sábado, 27 de junho de 2009

«CONFIDENCIAL» de 27 Jun 09

Investimento estrangeiro cai na China

Os investimentos estrangeiros directos na China caíram 17,8% num ano, totalizando 6,38 milhares de milhões de euros. Nos primeiros cinco meses do ano, os investimentos estrangeiros na China totalizaram 34,5 milhares de milhões de euros, o que representa uma baixa de 20,4% a menos do que no período homólogo de 2008.

__

Mais ajuda aos pólos

17 dirigentes de pólos de competitividade mundiais reunidos na sede dos pólos mundiais querem que o Estado some 900 milhões de Euros aos 1,5 mil milhões previstos para o período 2009-2011.Este apoio financeiro permitiria que um número crescente de projectos se concentrassem nos pólos, mas também ajudariam ao desenvolvimento de novos projectos, designadamente os das tecnologias verdes e da nanotecnologias.

__

EUA ambiciosos na regulação

Barak Obama, Presidente dos Estados Unidos, preparou-se para anunciar a reforma da regulação financeira , reforçando os poderes da Reserva Federal e permitindo ao Estado assumir a responsabilidade das principais instituições cujo fracasso desorganizaria todo o sistema – indicou uma fonte muito bem informada do Wall Street Journal. O aspecto mais interessante desta reforma poderia ser a criação dum novo regulador para os produtos financeiros destinados aos consumidores. Esta reforma, que especialistas anteviram como a mais ambiciosa desde os anos 1930,tocaria todos os aspectos da actividade bancária.

__

Suiça sem segredos para França, Dinamarca e Noruega

A partir de 1 de Janeiro de 2010, as autoridades helvéticas nem vão pestanejar antes de fornecerem informações detalhadas sobre um indivíduo ou empresa de França sobre os quais este último país solicite informações financeiras. É isso que consta do tratado dos dois países, numa transformação profunda das regras de sigilo bancário que a Suiça sempre manteve. O protocolo franco-helvético é conforme os modelos - base de cooperação propugnados pela OCDE.A Dinamarca e a Noruega também já assinaram com a Suiça as mesmas bases para o mesmo tipo de colaboração que todos dizem destinar-se a combater a fraude fiscal.

__

50 milhões de americanos sem cuidados de saúde

50 milhões de americanos, ou seja, 16,5% da população dos Estados Unidos não estão cobertos por nenhum sistema de saúde, privado ou público. O sistema de saúde é privado na casa dos 80%.Receia-se que gastando cerca de 16% do PIB em cuidados de saúde, os Estados Unidos cheguem a 2020 com 20% do PIB afecto a cuidados de saúde. Para se comparar, basta dizer-se que a Alemanha atinge somente gastos da ordem dos 10% do PIB. Só os reformados que tivessem descontado para o Medicare, os deficientes e os antigos combatentes que disponham de muitos baixos rendimentos beneficiam de raros e escassos tratamentos.

__

Raptos no Iemen

Sete alemães, um sul-coreano e um britânico foram raptados no Norte do Iémen. O rapto foi atribuído a um grupo xiita. Os nove estrangeiros raptados fazem parte duma organização que há 35 anos trabalha no Hospital de Saada. Os rebeldes negam ter qualquer responsabilidade nestes raptos.

__

Comboio humanitário atacado

40 soldados morreram e 30 pessoas ficaram feridas num assalto a um comboio de 31 barcaças fluviais do Programa Alimentar Mundial, uma agência da ONU.

__

LIVROS

“Barack Obama ou le nouveau rêve americain”
De Guillaume Serina
Edition L’Archipel, 250 págs.,17,95Euros

A longa marcha para o poder do novo presidente dos Estados Unidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Público 28.06.2009:

A suma sentença para o blogger Daniel Luís, autor do Dissidências e professor no Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE)da Universidade do Minho (dita agora, Universidade do Respeitinho!). Não lhe renovam o contrato! Estes senhores devem continuar sob fogo cerrado. Não podemos baixar os braços. Não, não nos calaremos, pelo legítimo direito à liberdade de expressão.