domingo, 11 de outubro de 2009

«Faca na Liga» de 11 Out 09

.
Ganhar a todos!

Jorge Jesus ficou muito feliz com o resultado da sua equipa em Paços de Ferreira mas ficou ainda mais contente com a exibição da primeira parte onde descobriu toda a agressividade que queria que os seus jogadores demonstrassem, mais a qualidade do colectivo e a virtude de alguns movimentos que passou a semana a ensaiar.
Ou seja, os jogadores do Benfica não acusaram os efeitos da vergonhosa derrota de Atenas onde mais pareceram um bando de rapazes sem comando, nem talento nem vontade, a jogarem contra uma equipa medíocre que poderia ter sido batida e só não foi porque entenderam que não valia a pena, oxalá aqueles três pontinhos não venham a fazer falta como os perdidos pelo Scolari e pelo Queiroz na selecção.
Aliás, esta propensão do Jesus para o que é caseiro é que é bom, não chega, meu caro! Já no Braga tinha evidenciado essa tendência, mas no SLB não é possível! Não se esqueça que o grande Benfica europeu é que está na memória de todos, cá dentro e lá fora, não o Benfica campeão dentro de portas, sem adversário à altura. Será por não falar línguas que não gosta? Ponha os olhos no Mourinho e como ele estudou os idiomas de que necessitava para trabalhar e mandar vir. Não é assim tão difícil! E faz favor de jogar contra o Everton como jogou na Mata Real. Ponha os olhos no seu Sporting: não joga peva cá dentro, mas arruma os alemães e despacha os holandeses! Antes isso. Vamos lá a ganhar a todos. Mesmo por 1-0. Não é preciso dar goleadas todos os dias…

__

Espiar, pesquisar, estudar

Interessante o movimento que o Benfica está a despertar no mundo do futebol e não é só em Portugal. Imaginem que para assistirem ao jogo dos encarnados contra o Paços de Ferreira pediram à Liga credenciais o Everton, o próximo adversário do Benfica na Liga Europa, o Celtic da Escócia, o Sporting e o Sporting de Braga que dentro de duas jornadas enfrentará os pupilos de Jorge Jesus. Também o Penafiel, o Belenenses, o Leixões, o Portimonense, o Santa Clara e o Tirsense fizeram o mesmo. Mas se uns pedidos destes também podem ser para satisfazer uns penduras, outros para espiar e estudar futuros adversários, outros bem podem ser, ao que nos confiaram para outras operações, como o Manchester United que continua a estudar o David Luís. Também o Celtic está muito atento a Cristiano, que o técnico Paulo Sérgio quase não deixou ver! O rapaz é que não é de cerimónia e, nos minutos que o deixaram jogar, mostrou o suficiente daquele fabuloso pé esquerdo.

__

Não tarda muito, está lá

Quem poderá estar de saída mas para um clube português é Kerrouche, a sensação da Figueira da Foz. O jogador de origem franco-argelina da Naval mostrou o que vale nas duas últimas vitórias da sua equipa, ao marcar 4 dos cinco golos da formação verde e branca. Diz-se aí à boca pequena que há um grande muito atento e interessado em comprar o surpreendente jogador. No cuidado com que este clube se apetrecha, não seria de estranhar…

__

O maracujá mecânico

O Marítimo a jogar em Coimbra ganhou, jogou bem e deu a primeira alegria a um seu antigo jogador que agora, aos 32 anos, o treinou para evitar que a precipitada decisão da direcção de despedir o técnico Carlos Carvalhal pudesse ser mais danosa. Van der Gaag, histórico defesa dos verde e rubros, actualmente treinador da equipa B, mostrou que sabe o que faz e pôs o Marítimo a jogar tão bem que um observador independente que assistiu à partida de Coimbra confessou que, a continuar naquelas funções, o holandês vai tornar a equipa da Madeira “num autêntico maracujá mecânico”.

__

Pedro Mendes na selecção

Para Tiago, lesionado para o jogo de ontem da selecção, não fazer tanta falta, Carlos Queiroz fez bem e foi buscar Pedro Mendes, um ex-campeão da Europa que tem triunfado em Inglaterra e na Escócia, onde actualmente é o patrão do meio campo dos simpáticos protestantes escoceses. Pedro Mendes, hoje um “gentleman” de Guimarães que fala um inglês nada técnico e tão perfeito que é difícil encontrar-lhe sotaque, disse em bom português, com um ligeiro acento do Norte, que “Estou muito feliz por aqui estar(na selecção).Não adianta pensar nos jogos em que não estive. É pena que não tenham corrido da melhor forma. Pedro Mendes entrou para a história do futebol ao fazer um golo de mais de 60 metros, em chapéu sobre um guarda-redes adiantado, que não foi validado por não haver árbitro ou bandeirinha que pudesse ter acompanhado o trajecto da bola. Este foi um episódio determinante para a criação dos juízes auxiliares de cabeceira.

__

O regresso dos campeões

O Belenenses no jogo em Alvalade tinha mais campeões do Sporting do que a equipa da casa. É que a baliza do Restelo é actualmente defendida por Nelson, esse excelente guarda-redes que teve a infelicidade de ter Peter Schmeichel a jogar com o número 1 na baliza do Sporting. E na defesa dos azuis lá foi Beto, o antigo defesa leonino que depois de terem falado que ia para o Real Madrid acabou a jogar num pequeno clube da liga espanhola de onde regressou para ser defesa com a cruz de Cristo ao peito. Se Beto borrou a pintura com uma ou duas vaidadezinhas mal sucedidas, já Nelson demonstrou, mais uma vez, o seu verdadeiro valor como guarda-redes que merece melhor sorte do que as circunstâncias permitiram. No entanto, foi bonito ver-se um cartaz que saudava esses campeões do Sporting. Haja alguém que se lembre desses tempos e dessas vitórias.

__

Campeão feliz

Um campeão em todos os escalões do futebol do Sporting, incluindo os seniores com Augusto Inácio, 50 vezes internacional entre os sub-16 e os sub-21, duas vezes em Toulon considerado melhor do que Buffon e Enke, Nuno Santos teve o azar de estar anos no Sporting com Schmeichell e Nelson à sua frente e depois de estar diversas épocas no Guimarães sem lhe darem uma oportunidade. Hoje é o titular da baliza do Setúbal e tem mostrado o que vale, como aconteceu em Braga. Agora com 31 anos de idade vê a primeira oportunidade da sua vida de ser titular. E está tão feliz que não a vai desperdiçar.
-
«24horas» de 11 de Outubro de 2009

Sem comentários: