebido nenhum dos 10 árbitros primeiro classificados, porque razão recebemos três vezes o mesmo árbitro e perceber se o Fátima serve para ensaios e experiências da Comissão de Arbitragem. Já agora, Luís Albuquerque gostaria de perceber a expulsão do treinador Rui Vitória, num jogo contra o Trofense, o que obrigou o técnico a ficar 10 dias de castigo. Vitor Pereira ainda não teve tempo para responder ao presidente do clube ou, sem querer ser injusto, pode não ter dado por essa legítima pretensão.

Atenção aos pormenores!

Recordo-me que na BBC e na antiga Emissora Nacional ensinavam os profissionais a tomarem cuidados e a seguirem certos pormenores que podiam ser tomados por normas para bem desempenharem a profissão e não enganarem, ou prejudicarem, os ouvintes ou os espectadores. Assim, por exemplo, quando houve o 25 de Abril, os locutores, leitores de notícias e jornalistas da BBC ligavam para a secção portuguesa da BBC para que lhes disséssemos a pronúncia correcta de Spínola, para que eles não pronunciassem Spínola, com acento no o aberto, como o de Lola... Imagino que ali não seria possível dizer asneiras, ou pelo menos era difícil, como aquele jovem da RTPN que diz Almodovár (!) e “fétedaiver”do francês fait divers…Pois numa estação de TV ouvi eu a descrição da “fé e religiosidade” de Kurban Berdiev, o treinador do Rubin Kazan, que por duas vezes surpreendeu o Barcelona. Esta crença do treinador ficava a dever-se à interpretação do relator e comentador que achava que as Beads Tasbee, que Berdiev rola entre os dedos, seria o equivalente a um rosário católico. Pois não é! É um “entretém”, algo para distrair e aliviar a tensão, melhor do que uma pastilha elástica. Além de entreterem, as Beads Tasbee perfumam, porque as suas contas são de sândalo. É tão fácil não dizer disparates! Dá o mesmo trabalho do que dizer. É só ligar aos pormenores e não ter vergonha de perguntar…

Traumatologista condena médicos da selecção

O traumatologista espanhol Pedro Ripoll criticou vivamente quem clinicamente permitiu que Cristiano Ronaldo jogasse aqueles 17 minutos contra a Hungria, agravando seriamente a lesão que sofreu no jogo do Real Madrid.”Ter forçado Cristiano Ronaldo a jogar naquelas condições foi da maior imprudência e agora não podem ter precipitações. É fundamental deixarem-se de pressões, pois de outro modo podem criar, irresponsavelmente, um grave problema. E para o jogador português o famoso médico diz que “o que ele tem a fazer é ter calma, estar tranquilo e ter muita paciência para poder recuperar totalmente”.

Cáceres em coma

Fernando Cáceres, o internacional argentino que depois de jogar no River Plate, no Boca Júnior e no Independiente, jogou anos em Espanha no Saragoça,no Valência e no Celta de Vigo. Cáceres jogava na equipa galega, de Vigo, quando esta venceu o Benfica por 7 a zero. Em Buenos Aires, Fernando Cáceres foi atingido a tiro num olho, por um jovem de 15 anos que quis roubar-lhe o carro. O antigo jogador, titular da selecção argentina, teve uma longa visita de Diego Maradona e do antigo avançado Beto Acosta, com quem jogou na selecção albi-celeste. O jogador encontra-se em coma, ajudado a respirar artificialmente. O prognóstico é muito reservado.

Caldas em Angola

António Caldas, o treinador que durante longas épocas esteve ao serviço do Sporting de Braga, conseguindo neste tempo o apuramento do clube minhoto para a Taça Intertoto, acertou em Angola os pormenores do contrato que assina com o Benfica de Huambo, clube que irá dirigir no curso do Girabola, o campeonato daquela antiga colónia portuguesa na costa ocidental de África.

«24 horas» de 29 de Novembro de 2009

Sem comentários: