domingo, 27 de setembro de 2009

«Faca na Liga» de 27 Set 09

Engano de proximidade

O treinador do Everton, que vai defrontar o Benfica na fase de grupos da Taça Europa, tem razão: os árbitros de cabeceira, recém estreados pela UEFA, estão mais perto mas enganam-se na mesma. Sem dúvida, a ponto de nem a maioria dos espectadores deu pelo âmbito da sua acção: é só ver se a bola passa ou não passa o risco de golo, ou ajudar os árbitros nas jogadas dentro da grande área?! É que houve casos que deixaram muito clara essa dúvida. O caso vergonhoso do Sporting-Olhanense, por exemplo. Penalty, aquilo que serviu para o Sporting empatar? Então e não é penalty o derrube do jogador do Olhanense na área do Sporting?! Só não é mais escandaloso porque o árbitro principal da partida, abordado no final da partida por Jorge Costa e que já devia ter visto as imagens ou falado com alguém que viu o lance na TV, apresentou um humilde “pedido de desculpas” ao treinador e ao director desportivo do clube de Olhão. Claro que são erros que podem acontecer. Mas pergunto eu: então e o prevaricador fica amarrado a uma decisão sua errada?! Não pode corrigir?! Então e o Sporting abicha 3 pontos em vez de 1 por alma de quem?! E o Olhanense perde um jogo para que peditório? Quando vejo isto, mudo logo para o “rugby” ou para o futebol australiano e a sua verdade desportiva, com a visualização das dúvidas em vídeo e no momento. Por cá só o Rui Santos tem razão, na sua campanha a favor das tecnologias. No futebol anda-se de burro depois de se inventar o automóvel…
__

Uma vida muito difícil

A vida de treinador de futebol tem sobressaltos incríveis. Vejam só Jorge Costa, que faz o jogo contra a Académica com 9 jogadores. Valeu-lhe a qualidade dos seus jogadores, a organização que impôs à equipa e a inteligência com que procedeu às adaptações necessárias para, como menos dois homens, ainda ganhar a partida. Depois, vem o jogo de Alvalade, o penalty inexistente que deu um golo ao Sporting e o perdão a um penalty cometido contra o Olhanense. Por isso, o antigo campeão do mundo de sub21,campeão da Europa e do Mundo de clubes, vencedor da taça UEFA e de 11 campeonatos e 14 troféus portugueses, mostra-se triste e confessa aos amigos ter muito medo da perda de confiança dos seus jogadores, com quem subiu de divisão. Ele próprio, admirador confesso de José Mourinho a quem considera o seu melhor treinador, às vezes também se vai abaixo, mas sabe que não pode. Tem de recuperar para impor a excelente equipa que construiu em Olhão no futebol português.
__

Treinar só 10

Treinar futebol e administrar um grupo de trabalho dum clube de futebol é tão complicado que até Carlos Brito, o excelente treinador do Rio Ave, tem dúvidas metafísicas. Dando o seu apoio à campanha desta página em favor do futebol de 9 que muitos árbitros procuram impor na Liga de Futebol procedendo ao maior número de expulsões exageradas ou injustificadas que arruínam as equipas e destroem o espectáculo, Carlos Brito queixou-se assim na sua entrevista rápida no final do jogo da sua equipa contra o Paços de Ferreira:”Foi mais um jogo em que tivemos uma expulsão. Sem criticar a arbitragem, se calhar tenho de começar a pensar em treinar com 10 jogadores”!Cá está: o número ideal de plantel para o meu futebol de 9 que os árbitros tanto querem…
__

O melhor de todos

Pode ser que me engane mas Ramires foi a melhor contratação do Benfica nos últimos 10 anos, entre o excelente reapetrechamento do plantel encarnado para esta época. No futuro, se não o estropiarem e lhe derem as condições de que necessita, Ramires vai ser fundamental para a equipa do Benfica e para as finanças do glorioso quando venderem o excelente médio de ataque. Penso que, sem menosprezar os seus companheiros de equipa e alguns adversários, este titular da selecção do Brasil é o melhor de todos os que actuam na Luz, incluindo os virtuosos argentinos. É inteligente, faz bem a leitura dos jogos, entra perigosamente na área e, em campo, tem a descrição própria dos grandes jogadores como as que recordamos, com muita saudade, de Coluna e de Germano.
__

Atracção japonesa

Se precisa dum pretexto para ir a Portimão se despedir dumas sardinhas assadas, diga que vai lá ver o Nakamura, o jovem japonês que é estreia absoluta nos 95 anos do Portimonense e será um dos raros nipónicos a jogar nos campeonatos portugueses. Se for ver o Portimonense por causa do Nakamura saberá que está a engrossar a média dos 4 mil espectadores do clube que já teve Bessa Tavares, o manda-chuva da SPORT TV, como director desportivo e o saudoso Artur Jorge como orientador técnico. Pois agora o clube vai atrás da moda do sushi e das tempuras e vá de usar Nakamura no apoio decisivo ao seu ataque.
__

Contra-ataque por escrito

O presidente do Ericeirense, Mano Silva, vai lançar na véspera do dia de finados o seu livro acerca da luta que tem travado com os autarcas locais. As razões são conhecidas de toda a gente e, infelizmente, muito frequentes noutros pontos do País: a junta atribuiu um terreno que anunciou ir oferecer ao Ericeirense e, depois, retirou o terreno, voltou com a palavra atrás e tirou o cavalinho da chuva. Enfim, mais uns políticos que fazem promessas que não cumprem, o mais popular desporto nacional. Só que Mano Silva não desiste. E vá de escrever. E diz:”Criaram histórias mentirosas. Volto à greve a 14 de Novembro se não houver avanços no processo”.
__

Um jovem com futuro

O Belenenses foi buscá-lo às suas escolas. Tem apenas 20 anos de idade e, de cada vez que pega na bola, é um regalo vê-lo. Chama-se Freddy e se tem coisa à frente é futuro! Veremos quem se chega primeiro à frente por este menino que entra bem pelo miolo mas que, quando vai às faixas e brinca no drible de um-para-um, mostra talento que ainda tem muita margem para progredir.

«24 horas» de 27 de Setembro de 2009

Sem comentários: