domingo, 10 de janeiro de 2010

«Faca na Liga» de 10 Jan 10

.
Pinto da Costa e a memória de Pedroto


Interessante e comovente a recordação de Pedroto que Jorge Nuno Pinto da Costa patrocinou e o FC Porto assumiu como seu, a ponto de lhe oferecer este campeonato em curso, assim ele seja conquistado no final da edição deste ano da Liga Sagres, tal como jurou e prometeu o presidente portista e no que foi coadjuvado por Jesualdo Ferreira, que retirou a sua conferência de Imprensa de assuntos menores para se associar à homenagem ao seu antecessor, morto há 25 anos. Aquilo que me choca nestas homenagens é não transparecer para a opinião pública o que Pedroto valeu, também noutros clubes. Mas o único dirigente com grandeza para lhe recordar a memória é Pinto da Costa. O resto não o conheceu ou nem sequer ouviu falar nele, a avaliar pela pinderiquice actual. Pensemos no Vitória de Setúbal, à frente do qual conheci Pedroto, nos anos 70 em Londres, quando ali foi defrontar o Tottenham para as competições europeias. Pois Setúbal está hoje muito diferente, mas bem podia falar no homem que muito depois de Otto Glória deu alguma estrutura ao futebol português e que treinou a sua gloriosa equipa de futebol. Foi à frente dela que vi Pedroto em Londres a capitanear um levantamento de rancho num hotel de Battersea Park, exigindo um bife para cada um dos atletas e gritando com os fulanos da agência de viagens que havia organizado a estadia da embaixada sadina às competições europeias:”Os meus atletas precisam de proteínas porque não beberam leite nem comeram carne nem manteiga quando eram pequeninos!”.Só uma figura vi a apoiá-lo, Xavier de Lima, o construtor que fez mais do Seixal, Sesimbra e Almada que décadas de poder local! Muitos e muitos dos seus jogadores não o esquecem. Mas não mostraram Artur Jorge que sem Pedroto não teria sido ninguém, e os dirigentes do futebol nacional, que depois do 25 de Abril quase passaram à clandestinidade, alguém os viu?!É por isso que eu gosto de Pinto da Costa! Sempre amigo dos seus amigos, vivos ou mortos! A propósito, foi no funeral do coronel Aventino Teixeira que estivemos juntos pela última vez, ele vindo do Porto, de propósito, para a cerimónia fúnebre, após a qual regressou logo de seguida à Invicta.

Sporting: à grande e à francesa

Carvalhal não se cansa de repetir que as contratações de Natal do Sporting “assustaram muita gente”.Estou farto de perguntar e de pensar e ainda não descobri quem possa ter ficado assustado. É que as contratações e repescagens leoninas feitas por Sá Pinto e Bettencourt, com regozijo do treinador, não metem medo a ninguém. A única surpresa é o Sporting, que era contra o fundo de jogadores, estar agora a favor da constituição desse fundo, e a SAD leonina, que achava que não tinha dinheiro para mandar cantar um cego, ter passado a gastar à grande e à francesa, aumentando as suas dívidas que alguém há-de pagar, depois das críticas de Dias da Cunha e de José Roquette à gestão pós-modernista do actual presidente sportinguista.

Temos 1,8% de hipóteses

Portugal tem 1,8% de possibilidade de ganhar o campeonato mundial de futebol na África do Sul. Se forem ao site da Castrol, percebem porquê. Vejam as contas e mandem vir o Scolari pôr bandeiras nas janelas…

Miguel Veloso para aqui e para ali

De Itália garantem-me que a Fiorentina ofereceu 10 milhões de euros ao Sporting pela transferência de Miguel Veloso. Um amigo meu em Madrid assegura-me que quem vai comprar Miguel ao Sporting vai ser o Barcelona. Eu, cá por mim, tanto acredito num como noutro. A questão vai ser outra: tenho uns zuns-zuns fidedignos que me falam de Inglaterra, como destino para o médio ou lateral do Sporting que o Benfica mandou embora por ser gordo! A verdade é que até ao final desta época ele vai. E há dois factores que me confirmam esta minha especulação. O primeiro é ele ser agenciado pela Gestfute de Jorge Mendes; o segundo, foi o cuidado com a aparência de que o metrojogador dá mostras. Mais uns meses e cá estamos para ver o que acontece.

As lágrimas de Fogaça

Muitas vezes não há quem se aperceba dos dramas que rodeiam muitos dos jogadores de futebol, vitoriados quando tudo corre bem e os adeptos os admiram ou lhes agradecem algum talento, mas logo esquecidos quando as coisas vão mal. É o caso de Bruno Fogaça, o ponta de lança do Rio Ave, que saiu do campo no final do treino apoiado em canadianas e lavado em lágrimas! O jogador brasileiro havia sido reavaliado pela equipa médica e treinava há duas semanas depois de recuperar duma rotura na coxa direita quando sofreu uma lesão no gémeo da perna esquerda. Tudo o que Fogaça quer é jogar. Por ficar mais uns tempos no estaleiro, Fogaça saiu em lágrimas. É que a vida profissional dum futebolista é curta. Assim, fica-se quase sem tempo para nada. E as oportunidades raramente se repetem…

André Villas Boas satisfeito

O treinador da Académica está muito satisfeito por ter ensinado, na prática, como se melhora um regulamento duma competição oficial do futebol profissional, ao ver a Federação de Futebol dar razão à argumentação do seu recurso, na qual se fundamentou para garantir o apuramento da Académica que o “mini-Mourinho” está convencido de poder conduzir até às meias finais da Taça da Liga. Uns Totós haviam antes chamado incompetente ao jovem treinador que fica, assim, associado à regulamentação positiva duma das provas do futebol profissional português.

Calixto condecorado

Henrique Calixto, seleccionador da equipa de futebol do Vietnam e treinador dum clube multicampeão daquele país, onde o professor português é muito popular e respeitado, vai ser agraciado com o grau de Mérito Desportivo que o governo português lhe atribuiu pela sua acção no importante país do Sueste Asiático, através da qual granjeou vasta fama no Oriente, com clubes chineses e japoneses a cortejá-lo. A entrega da condecoração deverá suceder numa cerimónia a ser calendarizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português. O governo de Hanói tem a maior estima pelo treinador português.

«24 horas» de 10 de Janeiro de 2010

Sem comentários: