domingo, 22 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 22 Nov 09

.
Os “senhoritos” do futebol peninsular

O futebol peninsular está a ficar cheio de senhoritos. Em Barcelona é o Joan Laporta, de quem a Espanha inteira se ri, a começar pelos seus próprios jogadores. Cá, é o antigo bancário José Eduardo Bettencourt, que não sabe se há-de acertar o passo, dar corda ao relógio ou apertar os atacadores com os seus brilhantes “forevers”, em inglês técnico, que fizeram perder a mais pequena serenidade ao pobre do Paulo Bento, visto a fugir para parte incerta. Por seu turno, Laporta garante que o Barça é mais do que um clube, é “uma plenitude nacional”, que sonha e ajuda a sonhar com a independência da Catalunha. Até aqui, tudo bem. Mas depois da independência, o Barça vai disputar o título de campeão da Catalunha, jogando na primeira divisão catalã com o Espanyol, o Sabadell, o Badalona, o Girona e o Granollers!? E o que fazem aos adeptos de Cádiz, Ceuta, Ponferrada ou Badajoz!? Já agora, deixem-me imaginar o Messi a fingir que é o Maradona da Nova Creu Alta!

O Herri Batasuna de Alvalade

É de recear que Bettencourt possa contratar o Rumsfelt, não para treinar o Sporting nem dirigir a secção, mas para combater o terrorismo. O presidente leonino anunciou ter já identificado o Herri Batasuna de Alvalade e deu a saber que antes de recuperar os pontos perdidos, o Sporting vai “combater o terrorismo!”O bem amado e grande líder dos verdes garantiu aos microfones da Rádio do Estado que “são uma minoria de cretinos financiada e apoiada por pessoas que não sei quem são. A polícia sabe quem são e estão identificados”.O presidente leonino, que contou já com o apoio da companhia de intervenção da PSP e suas balas de borracha amestradas, atiradas com muito amor e carinho para derrubar seus consócios, acrescentou ainda querer expulsar de sócios “esses cretinos”.O presidente, com a experiência do banco que trocou pela SAD, vai sentar-se no banco de suplentes para ter uma perspectiva mais clara do terreno.”Se acharem que isto é democracia, corro com eles do Sporting”, disse ainda aos microfones da RDP.

O “Kennedy do Barcelona”

Joan Laporta não dorme descansado desde que um jornalista inglês lhe chamou “o Kennedy do barcelonismo! ”Dizem os próprios catalães que “onde ele põe os olhos, entorna veneno”! Laporta olha como um monge budista e dispara como um atirador do Kosovo. Beija sem pudor a Samuel Etoo e, dois dias depois, assina a sua venda para o Inter. Quando for crescido quer ser como Pep Guardiola.

Espionagem desenfreada

O futebol português é pobre e mal agradecido, de maneira que muitos observadores estrangeiros investigam as possibilidades de aqui encontrarem técnicos e jogadores interessantes que possam ser vendidos lá fora. De muitos destes olheiros, sabe-se, pois chegam a pedir ingressos e lugares vip para as suas missões de “espionagem”, mas muitos outros há que não dão sinal, comprando o seu bilhete e não se fazendo anunciar, para verem os atletas que mais desejam do discreto conforto da sua “clandestinidade”, de onde observam tudo o que lhes interessa, falando com quem muito bem entendem. Só para fazerem uma ideia mais aproximada do que estou a falar, as equipas do Vitória de Setúbal e do Olhanense têm sido acompanhadas por “espiões” do Osasuna, Huelva e Jerez (Espanha) do Heerenveen (Holanda) Portsmouth(Inglaterra)e Celtic (Escócia). ”Olheiros” do Porto, Sporting, Académica e Braga têm, nas últimas semanas, prestado a maior atenção a estas duas equipas,onde jogam jovens atletas de grande potencial. Rui Caçador, da equipa técnica da Federação, observa também os elementos mais jovens destas duas equipas que possam ser chamados a integrarem as selecções mais jovens.

Van Der Gaag e Villas Boas a darem cartas!

Quem foi que falou em primeiro lugar para elogiar Mitchell Van Der Gaag, o antigo defesa do Marítimo, de 31 anos de idade, que é o treinador mais jovem da Liga Sagres e que estava a treinar a equipa B dos funchalenses quando o seu presidente mandou embora o Carlos Carvalhal e teve de o ir buscar para treinar a primeira categoria? Pois claro, foi aqui o Faca na Liga, que falou deste e do André Villas Boas, de 32 anos de idade! De um e de outro vão ouvir falar muito. Mas principalmente do Van der Gaag. Vai uma apostinha? O Marítimo já empatou com o Benfica e o Sporting e ganhou ao Porto. Vamos ver as coisas que este excelente jogador, em quem parece ninguém ter reparado, vai fazer como treinador. Para já em Portugal, depois logo se vê. E o Villas Boas, se não se meter no vespeiro de Alvalade também ninguém o vai parar!

Matias Fernandez: real classe!

Matias Fernandez é um excelente jogador de futebol em qualquer parte do mundo. No meio daquele naufrágio do Sporting o chileno não pode deixar de dar nas vistas, não só pela qualidade do futebol que pratica, com grande virtuosismo e inteligência, mas também porque mostra ser daqueles jogadores que sabe o que anda lá dentro a fazer.Com o Rio Ave foi soberbo, apesar de nos outros dois jogos anteriores ter igualmente celebrado a marcação de golos preciosos e de grande importância para o clube, não deixando, nem por um minuto, de jogar para o colectivo. A finta primorosa com que sentou Fábio Faria e o modo consistente como recuperou bolas e pensou saídas organizadas para mostrar o seu fabuloso trato de bola não se encontra facilmente. É o jogador do Sporting com verdadeira classe.

«24 horas» de 22 Nov 09

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Se não fosse o futebol a actividade intelectual em Portugal parava.