domingo, 8 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 8 Nov 09

.
Beckham de volta

O administrador-delegado do AC Milan, Adriano Galliani, confirmou o regresso de David Beckham aos rubro-negros já neste mercado de Inverno, “depois da esplêndida experiência da época passada” oficializou o braço direito de Berlusconi e patrão do seu grande clube lombardo. Beckham, que joga desde 2007 no Los Angeles Galaxy, onde ingressou logo que abandonou a galáctica equipa do Real Madrid, repetirá a experiência “para não perder o contacto com o futebol europeu”, segundo ele próprio justifica.Galliani está certo de que Beckham, com este semestre jogado em Itália, conseguirá integrar a equipa de Fábio Capello e representar a selecção inglesa no próximo campeonato do Mundo que será disputado na África do Sul, graças à forma conseguida e à exposição conquistada com os jogos disputados em Itália.

Cruiyff seleccionador da Catalunha

Johan Cruiyff vai ser o seleccionador da Catalunha sem cobrar um único cêntimo, situação rara para as duas partes geralmente consideradas e reciprocamente acusadas de serem “peseteras”.Todavia, Cruiyff estabelecerá protocolos de cooperação entre a sua fundação e a Federação de Futebol da Catalunha, que ninguém reconhece – nem a UEFA nem a FIFA e muito menos a sua congénere espanhola, a autêntica, a de Madrid.Há 13 anos que Cruiyff se afastou do futebol, depois de despedido pelo seu Barca, onde criara uma verdadeira “Dream Team”, há 13 anos. Porém, Cruiyff continua a viver na Catalunha e deu um nome catalão ao seu filho Jordi. A selecção catalã, treinada por Cruiyff, só poderá disputar jogos particulares, calculando-se que o primeiro possa vir a ser disputado em 22 ou 23 de Dezembro próximo.

A dramática semana do Atlético de Quique

Depois de empatar com o Chelsea na passada terça-feira, em busca da possibilidade de subir ao segundo lugar do grupo da Champions onde joga também o FC Porto, caso os dragões tropeçassem, o Atlético de Madrid de Quique Flores disputa hoje com o Real o grande derbi de Madrid. O antigo treinador do Benfica tomou conta dos “colchoneros” quando estes já estavam com os pés para a cova, a disputarem a liga espanhola na zona de despromoção e goleados pelo Chelsea em Stamford Bridge, para a Liga dos Campeões Europeus, apesar do Atlético estar recheado de grandes jogadores mundiais, entre os quais Aguero, o genro de Maradona e o português Simão Sabrosa. Quique Flores fez um dramático apelo aos adeptos do Atlético para que apoiem a equipa nas partidas no “Manzanares” e nos jogos fora. É o “tudo ou nada”, mas os “hinchas” estão fartos e com boas razões para não aturarem mais tempo maus dirigentes e treinadores sonhadores.

Parte interessada!

Por ordem do tribunal foram postos à venda os direitos de superfície do Estádio do Bonfim, por 16,9 milhões de euros, pela força da execução de uma penhora à empresa “Ventos de Negócio”, do grupo “Pluripar”. A direcção do Vitória não reage, apesar da ordem judicial dizer respeito ao seu estádio, mas a equipa directiva dos sadinos explica que “não é parte interessada”.Quem comprar os direitos que o tribunal pôs à venda, terá de continuar a pagar os 750 mil euros anuais ao Vitória de Setúbal, uma vez que muda o titular mas mantém-se a obrigação. Ainda vai ser com esta justiça que se salva a nossa economia…

Fulham quer defesas de Portimão

Em Portimão não há só razoáveis sardinhas. Também parece haver dois defesas de futebol, da equipa do Portimonense, que os ingleses do Fulham observam com apetite. São eles Ruben Fernandes, formado no Portimonense, e João Pedro, cedido pelo FC Porto ao clube da Praia da Rocha. Observadores dos ingleses têm assistido a jogos do clube algarvio para avaliarem as capacidades e o valor dos dois defesas. Admite-se que, em breve, possa surgir uma manifestação de interesse nesta dupla de jogadores portugueses, muito habituada a jogar em parelha.

O estertor do Beira Mar

Reina grande preocupação no plantel do Beira Mar de Aveiro por causa do futuro sombrio que domina todo o clube.Com três meses de salário em atraso, os jogadores do último clube onde Eusébio jogou futebol em Portugal têm dado verdadeiras lições de profissionalismo, ao treinarem com afinco e jogarem com a maior determinação. Se alguns jogadores podem ter esperanças de ingressar noutros clubes, muitos há que não terão condições de prosseguir a carreira ainda esta época. Referi-me nesta página, na semana passada, ao dramático estertor do Beira Mar e às dores de alguns dos seus adeptos angustiados, revoltados com a possibilidade de demolição do estádio que Guterres mandou construir por 40 milhões, a seguir à Expo. Muitos escreveram-me, o que agradeço, e guardo o comovente vídeo que me enviaram sobre as alegrias e tristezas daquele estádio.

«24 horas» de 8 de Novembro de 2009

Sem comentários: