British Museum vai crescer
Na cabeça do arquitecto inglês “sir” Robert Smirke, que o projectou em 1823, o British Museum de Londres (o terceiro museu mais visitado do mundo com 5,5 milhões de visitantes por ano), devia ser um templo clássico. A verdade é que Smirke desenhou-lhe a fachada como um templo grego. Mais uma vez o British Museum vai sofrer obras de beneficiação, que ampliarão o seu espaço e as características únicas da sua monumentalidade. O Reino Unido vai agora gastar 150 milhões de euros para ampliar este museu magnífico até 2012.Os arquitecto Richard Rogers trata da delicada tarefa. Richard Rogers com Renzo Piano foram os autores da obra-prima de alta tecnologia que foi o Centro Pompidou, há 30 anos cravado no coração petrificado de Paris. Por falta de espaço, o British Museum desistiu de apresentar este Outono a colecção fabulosa dos tesouros de Tutankhamon. Para os seus dirigentes, o Museu, depois destas obras, “poderá mostrar mais, emprestar mais obras e conservar melhor a sua colecção para benefício das gerações futuras”.
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O cacau é volátil
A economia ensina-nos coisas que desconhecíamos, como esta, por exemplo: o cacau é volátil! E por essa sua volatilidade o grupo americano Mars, proprietário dos chocolatinhos M&M, das barrinhas Snickers e Mars acaba de investir 10 mil milhões de dólares para garantir, até 2020 a qualidade dos seus produtos.”O cacau é um produto volátil,” explica Fiona Dawson, directora geral do grupo.”A instabilidade política da Costa do Marfim, as oscilações em outros Estados da Costa Ocidental da África e as interrogações e conflitos na África Oriental diminuíram drasticamente a produção sustentada do cacau.Com este investimento Mars vai passar a comprar directamente dos produtores, com salário mínimo para os agricultores, água preservada e campos tratados com produtos ecológicos. Não é só a Mars a tomar estas medidas. Cadbury, o café da MacDonald’s e o chá da Unilever estão a tomar idênticas precauções.
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Gazprom mete pé na América
A maior sociedade de gás natural do Mundo, a russa Gazprom, conseguiu depois de anos de tentativas mal sucedidas, meter um pé nos Estados Unidos, o maior consumidor de gás metano do planeta. A Gazprom assinou um acordo com a Royal Dutch Shell para o fornecimento de gás natural liquefeito. Ambas as empresas concordaram sobre o fornecimento de um milhão de toneladas de gás natural liquefeito até ao fim do ano de 2028.
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Colombianos e africanos no narcotráfico
A rota da África Ocidental, onde a Guiné Bissau desempenha um papel muito importante – o que explica a onda de assassínios de políticos e militares - garantiu, desde 2006, ano em que traficaram por ali a primeira tonelada de cocaína, a passagem de 40 toneladas de cocaína destinada a ser traficada e consumida na Europa em 2008. Quando se conhecer o balanço de 2008 receia-se, como o relatório da ONU dirá, que se tenha atingido nesse ano as 65 toneladas, as quais serão ainda substancialmente aumentadas neste ano de 2009. Os narcotraficantes colombianos que controlam a Guiné Bissau, entretanto, criaram alternativas paralelas com o elemento árabe na rota do Saharah, concretamente com elementos da Al Qaeda, depois de ultrapassada favoravelmente a conexão tuareg.
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Ryanair reincide
A companhia aérea de baixo custo Ryanair não ficou contente com o pedido de desculpa que teve de apresentar na imprensa à rainha de Espanha por ter usado o nome e a imagem da soberana num anúncio em que revelava que Sofia tinha voado de Santander para Londres num avião da companhia. Mas, inteligentemente, soube tirar partido da situação.”Voa como um monarca” dizia o anúncio. Horas mais tarde, a Casa Real manifestou o seu desagrado e a companhia não perdeu tempo a emitir um comunicado no qual pedia desculpa à rainha. O pedido de desculpa foi também um excelente anúncio de Imprensa. A Ryanair utilizou também a imagem de Sarkozy, Bruni e Zapatero sem autorização e de Tony Blair autorizada por este, a quem a companhia ofereceu diversas passagens para a família inteira para férias em França.
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Córdoba convida Obama
Apesar da “banhada” que o PSOE acabou de levar nas eleições europeias, os socialistas espanhóis continuam mobilizados para que Barack Obama venha a Córdoba, o que a Embaixada americana em Madrid já disse tratar-se duma prioridade para o ocupante da Casa Branca, pelo que o convite dirigido a Washington pelo autartca Andrés Ocaña foi bem recebido. O convite foi imediatamente endereçado a Obama poucas horas depois do célebre discurso do Cairo dirigido ao Mundo Muçulmano pelo presidente Obama que citou Córdoba por diversas vezes. Quando houver a marcação duma viagem de Obama a Espanha, a inclusão duma visita a Córdoba será prioritária, disseram fontes americanas.
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O tranvia chamado desastre
Por cá chamam a estes eléctricos “metros de superfície”. Além de ridículos, justificam administrações principescas e não servem para nada senão para viajarem vazios. Há municípios que os adoram, como o do Seixal e Almada que destruíram ruas bem projectadas para fazer passar estes eléctricos vazios que para pouco ou nada servem. Pois em Espanha, ao fim de três anos de andar vazio dum lado para o outro, depois de pomposa inauguração, como acontece por cá, vão acabar com o tranvia Velez-Málaga, que custou 36 milhões de euros para coisa nenhuma. A Câmara municipal ainda por cima está cheia de dívidas… criadas pelo eléctrico inútil.
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LIVROS
“Con I Soldi Degli Altri”
De Luciano Gallino
Einaudi, 196págs., 17 Euros
A chave para compreender o sistema perverso que conduziu o mundo ao desastre.
Na cabeça do arquitecto inglês “sir” Robert Smirke, que o projectou em 1823, o British Museum de Londres (o terceiro museu mais visitado do mundo com 5,5 milhões de visitantes por ano), devia ser um templo clássico. A verdade é que Smirke desenhou-lhe a fachada como um templo grego. Mais uma vez o British Museum vai sofrer obras de beneficiação, que ampliarão o seu espaço e as características únicas da sua monumentalidade. O Reino Unido vai agora gastar 150 milhões de euros para ampliar este museu magnífico até 2012.Os arquitecto Richard Rogers trata da delicada tarefa. Richard Rogers com Renzo Piano foram os autores da obra-prima de alta tecnologia que foi o Centro Pompidou, há 30 anos cravado no coração petrificado de Paris. Por falta de espaço, o British Museum desistiu de apresentar este Outono a colecção fabulosa dos tesouros de Tutankhamon. Para os seus dirigentes, o Museu, depois destas obras, “poderá mostrar mais, emprestar mais obras e conservar melhor a sua colecção para benefício das gerações futuras”.
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O cacau é volátil
A economia ensina-nos coisas que desconhecíamos, como esta, por exemplo: o cacau é volátil! E por essa sua volatilidade o grupo americano Mars, proprietário dos chocolatinhos M&M, das barrinhas Snickers e Mars acaba de investir 10 mil milhões de dólares para garantir, até 2020 a qualidade dos seus produtos.”O cacau é um produto volátil,” explica Fiona Dawson, directora geral do grupo.”A instabilidade política da Costa do Marfim, as oscilações em outros Estados da Costa Ocidental da África e as interrogações e conflitos na África Oriental diminuíram drasticamente a produção sustentada do cacau.Com este investimento Mars vai passar a comprar directamente dos produtores, com salário mínimo para os agricultores, água preservada e campos tratados com produtos ecológicos. Não é só a Mars a tomar estas medidas. Cadbury, o café da MacDonald’s e o chá da Unilever estão a tomar idênticas precauções.
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Gazprom mete pé na América
A maior sociedade de gás natural do Mundo, a russa Gazprom, conseguiu depois de anos de tentativas mal sucedidas, meter um pé nos Estados Unidos, o maior consumidor de gás metano do planeta. A Gazprom assinou um acordo com a Royal Dutch Shell para o fornecimento de gás natural liquefeito. Ambas as empresas concordaram sobre o fornecimento de um milhão de toneladas de gás natural liquefeito até ao fim do ano de 2028.
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Colombianos e africanos no narcotráfico
A rota da África Ocidental, onde a Guiné Bissau desempenha um papel muito importante – o que explica a onda de assassínios de políticos e militares - garantiu, desde 2006, ano em que traficaram por ali a primeira tonelada de cocaína, a passagem de 40 toneladas de cocaína destinada a ser traficada e consumida na Europa em 2008. Quando se conhecer o balanço de 2008 receia-se, como o relatório da ONU dirá, que se tenha atingido nesse ano as 65 toneladas, as quais serão ainda substancialmente aumentadas neste ano de 2009. Os narcotraficantes colombianos que controlam a Guiné Bissau, entretanto, criaram alternativas paralelas com o elemento árabe na rota do Saharah, concretamente com elementos da Al Qaeda, depois de ultrapassada favoravelmente a conexão tuareg.
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Ryanair reincide
A companhia aérea de baixo custo Ryanair não ficou contente com o pedido de desculpa que teve de apresentar na imprensa à rainha de Espanha por ter usado o nome e a imagem da soberana num anúncio em que revelava que Sofia tinha voado de Santander para Londres num avião da companhia. Mas, inteligentemente, soube tirar partido da situação.”Voa como um monarca” dizia o anúncio. Horas mais tarde, a Casa Real manifestou o seu desagrado e a companhia não perdeu tempo a emitir um comunicado no qual pedia desculpa à rainha. O pedido de desculpa foi também um excelente anúncio de Imprensa. A Ryanair utilizou também a imagem de Sarkozy, Bruni e Zapatero sem autorização e de Tony Blair autorizada por este, a quem a companhia ofereceu diversas passagens para a família inteira para férias em França.
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Córdoba convida Obama
Apesar da “banhada” que o PSOE acabou de levar nas eleições europeias, os socialistas espanhóis continuam mobilizados para que Barack Obama venha a Córdoba, o que a Embaixada americana em Madrid já disse tratar-se duma prioridade para o ocupante da Casa Branca, pelo que o convite dirigido a Washington pelo autartca Andrés Ocaña foi bem recebido. O convite foi imediatamente endereçado a Obama poucas horas depois do célebre discurso do Cairo dirigido ao Mundo Muçulmano pelo presidente Obama que citou Córdoba por diversas vezes. Quando houver a marcação duma viagem de Obama a Espanha, a inclusão duma visita a Córdoba será prioritária, disseram fontes americanas.
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O tranvia chamado desastre
Por cá chamam a estes eléctricos “metros de superfície”. Além de ridículos, justificam administrações principescas e não servem para nada senão para viajarem vazios. Há municípios que os adoram, como o do Seixal e Almada que destruíram ruas bem projectadas para fazer passar estes eléctricos vazios que para pouco ou nada servem. Pois em Espanha, ao fim de três anos de andar vazio dum lado para o outro, depois de pomposa inauguração, como acontece por cá, vão acabar com o tranvia Velez-Málaga, que custou 36 milhões de euros para coisa nenhuma. A Câmara municipal ainda por cima está cheia de dívidas… criadas pelo eléctrico inútil.
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LIVROS
“Con I Soldi Degli Altri”
De Luciano Gallino
Einaudi, 196págs., 17 Euros
A chave para compreender o sistema perverso que conduziu o mundo ao desastre.
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