domingo, 1 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 1 Nov 09

.
Futebol francês ao rubro

A suspensão do jogo Olympique de Marselha- Paris Saint Germain por este último clube estar a sofrer um surto de gripe A na sua equipa de futebol desencadeou violentos incidentes, com adeptos marselheses a praticarem actos de violência nas ruas. Mas agora, com a marcação do jogo, a Liga francesa arranjou o bom e o bonito. É que a data escolhida foi o 15 de Novembro, dia a seguir à primeira-mão do “play-off” República da Irlanda-França para o mundial da África do Sul. Raymond Domenech, o seleccionador, opõe-se: nem no dia a seguir, nem três dias antes da 2ª mão (que é a 18), nem entre jogos! O seleccionador recusa este precedente, mesmo com um único jogador (Mandanda) envolvido.”No futuro não sabemos quantos serão!” diz ele. Lá têm de se desembrulhar…

__

De catedral a basílica

Que saudades da catedral do presidente Fernando Martins, dos 120 mil a gritarem “Benfica”, do terceiro anel a vibrar com o outro Benfica grandioso! Para dar uma ideia do que isso era, tenho que levar os meus netos a Chamartin ou ao Camp Nou! Que pena! Mas enfim, em Madrid ou Barcelona ainda apanham um lamiré. Esta Luz é muito confortável, mas leva poucos e não dá aquele “frisson”! Bem podiam ter remodelado a catedral em vez de construírem esta basílica…

__

Lição no Dragão

André Villas Boas deu uma lição no Dragão aos seus jogadores da Académica de Coimbra. O antigo espião de Mourinho pôs em marcha a organização dos seus jogadores, criou-lhes hierarquias e prioridades, deu-lhes espírito de corpo e mostrou-lhes que nos jogos que aí vêm bem podem sonhar com outro lugar na tabela. Ao FC Porto também ensinou alguma coisa: a ter paciência, a concentrar-se, a ultrapassar os apupos dos adeptos e forçou um experiente e competente treinador a puxar pela imaginação e a arriscar. O que é muito para quem está à beira do tetra e ainda há pouco foi penta!

__

Jesus e “sus muchachos”

Jorge Jesus sabe aquilo que a sua equipa e ele próprio estão a causar no Benfica.”Não tenho dúvidas que sou uma das causas do actual crescimento do SL Benfica. A identidade dum grande clube será sempre a sua massa de adeptos, mas esses clubes desenvolvem-se dentro do campo de futebol”, explica ele. E acrescenta, para que não haja dúvidas:”A equipa está a jogar com muita qualidade, está a ganhar, proporciona espectáculos interessantes, o que recupera adeptos que se tinham afastado mas também vai buscar muitos adeptos novos e, principalmente, jovens”. Jesus e “sus muchachos” têm grande culpa deste êxito todo…

__

“Powerpoint” em Guimarães

O substituto de Nelo Vingada à frente do Guimarães, que esta semana empatou com os leões de Paulo Bento, não deve ter sido escolhido pelo seu curriculo. À frente do Paços de Ferreira, o melhor que Paulo Sérgio tinha conseguido foram 5 derrotas e dois empates. Mas travou o Sporting com um nulo e parou o FC Porto com um golo para cada lado. Mas a transmissão de conhecimentos aos jogadores é por “powerpoint”, um “software” com que Paulo Sérgio anima as suas palestras. O novo técnico do Vitória fala em aspectos tácticos dois dias antes do jogo e aplica um discurso para a “força anímica”, puxando pela vontade e procurando dar motivação duas horas antes das partidas. É o que se pode chamar um treino psico-somático…

__

Bettencourt em “tournée”

O presidente do Sporting anda a massajar o ego dos adeptos do seu clube, que bem precisam. Figueira da Foz, Valpaços, Alferrarede e Évora serão visitados pelo presidente leonino que não pára nos tempos mais próximos, para além de acompanhar as deslocações da equipa. Além destas e de outras deslocações pelo território nacional, José Eduardo Bettencourt visitará diversos núcleos de sportinguistas no estrangeiro, designadamente em Fall River, nos Estados Unidos, um bastião de emigrantes portugueses. Logo no princípio do próximo ano, o presidente do Sporting reunir-se-á com os consócios e adeptos do Canadá, cumprindo deste modo uma promessa eleitoral.

__

Van Der Gaag em ciclo louco

Mitchel Van Der Gaag, o novo treinador do Marítimo, de 31 anos de idade e que jogava a defesa dos madeirenses antes de ter sido promovido a técnico principal, tem um ciclo louco onde poderá testar a sua competência à frente dos maritimistas. Estes deslocam-se a Alvalade e, depois, recebem o FC Porto. O jovem treinador, da geração de André Villas Boas e que está a dar provas de qualidade, derrotou o Paços de Ferreira com clareza e agora terá oportunidade de mostrar em dois jogos muito difíceis tudo aquilo que sabe, para além de já ter provado que o seu conceito de futebol é acertado.

__

Alucinante Manuel Fernandes

Manuel Fernandes, o técnico da União de Leiria, agora treinador do Vitória de Setúbal, conseguiu para este antigo e prestigiado clube a sua primeira vitória em casa e o início da fuga aos lugares da despromoção. Apesar do Setúbal ter desperdiçado ocasiões soberanas e ter jogado com grande velocidade, o treinador quer melhor preparação física para os seus jogadores.”O futebol é para ser jogado a um ritmo alucinante e eles têm de melhorar a condição física.”O saudoso ponta de lança quer que Keita ligue o turbo e espera muito de Luís Carlos, um jovem recrutado nas divisões inferiores que lhe agrada “porque é muito rápido”.

__

Um clube de Mourinho

O Rio Ave é um clube simpático, que sobe e desce de divisão. Há 16 épocas que disputa o título máximo, constituindo um obstáculo para alguns dos grandes, em casa destes ou no seu reduto, temível, como mostrou a semana passada, parando o líder Braga e arrebatando-lhe essa posição para o Benfica ao impor um empate aos discípulos de Domingos. A melhor classificação foi na época de 81/82, quando era treinado por Mourinho Félix e tinha entre o seu plantel um jovem chamado José Mourinho. Ficou em 5º lugar! Mas não esqueçamos que com Carlos Brito o Rio Ave ficou à porta das competições europeias, a última vez das quais foi em 2003/2004.

-
«24 horas» de 1 de Novembro de 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite.
Se achar pertinente divulgue este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=iSJ31IBCvj0

obrigado pela atenção.