domingo, 29 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 29 Nov 09

.
Os nossos juízes são um espectáculo!

Os espiões internacionais que vêm a Portugal observar os jogos de futebol dos diferentes escalões para aconselharem jogadores e técnicos ou venderem artistas deste fabuloso espectáculo estão a ficar fascinados com as arbitragens e começam a organizar-se no sentido de proporem à FIFA e UEFA uma competição só para árbitros e bandeirinhas, sujeitos a pontuação, classificação e campeonatos de juízes. Os “olheiros” ficaram rendidos a Nuno Santos, o árbitro do Algarve com grande criatividade para assinalar penaltis às equipas de que não gosta. Os observadores chegaram mesmo a ponderar a hipótese de se contratar em permanência a equipa do Atlético Clube de Portugal, clube que o árbitro algarvio distingue particularmente com a sua preferência prejudicial, segundo declarações de dirigentes, técnicos, jogadores e público em geral. Mas se os anglo-saxónicos preferem Nuno Santos, os italianos em particular e os observadores do sul da Europa, em geral, preferem João Capela, o árbitro que depois de fazer asneira da grossa foge apressadamente e sob forte protecção policial. Espanhóis, italianos e franceses forneceram imagens de Capela a fugir de Matosinhos aos turcos e aos gregos, mas estes confessam não terem maneira de concorrerem com o português. Quem é capaz de marcar penaltis que ninguém viu e expulsar jogadores e treinadores só porque sim e dar a volta ao resultado? Alguns dos olheiros garantem que só Santos pode concorrer com Capela, mas os ingleses juram que a peça fundamental é Vítor Pereira. Apressam-se a sugerir a contratação do patrão dos árbitros, com receio de que possa ser convidado para o circo Chen ou para o Cardinali,onde faria um sucesso com a sua “fiesta-ballet”.

Pereira a Fátima, de joelhos, já!

Luís Albuquerque, o presidente do Fátima, pretende, sem resultado, uma reunião com a Comissão de Arbitragem da Liga para ver se percebe se há critério pás as nomeações e, se há, qual é! O dirigente do Fátima esclarece que “não são as exibições dos árbitros que estão em causa, mas tentar saber a razão de em 12 jogos não termos recebido nenhum dos 10 árbitros primeiro classificados, porque razão recebemos três vezes o mesmo árbitro e perceber se o Fátima serve para ensaios e experiências da Comissão de Arbitragem. Já agora, Luís Albuquerque gostaria de perceber a expulsão do treinador Rui Vitória, num jogo contra o Trofense, o que obrigou o técnico a ficar 10 dias de castigo. Vitor Pereira ainda não teve tempo para responder ao presidente do clube ou, sem querer ser injusto, pode não ter dado por essa legítima pretensão.

Atenção aos pormenores!

Recordo-me que na BBC e na antiga Emissora Nacional ensinavam os profissionais a tomarem cuidados e a seguirem certos pormenores que podiam ser tomados por normas para bem desempenharem a profissão e não enganarem, ou prejudicarem, os ouvintes ou os espectadores. Assim, por exemplo, quando houve o 25 de Abril, os locutores, leitores de notícias e jornalistas da BBC ligavam para a secção portuguesa da BBC para que lhes disséssemos a pronúncia correcta de Spínola, para que eles não pronunciassem Spínola, com acento no o aberto, como o de Lola... Imagino que ali não seria possível dizer asneiras, ou pelo menos era difícil, como aquele jovem da RTPN que diz Almodovár (!) e “fétedaiver”do francês fait divers…Pois numa estação de TV ouvi eu a descrição da “fé e religiosidade” de Kurban Berdiev, o treinador do Rubin Kazan, que por duas vezes surpreendeu o Barcelona. Esta crença do treinador ficava a dever-se à interpretação do relator e comentador que achava que as Beads Tasbee, que Berdiev rola entre os dedos, seria o equivalente a um rosário católico. Pois não é! É um “entretém”, algo para distrair e aliviar a tensão, melhor do que uma pastilha elástica. Além de entreterem, as Beads Tasbee perfumam, porque as suas contas são de sândalo. É tão fácil não dizer disparates! Dá o mesmo trabalho do que dizer. É só ligar aos pormenores e não ter vergonha de perguntar…

Traumatologista condena médicos da selecção

O traumatologista espanhol Pedro Ripoll criticou vivamente quem clinicamente permitiu que Cristiano Ronaldo jogasse aqueles 17 minutos contra a Hungria, agravando seriamente a lesão que sofreu no jogo do Real Madrid.”Ter forçado Cristiano Ronaldo a jogar naquelas condições foi da maior imprudência e agora não podem ter precipitações. É fundamental deixarem-se de pressões, pois de outro modo podem criar, irresponsavelmente, um grave problema. E para o jogador português o famoso médico diz que “o que ele tem a fazer é ter calma, estar tranquilo e ter muita paciência para poder recuperar totalmente”.

Cáceres em coma

Fernando Cáceres, o internacional argentino que depois de jogar no River Plate, no Boca Júnior e no Independiente, jogou anos em Espanha no Saragoça,no Valência e no Celta de Vigo. Cáceres jogava na equipa galega, de Vigo, quando esta venceu o Benfica por 7 a zero. Em Buenos Aires, Fernando Cáceres foi atingido a tiro num olho, por um jovem de 15 anos que quis roubar-lhe o carro. O antigo jogador, titular da selecção argentina, teve uma longa visita de Diego Maradona e do antigo avançado Beto Acosta, com quem jogou na selecção albi-celeste. O jogador encontra-se em coma, ajudado a respirar artificialmente. O prognóstico é muito reservado.

Caldas em Angola

António Caldas, o treinador que durante longas épocas esteve ao serviço do Sporting de Braga, conseguindo neste tempo o apuramento do clube minhoto para a Taça Intertoto, acertou em Angola os pormenores do contrato que assina com o Benfica de Huambo, clube que irá dirigir no curso do Girabola, o campeonato daquela antiga colónia portuguesa na costa ocidental de África.

«24 horas» de 29 de Novembro de 2009

domingo, 22 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 22 Nov 09

.
Os “senhoritos” do futebol peninsular

O futebol peninsular está a ficar cheio de senhoritos. Em Barcelona é o Joan Laporta, de quem a Espanha inteira se ri, a começar pelos seus próprios jogadores. Cá, é o antigo bancário José Eduardo Bettencourt, que não sabe se há-de acertar o passo, dar corda ao relógio ou apertar os atacadores com os seus brilhantes “forevers”, em inglês técnico, que fizeram perder a mais pequena serenidade ao pobre do Paulo Bento, visto a fugir para parte incerta. Por seu turno, Laporta garante que o Barça é mais do que um clube, é “uma plenitude nacional”, que sonha e ajuda a sonhar com a independência da Catalunha. Até aqui, tudo bem. Mas depois da independência, o Barça vai disputar o título de campeão da Catalunha, jogando na primeira divisão catalã com o Espanyol, o Sabadell, o Badalona, o Girona e o Granollers!? E o que fazem aos adeptos de Cádiz, Ceuta, Ponferrada ou Badajoz!? Já agora, deixem-me imaginar o Messi a fingir que é o Maradona da Nova Creu Alta!

O Herri Batasuna de Alvalade

É de recear que Bettencourt possa contratar o Rumsfelt, não para treinar o Sporting nem dirigir a secção, mas para combater o terrorismo. O presidente leonino anunciou ter já identificado o Herri Batasuna de Alvalade e deu a saber que antes de recuperar os pontos perdidos, o Sporting vai “combater o terrorismo!”O bem amado e grande líder dos verdes garantiu aos microfones da Rádio do Estado que “são uma minoria de cretinos financiada e apoiada por pessoas que não sei quem são. A polícia sabe quem são e estão identificados”.O presidente leonino, que contou já com o apoio da companhia de intervenção da PSP e suas balas de borracha amestradas, atiradas com muito amor e carinho para derrubar seus consócios, acrescentou ainda querer expulsar de sócios “esses cretinos”.O presidente, com a experiência do banco que trocou pela SAD, vai sentar-se no banco de suplentes para ter uma perspectiva mais clara do terreno.”Se acharem que isto é democracia, corro com eles do Sporting”, disse ainda aos microfones da RDP.

O “Kennedy do Barcelona”

Joan Laporta não dorme descansado desde que um jornalista inglês lhe chamou “o Kennedy do barcelonismo! ”Dizem os próprios catalães que “onde ele põe os olhos, entorna veneno”! Laporta olha como um monge budista e dispara como um atirador do Kosovo. Beija sem pudor a Samuel Etoo e, dois dias depois, assina a sua venda para o Inter. Quando for crescido quer ser como Pep Guardiola.

Espionagem desenfreada

O futebol português é pobre e mal agradecido, de maneira que muitos observadores estrangeiros investigam as possibilidades de aqui encontrarem técnicos e jogadores interessantes que possam ser vendidos lá fora. De muitos destes olheiros, sabe-se, pois chegam a pedir ingressos e lugares vip para as suas missões de “espionagem”, mas muitos outros há que não dão sinal, comprando o seu bilhete e não se fazendo anunciar, para verem os atletas que mais desejam do discreto conforto da sua “clandestinidade”, de onde observam tudo o que lhes interessa, falando com quem muito bem entendem. Só para fazerem uma ideia mais aproximada do que estou a falar, as equipas do Vitória de Setúbal e do Olhanense têm sido acompanhadas por “espiões” do Osasuna, Huelva e Jerez (Espanha) do Heerenveen (Holanda) Portsmouth(Inglaterra)e Celtic (Escócia). ”Olheiros” do Porto, Sporting, Académica e Braga têm, nas últimas semanas, prestado a maior atenção a estas duas equipas,onde jogam jovens atletas de grande potencial. Rui Caçador, da equipa técnica da Federação, observa também os elementos mais jovens destas duas equipas que possam ser chamados a integrarem as selecções mais jovens.

Van Der Gaag e Villas Boas a darem cartas!

Quem foi que falou em primeiro lugar para elogiar Mitchell Van Der Gaag, o antigo defesa do Marítimo, de 31 anos de idade, que é o treinador mais jovem da Liga Sagres e que estava a treinar a equipa B dos funchalenses quando o seu presidente mandou embora o Carlos Carvalhal e teve de o ir buscar para treinar a primeira categoria? Pois claro, foi aqui o Faca na Liga, que falou deste e do André Villas Boas, de 32 anos de idade! De um e de outro vão ouvir falar muito. Mas principalmente do Van der Gaag. Vai uma apostinha? O Marítimo já empatou com o Benfica e o Sporting e ganhou ao Porto. Vamos ver as coisas que este excelente jogador, em quem parece ninguém ter reparado, vai fazer como treinador. Para já em Portugal, depois logo se vê. E o Villas Boas, se não se meter no vespeiro de Alvalade também ninguém o vai parar!

Matias Fernandez: real classe!

Matias Fernandez é um excelente jogador de futebol em qualquer parte do mundo. No meio daquele naufrágio do Sporting o chileno não pode deixar de dar nas vistas, não só pela qualidade do futebol que pratica, com grande virtuosismo e inteligência, mas também porque mostra ser daqueles jogadores que sabe o que anda lá dentro a fazer.Com o Rio Ave foi soberbo, apesar de nos outros dois jogos anteriores ter igualmente celebrado a marcação de golos preciosos e de grande importância para o clube, não deixando, nem por um minuto, de jogar para o colectivo. A finta primorosa com que sentou Fábio Faria e o modo consistente como recuperou bolas e pensou saídas organizadas para mostrar o seu fabuloso trato de bola não se encontra facilmente. É o jogador do Sporting com verdadeira classe.

«24 horas» de 22 Nov 09

domingo, 15 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 15 Nov 09

.
As nossas tristes figuras

Que tristeza a figura que há sempre alguém disposto a fazer, comprometendo Portugal. Agora, foi a Federação Portuguesa de Futebol que resolveu pôr em causa a honestidade de Cristiano Ronaldo, a seriedade de Florentino Perez, a correcção de Jorge Valdano e o bom nome do Real Madrid. O cavalheiro Madaíl parecia aqueles patrões que fogem ao fim de semana com as máquinas, sem pagar aos trabalhadores, mas se há um empregado que está de baixa, atiça-lhe a Inspecção Geral do Trabalho, a ver se o homem está em casa. Para mais, neste caso, ainda põem em causa o seu quadro clínico,! Se não têm obrigado o Cristiano Ronaldo a jogar lesionado aqueles 17 minutos contra a Hungria, o CR9 estava hoje bom e pronto para a Bósnia. O mais grave é duvidarem da idoneidade profissional e académica do professor holandês chamado a ver o CR9 depois de o ter operado no ano passado na Holanda, e que confirmou ao Real Madrid a indisponibilidade do jogador.E não acreditarem na equipa clínica do Real Madrid nem na clínica Sanitas, que trata o plantel de Chamartin. Enfim, era bom que na Federação acreditassem que os médicos espanhóis e a sumidade dos Países Baixos não estão inscritos na Ordem dos Médicos portugueses. Portanto, não têm nada a ver com seguros! Para a nossa vergonha ser maior, em Espanha, onde o caso, naturalmente, tem enchido páginas de jornais, até o treinador do Barcelona, Pep Guardiola, defendeu o rival Real Madrid! O que eu me recuso a acreditar é que esta lindeza de figura se deva – como há quem sugira por aí –às guerras antigas entre Queiroz e os seus antigos patrões espanhóis, que não foram meigos para o nosso seleccionador. Não creio!

Gente fina é outra coisa!

Ponham os olhos no comportamento dos responsáveis pela selecção do Brasil e do seu seleccionador, confrontado não com um único caso semelhante ao do Cristiano Ronaldo, mas dois! É verdade, Dunga, na véspera de dois amigáveis de preparação para a África do Sul, viu-se repentinamente sem Ramires e Luisão, duas pedras importantes na base do escrete canarinho. Acham que a CBD exigiu atestados, pediu comprovantes, enviou alguém que investigasse ou solicitou a algum médico brasileiro, ou funcionário do consulado, para verificar o que se passa!?Por amor de Deus! Dunga limitou-se a agarrar no telefone e ligar para os dois internacionais e seus atletas a desejar as melhoras, fazendo votos para um pronto restabelecimento de ambos, da lesão de Ramires e do pós operatório de Luisão, sujeito a uma operação de urgência a uma apendicite aguda. Nenhum deles teve de sair de Lisboa para ir mostrar o seu estado de saúde, como Ronaldo que teve de vir a Lisboa por duas horas. Que tristeza! Aprendam com o Brasil, que gente fina é outra coisa!

O triste fim de Robert Enke

Foi um choque para a generalidade dos futebolistas a jogarem na Alemanha a morte dramática de Robert Enke, guarda redes de 32 anos do Hannover e que pôs termo à vida parando o seu carro numa passagem de nível com a finalidade de ali pôr um ponto final na sua existência. Na eliminatória para a Taça do Rei, o Barcelona guardou um minuto de silêncio por este seu antigo atleta com muitos jogadores blau grana visivelmente comovidos. O guarda redes do Hannover e da Selecção alemã, a qual deveria representar no Mundial da África do Sul, para o qual já estava apurado, foi jogador do Benfica entre 1999 e 2002, trazido para Lisboa em boa hora por Jup VanEincke, técnico alemão do Benfica e antigo treinador do Real Madrid e do Atlético de Bilbau. Este ano, Enke atravessou um longo período de depressão depois da morte de sua filha, com dois anos de idade, vítima de doença cardíaca congénita.

Europa rende-se a Peiser

Peiser, o guarda-redes da Naval que se celebrizou com o jogo da equipa da Figueira da Foz no Estádio da Luz, é um dos melhores guarda-redes da Europa. Além do mais, é um homem culto, inteligente e que sabe o que faz, capaz de reconhecer as virtudes e as qualidades dos outros. Frente à poderosa equipa do Benfica, Peiser defendeu tudo e resistiu até ao canto de Di Maria que Xavi Garcia transformou num verdadeiro remate com a sua cabeça, lá em cima e em gesto técnico perfeito, nos 90 minutos. Francês de nacionalidade, o fantástico guarda-redes da Naval chamou muito a atenção dos ingleses que vieram a Portugal para descobrir talentos. É que se Domenech não vem, nem veio para ver Scisoko,os clubes ingleses não param e, muito acertadamente ,reconhecem onde está o melhor da Europa, para mais na sequência do infeliz suicídio de Enke.O Hannover, clube onde o substituto de Oliver Khan jogava, era um dos representados na Luz por reputados olheiros que assistiram ao jogo Benfica-Naval.

O melhor “mister” do leão

Desde a semana da saída de Paulo Bento, o “forever” de Bettencourt, que as anedotas acerca do substituto do treinador da serenidade não pararam, enquanto os “senhoritos” arrotavam postas de peixe galo. Mais a sério, Chiquinho Conde, que se sagrou campeão de Moçambique e tem saudades de Portugal, não resistiu a dizer aos jornalistas portugueses que tem as habilitações necessárias e pode ficar disponível para treinar o Sporting. Chiquinho jogou no Sporting entre 1994 e 1996 e tem saudades!Mas a melhor anedota é a que garante que o próximo treinador dos leões vai ser o Saramago! Porquê?!Ora! Porque para dar cabo de Jesus, só pode ser mesmo o escritor!

Leões e dragões insultados

Os leões à saída de Vila do Conde para regressarem a Lisboa e o FC Porto, no regresso ao Porto depois de perder na Madeira foram apupados por adeptos mais fervorosos. O presidente Bettencourt e o técnico Jesualdo ouviram das boas de sócios que não perdoam que as suas equipas não atinjam bons resultados e que não poupam insultos para “estimularem” os técnicos e os atletas. Vamos ver para a próxima jornada, quando recomeçar o campeonato, este estímulo deu resultado!

Vergonha na Tapadinha

Dirigentes, técnicos, jogadores e público não escondem a sua revolta depois de verem o Atlético Clube de Portugal ser prejudicado, humilhado e ofendido por uma equipa de arbitragem que construiu o resultado desfavorável de 4 a 1 para a agremiação de Alcântara, num jogo contra o Estrela da Amadora. O árbitro, Nuno Santos, da Associação de Futebol do Algarve, perdoou um cartão vermelho ao guarda-redes do Estrela, anulou um golo limpo ao Atlético, marcou faltas inexplicáveis contra os alcantarenses e expulsou três jogadores desta equipa que acabou a jogar com 8 contra os tricolores.Os dirigentes alcantarenses acusam este árbitro de prejudicar o clube, inclusive os juniores, em anos sucessivos, pelo que o clube pede que não voltem a nomear este juiz para jogos das suas equipas.

«24 horas» de 15 de Novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 8 Nov 09

.
Beckham de volta

O administrador-delegado do AC Milan, Adriano Galliani, confirmou o regresso de David Beckham aos rubro-negros já neste mercado de Inverno, “depois da esplêndida experiência da época passada” oficializou o braço direito de Berlusconi e patrão do seu grande clube lombardo. Beckham, que joga desde 2007 no Los Angeles Galaxy, onde ingressou logo que abandonou a galáctica equipa do Real Madrid, repetirá a experiência “para não perder o contacto com o futebol europeu”, segundo ele próprio justifica.Galliani está certo de que Beckham, com este semestre jogado em Itália, conseguirá integrar a equipa de Fábio Capello e representar a selecção inglesa no próximo campeonato do Mundo que será disputado na África do Sul, graças à forma conseguida e à exposição conquistada com os jogos disputados em Itália.

Cruiyff seleccionador da Catalunha

Johan Cruiyff vai ser o seleccionador da Catalunha sem cobrar um único cêntimo, situação rara para as duas partes geralmente consideradas e reciprocamente acusadas de serem “peseteras”.Todavia, Cruiyff estabelecerá protocolos de cooperação entre a sua fundação e a Federação de Futebol da Catalunha, que ninguém reconhece – nem a UEFA nem a FIFA e muito menos a sua congénere espanhola, a autêntica, a de Madrid.Há 13 anos que Cruiyff se afastou do futebol, depois de despedido pelo seu Barca, onde criara uma verdadeira “Dream Team”, há 13 anos. Porém, Cruiyff continua a viver na Catalunha e deu um nome catalão ao seu filho Jordi. A selecção catalã, treinada por Cruiyff, só poderá disputar jogos particulares, calculando-se que o primeiro possa vir a ser disputado em 22 ou 23 de Dezembro próximo.

A dramática semana do Atlético de Quique

Depois de empatar com o Chelsea na passada terça-feira, em busca da possibilidade de subir ao segundo lugar do grupo da Champions onde joga também o FC Porto, caso os dragões tropeçassem, o Atlético de Madrid de Quique Flores disputa hoje com o Real o grande derbi de Madrid. O antigo treinador do Benfica tomou conta dos “colchoneros” quando estes já estavam com os pés para a cova, a disputarem a liga espanhola na zona de despromoção e goleados pelo Chelsea em Stamford Bridge, para a Liga dos Campeões Europeus, apesar do Atlético estar recheado de grandes jogadores mundiais, entre os quais Aguero, o genro de Maradona e o português Simão Sabrosa. Quique Flores fez um dramático apelo aos adeptos do Atlético para que apoiem a equipa nas partidas no “Manzanares” e nos jogos fora. É o “tudo ou nada”, mas os “hinchas” estão fartos e com boas razões para não aturarem mais tempo maus dirigentes e treinadores sonhadores.

Parte interessada!

Por ordem do tribunal foram postos à venda os direitos de superfície do Estádio do Bonfim, por 16,9 milhões de euros, pela força da execução de uma penhora à empresa “Ventos de Negócio”, do grupo “Pluripar”. A direcção do Vitória não reage, apesar da ordem judicial dizer respeito ao seu estádio, mas a equipa directiva dos sadinos explica que “não é parte interessada”.Quem comprar os direitos que o tribunal pôs à venda, terá de continuar a pagar os 750 mil euros anuais ao Vitória de Setúbal, uma vez que muda o titular mas mantém-se a obrigação. Ainda vai ser com esta justiça que se salva a nossa economia…

Fulham quer defesas de Portimão

Em Portimão não há só razoáveis sardinhas. Também parece haver dois defesas de futebol, da equipa do Portimonense, que os ingleses do Fulham observam com apetite. São eles Ruben Fernandes, formado no Portimonense, e João Pedro, cedido pelo FC Porto ao clube da Praia da Rocha. Observadores dos ingleses têm assistido a jogos do clube algarvio para avaliarem as capacidades e o valor dos dois defesas. Admite-se que, em breve, possa surgir uma manifestação de interesse nesta dupla de jogadores portugueses, muito habituada a jogar em parelha.

O estertor do Beira Mar

Reina grande preocupação no plantel do Beira Mar de Aveiro por causa do futuro sombrio que domina todo o clube.Com três meses de salário em atraso, os jogadores do último clube onde Eusébio jogou futebol em Portugal têm dado verdadeiras lições de profissionalismo, ao treinarem com afinco e jogarem com a maior determinação. Se alguns jogadores podem ter esperanças de ingressar noutros clubes, muitos há que não terão condições de prosseguir a carreira ainda esta época. Referi-me nesta página, na semana passada, ao dramático estertor do Beira Mar e às dores de alguns dos seus adeptos angustiados, revoltados com a possibilidade de demolição do estádio que Guterres mandou construir por 40 milhões, a seguir à Expo. Muitos escreveram-me, o que agradeço, e guardo o comovente vídeo que me enviaram sobre as alegrias e tristezas daquele estádio.

«24 horas» de 8 de Novembro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

«Faca na Liga» de 1 Nov 09

.
Futebol francês ao rubro

A suspensão do jogo Olympique de Marselha- Paris Saint Germain por este último clube estar a sofrer um surto de gripe A na sua equipa de futebol desencadeou violentos incidentes, com adeptos marselheses a praticarem actos de violência nas ruas. Mas agora, com a marcação do jogo, a Liga francesa arranjou o bom e o bonito. É que a data escolhida foi o 15 de Novembro, dia a seguir à primeira-mão do “play-off” República da Irlanda-França para o mundial da África do Sul. Raymond Domenech, o seleccionador, opõe-se: nem no dia a seguir, nem três dias antes da 2ª mão (que é a 18), nem entre jogos! O seleccionador recusa este precedente, mesmo com um único jogador (Mandanda) envolvido.”No futuro não sabemos quantos serão!” diz ele. Lá têm de se desembrulhar…

__

De catedral a basílica

Que saudades da catedral do presidente Fernando Martins, dos 120 mil a gritarem “Benfica”, do terceiro anel a vibrar com o outro Benfica grandioso! Para dar uma ideia do que isso era, tenho que levar os meus netos a Chamartin ou ao Camp Nou! Que pena! Mas enfim, em Madrid ou Barcelona ainda apanham um lamiré. Esta Luz é muito confortável, mas leva poucos e não dá aquele “frisson”! Bem podiam ter remodelado a catedral em vez de construírem esta basílica…

__

Lição no Dragão

André Villas Boas deu uma lição no Dragão aos seus jogadores da Académica de Coimbra. O antigo espião de Mourinho pôs em marcha a organização dos seus jogadores, criou-lhes hierarquias e prioridades, deu-lhes espírito de corpo e mostrou-lhes que nos jogos que aí vêm bem podem sonhar com outro lugar na tabela. Ao FC Porto também ensinou alguma coisa: a ter paciência, a concentrar-se, a ultrapassar os apupos dos adeptos e forçou um experiente e competente treinador a puxar pela imaginação e a arriscar. O que é muito para quem está à beira do tetra e ainda há pouco foi penta!

__

Jesus e “sus muchachos”

Jorge Jesus sabe aquilo que a sua equipa e ele próprio estão a causar no Benfica.”Não tenho dúvidas que sou uma das causas do actual crescimento do SL Benfica. A identidade dum grande clube será sempre a sua massa de adeptos, mas esses clubes desenvolvem-se dentro do campo de futebol”, explica ele. E acrescenta, para que não haja dúvidas:”A equipa está a jogar com muita qualidade, está a ganhar, proporciona espectáculos interessantes, o que recupera adeptos que se tinham afastado mas também vai buscar muitos adeptos novos e, principalmente, jovens”. Jesus e “sus muchachos” têm grande culpa deste êxito todo…

__

“Powerpoint” em Guimarães

O substituto de Nelo Vingada à frente do Guimarães, que esta semana empatou com os leões de Paulo Bento, não deve ter sido escolhido pelo seu curriculo. À frente do Paços de Ferreira, o melhor que Paulo Sérgio tinha conseguido foram 5 derrotas e dois empates. Mas travou o Sporting com um nulo e parou o FC Porto com um golo para cada lado. Mas a transmissão de conhecimentos aos jogadores é por “powerpoint”, um “software” com que Paulo Sérgio anima as suas palestras. O novo técnico do Vitória fala em aspectos tácticos dois dias antes do jogo e aplica um discurso para a “força anímica”, puxando pela vontade e procurando dar motivação duas horas antes das partidas. É o que se pode chamar um treino psico-somático…

__

Bettencourt em “tournée”

O presidente do Sporting anda a massajar o ego dos adeptos do seu clube, que bem precisam. Figueira da Foz, Valpaços, Alferrarede e Évora serão visitados pelo presidente leonino que não pára nos tempos mais próximos, para além de acompanhar as deslocações da equipa. Além destas e de outras deslocações pelo território nacional, José Eduardo Bettencourt visitará diversos núcleos de sportinguistas no estrangeiro, designadamente em Fall River, nos Estados Unidos, um bastião de emigrantes portugueses. Logo no princípio do próximo ano, o presidente do Sporting reunir-se-á com os consócios e adeptos do Canadá, cumprindo deste modo uma promessa eleitoral.

__

Van Der Gaag em ciclo louco

Mitchel Van Der Gaag, o novo treinador do Marítimo, de 31 anos de idade e que jogava a defesa dos madeirenses antes de ter sido promovido a técnico principal, tem um ciclo louco onde poderá testar a sua competência à frente dos maritimistas. Estes deslocam-se a Alvalade e, depois, recebem o FC Porto. O jovem treinador, da geração de André Villas Boas e que está a dar provas de qualidade, derrotou o Paços de Ferreira com clareza e agora terá oportunidade de mostrar em dois jogos muito difíceis tudo aquilo que sabe, para além de já ter provado que o seu conceito de futebol é acertado.

__

Alucinante Manuel Fernandes

Manuel Fernandes, o técnico da União de Leiria, agora treinador do Vitória de Setúbal, conseguiu para este antigo e prestigiado clube a sua primeira vitória em casa e o início da fuga aos lugares da despromoção. Apesar do Setúbal ter desperdiçado ocasiões soberanas e ter jogado com grande velocidade, o treinador quer melhor preparação física para os seus jogadores.”O futebol é para ser jogado a um ritmo alucinante e eles têm de melhorar a condição física.”O saudoso ponta de lança quer que Keita ligue o turbo e espera muito de Luís Carlos, um jovem recrutado nas divisões inferiores que lhe agrada “porque é muito rápido”.

__

Um clube de Mourinho

O Rio Ave é um clube simpático, que sobe e desce de divisão. Há 16 épocas que disputa o título máximo, constituindo um obstáculo para alguns dos grandes, em casa destes ou no seu reduto, temível, como mostrou a semana passada, parando o líder Braga e arrebatando-lhe essa posição para o Benfica ao impor um empate aos discípulos de Domingos. A melhor classificação foi na época de 81/82, quando era treinado por Mourinho Félix e tinha entre o seu plantel um jovem chamado José Mourinho. Ficou em 5º lugar! Mas não esqueçamos que com Carlos Brito o Rio Ave ficou à porta das competições europeias, a última vez das quais foi em 2003/2004.

-
«24 horas» de 1 de Novembro de 2009