sábado, 20 de junho de 2009

«CONFIDENCIAL» de 20 Jun 09


Cobrar direitos por linhas tortas


As sociedades de Direitos de Autor francesas – SACD, SACEM, SCAM - estão debaixo de pressões e as suas políticas salariais estão sujeitas a apertados contrôles que têm levantado grande polémica em França e em outras congéneres de outros países. Os salários de certos dirigentes dessas sociedades são de molde a provocarem a cólera e o protesto de muitos dos artistas representados. Alguns destes dirigentes cobram salários superiores a 400 mil euros anuais para assegurarem unicamente os procedimentos administrativos conhecidos.
__

O G8 morreu, viva o BRIC!

“O G8 morreu, já não representa mais nada nem ninguém. Estas foram as palavras de Celso Amorim, ministro brasileiro das Relações Exteriores na véspera da primeira cimeira do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) que foi inaugurada na passada terça-feira em Ekaterinbourg, nos Urais. O ministro brasileiro confessou ignorar como deveria ser o funeral do G8, porque “por vezes, um enterro é demasiadamente longo”. Lula da Silva não perdeu tempo – ele avistou-se logo com Dmitri Medvedev, seu homólogo russo, com Hu Jintao, presidente da China, e com o primeiro-ministro indiano Mamouhan Singh.As quatro principais economias emergentes do Mundo representam 25% das terras habitáveis do planeta, 40% da população Mundial e 15% do produto interno bruto.

__

Easy offices no Reino Unido

O bilionário Stelios Haji Ioannu, de origem grega e proprietário da bem sucedida companhia aérea “low cost” “Easy jet”, está alargar a sua actividade económica e a não dar sinais de se sentir ameaçado pela crise financeira. Um desses sinais mais claros é a constituição do “EasyOffice”, uma companhia de venda e aluguer de imobiliário em Londres, onde está com grande sucesso a aproveitar a quebra no imobiliário britânico. Baseada em Londres e em Glasgow, a “Easy Office” apresenta escritórios pouco caros satisfazendo as necessidades do mercado, incluindo gente que se está a mudar de escritários grandes para outros mais pequenos, devido aos preços e à crise.”Dirigi o meu grupo sem prestar grande atenção aos activos, mas a verdade é que o imobiliário é muito atraente”, confessou Ioannu, o jovial patrão do “Easy Group”.

__

Maçonaria espanhola reorganiza-se

Perseguida durante o franquismo e tendo chegado a um ponto de quase desaparecimento sob a repressão de Franco, a Maçonaria espanhola – da qual se diz ter actualmente cerca de 5 mil membros – está em plena remodelação e crescimento. Um aspecto que mostra essa revitalização foi a recente exposição em Madrid do Museu do Grande Oriente de França. Esta obediência maçónica exerce, de resto, uma grande influência na península ibérica e contribui largamente para a expansão da Maçonaria, como é o caso em Portugal com o Grande Oriente Lusitano, de que o Dr. António Reis é Grão Mestre.

__

Talibãs infiltram-se em Caxemira

Forças Talibãs procuram infiltrar-se na Caxemira indiana a partir do Paquistão. Nova Delhi não confirma nem desmente esta informação mas em certos meios de informações está presente este receio que transborda para o resto da socidade de Caxemira e, também, nos meios políticos indianos. O Paquistão não comenta e diz tudo ignorar. Entretanto, as forças de segurança indianas têm detectado actividade crescente de militantes separatistas ao mesmo tempo que pequenos actos de violência se têm verificado próximo da fronteira.

__

Café do Brasil mais procurado

As chuvas torrenciais que nos últimos meses se têm abatido sobre a Colômbia vêm agravar uma situação já tensa naquele País onde uma lei do Governo encoraja a replantação de cafezeiros para melhorarem o rendimento da produção. A Colômbia é o terceiro produtor mundial de café e domina o mercado do “arábica”. O preço deste café, devido às condições referidas, apresenta o preço mais elevado dos últimos 11 anos. Os distribuidores decidiram fazer repercutir o aumento dos preços: a Kraft Foods e a Folgers aumentaram cerca de 20 % o preço das variedades colombianas. Os industriais do café estão, por tudo isto, a virarem-se para o Brasil que continua a exportar o seu “arábica”, ao contrário da Colômbia e da América Central.


__

LIVROS

O Rastro do Jaguar
De Murilo Carvalho
Editado pela Leya
Capa dura 17 Euros, capa mole 15 Euros.
A guerra do Paraguai e os índios guarani por um jornalista agora vencedor do primeiro prémio para romance Leya.

Sem comentários: