sábado, 30 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 30 Mai 09


O lenço à pirata de Berlusconi


NUM PROGRAMA de conversas da televisão italiana, Cherie Blair revelou as preocupações do seu marido em não ser fotografado junto de Sílvio Berlusconi, para se defender da imprensa britânica. Por isso, Cherie meteu-se entre os dois homens para todas as fotografias daquelas férias do casal Blair, em Itália, a convite do primeiro ministro de Itália. A mulher do antigo primeiro ministro britânico contou a Fábio Fazio, o apresentador do popular programa, que ambos tinham sido surpreendidos por ver Berlusconi com um lenço na cabeça, à pirata. E embora ele se tivesse limitado a referir “um pequeno problema na cabeça”, o casal Blair apurara que Berlusconi andava de lenço na cabeça para proteger e esconder um transplante novo de cabelo que acabara de fazer. Silvio mudava de lenço para este condizer com a roupa que vestia, de cada vez que saíam, e Tony Blair passara as férias a pedir à mulher:”Mete-te no meio, não deixes que eu seja fotografado ao lado dele, senão a nossa Imprensa mata-me!” Cherie Blair foi a Itália e anda a dar entrevistas para promover as vendas da sua autobiografia, onde confessa estes episódios e justifica que o casal aceitara a oferta destas férias para conseguir o apoio da Itália à candidatura inglesa para sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

_________

Rebeldes lançam ofensiva

OS ISLÂMICOS radicais compostos por grupos “Shabab” (jovens) e do Hizbul Islam (Partido do Islão) ocuparam a cidade de Jowhar, a 90 quilómetros ao Norte de Mogadíscio, a capital da Somália. Cidade natal do presidente do governo de união nacional, Jowharera uma das últimas praças fortes das autoridades somalis que só controlam alguns bairros de Mogadíscio e uma mão cheia de aldeias e pequenas cidades no sul do território. Desde o passado dia 7 que os rebeldes lançaram e mantêm uma ofensiva sem precedentes. Partidários do islamismo radical, eles não aceitam nenhuma autoridade e exigem a retirada das tropas da União Africana deste país sem lei, nem ordem.

_________

EUA e os direitos do homem

OS ESTADOS UNIDOS foram eleitos pela primeira vez para o Conselho dos Direitos do Homem da ONU, o qual Washington boicotava desde a sua criação, em 2006.A administração Bush criticava o conselho, com sede em Genebra, acusando-o de estar sempre a criticar Israel e de fechar os olhos às violações dos direitos humanos na Birmânia e no Zimbabwe. Reconhecendo que o Conselho “não está à altura das expectativas”,a administração Obama decidiu juntar-se à comunidade internacional e melhorar a organização por dentro.As organizações de defesa dos direitos do homem não escondem a sua satisfação pela eleição dos Estados Unidos para o Conselho, mas ao mesmo tempo criticam as reeleições da Arábia Saudita, Cuba, Rússia e China.

_________

Voronine preside a parlamento

DEPOIS de passar os últimos 8 anos à frente do Estado da Moldávia , Vladimir Voronine foi eleito presidente do Parlamento, precisamente um mês depois dos graves incidentes provocados por irregularidades nas eleições legislativas. Até ao próximo dia 7 de Junho, o parlamento da Moldávia deverá eleger o sucessor de Vladimir Voronine na chefia do Estado.
_________

Mais vacinas à venda

KEIJI FUKUDA, o número dois da Organização Mundial de Saúde, depois de se reunir com muitos responsáveis por laboratórios farmacêuticos, confirmou a intenção de lançar a produção maciça duma nova vacina para a gripe dos porcos, sem anunciar datas prováveis, embora tudo indique que deva estar pronta para este Outono. A OMS receia que venham a surgir novos focos autónomos de transmissão do vírus, à medida em que este se vai transformando e tornando mais resistente.Portugal, para além de não ter razões de queixa, continua a ter em armazém 22 milhões de euros de vacinas que comprou para a gripe das aves. Apesar dos porcos ainda não voarem,a Direcção Geral de Saúde diz que a vacina serve tanto para uma como para a outra, sem admitir que o Governo português venha a comprar a nova vacina.
_________

Facebook bloqueado no Irão

O IRÃO impediu o uso do Facebook numa tentativa de bloquear o avanço da oposição na campanha para as eleições de Junho. As páginas sociais da web tornaram-se um instrumento de campanha de Mir Hossein Mousavi, o candidato reformista, sobretudo na mobilização do voto da juventude.

_________

91 ton. de heroína e 60 mortos

NUM ASSALTO a uma base de fabrico de heroína, comandos afegãos apreenderam 91 toneladas de droga e mataram 60 combatentes. A operação durou quatro dias e decorreu em Marjeh, na província de Helmand, onde a NATO está a centrar os seus ataques.

_________

LIVROS

“História merdosa de quase tudo”
A.Parody
Europa-América, 171 págs., €11
Factos dificilmente usados por alguém

Sem comentários: