domingo, 30 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 30 Mai 10

.
Pedro Quintela Henriques: o melhor

A Sport TV tem o melhor comentador da TV portuguesa. Não é o melhor comentador desportivo, ou de futebol, da TV portuguesa. Nada disso. É o melhor comentador, ponto final! Refiro-me a Pedro Ricardo Quintela Henriques, de seu nome completo, para que se não confunda com um militar que apita nem com outro que há no futsal. Este fala de futebol e sabe o que diz, além de conhecer sintaxe, ser fluente, não ter conflitos com a gramática, ter experiência do que fala e ser inteligente. Recordo-me do Pedro Henriques a jogar no Benfica e no Belenenses, no Setúbal e na Académica, nunca o vi jogar no Sta. Clara e creio que não chegou a jogar no FC Porto, embora ali tenha acabado uma carreira que teve a infelicidade de coincidir com períodos menos bons das equipas que conheceu como defesa esquerdo regular e sólido que foi, tendo sido treinado, entre outros, por Manuel José e Mário Wilson, depois de ter feito a sua formação nas escolas do SLB. Bom observador, inteligente e conhecedor do futebol mundial, Pedro Henriques diferencia-se muito do que se vê na TV portuguesa. Destaque-se os comentários e análise da final da Liga dos Campeões. A par de João Vieira Pinto e Pedro Mendonça Pinto (da CNN), Pedro Henriques pertence a um grupo restrito de eleição na comunicação audiovisual desportiva de hoje, com a autoridade de experiência feita e uma excelente imagem que ajuda a valorizar o conjunto das qualidades profissionais requeridas pelo meio.

Oh Diabo! E os maravedis?!

O Sporting não vai bem. Fala muito de numerosas e valiosas contratações, mas pode estar prestes a vender o melhor jogador da equipa, o chileno Mattias Fernandez, de seu nome, embora quando chega a hora de comprar, ou compra mal ou nem isso. Veja-se o caso do Petrovic. Lá foi o Costinha negociar o Petrovic com o Partizan de Belgrado. Com um negociante de fato às riscas, é natural que os sérvios pedissem uma garantia bancária, para mais dum clube português e dirigido por um bancário! Nada dava confiança! O que estava em causa era o Petrovic e 3,5 milhões de euros. Mas o “ministro” diz: ”só em prestações suaves!”E os sérvios, franzem o nariz, mas pedem garantias bancárias. E o Sporting diz que não tem! Não me digam que é do PEC! Se o presidente não arranja uma garantia bancária de 3,5 milhões, o melhor é correr para apanhar o Salema e dar espaço para outro que disponha de acesso a maravedis. E deixar de fazer a vida negra ao Ismailovitch!

Beckham no Afeganistão

O craque inglês marido da Vitória, que joga meio ano em Milão e a outra metade em Los Angeles, foi ao Afeganistão para dar força moral às sacrificadas tropas britânicas que lá estão a aguentar os americanos no quadro da NATO. Mas a iniciativa não foi do novo primeiro-ministro Cameron, que libertou o Reino Unido dos ruinosos 13 anos de Labour iniciados pelo Tony Blair e encerrados por um desajeitado Gordon Brown. Pois David Beckham lá andou a brincar com equipamento de guerra, animou os rapazes e regressou, não vá Fábio Capello precisar de alguma coisa.

Eu não disse que era o Villas Boas?

Em Fevereiro passado, o “Faca Na Liga” anunciava que André Villas Boas, recém chegado treinador da Académica depois de abandonar Mourinho para fazer uma carreira a solo, seria o substituto de Jesualdo Ferreira. no F C Porto. Como calculam, o mais amável que me chamaram foi maluco, mas logo partiram para a espiral de verdadeira loucura, a do Sporting, que teve vários substitutos para o “Bento Forever”, como devem estar recordados. Mas isto de ter razão antes de tempo é uma gaita! E vá de inventarem treinadores em série para o Dragão, de diversas procedências. E o Sporting lá andou a fazer de conta até chegar a Guimarães. Pois agora vejam lá quem vai para o Dragão.Assoem-se a esse guardanapo! Eu não dizia!??

Ribéry no Bayern até 2015

Ribéry, o estonteante extremo esquerdo francês do Bayern de Munique, que não jogou a final da Champions de Madrid por estar castigado, assinou a extensão do seu contrato com o clube bávaro treinado por Van Gaal até 2015.Com uma carreira excelente desde que o treinador holandês assumiu o comando da equipa de futebol do clube presidido pelo sucessor do “Kaiser” Franz Beckenbauer, Karl Heinz Rummennigge, o francês foi envolvido num especulativo escândalo sexual por eventualmente ter utilizado os serviços sexuais duma alegada menor quando frequentava uma discoteca de Paris onde se reuniam jogadores da selecção tricolor. Vejam lá se quem percebe de futebol se preocupa com esses pormenores!

domingo, 23 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 23 Mai 10

.
Mourinho em São Bento, já!

O Sr. Sócrates foi a Espanha misturar-se com os colegas europeus e latino americanos que ali, recebidos pelos príncipes das Astúrias em substituição do rei recém-operado, se reuniram numa cimeira ibero–americana. Ninguém deu grande importância a Sócrates tirando Ângela Merkel que jantou com ele para lhe explicar como e o quê ele tem de corrigir rapidamente, e também para lhe ensinar o trabalho para casa que lhe deu para ele fazer, para adiar a nossa bancarrota. Até os jornalistas não encontraram outro assunto de interesse para interrogar o chefe do governo socialista português que não fosse o que ele acharia que viria a ser o futuro de José Mourinho. Claro que Sócrates elogiou o português mais admirado do planeta e disse uma coisa que não deveria ter dito:”Mourinho poderia vir a ser um bom treinador para o Real Madrid”. Além da interferência na vida interna do maior clube espanhol, Sócrates disse uma grande asneira! É que Mourinho dava jeito a liderar uma equipa de políticos europeus com provas dadas que viesse a ser constituída para tirar Portugal do buraco onde Sócrates e os seus camaradas o meteram. Mourinho é só vantagens: começa por não ser mentiroso, não é corrupto,define com clareza uma estratégia, manobra tacticamente como poucos, é inteligente, tem um curso verdadeiro duma Faculdade oficial, que ainda por cima o doutorou “honoris causa”, é respeitado em todo o Mundo, é trabalhador, mobiliza toda a gente para um objectivo, sabe o que se deve fazer na derrota e na vitória e faz-nos falta! Para o Real?! Que desperdício!

Português campeão colchonero

Jorge Mendonça - que com seu irmão fez parte duma prestigiada dupla de jogadores portugueses de futebol(os irmãos Mendonça), dos primeiros emigrantes portugueses do desporto rei em simultâneo com o hoje médico Jorge Humberto, director dum hospital em Macau, que jogou em Milão como avançado-centro no “cálcio” - foi campeão de Espanha com o Atlético de Madrid, jogando a médio numa equipa fabulosa que em 1960 e 61 também ganhou duas Taças de Espanha. O atlético só uma vez foi campeão, mas esta de 2010 era “a décima” a ser perseguida pelos “colchoneros”, vencedores de oito finais no Santiago Bernabéu, três das quais contra o seu eterno rival, o Real.

Feliz anúncio

A publicidade audiovisual portuguesa vai de mal a pior, na generalidade. Basta ver os anúncios de Espanha, França e Inglaterra para compararmos a pobreza de ideias e gosto da nossa publicidade audiovisual. Enfim, os clientes gostam, cada um come o que quer. Quando as campanhas não resultarem e deixar de haver aquilo com que se pagam os anúncios, logo ser verá. Feliz anúncio, porém, não só pela execução gráfica mas também pelo conteúdo, é aquele que Carlos Manuel protagoniza. Que belo anúncio e que excelente oportunidade para recordarmos, uns, e para ficarem a saber, outros, como aquele golo fabuloso alimentou as esperanças de Portugal. Um verdadeiro pontapé para o futuro que nos levou à fase final de mais um mundial.

Nuno Gomes merecia

O avançado Nuno Gomes já disse que encerrará a sua carreira no próximo ano, no fim da época. Mas há neste anúncio uma compreensível mágoa. É que o avançado do Benfica, a caminho dos 34 anos, pensava que seria seleccionado e se despediria da selecção e, gradualmente, se iria despedindo do futebol, com alguns jogos, ou substituições, no Benfica para onde veio do Boavista. Recorde-se que Nuno Gomes foi um dos jogadores que mais dinheiro renderam ao Benfica, ao ser vendido para Itália por 16 milhões de euros, regressando depois a custo zero para voltar a ser o melhor marcador dos encarnados.

Um abraço, Mantorras

Há quem estranhe a reacção de Mantorras no fim deste campeonato. Eu compreendo-a e apoio-a, pois os homens percebem aquilo que valem ou podem fazer se conversarem com eles como pessoas e não a tratá-los mal e negligenciando-os como no Benfica fizeram a Mantorras, à excepção de Luís Filipe Vieira que sempre respeitou e protegeu o jovem que levou do Alverca para o Benfica, onde o estropiaram a ponto de não aguentar um jogo completo. Todos sabemos a alegria da entrada de Mantorras em campo. Todos recordamos os golos milagrosos marcados nos 10 minutos que o punham a jogar. Trapatoni percebeu tudo isso e ficou a dever-lhe um campeonato. Ignorá-lo, simplesmente, como Jesus fechou o livro não é maneira. Um abraço, Mantorras.

domingo, 16 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 16 Mai 10

.
O Benfica foi campeão!

O Glorioso lá voltou a ser campeão. Eu, como me lembro de muitas das 32 vezes que ganhou os campeonatos, e de muitas outras vitórias, não festejei porque a Pátria está tão doente que dói ser o Benfica a única fonte de alegria e de felicidade para o Zé Povinho! Mas não pude deixar de me comover com os festejos espontâneos e populares que portugueses fizeram em todo o País, e ainda muitos outros benfiquistas que saíram à rua na Europa, África, Extremo Oriente! Ou não viram o pessoal em Luanda, Maputo, Cidade da Praia, São Tomé, Fall River e Newark (EUA), Macau e Timor?! Pois é, até deixa os olhos rasos de lágrimas… Ou conhecem alguma outra coisa que há meio século para cá tenha dado mais alegria aos portugueses?! Obrigado, Benfica!

E se Carlos Martins faz falta?

Não contesto as escolhas de Carlos Queiroz para a selecção que vai jogar à África do Sul. Reconheço no professor a experiência e o conhecimento do futebol e, depois, a informação completa de que dispõe. Mas devo dizer que tenho pena de não ver entre os escolhidos Carlos Martins. Oxalá não venha a fazer falta. Quanto ao resto, o professor é que sabe. Ele não trata uns como filhos nem outros como enteados nem faz fretes como o Scolari fez com o Vítor Baía. Conhece os nossos e os outros. Logo, tem a obrigação de não fazer asneira! A aposta dele no futuro percebe-se aqui e ali. Como sempre fez! A ver vamos! Oxalá, professor!

O homem veio mas foi coxo

No Sporting há filhos e enteados. Por razões que se percebem. O russo Marat Ismailov é enteado. Não basta ter a mulher com partos difíceis, uma filha doente, avisar que vai faltar, pelo telefone. Ele tem o “ministro” atrás dele como lhe mandam fazer e lhe pagam para cumprir a fim de reduzir o preço ou convencer o russo a ir embora. Já Sinama Pongolle, o francês que estava sem jogar num clube secundário de Espanha, veio para jogar bocadinhos de 4 jogos e, depois, tem estado ausente “por dramáticos motivos familiares”.Um desses motivos terá sido resolvido agora pelo rei dos transplantes Eduardo Barroso, o cirurgião que operou o francês à região inguinal, com declaração dos serviços leoninos de que o estado de saúde do jogador não interferia com a capacidade de treino e a prática da competição. Afinal, o homem foi trazido coxo pelo Bettencourt. Ai não interferia?! Ele até estava bom, não tinha nada que fazer e disse para o Barroso: "Você não quer operar-me para praticar?” Já quando o Ismailov não quis jogar infiltrado contra o Atlético de Madrid também foi para testar o departamento clínico.O ambiente em Alcochete deve ser maravilhoso!

Peseiro prepara-se

José Peseiro, o último treinador a levar o Sporting à beira duma vitória no campeonato e à final da Taça Uefa, vai com a selecção da Arábia Saudita estagiar para a Áustria a fim de se preparar para participar nas Taças do Golfo e da Ásia, a disputar em Janeiro de 2011.Este estágio destina-se a preparar e renovar a selecção. A Arábia Saudita não vence a Taça da Ásia há 14 anos. Nos intervalos Peseiro ainda poderá vir matar saudades de parte da família, dos amigos e da Festa Brava.

St. Pauli entre os grandes!

A maioria dos clubes de futebol são estatutariamente apolíticos e areligiosos. Pois bem, o St. Pauli, um popular clube de Hamburgo, não é, antes pelo contrário! Os seus estatutos atribuem-lhe a qualidade de anti-fascista, anti-racista e anti-sexista, apesar de ter nascido e representar o bairro de St. Pauli, o red-light district portuário tão popular na Europa como o seu congénere de Amsterdam. Os jogos em casa são antecedidos pelos “Hell’s Bells”(Sinos do Inferno) cantados pelos AC/DC e o St. Pauli representa cerca de 11 milhões de adeptos e é presidido por Corny Littman, actor e “gay” assumido. Os automóveis Dacia e os preservativos Orion vão patrocinar o clube que está à beira de completar um século. A sua bandeira é o símbolo dos piratas que se assume como grito de guerra contra o capitalismo! A senhora Merkel que se previna com esta animada Bundesliga que vai ter!

domingo, 9 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 9 Mai 10

Cristiano o Salvador!

O Real Madrid de Pellegrini lá se salvou do navarro Ossassuna de José António Camacho. Ou melhor, quem salvou o Real, a tempo de poder continuar na corrida para o título e também salvou o chileno Pellegrini foi o nosso Cristiano Ronaldo, autor de 2 dos três golos com que os merengues conseguiram vencer a equipa de Camacho por 3-2 e recuperarem de resultados negativos por duas vezes consecutivas. O português impôs-se a Higuaín e a Kaká que pouco ou nada fizeram na frente de ataque dos madridistas e com a sua habilidade e força que a natureza lhe deu foi Cristiano a salvar o Real e a enterrar Camacho para uma inglória descida de divisão.

Parabéns a Quique!

Quique Flores deu uma lição em Anfield Road ao eliminar o Liverpool da Liga Europa. O que prova claramente que Jorge Jesus perdeu uma oportunidade única de ter posto o Benfica na final contra o Fulham do Sr. Fayed, o egípcio dono do Harrods e do Fulham que esteve quase a ser sogro de Lady Di se não lhe têm morto o filho e a princesa no acidente de carro em Paris. Mas Jesus quis guardar o Coentrão e queimar o Sidnei mais um bocadinho em lume brando! E poupar os argentinos para o Rio Ave! Pois é, meu caro Jesus: desde sempre que não via ninguém no Benfica dizer que perdemos esta competição porque o que interessa é o campeonato. Meu caro, no Benfica interessam todas as provas e também não levar três do Porto! Pergunte ao Mourinho, como se está na final da Taça de Itália, na liderança do campeonato e na final da Champions. A si ele explica-lhe…

Jorge ”Peseiro” Jesus?!

Espero que o Benfica não jogue hoje contra o Rio Ave com a mesma tremideira com que jogou no Porto! Parece mentira! Hoje é mesmo de ganhar, ou pelo menos de empatar! Ou vamos poupar mais uns rapazes porque o que interessa é a Champions do próximo ano?! Mestre Jesus: atenção! Basta não perder! O problema é a obrigatoriedade, senão o meu amigo passa a acrescentar o apelido de Peseiro ao seu nome, porque azar como o desse senhor não conheço. Uma cabeçada do Luisão e o CSKA fizeram perder tudo. E estava a um jogo de ganhar tudo!

A despedida de Carvalhal

Carlos Carvalhal despediu-se dos adeptos com uma derrota de 1-0 diante da Naval 1.º de Maio. No lugar dele já estaria a despedir-me do Sporting desde que o Bettencourt e o Salema bolsaram aqueles disparates. Mas o homem é sério e assegurou aos leõezinhos o 4.º Lugar. Pode ser que ainda vão à Europa para habituarem o novo treinador que a SAD arranjou. Assim como assim, como diria o presidente leonino também não é por não ganhar nada mais um ano que acontece alguma coisa de mal! Também acho…

Será filho do Guarda Abel?

Recebi diversas perguntas idênticas de variadíssimos leitores que me perguntavam se o sub-intendente da PSP Marco Almeida será filho do famoso Guarda Abel. Sinceramente, não sei, mas algum desses senhores do esperma que andam por aí podem responder pelos cromossomas do homem, bem como a direcção da PSP, se quiser fazer esse favor. O Guarda Abel foi um reputado agente policial a quem se ficou a dever a manutenção da ordem pública no antigo estádio das Antas e a protecção da integridade física de muitos adversários e árbitros em jogos contra o FCPorto e sua brilhante claque. O subintendente tornou-se notado ao negar que tivessem havido arremessos de pedregulhos e outros projécteis contra o autocarro do SLB no recente clássico. Com o maior sentido de responsabilidade e de amor à corporação, o subintendente disse que não tinha havido nada, fazendo jus ao aparelho de 750 agentes de Lisboa e do Porto que os contribuintes pagaram para assegurarem a paz no jogo de grande risco, como lhe chamava a Polícia.

domingo, 2 de maio de 2010

«Faca na Liga» de 2 Mai 10

.
EU NÃO DIZIA QUE MOURINHO É O MAIOR!?


Não me digam que não gostaram de ver o Inter de Mourinho mandar o Barcelona para a Liga Espanhola ver se ganha ao Real do nosso Cristiano. Foi uma lição de inteligência duma equipa notável e irrepreensível que mandou para casa a melhor equipa do Mundo. E jogar com 10, sofrer um golo “off-side”, não perder nunca a concentração nem a compostura de 12 milionários (com suplentes) a jogarem à bola de fato-macaco é notável! Agora vamos ver o que a táctica e a estratégia do “The Special One” faz ao seu antigo patrão Van Gaal. Vai ser o pleno! Já agora: não gostaram do “fairplay” catalão a ligar a rega da relva para os jogadores e equipa técnica do Inter não festejarem?! Uns queridos!

SLB ou FCP?

Eles gritam todos SLB no Dragão, mesmo chamando nomes às mãezinhas dos benfiquistas não resistem a subordinar-se! Foram muitos anos sem verem o padeiro, ainda não estão acostumados…Vamos lá a ver se é hoje que o Benfica fica campeão ou se vamos ter de esperar mais uma semana! É igual!

Sem utilidade pública

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) perdeu irremediavelmente, para já, a sua utilidade pública, o que significa não receber ajudas financeiras e muitos dos seus funcionários deixarem de receber as facilidades de deslocalização mais as alcavalas do costume. O Laurentino tinha avisado! Não quiseram crer, põem-se a brincar aos juízes e fazem de conta que são outro parlamento, rejeitam as alterações aos estatutos que se estava à espera, não aprovam o seu próprio bem e depois não se podem queixar. Logo num ano em que a selecção vai à África do Sul ao Campeonato do Mundo!

Bettencourt dá uma por semana

O bancário presidente do Sporting dá uma por semana. A última foi dizer no Canadá (ele não fala em sítios quaisquer) que o Sporting está dois lugares abaixo do que é normal”! Como o Sporting ainda está em quarto, o normal do Bettencourt para o clube a que preside é o segundo lugar! Não era preciso andar pelo Canadá para dizer destes disparates. Ou burros são os adeptos que ainda gostam de acreditar que o Sporting concorre ao título e ainda é um dos grandes?! Ou entrega-se já assim o leão, põe-se ao lado da pantera do Boavista, junta-se-lhe uns salmonetes de Setúbal e mete-se-lhe a Cruz de Cristo de Belém no mausoléu que o Espírito Santo pode começar a encomendar?!

Mas também acerta, sem querer!

Bettencourt disse, no entanto, uma grande verdade com que assinalou o seu regresso do Canadá:”Ninguém morre por uma época má!”Nada mais certo e muito pedagógico a frase com que naturalmente procura educar os associados do Sporting Clube de Portugal e os accionistas da SAD.O problema está nas contas, o que espanta num homem da banca. É que no Sporting só houve uma época boa nos últimos 30 anos! Escusam, portanto de ir desinfestar o Marquês Pombal da festa encarnada! Só lá vão daqui a uns anos, se voltarem! Nessa altura já aquilo está desinfectado.

Um campeão na equipa do Sporting

Pedro Mendes, o excelente médio do Sporting e da Selecção nacional voltou a Portugal para a desgraça verde e branca, mas ao mesmo tempo é lembrado na Escócia! Ainda no domingo passado, à saída daquele jazigo que o Guterres mandou fazer à consignação com o título de estádio de Leiria, que regista impressionantes enchentes de 800 espectadores e fica a menos de 60 quilómetros dos estádios de Coimbra e Aveiro, Pedro Mendes soube que o seu Rangers de Glasgow acabara de conquistar o segundo campeonato consecutivo da Escócia e que ele era um dos campeões também pela segunda vez consecutiva depois duma excelente carreira em Inglaterra. O Rangers ganhou a liga e a Taça da Liga escocesa apesar dos graves problemas financeiros. Desde 1985 que o Rangers e o Celtic repartem entre si os títulos do futebol escocês donde é natural Sir Alex Ferguson, o manager do Manchester United, ainda o maior clube do mundo.

Expulso e detido

O guarda-redes do Montijo Paulo Rodrigues perdeu a cabeça e agrediu os adversários que estavam no banco, o bandeirinha e o árbitro, acabando expulso e detido pela GNR até se acalmar. Tudo isto aconteceu em Sesimbra, onde o Montijo perdeu por 2-1 contra o clube da terra quando três pontos apenas os separavam da conquista do lugar de subida à 3ª Divisão distrital. O presidente do Montijo despediu o guarda-redes, o treinador, Fernando Mendes, que jogou no Benfica, Sporting e Porto, diz que foram 8 meses de trabalho para o lixo. Os suplentes do Sesimbra deveriam ser um “case study” para os psicólogos dos programas da manhã e da tarde. É que o descontrolo do guarda-redes montijense Paulo Rodrigues, antigo “keeper” da selecção de Portugal de futebol de praia se verificou aos 70 minutos, depois de ter sido mal batido e quando os adversários se viravam para ele e davam aos braços gritando “piu-piu”, uma referência ao que consideravam ter sido um frango! Um homem não é de pau, quanto mais de piu!

Lisandro chorou em Lyon

O Olimpique de Lyon, o excepcional heptacampeão francês que perdeu o campeonato para os Girondinos, foi afastado com a maior clareza pelo Bayern de Munique de Van Gaal. Um a zero na Alemanha, três a zero em França! Lisandro Lopez, o argentino que jogava no Porto antes do clube do Dragão o vender para França, bem se esforçou, mas para nada.A tal ponto que foi substituído a 15 minutos do fim e foi vê-lo a chorar no banco dos suplentes. O argentino não chorava tanto desde que Marta Leite Castro, a apresentadora da RTP que há anos iniciara com ele um ciclo de amor futebolístico, o trocou por Madjer, outro craque da bola mas português e de futsal. Foi quando ela abandonou os estádios e se dedicou aos polidesportivos…