domingo, 20 de setembro de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 20 Set 09

.
Árbitros continuam a ajudar futebol de 9

O árbitro Soares Dias deu o tom: à passagem da meia hora já havia um jogador do Olhanense expulso. À passagem da hora foi para a rua o segundo! Ultimamente, no futebol português, é moda: equipas de 9 jogadores defrontam adversários mais poderosos e com maior número de jogadores. Mas nem sempre essa desproporção resulta, como foi o caso do Olhanense, do Jorge Costa, contra a Académica de Coimbra, que nem assim deu um arzinho da sua graça e saiu derrotada do estádio José Arcanjo. Mas se julgam que este foi o único caso, estão redondamente enganados: o Paços de Ferreira também acabou com nove jogadores contra o Sporting, no Estádio de Alvalade. Bruno Paixão aviou Fábio Pacheco e Baiano do Paços, o que lhes faz muita diferença na jornada do presente fim-de-semana. O Rio Ave também teve que aquecer a água do banho mais cedo para atletas seus expulsos e a mais escandalosa terá sido, porventura, a expulsão do guarda-redes Marco, do Trofense, à passagem dos 20 minutos de jogo! O que eu estranho, nesta fúria disciplinar, é não haver quem acompanhe as medidas de promover o futebol de 9, reduzindo ao mesmo tempo os preços do futebol da Liga até os jogos ficarem todos uniformizados.

__

Estoril fora da carroça

O Estoril Praia, que há muitos anos foi um clube de prestígio do futebol português e actualmente se bate na Liga de Honra já foi aviado, este ano, da Taça de Portugal depois de perder nos penaltis com o Esmoriz da Segunda Divisão B, equipa com a qual chegou empatado 3-3 ao fim dum jogo sofrido em que se registaram três expulsões! Márcio Sousa, o antigo internacional sub 19 comandou a táctica do Esmoriz e impôs-se na eliminatória que, só neste jogo, tem uma particularidade interessante: chegaram ao apito final 19 jogadores em vez de 22! E bastaram! Futebol de 9, para quê!? Oito chegam!

__

Boavista, uma tristeza!

Forçados a desistir do jogo contra o Pescadores, da Costa da Caparica, o Boavista foi eliminado da Taça de Portugal. O clube, que há uma década foi campeão, intrometendo-se nos campeonatos dos grandes com quem se bateu taco-a-taco, não chegou a acordo com os jogadores que são seus credores da época passada, pelo que teve de desistir da taça e tentou o adiamento do início do seu primeiro jogo para a II Divisão B, onde milita agora, adiamento essencial para o Boavista não ter de descer para os campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto. Tristeza, para quem se recorda do orgulhoso Boavista e o vê agora assediado de todos os lados, até por chamadas telefónicas sob escuta ilegal e impróprias para provas…

__

Trio de lesionados

Tiago Pinto, Paulão e Adriano é o trio de lesionados do Sporting de Braga que esta semana tem o primeiro lugar ameaçado pelo FCPorto que vai lamber as feridas da derrota diante do Chelsea. Os três a saírem de lesões melindrosas têm tido tipos e tempos de recuperação distintos, a justificarem a atenção muito cuidadosa que o departamento clínico do clube da cidade dos arcebispos tem dedicado aos seus atletas.

__

Briosos lusitanos

O Apoel de Chipre foi jogar ao Vicente Calderon do Atlético de Madrid, onde conquistou um empate a zero bolas, com três jogadores portugueses, o que constitui um número igual de compatriotas nossos ao daquele que totalizaram os que jogaram em Stamford Bridge, em Londres, na partida que opôs o campeão português FCPorto ao Chelsea, equipas onde militam alguns jogadores portugueses. Os portugueses do Apoel são Paulo Jorge, ex-capitão do Sporting de Braga, que saiu com uma lesão que deverá mantê-lo afastado dos relvados cerca dum mês. Nuno Morais, que teve uma exibição magnífica, evidenciando este jovem que foi defesa do Chelsea e que desempenhou em Madrid diversas funções na defesa e no meio campo onde foi essencial na estrutura do Apoel.E, por fim, Hélio Pinto, um avançado municiador do labor do ponta de lança polaco desta equipa cipriota e atrás do qual ainda pregou alguns sustos aos madrilenos. Três briosos portugueses que só nos deixam ficar bem!

__

Simão dos melhores

Simão Sabrosa foi um dos melhores jogadores do Atlético de Madrid no jogo contra os cipriotas do Apoel, mas para nada, pois a partida terminou com um empate a zero bolas.Simão correu 11 quilómetros, rematou, driblou, mas para nada…

__

CR9 a aquecer!

Cristiano Ronaldo começa a aquecer os motores nas exibições do Real Madrid. Na vitória por 5-2 sobre o FC Zurich, Cristiano marcou dois golos, de livre, a que não valeu de nada o guarda-redes contrário meter a mão.
-
«24 horas»

Sem comentários: