sábado, 2 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 2 Mai 09

-
Carlos defende Londres dos árabes
.
O PRÍNCIPE de Gales, Carlos de Inglaterra, voltou a desencadear os furores dos arquitectos, ao opor-se ao projecto de Richard Rogers para os Chelsea Barracks, uma reformulação dum espaço em zona nobre e sobranceira ao rio ocupado por quartéis do Exército, junto do qual eu próprio vivi cerca de quatro anos quando em Londres trabalhei para a BBC. O herdeiro do trono escreveu ao primeiro ministro do Qatar denunciando o projecto – um conjunto de imóveis ultramodernos e envolveu o seu arquitecto preferido para criar um projecto com uma concepção mais conservadora que pudesse servir de alternativa. Entre o jardim reservado dos residentes de St. Leonard’s Terrace e a margem do Tamisa, este terreno militar ocupa mais de 5 hectares adquiridos em Janeiro deste ano pela família real do Qatar por mil milhões de libras esterlinas, um verdadeiro record imobiliário. Naquele espaço deixa de existir a residência dos comoventes veteranos sobreviventes da primeira Guerra Mundial que se extinguiram, quase na totalidade, nas suas casacas vermelhas carregadas de condecorações. A polémica urbanística de Richard Rogers e Carlos parece a criada no Largo do Rato com o projecto de Aires Mateus…salvaguardando as distâncias.

-
Chirac na China

JACQUES Chirac está na China. Depois de recebido em Pequim pelo presidente Hu Jintao, Chirac irá a Xangai, que para o ano será a sede duma importante exposição mundial. Aí, Chirac almoçará com Jiang Zemin que ele recebeu na sua propriedade de Bitty, em França. No regresso, o antigo presidente da França fará uma escala em Doha, onde se ocupará duma conferência internacional acerca do desenvolvimento sustentado.

-
15 milhões de telemóveis num só mês

O CRESCIMENTO do mercado de telefones portáteis continua a fazer-se sentir expressivamente na Índia. De tal modo, que só no mês de Janeiro venderam-se naquele país mais de 15 milhões de celulares. Trata-se da progressão mais rápida do mundo. A Índia tem hoje 277 milhões de telemóveis a operar no conjunto das suas redes de serviço móvel.

-
O diabo devorador

O ACTOR britânico Jude Law explicou o que faz para evitar que os seus pequenos filhos não comam “fast food”. ”Eu explico aos meus filhos que o palhaço do McDonald’s é um diabo disfarçado que devora aqueles que entram no restaurante. É uma mensagem terrível mas muito eficaz. Os meus filhos nunca quiseram ouvir falar em hamburguers…”

-
Qantas a voar mais baixinho

DEVIDO à crise e aos preços dos combustíveis, a conhecida companhia aérea de bandeira da Austrália, a Qantas, diminuiu 80 por cento das suas previsões de resultados e anunciou ir despedir 1800 funcionários, ao mesmo tempo que suspendeu as encomendas de quatro Airbus 380 e de 12 Boeings 737. Em 2008 a Qantas diminuiu a sua capacidade em 9% e prevê-se agora novos cortes da ordem dos 5%. Bons tempos em que eu levava 37 horas de Londres a Sidney, num Jumbo SP… A Qantas ainda voa bem, mas voa mais baixinho…

-
Da kalachnikov às conservas

A FÁBRICA russa de armamento, designadamente das espingardas automáticas Kalachnikov e dos lança-foguetes e “rockets” anti-tanques portáteis, Molot, com sede em Viatskié Polyany, no centro da Rússia, começou a produzir para a indústria alimentar, diversificando aquilo que fazia, devido à crise e por não ter encomendas o que lhe aumentou drasticamente o passivo. A direcção desta fábrica Molot é a primeira na Rússia a lançar mão das práticas conhecidas na crise de 1998. A Molot está a produzir carne enlatada, farinha, açúcar e massas e conservas não só para o mercado interno mas também para exportar. É mundialmente conhecida a exigência da indústria alimentar russa.

-
O fim do cheque

O CHEQUE está em crise e à beira da sua extinção. Para se entender mais facilmente o que se acaba de dizer basta ter uma ideia concreta: Os alemães já assinam um cheque por ano, em média. Os franceses não vão além dos 50. Os cartões multibancos subiram mais de 10% desde o início da crise e os ATM e os clientes são piores do que os portugueses. Portanto, os cheques, mesmo os carecas, têm os dias contados…

-
Flores do entulho

UM “CHIC” o lançamento dos Fundos de Caridade do Uzbekistão 2020! No Museu de Arte moderna de Paris podia ver-se além de Lola Karimova-Tillyaeva, a presidente da Instituição e sua representante oficial junto da UNESCO, cabeças coroadas da Europa, princípes e princesas onde fez uma destacada e elegante figura a princesa Leah, da Bélgica. Mas não faltaram Mónica Bellucci, Cláudia Cardinale, Alain Delon, Bernardette Chirac, Emmanuelle Béart e muita outra gente importante e, como sempre nestas coisas, um lindo ramalhete de flores do entulho…

-
LIVROS

“A Princesa”
Escrito por Fernanda Farias de Albuquerque e Maurizio Jannelli
Publicado por Editora Nova Fronteira (Rio de Janeiro)
Depoimentos de um travesti brasileiro a um líder das Brigadas Vermelhas numa prisão em Itália. O avesso dos contos de fadas. Uma história de crime e castigo, uma vida de provocação e desejo. Um interessante documento.

Sem comentários: