sábado, 16 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 16 Mai 09

.
“Pogroms” em Hebron

“ENQUANTO JUDEU tenho vergonha de ver judeus a abrirem fogo contra árabes inocentes, em Hebron. Não há outra palavra senão “pogrom” para qualificar aquilo a que temos assistido”. Quem assim fala é insuspeito: Ehud Olmert, antigo Primeiro Ministro de Israel, autor e responsável pelas invasões de Gaza e do Líbano. Olmert confessou-se revoltado pelos linchamentos de que Hebron tem sido palco. A pedido do supremo tribunal de Israel, a polícia, com o apoio do exército, evacuou um prédio onde residiam palestinos, o qual havia sido ocupado por 250 extremistas judeus. Judeus disparam ao acaso sobre jovens palestinos inocentes e incendeiam casas e carros com o objectivo de provocarem uma nova Intifada que deixe as mãos livres aos judeus para acelerarem a colonização da Cisjordânia.
___________

Zimbabwe está melhor

ABRANDARAM as pilhagens e os desacatos em Harare e outras cidades do Zimbabwe. Os militares e polícias já recebem os seus soldos, que tinham grandes atrasos, a epidemia de cólera, que chegou a causar 600 vítimas também está debelada e a Oxfam e outras organizações de ajuda humanitária distribuem livremente o auxílio que os conflitos políticos entre Governo e oposição, esta última apoiada por serviços estrangeiros, tinham provocado para ainda mais agravar o boicote económico que a Grã-Bretanha montou e coordenava. Muitos cidadãos hostis a Robert Mugabe e muitos observadores internacionais e independentes não hesitam hoje em apontar culpas à oposição pelo prolongamento desumano da crise.
___________

Vento frio sopra de Pequim

O VENTO glaciar que soprou de Pequim sobre Paris está mais quente mas mantém-se com a mesma intensidade. A frieza ficou a dever-se ao encontro de Sarkozy com o Dalai Lama em Gdansk na Polónia. Nessa ocasião, em Pequim, a polícia chegou a cortar a rua da embaixada francesa, ao mesmo tempo que o embaixador da França era convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde recebeu o protesto formal das autoridades chinesas, enquanto a imprensa de Pequim criticava com veemência “a arrogância do presidente francês”. Internautas chineses pediram o boicote de produtos franceses. Mas as coisas vão agora muito melhor. Dir-se-ia que de vento glaciar se passou a vento frio depois do governo chinês ter deixado no ar uma frase sibilina: “A China aprecia sempre boas relações com a França e pede que Paris corrija o erro cometido.” A verdade é que depois desta frase e de muitos e discretos encontros, as coisas vão muito melhor entre os dois estados.
___________

Europa controla costas de África

A PESD (Política Europeia de Segurança e Defesa) vai avançando devagar mas firmemente. Este ano, pela primeira vez, a Europa dispõe de meios até aqui reservados aos estados que possuíam satélites espiões. Primeiro, foi a França que explora o sistema Hélios com o qual fotografa o espaço. À França se associaram outros estados muito minoritários – a Espanha, a Itália, a Grécia e a Bélgica. Depois havia a Alemanha e a Itália cada um com duas pequenas constelações de satélites de radar, as quais permitem observar a Terra, de noite e com nuvens – são a SAR-LUPE, e a COSMO-SKYMED.
___________

França vai coordenar satélites espiões

EM TORREJON, em Espanha, a Europa tem a funcionar uma estação de recepção de imagens produzidas por três sistemas. É aqui que 25 analistas vêem ao pormenor as costas da Somália e os territórios deste país e do Tchad onde se desenrolam as missões militares de policiamento da União Europeia. Além destes recursos, o centro compra imagens produzidas por satélites comerciais. No futuro a França liderará o ambicioso programa que coordenará as novas gerações dos satélites espiões europeus.
___________

O caos quando querem

MOVIMENTOS políticos, sociais e estudantis gregos vêm a demonstrar sempre que querem que têm capacidade para semearem o caos nas ruas do país. Atenas, Salonica, Patras, Rhodes, Larissa e Ioanina já experimentaram esse poder. Multidões enfurecidas mas organizadas semeiam o caos desde que as forças de segurança abateram a tiro o jovem Alexis Grigoropoulos, de 15 anos quando este apedrejava carros da polícia em Atenas. Mais de 10 cidades gregas registam já enfrentamentos e o desmantelamento de duas organizações de luta armada – a 17 de Novembro e Luta Popular Revolucionária não neutralizou a capacidade de mobilização e de organização da extrema-esquerda e dos grupos anarquistas independentes. Franjas destes grupos são agora fortemente reforçadas por jovens sem emprego. Escândalos e corrupção no governo a par do falhanço do sistema educativo criam o receio nos serviços secretos europeus de que se possa criar um “arco terrorista mediterrânico” que incluiria a Espanha, a Itália e a Grécia. Os referidos serviços falam bastante desta possibilidade nos seus relatórios principalmente receando uma segunda geração de activistas que reclama a passagem a patamares superiores da luta violenta.
___________

LIVROS
“Dinossauros”
De Steve Busette com a “Science et Vie”
Publicado por Telemaque
Um álbum apaixonante de 224 páginas, 4 quilos de peso e €79,50 de preço.
Considerado o mais espectacular dos livros jurássicos.

Sem comentários: