domingo, 18 de outubro de 2009

«Faca na Liga» de 18 Out 09

As radiografias tremidas

Yannick Djaló regressou a Portugal com um perónio partido. O médico da selecção de sub-21 jurava que não. Depois, perante a evidência, disse que o aparelho de raios-X polaco que tirara as chapas era primitivo e que o médico radiologista polaco também não vira nenhuma fractura. A sorte dos jogadores portugueses é terem de se tratar dos ossos. Porque se fosse aos olhos eu dizia-lhes já para irem a Barcelona, Havana ou Moscovo para não correrem o risco de ficarem cegos. Assim, podem só ficar coxos. O que nos vale é o rigor da Ordem daquele oftalmologista dos seguros, que só deixa haver bons médicos por cá…Olhem a lesão do Cristiano Ronaldo! Então o rapaz não estava preparado para defender as cores nacionais, como ele disse?! Isso é melhor do que uma ressonância ou um TAC! Ele disse, está dito! Olha, está coxo! Olha, tem de sair! Aos 26 minutos! Que chatice! Pois é! Isto, com ortopedistas, para mim, é assim: Dr. Ribeiro da Cunha, no CUF-Infante Santo. Depois, a clínica Sanitas em Madrid, os cirurgiões da Holanda e Alemanha que trataram o Cristiano Ronaldo e o Manuel Fernandes, respectivamente. E, por fim, para quem não quer andar de prótese, há os catedráticos que deixaram o Mantorras no estado em que está! Mas pergunto eu: se vamos buscar argentinos, uruguaios, norte-americanos, brasileiros e franceses para jogarem por nós à bola e até já temos três brasileiros a jogarem pela selecção, não é possível trazer uns médicos estrangeiros bons na Medicina Desportiva!?

__

O Real cuida de Cristiano

O Real Madrid não entende como é possível forçar-se um jogador lesionado a jogar. Vai buscar o exemplo de Cristiano Ronaldo para explorar essa sua admiração. E vai buscar Vicente del Bosque para comparar os métodos da federação portuguesa com a atitude do seleccionador espanhol, à frente da selecção campeã da Europa. Xavi e Puyol regressaram a Espanha autorizados por Del Bosque. Um lesionado num treino, o outro para acelerar o processo de recuperação. Ambos prescindiram dos médicos da selecção para optarem pelos do Barca. O que deu que falar, porque Rafa Benitez queria o mesmo para Torres, do seu Liverpool, e este ficou junto ao resto do grupo e a ser recuperado pelo médico da selecção espanhola. O mais surpreendido pelo estado de Cristiano foi o médico da clínica Sanitas, responsável pela saúde dos atletas do Real. Depois, foi Jorge Valdano, o emblemático director desportivo do Real, um ícone do futebol mundial:”Não é uma lesão nova que Cristiano trouxe! Não é uma lesão provocada por nova pancada na delicada zona afectada! O agravamento só significa que o mais provável é que não estivesse em condições para jogar! Compreendo o desejo de Cristiano em querer jogar e servir o seu País. Mas tem de ser enquadrado por gente responsável”.

__

Florentino limpa a casa

Florentino Perez, o presidente do Real Madrid e um dos homens mais ricos de Espanha, decidiu reduzir drasticamente a tropa de assessores, conselheiros, adjuntos, ajudantes e colaboradores da Direcção. Assim, está à beira de desencadear uma limpeza na área dos negócios e da actividade desportiva, infestadas durante o reinado de Ramon Calderon e que Florentino herdou em Junho passado, depois do seu regresso. Desde Junho que Florentino tem estado a avaliar a situação, estudando caso a caso para agora poder desferir o seu primeiro grande gesto de gestão depois das compras dos novos galácticos entre os quais o nosso Cristiano Ronaldo. Calderon é agora imputado com a a fraude da assembleia de Dezembro de 2008 em que foi ganhando favores de todos os sectores do clube, dobrando prémios de jogos, aumentando salários milionários e promovendo ordenados de funcionários. Calderon chegou a ter 10 assessores para o futebol. Por outro lado, naturalmente que Florentino não quer perder Di Stefano, Paço Gento e Amâncio Amaro, que representam bem a gloriosa história do grande clube espanhol, conhecidos em todo o mundo e identificando-se com o Real inequivocamente. O resto deve ir à vida, pelas indicações disponíveis que nos chegaram, este “despedimento colectivo” planeado por Florentino deve corresponder a uma poupança de cerca de meio milhão de euros…

__

Espanha obtém pleno:10 jogos,10 vitórias

A Espanha conseguiu o pleno de 10 jogos, 10 vitórias nesta fase de qualificação. Os actuais campeões europeus vergaram a Bósnia Herzegovina que jogava em casa e que os espanhóis consideravam o osso mais duro de roer. Puyol e Xavi Hernandez, que preferiram ser tratados pelos fisioterapeutas do seu clube do que pelos médicos da selecção e que, por isso, regressaram a Barcelona, manifestaram a sua mágoa por não poder participar na 10ª vitória da Espanha nesta fase de qualificação onde ganharam tudo, igualando o Brasil e a Alemanha que, respectivamente em 1970 e 1982, foram as únicas equipas a estabelecer este feito.

__

Lazaroni útil a Inácio

Augusto Inácio, o último treinador a ganhar um campeonato com o Sporting antes de ser despedido pelos patrões dos leões está já adaptado e a obter bons resultados que muito vão ajudar na recuperação da Naval. Os figueirenses, por seu turno, depressa adoptaram o novo técnico e os seus métodos, tendo nesse trabalho de integração e adaptação de Inácio, neste seu novo grupo de trabalho, o capitão Lazaroni desempenhado um importante papel.O jovem brasileiro, filho de Sebastião Lazaroni, o seleccionador brasileiro que dirigiu o escrete canarinho no mundial de Itália e comandou o Marítimo há dois anos, garantiu que a equipa “estava inteiramente disponível e apta a assimilar rapidamente os métodos, conceitos e ideias de Augusto Inácio”, constituindo uma importante ajuda para o novo treinador.

__

Espião de Mourinho patrão da Académica

Luís André de Pina Cabral e Villas Boas. Um grande e distinto nome para o mais jovem treinador da 1ª Liga portuguesa. Villas Boas abandonou Mourinho em Milão e veio para Coimbra onde vai treinar a Académica até Outubro de 2011, se tudo correr bem. Villas Boas começou no FCPorto, na formação, onde Bobby Robson o descobriu. Esteve, depois, sempre com Mourinho, no Porto, no Chelsea e no Inter, como adjunto do treinador principal e responsável pelo “departamento de observação e análise”. Ou seja, observava, estudava, pesquisava, analisava e informava sobre os adversários. Mourinho incentivou-o a completar o curso UEFA de treinador. Com 31 anos de idade, Villas Boas é o treinador mais jovem da Primeira Liga.Van Der Gaag, holandês antigo jogador e agora técnico do Marítimo, com 32 anos, é o segundo mais jovem!

__

Companheiros e adversários

O dramático jogo Uruguai -Argentina para a qualificação para o Mundial ditou que alguns colegas e amigos que jogam na mesma equipa em clubes da Europa se defrontassem em Montevideu num jogo de vida ou de morte. Forlan e Aiguero, companheiros no Atlético de Madrid, parecia que nem se conheciam e nem estragaram a sua concentração com conversas. As palavras só se soltaram depois do apito final. Também Aimar e Di Maria defrontaram Maxi Pereira. Três benfiquistas super concentrados nos dois lados deste embate emocionante entre duas potências do futebol que já foram campeões do mundo.

«24 horas» de 18 de Outubro de 2009

Sem comentários: