domingo, 4 de outubro de 2009

«Faca na Liga» de 4 Out 09

.
Faz falta o rugido do leão

As reacções dramáticas do Sporting às derrotas que imputa às arbitragens dão mau aspecto aos dirigentes e técnicos do tradicional clube e não ajudam a tocar a unir a desanimada massa associativa, nem recupera uma imagem de poder que o clube do leão já teve nas suas décadas de ouro, quando a sua classe e o seu prestígio enobreciam o futebol português e valorizavam as competições oficiais nacionais e internacionais, engrandecendo, também, os adversários.

Curiosamente, a queda do Sporting - cujas acções em baixa descerão ainda mais, face aos resultados e correspondentes reacções - emparelha com o desprestígio de líderes financeiros em cujo meio o Sporting também se socorreu para seu mal, pois quer em contas, quer em prestígio o Sporting - SAD e clube - foi de mal a pior, ao fim de diversas tentativas falhadas.

As dívidas são grandes e os recursos do Sporting escassos. Não chegam para ganhar, criar rendimentos, aforrar e investir na formação que, nos últimos anos, tem sido a fonte do principal retorno das finanças leoninas. Muito menos chega para dar uma alegria aos sócios e accionistas que começam a sentir-se naturalmente desconfortáveis face a dirigentes a viver do passado e a desculpar-se com causas externas para os seus males. Dizendo-se perseguido e injustiçado por todos os que o rodeiam, o Sporting não pode, assim, chegar a nenhum lado. Nem cá dentro nem na Europa. Até os seus dirigentes decidirem dar uma sapatada e fazerem de novo ouvir o rugido do leão. Que faz muita falta.

__

Benfica: 200 mil sócios!

O SLB ultrapassou esta semana um número histórico, que corresponde e se deve ao período entusiástico que o clube vive, graças ao bom momento da sua actual equipa de futebol. O Benfica pode orgulhar-se de ter mais de 200 mil sócios! Os resultados desportivos têm tudo a ver com este sucesso que o presidente Luís Filipe Vieira quer ultrapassar, atingindo os 300 mil!

__

Injustos para Carvalhal

Carvalhal é um treinador que oscila entre resultados brilhantes e vexatórios despedimentos. Entre os resultados brilhantes, podemos contabilizar diversas subidas de divisão e também um futebol com uma articulação e uma qualidade difícil de ver em outras equipas. Nacional, Braga, Setúbal são algumas das equipas por onde passou sucessos e despedimentos de que foi vítima de clubes que prescindiram dos seus serviços, a última das quais corresponde à chicotada psicológica em curso no Marítimo. Uma substituição injusta, extemporânea e prematura, tanto que o clube da Madeira se viu obrigado a recorrer ao seu antigo defesa holandês, Van Der Gaag, que aos 32 anos de idade ocupava as funções de treinador da equipa B, para substituir Carvalhal e ficarem sem treinador à sexta jornada do campeonato.

__

Mourinho entre os empatas

José Mourinho pode ver-se numa situação que é frequente suceder aos treinadores portugueses mas pela qual o “special one” nunca teve de se submeter: fazer contas! Ou seja, “o Barcelona empatou connosco, um ponto para cada um, empatei com o Rubin, mais um ponto para mim, faz dois pontos. Logo, o Dínamo de Kiev que tinha ganho ao Rubin tinha 3 pontos e fica com eles porque perdeu com o Barcelona. Ou seja, à frente está o Barça com 4 pontos, em segundo está o Dínamo com 3 e a seguir está o meu Inter e o Rubin. Ou seja: até pareço o Queiroz com a herança do Scolari! Daqui para a frente, o melhor é ganhar tudo ou tenho de comprar uma calculadora e o Moratti não perdoa!”.A melhor das sortes, José!

__

Paulo Alves seleccionador

A equipa técnica da Federação Portuguesa de Futebol está mais rica, com a contratação de Paulo Alves, um jovem e promissor treinador que desempenha as funções de seleccionador nacional dos sub-20.Paulo Alves foi um excelente jogador do Sporting, ele próprio internacional e, depois como técnico foi um brilhante treinador do Gil Vicente, prejudicado pela sanção imposta administrativamente a este clube de Barcelos. Paulo Alves é uma excelente escolha e tem diante de si a dificuldade de fazer alguma coisa com o escalão mais difícil e menos triunfante das nossas selecções. A presença de Carlos Queiroz e de Oceano no primeiro treino de Paulo Alves é bom sinal! A verdade é que Queiroz, o grande chefe do sector técnico da Federação, não se distrai com a necessidade imperiosa de chegarmos à África do Sul. Ele está a criar uma senhora equipa técnica!

__

Portugueses em França

O Le Mans, clube francês treinado pelo português Paulo Duarte, seleccionador de Burkina Faso, apetrechou-se, reforçando a defesa com o português João Paulo, antigo defesa central do União de Leiria e do Futebol Clube do Porto. A equipa do Le Mans tem uma média de 21 anos de idade, o clube não tem dinheiro para se reforçar, está a construir um estádio, e depois dum ciclo de derrotas em confrontos muito difíceis obteve uma vitória sobre o Lens (3-0) com a qual espera iniciar uma era de recuperação. Milhões de emigrantes portugueses dão bom nome ao País em todo o mundo e recentemente, como se vê, os homens do futebol reforçam o nosso bom nome.

__

Lusitanos na Roménia

Cada vez há mais jogadores e treinadores de futebol portugueses espalhados pela Europa fora. Na Roménia, o Cluj lidera o campeonato sob o comando do técnico António Conceição e com uma equipa de portugueses capitaneada por Cadu, um jogador de 27 anos que joga naquele país há quatro anos. O objectivo do Cluj é ganhar o título e entrar directo na Liga dos Campeões na edição do próximo ano.
_
«24horas» de 4 de Outubro de 2009

Sem comentários: