domingo, 6 de setembro de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 6 Set 09

.
Schaffe e as birras de Jesus

Dizem-me que Jorge Jesus é de embirrações, no que eu não acredito. Mas garantem-me que sim e dão o caso do Schaffe como exemplo. Aí tenho de me calar, pois há anos que não via o Benfica com um Defesa Esquerdo a fazer o que este argentino faz, quer a defender, onde às vezes dá umas abébias, quer a atacar e, principalmente a cruzar, no que poucos há capazes de fazer o mesmo. Ora se eu vejo isto, com óculos, o Jorge de Jesus vê isto de olhos fechados! Quem é que ele tem capaz de pôr a bola na cabeça e no pé do Cardozo sem ser o Schaffe?! Quem, melhor do que este, para ter feito parelha com o Jardel?! É que Jardel e Cardozo são bons para a bola bater neles e ressaltar, não servem para ter a bola à frente, nem na marca de grande penalidade. E o Schaffe joga futebol como quem joga bilhar e “snooker”.Por isso faz muita falta! Com o Nuno Gomes ou o Saviola já pode ser poupado! Mas com o Cardozo?! Façam favor!

__

A diferença entre Roderick e Liedson

O Roderick é um miúdo de 18 anos que joga na primeira equipa do Benfica e que o Jorge Jesus teve a coragem e o talento de lançar, com sucesso, nesta pré-época. Roderick é filho dum velho amigo meu, o Ademir Jefferson Miranda, um mineiro que foi craque em França e que viria para Portugal onde acabaria a carreira com uma perna partida e o coração destroçado por uma transmontana que ainda hoje o estraga com mimos e aos filhos de ambos Roderick e um seu irmão, craque menos afortunado, forçado a abandonar o futebol com uma grave rotura nos ligamentos internos dum joelho ingrato. Ademir, com seu orgulho de pai, fez-me acompanhar Roderick desde os iniciados até hoje, somando-me à troupe familiar que só tem olhos para o seu menino. Isto tudo é para vos dizer que sei do que falo. E o que vou dizer é que há uma grande diferença entre Liedson e Roderick.Enquanto o jogador do Sporting só pode ficar agradecido a Carlos Queiroz por precisar dele e o meter na nossa selecção, Roderick, que já houve quem descobrisse que faz lembrar o saudoso Mozer, está em condições para, um dia destes, com ou sem o David Luís, ter de escolher entre os “magriços” e o escrete canarinho. Esta a diferença entre Roderick e Liedson.

__

Os treinos dos árbitros

A Académica de Coimbra deve vir a ser compensada devidamente pela Comissão de Arbitragem, depois de ter servido para treinar árbitros da Liga na difícil tarefa de prejudicar uma equipa disfarçadamente e/ou sem vergonha na cara. Depois dos jogos com o Braga e com o Sporting, o clube de Coimbra só pode aspirar a essa compensação. Tal como o Nacional da Madeira e o Vitória de Guimarães deverão ser compensados pelo desenrolar das partidas, respectivamente com o FCPorto e com o SLBenfica. A expulsão de Miguel Pedro no último jogo de Coimbra é tão cirúrgica e envolve um transplante tão bem feito que deve ter sido o Dr. Eduardo Barroso quem ensinou a teoria. Mas a prática foi executada com a firmeza dum verdadeiro ortopedista. Muito bem! Não ir a um estádio ver um jogo destes ser estragado por um árbitro dá prazer!

__

Saudoso Humberto!

Humberto Coelho está a entusiasmar a Tunísia, cuja selecção treina, chamando 17 dos jogadores emigrantes que estão a jogar em outros clubes da África e da Europa. Conhecendo-se a linha do futebol tunisino e recordando aquilo que Humberto foi capaz de fazer com a nossa selecção no Europeu de 2000, com a verdadeira geração de ouro do nosso futebol que sucedeu à de 66,não haverá dúvidas de que Humberto Coelho irá ter um êxito que merece e que bem podia já ter tido se lhe têm confiado a selecção em vez de terem dado início ao negócio Scolari.

__

Jogos do vale a pena

As emissões de TV de jogos do futebol português rendem 46 milhões de euros. Ou seja, quem transmite, no seu conjunto, paga essa importância a quem autoriza os seus jogos a serem transmitidos. Dizia esta semana o Jorge Jesus que o campeonato português lhe fazia lembrar a Série A italiana. E é bem capaz de ter razão, pois as transmissões duns e de outros fazem um sono desgraçado e dificilmente eu consigo chegar ao fim duns e de outros. Experimentem ver um Naval-Olhanense ou um Bari-Nápoles e chamem-me quando acabarem! Claro que nem tudo é o mesmo, no que respeita a interesse e valor de direitos: o Real Madrid cobra por ano cerca de 136 milhões de euros, o AC Milan 123Milhões, o Manchester United 116,o Liverpool 95, o futebol grego na totalidade 70 milhões.Por um lado, percebo a exigência do Nacional da Madeira em São Petersburgo. Por outro, até me dói pensar no que a Olivedesportos e a Sportv desembolsam!

__

Duas últimas horas!

Benfica e Sporting deixaram para a última hora as compras no mercado.Todavia, as coisas foram muito diferentes. Enquanto o Sporting foi ao Valência buscar o ex-internacional espanhol Angulo, de 32 anos e que ainda jogou com o Paulo Bento no campeonato espanhol, com o qual Alvalade procura remediar uma alternativa mais para a sua linha ofensiva, o Benfica foi ao Goiás buscar um jovem, Felipe Menezes, capaz de ser “playmaker” e ainda de jogar a extremo de ambos os lados, para o ir preparando para o futuro! Isto não tem nada a ver com o Benfica do tempo anterior ao Rui Costa!

__

Cuidado com as maneiras!

Luís Filipe Vieira gosta de lembrar as suas origens do Bairro das Furnas, para se vangloriar de ser um “self made man” que soube lá deixar o seu “pé descalço”.Mas José Eduardo Bettencourt, o presidente do Sporting Club de Portugal, a agremiação dos senhoritos e dos pergaminhos dos Stromp e dos Viscondes de Alvalade, reduto das grandes figuras do “ancient regime” e seus herdeiros “democráticos” é que não pode fazer figuras tristes a mandar calar os adeptos mais críticos em pleno aeroporto. É que aquilo não é de senhorito, nem do Bairro das Furnas! Aquilo é Bela Vista pura, oh Dr.Bettencourt!

Sem comentários: