sábado, 9 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 9 Mai 09

.
Perdidos na História

A IDENTIDADE SOCIALISTA está no meio duma forte resignação, ou mesmo mergulhada na vergonha, segundo os politólogos e os antropólogos europeus. "Que erros, ou que espectáculo repulsivo dão os partidos socialistas europeus para gerarem este sentimento repulsivo, esta recusa, por parte dos eleitorados?”, interroga-se o próprio professor agregado da Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris, Vincent Duclert. E conclui: "Os socialistas perderam a sua própria História e a sua relação com a História". Considerando perdida a ligação a Pierre Mendes France e vitoriosa a imposição da traiçoeira linha de Mitterrand, derivada de Guy Mollet, Duclert escreve um notável “requiem pela esquerda”, embora considerando que “o socialismo é o único futuro possível”, capaz de ser também “ uma alternativa ao conservadorismo laico e religioso”, se souber “reencontrar a sua história e a sua consciência”. Abalados por esta crise de ideias, os partidos socialistas francês, espanhol e britânico perderiam os governos que mantêm, se as eleições fossem hoje. Por cá, estamos conversados...

___________

Fiat quer Opel e Abu Dhabi também

TODOS SABEMOS que a Fiat quer a Opel, cria tresmalhada da falida General Motors.Mas a verdade é que se o gigante italiano, que com esse movimento deseja aproximar-se da Volkswagen, está firmemente interessado, também o emirato de Abu Dhabi não desistiu ainda de lograr esse mesmo objectivo. O Abu Dahbi detém já uma participação de 9,1% da Daimler.A Opel procura investidores interessados em se tornarem seus accionistas e, ao mesmo tempo, desenvolve contactos e negociações com o Estado Federal alemão. Barack Obama tinha dado 60 dias à GM para se desenrascar da embrulhada em que se metera, pelos vistos longe de ser bem sucedido.

___________

Remodelação em Madrid?

COM TANTA ASNEIRA repetida e com tanto aborrecimento dos eleitores espanhóis, fartos duma situação que não experimentavam desde 1976, quando conheceram um desenvolvimento e progresso únicos com o socialista Felipe Gonzalez, primeiro, e com José Maria Aznar, depois, a Espanha parece estar à beira duma profunda remodelação ministerial antes que as eleições varram os socialistas do poder, como dizem as sondagens que garantem que se as eleições fossem hoje, os socialistas eram varridos do mapa.
___________

Governo de sábios em Praga

OS PARTIDOS POLÍTICOS da República checa chegaram a acordo para a formação dum “governo de sábios” que deverá tomar posse por estes dias, depois de 9 de Maio, a fim de substituir o gabinete de Topolanek que em fins de Março fora censurado9 pelo Parlamento. Chefiado pelo director do Instituto das Estatísticas, sem filiação partidária, Jan Fisher de 56 anos, o Governo deverá manter-se até fins do Outono, enquanto Topolanek assegura a presidência da União Europeia desde o 1.º de Janeiro até à cimeira europeia que lançará a parceria com a Ucrânia e outros Estados pós-soviéticos do Leste europeu.No Outono deverá haver novas eleições na República checa. O “governo de sábios” deverá terminar a presidência europeia, preparar o orçamento para 2010, lutar contra a crise financeira e reformular o aparelho administrativo do Estado.

___________

Jangada de gelo

UMA FOTO da Agência Espacial Europeia mostra uma placa de gelo de 40 quilómetros de comprimento a ameaçar desprender-se do glaciar Wilkins. Em 1950, esta placa tinha 100 quilómetros, estando hoje reduzida a 40 por cento. As correntes marítimas poderão continuar a sua erosão. A Wilkins cobria 16 mil quilómetros quadrados, mas perdeu um terço da sua superfície. As temperaturas da península antárctica que serpenteia em direcção à América do Sul subiram 3 graus, nos últimos 50 anos. Nove outras placas glaciares diminuíram ou desintegraram-se no mesmo período. O efeito de estufa pode, neste caso, criar uma gigantesca jangada de gelo.

___________

Os homens de Obama

AS “GAFFES” DE OBAMA ou os pequenos podres que se vão conhecendo na sua administração não deixam de salpicar estes primeiros 100 dias do novo presidente americano que, sem dúvida, inverteu a imagem negativa dos EUA no mundo e procura melhorar a vida dos seus compatriotas. Depois dos problemas fiscais, pouco abonatórios para o homem que o presidente pôs a tomar conta das debilitadas finanças norte-americanas, foi a vez de se saber que o seu principal conselheiro económico, Lawrence Summers recebeu mais de 5 milhões de dólares de fundos especulativos de empresas de Wall Street ajudadas pelo Estado…

___________

Atum vermelho

OS RESTAURANTES e peixarias de Mónaco decidiram não comercializar o atum vermelho. Esta decisão, consensual, deve-se à acção do Príncipe Albert II e à sua Fundação consagrada à protecção do ambiente.80 % da produção de atum são consumidos pelo Japão, embora o consumo europeu não seja negligenciável. Os atuns de conserva pertencem a outra espécie mas o atum vendido fresco ou em restaurantes é geralmente atum vermelho. A Fundação do principado, dirigida pelo Príncipe Alberto, reclama o defeso absoluto da pesca de atum vermelho até se avaliar o estado do “stock” desta espécie e se poder reformular a sua gestão.

___________

LIVROS
Sex Code
De Mário Luna
O manual prático dos mestres da sedução
Nowtilus(Barcelona),672 págs., € 19,95

Sem comentários: