sábado, 11 de julho de 2009

«CONFIDENCIAL» de 11 Jul 09

Espanha me mata

Há mais de meio século que todos os anos vivo o nosso Verão a fazer milhares de quilómetros por ar e por terra em Espanha e, juntamente com as feiras, a desfrutar das suas praias, cozinha, teatro, ópera e alegria de viver. Assim eu consiga transmitir aos meus netos o que o meu avô me passou a mim… Mas este ano há variadas razões para estar grato a Madrid. Foi a assombrosa despedida de Esplá em Las Ventas, momento único e inolvidável; é a versão genial do Rigoletto, em cena no La Real, é a monumental exposição de Matisse no Thyssen. E depois é todo um conceito de vida e cultura, como os inúmeros concertos de qualidade em espaços públicos, e como foi a celebração do Dia da Música, no Reyna Sofia de Madrid. Pois é. No Verão só cá venho para ver a família, matar saudades dos amigos e mudar de roupa. Espanha me mata…

__

Museu fantástico

Atenas, como todo o mundo da cultura, vive uma época feliz. Milhares de atenienses tiveram o privilégio de visitar, no dia da inauguração, o Novo Museu da Acrópole, erguido sobre uma escavação arqueológica e desenhado por Bernard Tschumi. Ali se pode visitar um verdadeiro deslumbramento constituído pela maior exposição de esculturas da Grécia clássica, a qual, ao mesmo tempo, constitui uma silenciosa e justa reivindicação: que esta maravilhosa exposição possa em breve ser completada e enriquecida pelos frisos do Partenon e pelo grande número de estátuas roubadas pelo Reino Unido no início do Século XIX e que também encantam algumas das minhas manhãs disponíveis em Londres. Mas o seu a seu dono…

__

Fórum Mundial da Água

A cidade francesa de Marselha foi escolhida para organizar o sexto Fórum Mundial da Água, em 2012, anunciou o ministério do Ambiente da França. Marselha competiu com Durban, da África do Sul, para receber este prestigiado fórum que decorre de três em três anos. Fontes da organização confidenciaram a sua incapacidade para resolver um mistério, para cuja solução pediram ajuda: que é feito de Portugal, de Lisboa, do Porto, de Aveiro, de Sines, de Faro, de Sagres!? Expliquem-lhes lá porque é que Portugal falta, não cumpre, se esquece de responder e foge da água como o diabo da cruz?! Deve haver uma boa explicação!

__

Benetton compra 2% do Club Med

A holding “Edizione”, propriedade da família Benetton, anunciou ter comprado 2% do Club Mediterranée.O grupo conta com um novo aliado desde que Bernard Tapie adquiriu 1% do capital do Med.

__

Brentano’s fecha na Opéra

As portas da livraria americana Brentano’s, na Avenida da Opera, em Paris, onde abriu em 1895, fecharam definitivamente depois do Tribunal do Comércio se pronunciar pela liquidação judicial da sociedade. Mais do que a concorrência da Amazon foi o preço da renda da livraria que ditou a sua falência, ao ter de passar duma renda mensal de 75 mil euros para 200 mil euros mensais por uma superfície de 400 metros quadrados que pertencem ao BNP, banco proprietário do edifício e responsável pela desistência de Chantal Bodez, a directora da livraria que deixa um vazio de saudade.

__

B.B. King em Paris

Se alguém necessita dum bom pretexto para ir a Paris, como se tal fosse necessário, havendo dinheiro no bolso,dou aqui uma razão para esta sempre agradável viagem a esta sempre fascinante cidade. Gosta de “jazz”? Tem saudades de quando o Luís Villas Boas nos oferecia o melhor e trazia cá todos aqueles cabeças de cartaz?!Quer matar saudades? Então faça favor.Vá ao Palais dês Congrés, no Paris 17eme., no próximo dia 22 e delicie-se ali com um concerto dessa lenda ambulante chamada B.B. King, que há anos faz a sua eterna “digressão de despedida” mas que com os seus 84 anos não vai andar por aí eternamente. Se puder, não perca! Além do mais pode sempre comer bem e fazer mais qualquer outra coisa agradável!

__

LIVROS

Je voudrais tant que tu te souviennes
De Dominique Mainard
Editado por Gallimard (“Folio”)Paris
366págs., 6,50 Euros
O sortilégio duma narrativa incomparável.

1 comentário:

joca disse...

Espanha também me mata...

os WC nojentos constantes em qualquer lado que vá, seja pensões, restaurantes ou bares

os hoteis de 4 estrelas que em Portugal nunca passariam das duas (um exemplo da fiscalização espanhola)

o correio de fora da Europa que nunca chega ao seu destinatário, metendo a Espanha no eBay ao lado dos locais para onde cada vez menos os vendedores aceitam mandar produtos, locais tais como a Nigéria

a simpatia inexistente dos Espanhóis, que ao fim de 20 anos a lá ir espero que um dia lá chegue também

e o atraso tecnológico, principalmente na Internet, que os deixa cada vez mais longe do resto do mundo...

acabou-se os tempos da agricultura, do ferro, da indústria básica,... e a Europa que cada vez mais lhes corta as protecções nacionalistas/regionais,.. hasta la vista tios, agora vão ter de trabalhar a sério e sentir o que é competição