sábado, 6 de junho de 2009

«CONFIDENCIAL» de 6 Jun 09


Portugal magnânimo


GRANDE surpresa com a Rede Portuguesa de Ajuda Internacional aos Refugiados, a Helpin, que ajuda António Guterres com vultuosas contribuições financeiras destinadas a combater a anemia na Etiópia. Para além de dinheiro, há ainda a valiosa contribuição de bens e serviços mobilizados por Guterres destinados à organização logística e administrativa da rede, que está sedeada na Fundação Cidade de Lisboa, na capital portuguesa. Serviços e consultorias são prestados pela Rolan Berger, pela Ivity (publicidade), Customer 360 (marketing directo), ANA e TAP, Lusotempo (tradução e interpretação), Hotel Marriott e PT.
A maior surpresa, a nível internacional, foi causada pelo valor magnânimo da ajuda da parte dum pequeno e pobre país como Portugal, que vive com tremendas dificuldades, e dum comissário das Nações Unidas pouco bem visto na organização e ainda recentemente violentamente criticado por um ministro dum importante estado europeu.

_____________

Depois de Guimarães, Marselha

A CIDADE francesa de Marselha foi escolhida para Capital Europeia de Cultura em 2013.Em 2012 será Guimarães que se junta a Maribor, na Eslovénia, ambas capitais europeias de cultura nesse ano. O custo de se ser capital europeia de cultura está calculado, em preços de hoje, em 98 milhões de euros. Lisboa já foi capital europeia da cultura durante um governo de Cavaco Silva.
_____________

“Operação Catapulta” no Channel 4

UM DOCUMENTÁRIO fascinante, explorando a situação no dia 3 de Julho de 1940, será exibido pelo prestigiado Channel 4, da Grã Bretanha, celebrando aquela triste efeméride. O documentário dar-nos-á conta do medo que Churchill teve de que a esquadra francesa caísse nas mãos dos alemães em consequência da rendição francesa. O governo de Churchill deu então ordens a uma força militar especial que “neutralizou essa ameaça”. A “Operação Catapulta”, assim se chamou essa acção militar de grande envergadura, incluiu desde a apreensão de navios franceses fundeados em portos britânicos, designadamente em Plymouth, onde havia navios franceses atracados, até ao bombardeamento do Porto de Mers-El Kibir, na Argélia, onde os ingleses mataram mais de 1200 marinheiros franceses. Disse quem assistiu ou participou que esta foi uma das mais difíceis decisões políticas de Churchill.

_____________

Medvedev antevê melhoria

O PRESIDENTE Dmitri Medvedev anunciou ter detectado “os primeiros indícios de melhoria na actividade económica da Rússia. A Bolsa de Moscovo e o rublo dão sinais claros de subida depois de algumas semanas de alta nos preços do petróleo.
_____________

Desemprego turco a 16,1% !

O DESEMPREGO na Turquia atingiu o número record de 16,1% no primeiro trimestre de 2009.Este número representa uma subida de 4,2 % em comparação com igual período do ano passado. Segundo o Instituto de Estatísticas, o total de turcos desempregados
Atinge neste momento 3 milhões e 800 mil cidadãos e, no último ano, isto corresponde a um aumento de 1,125 milhões desempregados.
_____________

Porto de 1.º para 3.º

O AEROPORTO de Pedras Rubras fez um solene anúncio público do prémio Airport Service Quality recebido, apesar deste ano ter descido de Primeiro Lugar para Terceiro da classificação. Não deixa de surpreender quem ande a voar por aí que o aeroporto Francisco Sá Carneiro, com a sua monumental derrapagem, esteja entre os três primeiros aeroportos europeu. Então Heathrow, Schipol, Singapura e Tóquio?! Deus me perdoe, mas este prémio, apresentado com pompa e circunstância por Catarina Furtado, que a todos esmagou com a sua beleza, faz lembrar aqueles galardões dados por certas discotecas a determinadas ”empresárias, relações públicas e actrizes”.
_____________

LIVROS
Nun’ Álvares, condestável e santo (biografia)
Por D. António dos Reis Rodrigues
115 págs., €5
Um dos maiores vultos de Portugal apresentado por um bispo.

Sem comentários: