domingo, 15 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 15 Nov 09

.
As nossas tristes figuras

Que tristeza a figura que há sempre alguém disposto a fazer, comprometendo Portugal. Agora, foi a Federação Portuguesa de Futebol que resolveu pôr em causa a honestidade de Cristiano Ronaldo, a seriedade de Florentino Perez, a correcção de Jorge Valdano e o bom nome do Real Madrid. O cavalheiro Madaíl parecia aqueles patrões que fogem ao fim de semana com as máquinas, sem pagar aos trabalhadores, mas se há um empregado que está de baixa, atiça-lhe a Inspecção Geral do Trabalho, a ver se o homem está em casa. Para mais, neste caso, ainda põem em causa o seu quadro clínico,! Se não têm obrigado o Cristiano Ronaldo a jogar lesionado aqueles 17 minutos contra a Hungria, o CR9 estava hoje bom e pronto para a Bósnia. O mais grave é duvidarem da idoneidade profissional e académica do professor holandês chamado a ver o CR9 depois de o ter operado no ano passado na Holanda, e que confirmou ao Real Madrid a indisponibilidade do jogador.E não acreditarem na equipa clínica do Real Madrid nem na clínica Sanitas, que trata o plantel de Chamartin. Enfim, era bom que na Federação acreditassem que os médicos espanhóis e a sumidade dos Países Baixos não estão inscritos na Ordem dos Médicos portugueses. Portanto, não têm nada a ver com seguros! Para a nossa vergonha ser maior, em Espanha, onde o caso, naturalmente, tem enchido páginas de jornais, até o treinador do Barcelona, Pep Guardiola, defendeu o rival Real Madrid! O que eu me recuso a acreditar é que esta lindeza de figura se deva – como há quem sugira por aí –às guerras antigas entre Queiroz e os seus antigos patrões espanhóis, que não foram meigos para o nosso seleccionador. Não creio!

Gente fina é outra coisa!

Ponham os olhos no comportamento dos responsáveis pela selecção do Brasil e do seu seleccionador, confrontado não com um único caso semelhante ao do Cristiano Ronaldo, mas dois! É verdade, Dunga, na véspera de dois amigáveis de preparação para a África do Sul, viu-se repentinamente sem Ramires e Luisão, duas pedras importantes na base do escrete canarinho. Acham que a CBD exigiu atestados, pediu comprovantes, enviou alguém que investigasse ou solicitou a algum médico brasileiro, ou funcionário do consulado, para verificar o que se passa!?Por amor de Deus! Dunga limitou-se a agarrar no telefone e ligar para os dois internacionais e seus atletas a desejar as melhoras, fazendo votos para um pronto restabelecimento de ambos, da lesão de Ramires e do pós operatório de Luisão, sujeito a uma operação de urgência a uma apendicite aguda. Nenhum deles teve de sair de Lisboa para ir mostrar o seu estado de saúde, como Ronaldo que teve de vir a Lisboa por duas horas. Que tristeza! Aprendam com o Brasil, que gente fina é outra coisa!

O triste fim de Robert Enke

Foi um choque para a generalidade dos futebolistas a jogarem na Alemanha a morte dramática de Robert Enke, guarda redes de 32 anos do Hannover e que pôs termo à vida parando o seu carro numa passagem de nível com a finalidade de ali pôr um ponto final na sua existência. Na eliminatória para a Taça do Rei, o Barcelona guardou um minuto de silêncio por este seu antigo atleta com muitos jogadores blau grana visivelmente comovidos. O guarda redes do Hannover e da Selecção alemã, a qual deveria representar no Mundial da África do Sul, para o qual já estava apurado, foi jogador do Benfica entre 1999 e 2002, trazido para Lisboa em boa hora por Jup VanEincke, técnico alemão do Benfica e antigo treinador do Real Madrid e do Atlético de Bilbau. Este ano, Enke atravessou um longo período de depressão depois da morte de sua filha, com dois anos de idade, vítima de doença cardíaca congénita.

Europa rende-se a Peiser

Peiser, o guarda-redes da Naval que se celebrizou com o jogo da equipa da Figueira da Foz no Estádio da Luz, é um dos melhores guarda-redes da Europa. Além do mais, é um homem culto, inteligente e que sabe o que faz, capaz de reconhecer as virtudes e as qualidades dos outros. Frente à poderosa equipa do Benfica, Peiser defendeu tudo e resistiu até ao canto de Di Maria que Xavi Garcia transformou num verdadeiro remate com a sua cabeça, lá em cima e em gesto técnico perfeito, nos 90 minutos. Francês de nacionalidade, o fantástico guarda-redes da Naval chamou muito a atenção dos ingleses que vieram a Portugal para descobrir talentos. É que se Domenech não vem, nem veio para ver Scisoko,os clubes ingleses não param e, muito acertadamente ,reconhecem onde está o melhor da Europa, para mais na sequência do infeliz suicídio de Enke.O Hannover, clube onde o substituto de Oliver Khan jogava, era um dos representados na Luz por reputados olheiros que assistiram ao jogo Benfica-Naval.

O melhor “mister” do leão

Desde a semana da saída de Paulo Bento, o “forever” de Bettencourt, que as anedotas acerca do substituto do treinador da serenidade não pararam, enquanto os “senhoritos” arrotavam postas de peixe galo. Mais a sério, Chiquinho Conde, que se sagrou campeão de Moçambique e tem saudades de Portugal, não resistiu a dizer aos jornalistas portugueses que tem as habilitações necessárias e pode ficar disponível para treinar o Sporting. Chiquinho jogou no Sporting entre 1994 e 1996 e tem saudades!Mas a melhor anedota é a que garante que o próximo treinador dos leões vai ser o Saramago! Porquê?!Ora! Porque para dar cabo de Jesus, só pode ser mesmo o escritor!

Leões e dragões insultados

Os leões à saída de Vila do Conde para regressarem a Lisboa e o FC Porto, no regresso ao Porto depois de perder na Madeira foram apupados por adeptos mais fervorosos. O presidente Bettencourt e o técnico Jesualdo ouviram das boas de sócios que não perdoam que as suas equipas não atinjam bons resultados e que não poupam insultos para “estimularem” os técnicos e os atletas. Vamos ver para a próxima jornada, quando recomeçar o campeonato, este estímulo deu resultado!

Vergonha na Tapadinha

Dirigentes, técnicos, jogadores e público não escondem a sua revolta depois de verem o Atlético Clube de Portugal ser prejudicado, humilhado e ofendido por uma equipa de arbitragem que construiu o resultado desfavorável de 4 a 1 para a agremiação de Alcântara, num jogo contra o Estrela da Amadora. O árbitro, Nuno Santos, da Associação de Futebol do Algarve, perdoou um cartão vermelho ao guarda-redes do Estrela, anulou um golo limpo ao Atlético, marcou faltas inexplicáveis contra os alcantarenses e expulsou três jogadores desta equipa que acabou a jogar com 8 contra os tricolores.Os dirigentes alcantarenses acusam este árbitro de prejudicar o clube, inclusive os juniores, em anos sucessivos, pelo que o clube pede que não voltem a nomear este juiz para jogos das suas equipas.

«24 horas» de 15 de Novembro de 2009

Sem comentários: