domingo, 25 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 25 Abr 10

.
Mourinho, o maior

Que grande banhada que José Mourinho deu ao Barcelona! Não me refiro ao resultado, que poderia ter sido ainda mais dilatado, mas à táctica e à estratégia do Inter dentro de campo. Uma vez mais, depois de ter provado o mesmo em Londres contra o seu ex-Chelsea, agora de Ancelotti, o “Special One” mostrou que é um mestre do futebol, como vem sucedendo desde o seu início de carreira. Pep Guardiola, que foi um grande jogador e hoje dirige a melhor equipa do mundo, onde pontificam alguns dos melhores do mundo, rendeu-se. Disse não ter dúvidas que Mourinho, se não é o maior, é um dos maiores. Fica bem a Guardiola dizer isto, ele que já tinha mostrado graça e “fair play” quando agradeceu a Mourinho ter eliminado o CSKA, pois nem queria imaginar o que seria a viagem (de 9 mil KM) de autocarro entre Barcelona e Moscovo. Agora Mourinho transformou o Barça numa equipa vulgar, sem linhas de passe. Alguém deu pelo Messi e pelo Xavi?! Que resposta dará Guardiola, como se defenderá Mourinho?!Um duelo a não perder!

O Quique das Taças

Interessante como as pessoas se especializam em certas coisas! Vejam, por exemplo, o nosso simpático Quique Flores, que treinou o Benfica e agora dirige os destinos do Atlético de Madrid, a deixar de se concentrar na Liga espanhola, onde apesar de tudo recuperou alguma coisa do desastre inicial do seu antecessor para se fixar na Taça Europa e na Taça do Rei. O Real fez o mesmo nas três últimas taças. Na Taça Europa, o Atlético vai resolver para a semana o que falta da conversa com o Liverpool de Rafa Benitez. Na taça espanhola, lá se aguenta, rumo à final. Já em Portugal Quique não ganhou o campeonato, que esteve ao seu alcance até quase ao final, e tudo o que ganhou foi uma Taça. A taça da Liga, lembram-se?

Mostra o BI, por favor!

Ribery e Govou podem estar numa embrulhada. Os dois internacionais franceses frequentaram um bar de alterne perto dos Champs Elysés, em Paris. Agora foram ouvidos em tribunal, como testemunhas dum caso de lenocínio e de abuso duma menor. Parece que estes dois jogadores e mais dois da selecção, frequentaram o local e tiveram uma predilecção por uma miúda marroquina que à época seria menor de 18 anos! Apesar da pequena andar a ganhar a vida dela, com arte e todo o mérito, e parecer uma mulher feita, isto poderia dar a qualquer cliente três anos de cadeia e 45 mil euros de indemnização. Agora, meus amigos, garotas só com o bilhete de identidade à vista e autorização do pai por escrito!

Recado de Scolari

Andaram a dizer que Scolari vinha para o Sporting, para enganar os sócios. Este mandou um recado pelos jornais. Contratem o Abel Braga, que é bom e está disponível. Como não devem saber quem é, foram buscar o Paulo Sérgio que pode dar jeito até ao fim da época!

Pouca-vergonha em Alvalade

Que me desculpem os sportinguistas de verdade e alguns que eu conheço e muito prezo, mas estes rapazes que puseram à frente do Sporting não servem nem estão à altura dos pergaminhos do clube! Depois do modo miserável como se portaram com Carlos Carvalhal, de quem ainda vão sentir muitas saudades, que contrataram para substituir o Paulo Bento que era o treinador “forever”, após tratarem adeptos com modos de carroceiros nunca vistos em Alvalade, estes inteligentes da Alvaláxia foram agora buscar para treinador da próxima época o Paulo Sérgio do V.Guimarães, que por acaso é só o grande rival pelo quarto lugar do campeonato nestes três jogos que faltam! Além de ser séria, a mulher de César tem de parecê-lo. Mas em Alvalade há muito pouca vergonha!

O Belenenses outra vez!?

As notícias surpreendem só pela ocasião: PJ faz buscas e investiga Vitória de Setúbal. A coisa só peca por tardia, porque há anos que deveria estar muita gente presa para averiguações ali para os lados do Sado. Mas agora e com o Belenenses prontinho para descer pelo terceiro ano consecutivo, a gente desconfia! Querem ver que lá vai o Setúbal e repescam a Cruz de Cristo? Já foi com o Gil Vicente, com o Boavista, só falta este jeitinho que alguém arranja com o Setúbal. Isto nem no tempo do almirante Américo Thomaz alguma vez se viu!

domingo, 18 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 18 Abr 10

-
O suspense de Jesus

Jorge Jesus vai fazer um final de campeonato à Alfred Hitchkok. O Benfica parece preparado para jogar as partidas que faltam, no mínimo, deixando os adeptos à beira dum ataque de nervos. Basta recordar a primeira parte do Benfica - Sporting, em que o Sporting foi melhor, a titularidade de Eder Luís que tem estado a ver jogar - tal como a entrada de Sidnei já fora surpreendente em Liverpool - e a tardia substituição de Cardozo por Kardec, injusta e pouco produtiva para o autor do golo mágico de Marselha. Mas lá veio Aimar dar aquela força e inteligência que o pobre Cardozo não sabe nem explicar, mesmo quando serve de tabela, como foi o caso do primeiro golo contra o Sporting da equipa da Luz. Oxalá os próximos jogos, a começar já pelo de Coimbra, contra a Académica, não cheguem a ser tão enervantes como Jesus os anda a construir!

Ora sim, ora nem pensar

Os responsáveis pelo futebol do Sporting não param de dizer disparates. Vejam só o teatro que o Carvalhal na “flash interview” da Sport TV, e depois o director “O Ministro” na conferência de Imprensa, fizeram por causa da entrada do Luisão que lhe valeu um cartão amarelo e ponto final. Queriam eles, no seu dizer, que o Luisão tivesse levado um cartão vermelho. Até parece que foi por causa disso que o Sporting perdeu! Por amor de Deus!! Então protestaram, e bem, por o Ismailov ter ido para a rua, e eu concordo com os sportinguistas, que o russo não merecia, e agora para o Luisão, que fez um carrinho suave a deslizar na relva molhada, já queriam o que não querem para o Ismailov!? Tenham juízo, que assim nem os próprios sportinguistas vos aturam.

Pedro Mendes, um grande

Pedro Mendes, mesmo com claras dificuldades físicas, foi uma pedra fundamental no “derby” da Luz, secando por completo o Eder Luís. Pedro Mendes foi um jogador essencial do Sporting desde que começou a jogar em Alvalade depois de vir de Glasgow, onde ainda hoje há muita gente com saudades do jogador português.

João Pereira campeão?!

O defesa direito do Sporting, João Pereira, antigo jogador do Benfica por quem foi campeão com Trapattoni, pode este ano ser o único jogador de Alvalade a conquistar um título nacional. Para tal, as coisas têm de correr muito mal ao Benfica e muito bem ao Sporting de Braga. Se os Bracarenses vencerem o campeonato, o defesa leonino será campeão, pois na primeira volta deste campeonato contribuiu decisivamente para os bons resultados da equipa da cidade dos arcebispos, antes vir jogar de leão ao peito.

Portugal, pátria de misters

Mal ou bem, lá está José Mourinho em mais uma final, em grande destaque no futebol europeu. Corre o risco de ganhar a Taça de Itália, apesar do campeonato deste ano não estar nada bem, depois de ter chegado a ter 13 pontos de avanço. Vamos ver como acaba e, ainda, veremos o que sucede na Liga dos Campeões onde tem de se bater com o Barcelona nas meias finais! Mas Mourinho é o maior, como disse Maradona, comparando-o com Pep Guardiola. Veremos, até porque o sucesso dos treinadores portugueses é tal que não basta preocupar-nos com “The Special One”. Ora vejam: Jaime Pacheco na Arábia Saudita, onde foi o vencedor da Taça do Rei, depois de ter sido campeão de Portugal com o Boavista. Manuel Cajuda, a dar cartas no Dubai.
Manuel José, agora a ver futebol no sofá, em casa, rodeado pela família, depois de ter sido o faraó do Egipto e o homem que guiou Angola às meias-finais do CAN. O Paulo Duarte a somar pontos no Burkina Faso, o Paulo Sousa admirado em Inglaterra, o Fernando Santos em terceiro na Grécia, onde foi o treinador da década. O Peseiro a ganhar na selecção da Arábia, o Couceiro na Turquia, o Calisto no Vietnam. Portugal parece pátria de misters. Mais do que Inglaterra …

domingo, 11 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 11 Abr 10

.
Adeus Europa, até qualquer dia!


O Benfica despediu-se da Liga Europa e ainda vai ver o seu antigo treinador, Quique Flores, nas meias-finais e poderá desejar que o seu antigo jogador Simão Sabrosa volte a marcar em Anfield, como o fez quando o Glorioso SLB era treinado por Koemann, e ainda lembrar a classe de Tiago, mas com saudade, porque o médio não pode jogar nas competições europeias pelo Atlético por ter representado a Juventus em provas europeias. Quanto à derrota, às mãos do Liverpool, foi sem apelo nem agravo. Não se pode fazer um jogo destes com Luisão coxo, sem Fábio Coentrão, porque se pensa que o David Luís fecha melhor ao Kuyt e resiste mais a “El niño”, nem com um guarda-redes que joga às vezes. E não basta ver duas cassettes do Liverpool nem jogar com a Naval na segunda porque sim. Nem ir buscar o Sidnei ao Benfica B e deixar de fora o Kardec e não meter o Airton. Ah, pois não! O Benfica não pode levar 4-1, como se fosse o Porto contra o Arsenal ou o Sporting contra o Bayern. O Benfica é o Benfica e o Liverpool não é para fazer experiências da Liga Sagres!

Saudades de Carvalhal

Depois de Paulo “Forever” Bento, Leonel Pontes e Carvalhal o Sporting já anda à procura de novo treinador.”O Ministro” quer um “mister” mais “monsieur”,dos tempos em que andou a jogar pelo Monte Carlo no campeonato francês. Mas os senhoritos de Alvalade preferiam McLaren, que já treinou a selecção inglesa. Compreende-se. Sempre tem outro “pedigree”. Mas na SAD leonina há ainda quem garanta que vai ser um italiano. O Manuel José já desmentiu: ”Sporting? EU!?não senhor”!Ele não é burro, teve uma passagem por Alvalade bem sucedida, que o Benfica não esquecerá, e é conhecido e respeitado em todo o mundo.. Sujeitar-se à instabilidade duma PME gerida por Betinhos?! Que antes do Carvalhal sondaram o Jorge Costa?! Um treinador com dois dedos de testa começa a interrogar-se:”Quatro treinadores numa época!?”Sem fazer contas a directores desportivos :Pedro Barbosa, Sá Pinto, Salema Garção e Costinha! Para uma época só, não está mal. O Vilas Boas há que tempos que fez as contas! Ainda antes de alinhavar a próxima época no Porto, como aqui garantimos em Fevereiro passado. As saudades do Carvalhal que ainda vão ter naquela casa da 2ª Circular!!

Eusébio rendido a Messi

Dizia-me o Eusébio no dia dos 4-1 do Barcelona ao Arsenal que viu o jogo pela TV sozinho em sua casa. E gostou tanto ou tão pouco daquilo que viu o Messi fazer que, por quatro vezes, se levantou a aplaudir, sozinho, diante do televisor. O coração da Pantera Negra em Espanha deverá estar no Real Madrid, pela sua amizade e respeito por Di Stéfano. Assim como em Inglaterra o seu clube é o Manchester United. Mas a nossa glória futebolística, ainda que madridista, é torcedor definitivo de Messi. Absolutamente! Completamente!

Um grupo restrito

Carlos Queiroz é outro rendido a Messi. Quem não o estará, depois de ver o argentino a marcar aqueles quatro golos ao Arsenal? Tanto ou tão pouco que me garantiu que depois daqueles quatro golos Leonel Messi entrara para um grupo muito restrito: Maradona, Pelé, Eusébio e… Messi. Qualquer coisa muito acima do futebol. O nosso querido seleccionador parecia um aficionado dos touros a falar do José Tomás. São personagens de campeonatos diferentes. Como eu percebo Queiroz …e o sector 7 da praça de Las Ventas, de Madrid!

Exemplar e inultrapassável

O nosso seleccionador não esconde a admiração que tem pelo CR7 e CR9.Em qualquer dos casos, em ambas as posições, em casa, em família.Considerando que Cristiano Ronaldo é um profissional inultrapassável, com uma dedicação, esforço, capacidade de sacrifício e auto disciplina do maior rigor, Queiroz recorda Cristiano às 15 horas, nos campos secundários do Man U, treinando sozinho, trabalhando com afinco, por vezes em excesso, sem ser para mostrar a ninguém mas apenas para se superar a si próprio, naquilo em que com total entrega Cristiano Ronaldo é absolutamente exemplar. Como dizia com muita graça um amigo comum que ouvira os elogios de Queiroz e a sua admiração por CR, “bem gostaria de ver outros dos nossos milionários a correrem que nem uns doidos e a andarem de autocarro”!

«24 horas» de 11 de Abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

«Faca na Liga» de 4 Abr 10

.
A falta que Saviola faz


O Benfica lá ganhou 2-1 ao Liverpool de Fernando Torres. Ganhou com dois penaltis e mais duma hora contra 10.É curto, contra 11,contra Anfield cheio e a cantar, contra um golo fora e com os encarnados cheios de tremideira. Mas oxalá o Benfica ganhe o jogo e vença a eliminatória, claro! Não pode é deitar tantas bolas fora nem perder tantas oportunidades. Nem pode, nem precisa, arrear tanto nos jogadores da equipa inglesa. Na quinta-feira à noite, na Luz, é que se viu a falta que fez Saviola àquela equipa. É que não basta ter pernas e pulmões. Faz falta um bocadinho de cabeça, como o Conejo tem, para dar e vender. E como se percebe que Airton e Kardec também têm, mas nisto do futebol, em certas situações, mais vale cair em graça do que ser engraçado!

Coxo?! Retardado?! Nem pensar!

Tenho um amigo que já há uns meses largos quer apostar comigo que o Cardozo é coxo. Tás maluco, respondo eu. Mas repara como ele tropeça na bola. Nota bem se a perna direita não é uma prótese, insiste ele. Prótese?! respondo eu, indignado. Aquela perna direita faz de suporte para os golos da perna esquerda, digo eu. Não, responde ele. É o suporte para a perna esquerda falhar os penaltis, explica-me ele. Eu bem procuro elogiar o paraguaio, mas o meu amigo diz que estou pior do que os amantes de futebol de Assumpcion. Olha que nem na selecção o Cardozo já joga, diz o meu amigo, insistindo: e não achas que ele é um bocado retardado? Retardado?! discuto eu. Sim, atrapalha-se, atira-se para o chão, não sabe que fazer com a bola, não diz que sim ao esférico. cabeceia com o cocuruto. Porque não lhe mostram uns filmes do Jardel para ele aprender alguma coisa ou ficar mesmo melhor da cabeça, assim com umas ideias?!

Van Gaal deixa Mourinho de fora

Van Gaal,o holandês que treina o Bayern de Munique e venceu o Manchester na primeira mão dos oitavos de final da Champions, tem um grande fraco pelo seu antigo pupilo Pep Guardiola.Porquê?!Ora, simples! É que o antigo treinador do Barcelona confessou que tem uma grande admiração por Pep Guardiola, a quem considera o melhor treinador da actualidade, opinião que reparte com Arséne Venger, o francês do Arsenal. Para Gaal, o melhor treinador do mundo é mesmo Guardiola, o segundo é Alex Ferguson, e o 3.º é Venger! A ironia destas revelações é que o holandês deixa Mourinho de fora, o “Special One” que completou a sua formação profissional como adjunto do holandês no Barcelona. O que é muito injusto!

“Autêntica palhaçada”

André Vilas Boas, o treinador da Académica que foi adjunto de Mourinho e que pela segunda vez é dado como próximo treinador do Sporting, diz que essas notícias, dadas por quem ele até sabe quem é, o fazem rir porque alem de falsas “são uma autêntica palhaçada”. Jornais apontando fontes da SAD leonina referem que o clube de Alvalade até vai pagar meio milhão de euros à Académica pela “libertação” de Vilas Boas. Já em Fevereiro a “Faca na Liga” disse que Vilas Boas deverá suceder a Jesualdo no Porto, segundo fonte fidedigna, depois não digam que não avisei! Mas por agora façam o favor de deixar o “Mini Mourinho” em paz, que o rapaz precisa de pôr a Académica a somar pontos para se afastar mais daquela zona dos aflitos onde a Briosa teima em andar!

Carvalhal “Forever”!!

Lembram-se do Paulo Bento Forever que o Betencourt anunciou pouco antes de o despachar? O bancário que preside ao Sporting é um mestre da comunicação e um grande especialista da gestão! Vejam só o poder, a autoridade, o ânimo que ele cria no balneário ao anunciar agora que Carvalhal vai embora. Força anímica para defender o 4º lugar, nem se fala! E público para o estádio, isso nem é bom imaginar! Ele bem pode argumentar que com o anúncio as acções subiram, apesar de continuarem ao preço das uvas mijonas! Mas não acham que é um gesto de grande alcance esta decisão anunciada com tanta antecipação?! O ambiente de Alcochete deve ser parecido com o do cemitério dos Olivais e ter tão bom ar como o do Alto de São João. A acção é tão clarividente que até parece gizada pelo “mullah” Garção, em vez do “ayatollah” Bitencur, como é conhecido no balneário do “Ministro”.

Porto? Benfica? Braga outra vez?!

Carvalhal não pode ser mais correcto. Depois de levar com o chuto da SAD leonina reuniu-se com o plantel, disse que é verdade que vai sair e pediu para manterem a sua união e desejo de ganhar jogos. Um cavalheiro, que falou ainda da honra que experimentou por liderar a equipa do Sporting num momento tão difícil. O que ninguém percebe é o que vai fazer a seguir, depois de anunciar que vai ser campeão. Ninguém contesta as qualidades que tem para isso. Mas vai treinar o quê?! Porto, Benfica, Braga?! Só pode…

«24 horas» de 4 Abr 10