domingo, 27 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 27 Jun 10

.
Mourinho: “Nem Cristo era simpático”

JOSÉ MOURINHO protagoniza novas histórias na Imprensa espanhola, depois do “El Mundo” o ter apresentado como “o Messias do futebol cuja debilidade maior são as mulheres”. Agora, é a revista GQ que lhe dedica umas páginas, focando o temperamento do “melhor treinador do mundo”.

Sob o título “Também Jesus Cristo não era simpático”, frase com que Mourinho responde a uma observação acerca do seu feitio, a GQ usa esta mesma frase na sua capa para apresentar a reportagem sobre o “exigente, ambicioso, frio, calculista Mourinho, alvo de todas as carabinas.”

Casado desde 1989 com Matilde, a quem conhece desde a infância e com quem é pai de dois filhos que adora, o novo treinador do Real Madrid, de 46 anos de idade, teve de lidar com a Imprensa sensacionalista, a qual lhe revelou alguns possíveis casos amorosos que mantivera em segredo. Uma jovem portuguesa 10 anos mais nova que Mourinho, foi a primeira a ser exposta. A relação terminara cinco anos antes de ser conhecida, em 2007. Foi “The Sun” quem revelou tudo e o Daily Mirror acrescentou alguns pormenores escabrosos. Quando este caso foi conhecido, mais duas mulheres avançaram para os tablóides contando segredos de alcova. Quando a tormenta já tinha passado, foi o Correio da Manhã que falou dum pedido de divórcio de Matilde, nunca confirmado e que, aparentemente, nunca aconteceu. O casal, com os filhos encontram-se de férias agora mesmo e não é preciso um grande esforço para encontrar esta família feliz em restaurantes de peixe fresco de Setúbal.

Mourinho desmentiu tudo e processou os tablóides ingleses. O treinador vive alheio ao que se diz de si, mas não perdoa as investidas à sua vida familiar e pessoal, as quais defende com grande cuidado. E diz “A pressão que eu tenho é aquela que eu quero! É a pressão de Mourinho sobre Mourinho. Não é a pressão dos adeptos, dos clubes ou da Imprensa”.

A Imprensa que detesta é, no entanto, aquela que lhe vai mantendo o mito, que faz dele, além do treinador extraordinário que se revela, o “homem temente a Deus, que confessa “rezo muito, sou católico, acredito em Deus e tento ser boa pessoa de maneira a que Deus possa dedicar-me um pouco do seu tempo e me dar a mão quando preciso. Sou católico à minha maneira. Não sou homem com tempo para ir à casa de Deus”.

O treinador mais caro do mundo, conhecido por “El especial”, “Il Spezial” ou “The Special One”, pelo seu carácter singular, é exigente, ambicioso, arrogante, perfeccionista, imodesto. Amado por uns e odiado por outros, Mourinho já era galáctico muito antes de chegar ao Real Madrid. E agora tem de aturar uma das mais agressivas imprensas do mundo. Que Deus lhe dê paciência!

Di Maria:resolvido por 25 milhões

As negociações entre o Benfica e o Real Madrid por Di Maria não pararam. Os dois clubes estão a negociar num bom ambiente e quem sabe diz-nos que tudo pode ser resolvido dum momento para o outro por 25 milhões de euros.

Di Maria é uma coisa, os putos outra

Benfica e Real Madrid decidiram separar o negócio dos jovens jogadores que os encarnados querem importar do macro-negócio do Di Maria que pode fechar-se dum momento para o outro. Assim, o Benfica quer Marcos Alonso, Rodrigo e Pablo Serabia, mas os merengues resolveram vender os dois primeiros por 4 milhões e não abdicar de Serabia, ainda que Florentino Perez receie que o Barcelona se adiante neste jovem. Di Maria é outro negócio, de milhões, e os dois clubes estão a entender-se graças aos bons ofícios de Jorge Mendes.

Maicon está difícil

A transferência de Maicon do Inter para o Real, a única pela qual Mourinho bate o pé – e percebe-se melhor porquê, graças ao Mundial – é que parece estar complicada. Até ao final do Mundial não haverá novas diligências nem negociações. O Real não quer dar mais dinheiro do que aquele que oferece, de 18 milhões de euros, e o Inter considera esta quantia insuficiente. A ver vamos…

Caneira disposto a receber metade

O Sporting anunciou a dispensa de Caneira, mas este tem contrato válido até finais de 2012.O internacional, por razões familiares, quer ficar em Portugal, dispondo-se a receber metade do vencimento de 75 mil euros. O Sporting nem responde.

sábado, 26 de junho de 2010

«Esta es la foto que los medios monopòlicos negaron publicar...»

.
A difundirla amigas y amigos el 24 de Mayo de 2010, con motivo de la despedida de la selección argentina rumbo al mundial de sudafrica y con el marco del bicentenario.
.
Al ingresar al campo de juego, los jugadores de la Selección argentina mostraron una bandera en apoyo a la candidatura de las Abuelas de Plaza de Mayo para el Premio Nobel de la Paz 2010. El Comité Noruego, por su parte, aceptó la candidatura de la Asociación Abuelas de Plaza de Mayo, impulsada por el senador Filmus. El senador porteño por el Frente para la Victoria destacó días atrás que "Abuelas como organización dio un ejemplo, no solo de recuperación de la memoria, sino de cómo buscar un futuro mejor para todos". La postulación de Abuelas al Nóbel de la Paz -impulsada por Filmus- se realizó a fines de enero y recientemente fue aceptada su candidatura. El ganador se conocerá a mediados de octubre y la ceremonia de entrega de premios se realizará en diciembre, en la ciudad de Oslo, Noruega.

Abuelas de Plaza de Mayo es una ONG de defensa y promoción de los Derechos Humanos, que se ha ocupado especialmente del Derecho a la Identidad. Desde 1977, su finalidad es localizar y restituir a sus legítimas familias todos los niños secuestrados y desaparecidos por la represión política, que tuvo lugar en la República Argentina durante la última dictadura militar, y crear las condiciones para que nunca más se repita tan terrible violación de los derechos de los niños, exigiendo castigo a todos los responsables. Hasta el momento, las Abuelas han logrado localizar y restituir la identidad de 101 personas apropiadas por el terrorismo de Estado. Además han logrado crear el "índice de abuelidad" (método específico para determinar la filiación de un niño en ausencia de sus padres, a través de análisis de ADN), el Banco Nacional Genético y de la Comisión Nacional por el Derecho a la Identidad y colaboraron en la recuperación de los ex centros clandestinos de detención para ser transformados en espacios de la memoria, entre otros.

domingo, 20 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 20 Jun 10

.
O crime no Mundial

Dois jornalistas portugueses, um espanhol, três gregos e quatro chineses foram roubados na África do Sul onde se encontram para noticiarem o campeonato do mundo de futebol que foi inaugurado na passada sexta-feira. Estes são os números do pequeno crime conhecidos até ao momento em que escrevo estas linhas. Pequeno crime, porque felizmente não envolveram mortes. Mas números parciais do total que poderemos contabilizar no fim da Copa do Mundo. Este evento global levou à África do Sul milhares de fãs, jornalistas, técnicos, publicitários e desportistas todos eles convertidos em alvos apetecíveis para a criminalidade local. Notável a atitude da comitiva grega que, roubada, se recusou a apresentar queixa e banalizou o incidente, comparando-o a outros que se repetem em outras partes do mundo. É natural que a África do Sul apresente esta criminalidade quando mais de 60 por cento da sua população activa não tem emprego nem perspectivas de o vir a ter. Pequeno país somos nós, temos cerca de 700 mil desempregados e vemos o que já nos acontece. Aqui há uns anos, pude percorrer a África do Sul de fio a pavio, em avião próprio e com uma companhia de privilégio. Eram só António Burgos, Luís Del Olmo, António Perez Reverte, Alfonso Ussia e outras figuras ilustres da opinião europeia. Fomos recebidos por De Klerk, Desmond Tutu, chefe Butalezi, voámos 15 dias em estilo num DC4 reconstruído, todo ele reluzente e com um nome sugestivo:”The Queen of Africa”. Fizemos safaris, viajámos pelos quatro cantos, fomos aos Bantustões, Swazilândia, e divertimo-nos muito, observando um país a entrar na igualdade racial e na política do “one man,one vote”.Mas o crime já assim era. E o que se esperava, infelizmente, era muito pior do que agora sucede. Porque o desemprego não tinha aparente solução. Não se esqueçam que milhares de desempregados e jovens desocupados estão internados em campos e as informações policiais estão activas como nunca, para nesta copa do mundo prevenir a violência num país onde a brutalidade existe por todo o lado. Um bom motivo de reflexão para nós, portugueses de Portugal.

Mandela perde bisneta

Nelson Mandela, o antigo e lendário presidente da África do Sul perdeu uma bisneta de 13 anos num acidente de votação no regresso do concerto inaugural do estádio Orlando na África do Sul. O motorista parecia ter álcool a mais no sangue e a polícia investiga o despiste. Mais cedo, no mesmo dia, noutro acidente de viação, 4 estudantes britânicos morreram quando um autocarro capotou.

Drogba pode defrontar Portugal

Drogba está a recuperar e Erickson admite que o Costamarfinense possa defrontar Portugal,ainda que usando uma protecção no braço direito ao qual foi operado depois de sofrer uma fissura no rádio ao defrontar o Japão num jogo-treino.

Treinador dinamarquês doente

O seleccionador da Dinamarca, Olsen, dificilmente poderá recuperar a tempo de liderar a sua equipa na partida de estreia. Olsen apresenta febre alta e foram-lhe feitas análises para se apurar as causas, receando-se que possa ser provocada por alguma doença tropical ainda que o treinador tenha tomado todas as vacinas requeridas.

Maradona com mascote

Diego Maradona não pode estar mais feliz.”El Pibe” tem, consigo, o seu neto Benjamim, filho de sua filha Giannina e de Sérgio “Kun” Aguero, companheiro de Tiago e Simão no Atlético de Madrid. Maradona, um supersticioso de velha data, dissera ainda na Argentina que Benjamin seria “a sua arma secreta”. Pois aí está o miúdo a jogar, também, pela “Celeste”! A filha e o neto viajaram e estão acompanhados por Cláudia, a ex-mulher de Diego, respectivamente mãe e avó dos familiares e acompanhantes de Kun Aguero, outro supersticioso feliz!

domingo, 13 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 13 Jun 10

.
As raivas a Mourinho e Cristiano


Um destes dias caí no caldo duns profissionais independentes que, felizes com a Pátria e defensores dos nossos políticos, convergiram em inundar de ódio, inveja, ciúme e raiva futebolistas como Cristiano Ronaldo e treinadores de futebol como Mourinho. É uma música que a gente conhece de ginjeira. Mas não faz sentido. Ai o Sócrates fala aquele espanhol do Feijó e aquele inglês técnico que é uma vergonha?! Então e o Mourinho, perguntavam os médicos, engenheiros e advogados. Então e o Mourinho, que tem a mania que fala tudo?!E eu dizia: mas fala bem, estudou! E a vergonha que eles ganham?! Perguntavam eles e eu contestava “mas não roubaram nada a ninguém, não tiraram rendimentos, não despediram pessoas, não mentiram! E ganham tudo o que há para ganhar! Não chega. Médicos com bastonários duvidosos, engenheiros com negócios esconsos, advogados do cambão vivem é a sofrer com o Cristiano e com o Mourinho. Tá bem! Afinal Portugal não tem com que se preocupar. Está tudo perfeito. Só aqueles dois é que dão cabo da nossa tranquilidade e ameaçam a nossa felicidade. Fácil de resolver, não acham?!

Zuma muito satisfeito

Jacob Zuma, o presidente da África do Sul, diz que o ambiente desta véspera do Mundial é uma explosão de alegria e de orgulho nacional que só teve equivalência no ambiente que a grande nação de África viveu com a libertação de Nelson Mandela. O presidente sul africano manifesta-se muito satisfeito com o ambiente e com o civismo que até ao momento se verifica a escasso tempo do início deste campeonato do mundo. Milhares de jovens desempregados foram internados em campos e desviados dos principais aglomerados populacionais.

Blatter : sim à paixão, não à tecnologia

O responsável máximo da FIFA, Joseph Blatter, voltou a defender, agora na África do Sul, a subsistência da dúvida e da mentira desportiva para manter a paixão do futebol, diz ele. Blatter, por exemplo, acha que o toque de mão de Thierry Henri para Galla meter o golo ilegal que afastou a Irlanda da fase final na África do Sul,é um elemento que contribui para a discussão e para aumentar, assim a paixão pelo jogo, não só nos países directamente envolvidos mas também no universo deste desporto apaixonante. .Blatter está satisfeito com o que se passa na África do Sul e já disse que é seu desejo que este projecto em curso possa ser copiado pelo Brasil quando este País acolher o Mundial de 2014.

“El Niño” em grande

Fernando Torres, “El Niño”, o prodígio de “La Roja”, a selecção espanhola que é campeã da Europa e que surge como uma das favoritas nesta fase final do Mundial, tem brilhado nos últimos treinos, depois de se ter poupado a seguir a uma lesão que o afastou das fases finais das competições da Premiere e nas Taças do Reino Unido, onde Torres joga no Liverpool, ao serviço do qual se lesionou num joelho, o que chegou a fazer recear pela sua participação. Vicente Del Bosque tem imposto treinos suaves com bola, de modo a poder contribuir para a recuperação de lesões e de maneira a evitar que nos treinos os jogadores espanhóis possam contrair novas lesões. A jovem selecção espanhola, muito renovada e pujante de talentos dos melhores clubes da Europa, designadamente da Espanha, é vista como uma das melhores posicionadas para juntar o titulo mundial ao europeu que ostenta.

Drogba na dúvida

O avançado da Costa do Marfim que teve a infelicidade de partir um braço num choque com um nipo-brasileiro no jogo de preparação Costa do Marfim-Japão, deve juntar-se à selecção e poderá jogar depois do jogo contra Portugal no dia 15, se a cirurgia a que submeteu o seu cúbito direito der o resultado pretendido e que a introdução de silicone na fissura óssea poderá ajudar a acelerar o processo de recuperação. Depois de operado na Suiça, Drogba está acompanhado do seu médico assistente que também tem a preocupação de dar toda a segurança ao acelerado processo de recuperação do perigoso avançado da Costa do Marfim,agora dirigido por Sven Erickson.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sócrates é o meu herói!

.
NÓS ESTAMOS COMOVIDOS e eu vou-me sentindo cansado de tanto nos andarmos a atirar para o chão com o fato novo, todos os dias, sempre que o chefe do governo nos aparece pelas televisões a piscar-nos o olho. Já não tenho idade para isto!

Não me lembro de nenhum chefe do Governo que pensasse tanto no País e se sacrificasse tanto pela Pátria como este. Não houve nenhum primeiro–ministro que me quisesse tão bem e trabalhasse com tanto afinco para mim. Nenhum outro lutou tanto, tão encarniçadamente, para nos salvar a todos nós, como o actual. E nós como lhe pagamos!? Com a nossa ingratidão, acusando-o de nos ter metido na fossa séptica em que o nosso País se transformou.

Por isso venho aqui hoje, graças à hospitalidade desta revista, agradecer ao senhor presidente do conselho – como ele gostaria de ser tratado – tudo o que faz por nós. Só lhe encontro par no cinema, principalmente nos velhos e bons filmes a preto e branco, no tempo em que havia heróis que nós adorávamos ver em 9x4 metros, com intervalo para um cigarro e uma olhadela às madames das matinées.

Vimos milhares de vezes este número do chefe do Governo. Ele é que não sabe. Lembram-se certamente quando um dos bons dizia aos companheiros: "Vão! Eu fico a segurá-los aqui!” Então, quando este herói já estava ferido, era o máximo! E ali se sacrificava ele, a matar os maus enquanto os bons, entre eles a rapariga, fugiam para o forte!

Eu já vi este Sócrates a fazer isto no desfiladeiro a aguentar um exército de “Sioux”, de camuflado, a dar a fuga ao John Wayne dos cruéis comunistas amarelos, a matar alienígenas que nos invadiram e a destruir “robots” que se revoltaram. E sempre ele, firme até à última mentira, perdão, até à última bala! Sem se preocupar consigo, desprezando os riscos, expondo os seus, tudo para nos salvar!

Assim diz Sócrates estar a fazer para nos tirar da fossa. Finalmente empenhado num exercício de responsabilidade , não pensando em mais nada que não sejamos nós e o futuro da Pátria. Ele tombará no desfiladeiro atrasando os especuladores que nos perseguem e aquela rapariga do “saloon”, a Angela, que nos querem perder.

Generosa figura de Estado, a quem não importa perder as eleições seguintes, só a pensar na nossa salvação. A guardar para si a última bala, ou não abrindo mão duma granada para levar consigo muitos malvados, a defender-nos, a atrasar o inimigo enquanto nos dá a fuga!

E no futuro, quando o sol voltar a brilhar, recordaremos, reconhecidos, o nosso herói ou, pelo contrário, acharemos que ele ficou mal enterrado? Sabe-se lá se vai apresentar-se, trémulo, sujo e ensanguentado, depois do combate corpo a corpo com os vilões!? É bom não esquecermos que no cinema, quando julgamos tudo ter acabado, se ouve um gemido entre os escombros e um cão Labrador resgata o sacrificado herói que milagrosamente se salvou. A ideia é boa, mas neste caso não resultará. Mesmo assim, confesso que é disso que tenho medo.
.
«Mais Alentejo» Junho de 2010

domingo, 6 de junho de 2010

«Faca na Liga» de 6 Jun 10

.
O negócio do futebol no México

Muita gente protesta, injustamente, contra os ordenados e prémios de jogadores e treinadores de futebol mas esses críticos, na maior parte dos casos motivados por inveja, sabem que eles são as estrelas que dão verdadeiras fortunas a ganhar no negócio do futebol. O Grupo Televisa, de Azcárraga Jean, domina a TV mexicana, controla a Cablevision e a Sky, operadora por satélite, é dona do estádio AZteca, um dos maiores do Mundo e sede do América, que frequentemente esgota os seus 115 mil lugares e que também pertence à Televisa, dona do Necaxa de Águascalientes e do San Luís de Potosi.
A TV Azteca, do igualmente poderoso grupo Salinas, é dona dos Monarcas de Morelia e dos Jaguares de Chiapas. Cada uma destas televisões é ainda dona, respectivamente, das casas de apostas PlayCity e Interticket . Entre clubes, casas de apostas e direitos de TV, os dois grupos têm aqui em jogo mais de 160 milhões de euros e dispõem de 5 dos 18 lugares que votam na Federação Mexicana de Futebol, a qual não interfere na possibilidade das apostas interferirem em resultados e desportivismo. Joseph Blatter já prometeu em tempos não interferir se não receber nenhuma queixa. Televisa e Azteca controlam os direitos das transmissões e a primeira mantém o monopólio da difusão por cabo. A selecção é outro negócio. O grupo financeiro Ixe calcula em 73 milhões de euros os lucros das transmissões dos jogos da selecção do México na África do Sul, dos quais 55% é para a Televisa e o resto para a organização de Salinas. Muito poucos jogos serão transmitidos em regime aberto.

Peseiro assustou espanhóis

Se não fosse um golo de cabeça de Llorente, na marcação dum canto nos descontos do jogo amigável entre as selecções de Espanha e da Arábia Saudita para preparação dos actuais campeões da Europa, a poderosa equipa dirigida por Vicente Del Bosque tinha empatado contra a modesta equipa orientada por José Peseiro. Os saudis, dando mostra dum grande conjunto e trocando a bola ao primeiro toque chegou a embaraçar os donos da casa, marcando sem nunca estar a perder, apenas consentindo que os espanhóis, onde Torres esteve ausente para descansar, marcassem o golo da vitória num lance de bola parada já para lá do tempo regulamentar. Recorde-se que Peseiro foi o adjunto de Carlos Queiroz à frente do galáctico Real Madrid depois de ter levado o Sporting à final da Taça UEFA e ao segundo lugar do campeonato nacional.

Guardiola ameaçado pelos árbitros

O Comité Técnico de Árbitros de Espanha pediu o afastamento dos campos de futebol do treinador do Barcelona, campeão de Espanha, Pepe Guardiola, por um período entre 2 e 5 anos. Seguir-se-á a alegação da defesa do treinador que, depois, será julgado pelo Comité de Competição que avaliará este caso que tem origem em graves acusações do treinador catalão contra a imparcialidade dos juízes espanhóis.

Del Bosque satisfeito

Por seu turno, o seleccionador espanhol Vicente del Bosque manifestou-se satisfeito com o apuro técnico dos seleccionados espanhóis e pelo facto destes não apresentarem problemas físicos e psicológicos como é costume suceder nesta fase da preparação de todas as equipas. A única contrariedade manifestada pelo antigo campeão, como jogador e treinador do Real Madrid, é a limitação de 6 substituições nos jogos amigáveis, a qual obriga a utilizar 5 jogadores ao longo de 90 minutos.

Pellegrini casa filho e regressa em Agosto

O treinador Manuel Pellegrini, antecessor de Mourinho à frente do Real Madrid e o treinador que mais pontos e golos marcou à frente dos merengues, apesar destes perderem tudo nesta época e terem cedido o campeonato ao rival Barcelona, chegou a Santiago do Chile, de onde é natural e onde vai assistir ao casamento de um dos seus filhos. Pellegrini, um engenheiro de formação como o nosso Fernando Santos, foi recrutado quando em Espanha dirigia o Villareal, o “Yellow Submarine”, de onde Jorge Valdano o tirou para o Real, dirigindo a equipa do Santiago Bernabéu até à chegada de Mourinho. Aplaudido pelos seus compatriotas no aeroporto de Santiago, Pellegrini mostrou-se satisfeito e nada ressentido pelo modo como o trataram em Madrid, dizendo que sempre soube que os treinadores do Real têm uma carreira muito curta.