domingo, 13 de setembro de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 13 Set 09

O estertor do Brasil D

E lá tivemos o Brasil D, auxiliado por alguns portugueses, a prolongar o estertor da fase final do apuramento para o mundial de 2010 na África do Sul. Depois de se salvar da derrota em Copenhaga, com um golo tardio do estreante brasileiro Liedson, a quem se fica a dever o não termos sido atirados para a vala comum dos eliminados precoces, lá conseguimos uma vitória, a terceira, no modesto grupo a que pertencemos, com um golo de bola parada contra a modesta Hungria, marcado por uma cabeçada do brasileiro Pepe. O jogo foi tão chato e pouco interessante que um Naval-Rio Ave poderia ser bem mais emocionante. O ambiente pesado do desafio em Budapeste colou-se ao canal e transmitiu-se de tal maneira a outra programação, que o debate Ferreira Leite-Jerónimo, que se seguiu, parecia pior do que um Olhanense-Nacional.
__


O proprietário da viatura…

O árbitro espanhol Madrigal Soria interrompeu a partida que estava a apitar para ir ao balneário tratar da vida dele. O juiz ouviu no altifalante chamarem pelo proprietário da viatura que tinha a matrícula da sua, parou o jogo e foi informado que haviam partido o vidro e roubado pertences que se encontravam no interior do carro. Aí, o árbitro foi ao balneário para ligar à sua operadora a fim de que esta pudesse suspender a ligação à rede que se encontrava activa. Madrigal Soria descobriu, então, que já tinham ligado,com o seu móvel, para Marrocos. O árbitro apitava a partida entre o Jumilla, de Múrcia, e o Puente Tocinos, duas equipas da respectiva distrital.
__

Os melhores de fora

Três dos melhores jogadores do Mundo, entre outros, correm sérios riscos de não estarem presentes na África do Sul na fase final do Mundial de 2010.Messi, da Argentina, Ribery, da França, e Cristiano Ronaldo, de Portugal, podem ter que ver o mundial pela TV se as suas selecções se não apurarem e a verdade é que bem podem não o conseguir. Muito particularmente Portugal, que já não está só dependente de si próprio, pode deixar os jogadores que o representam sentadinhos no sofá.A Argentina também tem tarefa bem difícil, muito complicada depois da derrota por 3-1 contra o Brasil e a França joga o apuramento contra a Sérvia.
__

Toma e vai-te curar!

Domenech, o seleccionador da França que corre o risco de falhar o apuramento, resolveu “estimular” os seus jogadores e num plenário do grupo de trabalho acusou-os de jogarem sem vontade nem iniciativa, responsabilizando-os pelas grave situação da selecção francesa, à beira da eliminação. O capitão Thierry Henry sentiu-se na obrigação de falar em defesa do colectivo e, muito especialmente, em nome da honra de todos os seus colegas. E disse do bom e do bonito, como costuma suceder em países democráticos e entre pessoas civilizadas.”Nós é que em campo não sabemos como jogar, onde estar, que fazer”começou o fino jogador da França, rematando que esta selecção, treinada por Domenech,”não tem estilo, orientação e nenhuma identidade”.E concluiu:”aborrecemo-nos nos treinos, não temos prazer a jogar. Em 12 anos de selecção é a primeira vez que isto me sucede”.Interessante como há quem prefira resolver os problemas na cara uns dos outros, sem intrigalhadas nem recursos a manobras sujas, a la portugaise!
__

Namorar e beber só em casa

Florentino Perez, o presidente do Real Madrid que puxou pelos cordões à bolsa para comprar Cristiano Reinaldo, Kaká, Benzema e todos os outros craques em que gastou mais de 200 milhões de euros não está na disposição de facilitar desta vez, como sucedeu antes com os primeiros galácticos. O presidente, depois dos jogadores voltarem das suas selecções, no fim desta ronda de apuramento para o mundial, distribuiu-lhes o novo manual de normas e regras do Real Madrid, segundo o qual saídas à noite nem pensar, a não ser quando possível conjugá-las com o dia de descanso. Vá lá…lembra-me disto no Benfica, com o Lar do Jogador, em 1962!
__

Descansados com Kaká

As restrições aos jogadores do Real Madrid para que estes se não percam nas noites da capital espanhola ou noutros pontos de Espanha não se aplicam, nem dizem respeito, ao brasileiro Kaká. O jogador do Real, assim que o escrete canarinho o libertou das suas obrigações da eliminatória com a Argentina foi direito a São Paulo e participou num culto da Igreja Evangélica “Renascemos em Cristo”.Kaká é, desde sempre, profundamente religioso e a única coisa que o pode afectar são as restrições da UEFA a demonstrações de fé de qualquer credo num recinto desportivo onde se esteja a jogar futebol. Diga-se,de passagem, e em abono da verdade, que com Cristiano bem podem ficar descansados, pois não há outro como ele a honrar o seu profissionalismo.
__

Três treinadores sofredores

Muito sofrem Maradona, Domenech e Carlos Queiroz para irem ao Mundial da África do Sul! Com tão boas selecções, França e Argentina ainda há pouco campeãs do mundo e Portugal com um conjunto tão bom de jogadores e os seus treinadores não levantam voo! Porque será!? Interessante como o futebol tem coisas difíceis de entender e muito difíceis de explicar!
__

Bem aventurados!

Em compensação para os infortúnios de Maradona, Domenech e Carlos Queiroz temos treinadores portugueses de sucesso e que muito nos orgulham pelo êxito que souberam encontrar para as selecções que neles confiaram. Refiro-me a Humberto Coelho, triunfante na Tunísia, e o lendário Manuel José, o português mais amado no Médio Oriente depois da sua carreira triunfal no Egipto e que agora vai dar muitas alegrias ao bom povo de Angola. Oh para eles, na crista da onda!
__

Peseiro volta a morrer na praia

O meu amigo José Peseiro voltou a morrer na praia, quando a sua Arábia Saudita consentiu, em Riad, um empate (2-2), sofrendo um golo do Baraihn aos 90 +4 minutos. Maior azar não conheço! Foi Latif o marcador do precioso golo. A Arábia Saudita só tinha de ganhar! E este era já um jogo nos “play-off” antes do jogo final que antecederia a viagem até a África do Sul!

-
«24 horas» de 13 de Setembro de 2007

Sem comentários: