domingo, 24 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 23 Mai 09

-
Cunhado reabilitado

KIM JONG IL, o governante da Coreia do Norte que sucedeu ao seu pai, não tem ainda sucessor oficial designado, mas tudo se conjuga para que venha a ser um cunhado seu a ocupar o lugar que permanece na família desde a segunda metade do século passado. Desde que o estado de saúde do ditador norte-coreano começou a dar sinais de instabilidade e a acusar uma certa gravidade que Chang-Song Taek, de 63 anos, se transformou gradualmente em guardião do regime, ascensão confirmada pela sua nomeação para a Comissão Nacional de Defesa, órgão chave da ditadura. A subida de Chang-Song Taek é tão mais surpreendente quanto em 2004 ele havia sido enviado para um campo de reeducação, no seguimento duma purga política. Marido da irmã mais nova de Kim Jong Il, já apresentado como número dois do regime antes da sua desgraça, Chang-Song Taek volta a ser responsável pelas acções mais sensíveis. No caso dum desaparecimento súbito de Kim Jong Il, o seu cunhado poderá desempenhar um papel decisivo no país e em toda a região.
______________

Tailândia destabilizada

EMBORA
a situação se tenha desdramatizado na Tailândia, continua o braço de ferro do Governo e o antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que fugira do País com malas cheias de dinheiro vivo e foi dono do Manchester City depois de apoiado por Bush e Blair. O ex-primeiro ministro fora deposto pelos militares com a bênção do muito respeitado rei Bhumibol em 2006,depois de tribunais o condenarem por corrupção. Desde que fugiu para o estrangeiro que Shinawatra tenta destabilizar o País, comprando apoios e enviando numerosas mensagens em vídeo. Tal como Sílvio Berlusconi este homem de negócios conquistara o poder depois de fazer fortuna rápida com negócios de informática e de telemóveis. A revolta de grande parte da população de Bangkok contra os seus adeptos e a intervenção do exército prejudicaram as esperanças de derrube do Governo e da ascensão política deste homem ambicioso que há quase cinco anos destabiliza a Tailândia.
______________

A revolta Internet

OS UCRANIANOS inventaram a revolução laranja, a Geórgia criara a revolução das Rosas. A Moldávia está a inventar a revolta Internet. Comunicando por mails e sms, dezenas de milhares de jovens moldavos descem à rua desde que denunciaram a vitória fraudulenta do partido comunista nas eleições de 5 de Abril passado. Nessa altura, as emoções despertaram violência a ponto de haver a lamentar muitos feridos e centenas de mortos. A cólera dos estudantes revelou um novo estado de espírito das novas gerações. Dois terços dos 4 milhões de moldavos são de língua latina, de origem romena, em consequência da Moldávia ser um antigo território romeno anexado pela União Soviética depois da II Guerra Mundial, então transformada em República Soviética.13% são russófonos, protegidos por Moscovo, e o país é considerado o mais pobre da Europa, ao mesmo tempo que a Roménia, integrada nos 27, se desenvolve rapidamente. Os jovens de hoje protestam com amargura contra a situação no País depois de em 1994 os seus pais terem votado contra a reintegração da Moldávia na Roménia.

______________

As razões da Turquia

O PRESIDENTE da Turquia, Abdullah Gul, teve ocasião de explicar ao presidente português Cavaco Silva as razões de ser dos protestos de Ankara junto de Rasmussen, o novo secretário-geral da NATO, contra o qual a Turquia se opôs, enfrentando a sua nomeação e acabando por ser alvo duma campanha de desinformação em que aliados da Turquia e de Portugal na NATO alegavam que a Turquia estava contra Rasmussen por a Dinamarca ter publicado os “cartoons” do profeta. Gul disse que a posição turca não tinha a ver com religião. Em diversos estados têm ofendido o profeta. A questão era outra: uma tv por satélite kurda emite a partir da Dinamarca defendendo o terrorismo contra a Turquia como meio de acção. A Turquia é um membro fundador e vital para a NATO. Os seus soldados combatem no Afeganistão, não estão lá a fazer turismo. E Rasmussen aceita isto como normal?!A Turquia falou tão alto e claro em Estrasburgo que Rasmussen e os americanos se apressaram a negociar um compromisso…

______________

A “droga do violador”

OBSERVADORES independentes estrangeiros admitem a possibilidade de em Portugal se estar a usar a GBL, a droga da moda actualmente na Europa. As suspeitas destes investigadores foram provocadas pelo número elevadíssimo de comas alcoólicos registados nas queimas das fitas de Coimbra e do Porto, onde dezenas de estudantes foram internados em estado de coma. Nos últimos três meses, um número de jovens inexplicavelmente elevado foi internado em hospitais europeus. Os serviços de saúde europeus estão preocupados com a situação e as dificuldades das polícias reprimirem as causas deste surto. Os jovens estão a drogar-se com GBL, (Gamma-butyrolactone) um dissolvente de tintas muito utilizado para limpar jantes de automóveis. Misturado com água ou com sumos de fruta e outras bebidas alcoólicas, a GBL desinibe a um ponto que lhe valeu o nome de “droga do violador”. A GBL não só está em venda livre, como é barata! Altamente tóxica, provoca acelerações cardíacas graves e comas profundos.

______________

LIVROS

“Un état dans l’état”
Escrito por Sophie Coignard
Publicado por Albin Michel(Paris)
224 págs., €17A Maçonaria francesa no coração do poder. Um livro interessante e inquietante.

Sem comentários: