domingo, 28 de fevereiro de 2010

«Faca na Liga» de 28 Fev 10

Ronaldo reconhecido e com ambição

Ronaldo, o Fenómeno”, campeão do Mundo com o Brasil em 1994 e 2002,jogador de luxo do Barcelona e do Real Madrid, encantando o mundo nos dois grandes clubes espanhóis, vai-se embora dos estádios no fim do próximo ano, quando acabar o seu actual contrato com o seu amado Corinthians, de São Paulo. Hoje com 33 anos, Ronaldo esforça-se agora para ser convocado para o escrete canarinho, que vai à África do Sul disputar a fase final do Campeonato do Mundo. Recorde-se que Dunga nunca chamou Ronaldo à selecção do Brasil. O “Fenómeno” tem esperança de, para já, ganhar a Taça dos Libertadores para o Corinthians e o competitivo campeonato paulista, em cujos jogos brilha todas as semanas. Quando se reformar, Ronaldo quer ficar ligado ao Corinthians, não escondendo a sua paixão e o seu agradecimento para com o clube de São Paulo que aceitou recebê-lo, proporcionando-lhe 3 meses de recuperação após a delicada operação ao joelho, quando todos diziam que Ronaldo estava acabado. Em cima desses 3 longos meses, o Corinthians ainda proporcionou mais dois meses de treino intenso até Ronaldo estar recuperado e na forma que lhe reconhecem hoje em dia. O melhor marcador até hoje em campeonatos do mundo já ajudou o seu clube a conquistar o último campeonato paulista e a Copa do Brasil.

Cristiano jogará pela Madeira

Cristiano Ronaldo confirmou já em Madrid que participará na equipa da Madeira que defrontará o F.C. Porto num jogo de homenagem às vítimas do temporal na Madeira, a realizar em data ainda por determinar. O Real Madrid manifestou a sua concordância e disponibilidade para ajudar o seu jogador madeirense. No campo vão estar, a enfrentar o campeão nacional, jogadores num conjunto misto do Nacional e Marítimo, dois clubes que puseram de lado as suas divergências para surgirem unidos pela dor. Ronaldo começou a jogar no Andorinhas, na Madeira, ainda uma criança, e sairia do Nacional para o Sporting donde foi levado pelo Manchester United, onde jogou oito anos, antes da sua contratação bilionária pelos merengues. Outro madridista ligado à Madeira é o luso-brasileiro Pepe, que saiu do Marítimo para o F.C. Porto de onde rumaria para Madrid, onde se encontra a recuperar de grave lesão.

O melhor Real nos últimos 15 anos

Este Real Madrid do chileno Pellegrini é o melhor dos últimos 15 anos. Cristiano Ronaldo já marcou 12 golos na Liga e 6 na Liga dos Campeões! Nem o Real de Shuster, de Queiroz ou de Vanderlei Luxemburgo acumulou tantos pontos, marcou tantos golos, sofreu tão poucos nem acumulou tantas vitórias em casa como esta equipa de Pellegrini.

Portsmouth em agonia

As dívidas do Portsmouth, o último classificado da Premier League,ascendem a 8 milhões de euros. O clube tentou até sexta-feira encontrar um novo dono,sem resultado concreto até agora. Se amanhã o clube não resolver este problema, o Supremo Tribunal de Justiça deverá amanhã colocar o clube em administração judicial, congelar a sua dívida, retirar-lhe 9 pontos da sua classificação mas poderia ganhar tempo para se salvar. O clube este ano já conheceu quatro proprietários. A administração judicial significaria o clube reganhar uma entidade financeiramente saudável, podendo mostrar-se interessante para alguém interessado. O actual proprietário, Balram Chainrai, tem negociado com quatro grupos financeiros sem conseguir resultados. Se a dívida for judicialmente congelada significa que o administrador judicial poderá renegociá-la e o clube já não se apresentará em tribunal na actual situação.

A Lição de Pedro Mendes

Dá gosto ver um jogador como Pedro Mendes, antigo campeão da Europa pelo F.C. Porto de Mourinho, agarrar um lugar na equipa do Sporting e dar o contributo da sua experiência a um clube que está na situação em que os leões se encontram. E não é só nos treinos e nas quatro linhas que Pedro Mendes, um vimaranense firme, mostra classe. Nas suas palavras aos órgãos de comunicação social, também o jogador mostra classe e ensina muito boa gente que ali em Alvalade bem devia ter mais tento. Ora tomem lá o Pedro:”O Sporting é grande de mais para se poder classificar como destruidor de campeonatos! Vamos lutar pelos pontos.”Pois é, para quem já fica satisfeito com o quarto lugar é uma excelente lição. Ora assoem-se a este guardanapo!”

domingo, 21 de fevereiro de 2010

«Faca na Liga» de 21 Fev 10

Do que Coentrão se livrou

Fábio Coentrão, a braços com uma lesão que o impediu de dar o seu útil contributo à equipa do Benfica contra o Hertha, bem pode dizer que há males que vêm por bem. O lateral esquerdo do Benfica ficou em Lisboa e não integrou a comitiva encarnada
que viajou até Berlim, onde enfrentou 9 e 7 graus negativos. Jesus voltou a não ter meias medidas: proibiu o uso dos “collants” a todos os jogadores, autorizando unicamente uma camisola interior térmica e luvas. O técnico encarnado justificou a sua proibição com a necessidade de não prejudicar movimentos…

Quique: nem mau nem bom

Quique Flores teve uma semana de glória, esta que agora termina, depois de ter conseguido a primeira derrota do Barcelona este ano. O antigo treinador do Benfica, agora no Atlético de Madrid, onde treina Simão Sabrosa e Tiago, não tem, no entanto, tanto sucesso como agora teve e como seria desejável que assim sucedesse daqui para a frente. Quique assinou contrato com os “colchoneros” no passado dia 26 de Outubro. Hoje, 120 dias depois de ser o treinador do Atlético madrileno, Quique Flores ganhou 6 pontos em 7 jornadas e está eliminado na Liga dos Campeões. Está em 15º lugar, a 8 pontos do 6º e a 12 do 4º.O que, apesar de tudo, faz com que se acredite numa possível recuperação. Em 14 partidas já sob a orientação de Quique Flores, o Atlético de Madrid ganhou 6, perdeu 6 e empatou 2, fazendo 20 pontos de 42 possíveis. Mas Quique não enganou ninguém nem fez promessas. Pelo contrário, declarou que “o processo vai ser longo e terá altos e baixos”.Em síntese, Quique não tem sido nem bom, nem mau.

Rooney a par de Messi e Cristiano

Rooney foi o grande protagonista da partida que em Milão colocou o Manchester United contra o AC Milan. O companheiro de Cristiano Ronaldo e de Nani marcou dois dos três golos com que os ingleses bateram por 3 a 2 a equipa italiana treinada por Leonardo. O terceiro foi por Scholl. As duas bolas do Milan foram marcadas uma por Ronaldinho e outra foi um excepcional golo de Seedorf. Mas os golos de Rooney e a exibição do jovem avançado inglês foram de tal nível que Sir Alex Ferguson, o responsável pela sua projecção e qualidade, não hesitou a considerar que Rooney deveria estar entre Messi e Cristiano Ronaldo, a quem também ele tornou no melhor e mais bem pago jogador de futebol do mundo.

Mantorras e Jean Silva salvam SLB no Estoril

Se não fosse Mantorras, que marcou a fechar a primeira parte e Jean Silva que consolidou o resultado aos 55 minutos e Sidnei que a confirmou, o Benfica teria sentido muita dificuldade para vencer (3-1) o Estoril na Zona Sul do Intercalar, e não estaria agora a um ponto de apanhar o líder Belenenses. Jorge Ribeiro também alinhou por este Benfica B.

Um ilhéu esperto

Ruben Micael não é jogador que seja simpático, nem ao público nem à equipa, com aquele vício, naturalmente apanhado na Madeira, de estar sempre a queixar-se de não lhe passarem a bola e a protestar contra o que os colegas fazem e não fazem. Mas com aquele golo que deu a vitória ao Porto contra o Arsenal, literalmente com o árbitro de costas, o ilhéu mostrou a sua esperteza e matreirice, justificando para já o que o Porto lhe paga. Já Hulk confirmou ser um jogador muito pouco inteligente, com aquela mania de não passar a bola que prejudica muitas vezes a equipa. Não me surpreenderia se Dunga se “esquecesse” deste “andróide” do campeão nacional.

A fruta do sueco

Se o árbitro do Porto-Arsenal para a Liga dos Campeões fosse português, em vez de sueco, não faltaria aí quem se interrogaria quanta fruta teria o juiz da partida comido a convite do presidente Pinto da Costa! É que além de dois penaltis perdoados ao Porto, consentiu um verdadeiro massacre a Cesc Fabregas sem que ninguém fosse para a rua por cartão vermelho directo ou por acumulação de amarelos. Agora critiquem lá os nossos árbitros!

Henri sai do Barça

Thierry Henri, o fabuloso jogador francês que vai ficar recordado pelo golo que ajudou a marcar com a mão, contra a Irlanda, no jogo decisivo para a escolha de quem ia participar na fase final do campeonato do Mundo - tal como Zidane, outro fantástico jogador da França que todos recordaremos pela cabeçada que disparou no peito dum adversário, no jogo da final do campeonato do Mundo que a Itália venceria – vai sair do Barcelona no final desta época. A verdade é que o fino jogador francês já há três jogos que não entra no relvado e Pep Guardiola parece optar definitivamente por Pedro.
Para o lugar até então preenchido pelo experiente atacante francês. Não faltarão clubes interessados, apesar da veterania de Henri.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

«Faca na Liga» de 14 Fev 10

.
Villas Boas treinador do Porto


O assunto ainda está no segredo dos deuses mas fontes fidedignas garantem que André Villas Boas tem lugar assegurado no FCPorto, cuja equipa deverá treinar na próxima época substituindo, então, Jesualdo Ferreira. O jovem treinador, de 31 anos, já tinha negociado esse acordo quando se deslocou ao Dragão, à frente da Académica de Coimbra, para vender cara a derrota(1-0) nas meias finais da Taça da Liga.Com eliminatórias em duas mãos, a Académica poderia apurar-se para a final de Março no Algarve. André Villas Boas trabalhou durante anos com José Mourinho, no Inter, Chelsea e FC Porto, depois do saudoso Sir Bobby Robson o ter recrutado no Porto, para assegurar as estatísticas dos jogos e o estudo dos adversários, por recomendação de “Il Speciale”. Já treinador da Académica, André viu o Sporting manifestar interesse pelo seu concurso para substituir Paulo Bento, mas recusou, cedendo,assim, o lugar a Carvalhal. Antes da derrota tangencial no Dragão para a Taça da Liga, a Académica de Villas Boas derrotara o Sporting em Alvalade.

CR9, um homem de carácter

Entre os presentes que recebeu pelos seus 25 anos de idade, Cristiano Ronaldo - acompanhado por terapeutas do Real Madrid para o ajudarem a dominar os seus ímpetos e a modificar o seu comportamento para um modelo mais consentâneo com a realidade espanhola - foi elogiado pelo antigo presidente do Real Madrid, Ramón Calderon. Disse o dirigente que as negociações e a formalização da transferência do Manchester United fora preparada ainda no seu tempo e que o jovem jogador português resistiu a todo o tipo de pressões de Alex Ferguson, e outros, para ir para o Barcelona ou para o Inter de Milão,mas nunca para os merengues. Calderon atribui a atitude de Ferguson a ciúmes do Real e ao facto dos dois clubes serem realmente adversários directos, entre outras coisas em números de vitórias da Taça e Liga dos Campeões Europeus. O Barcelona, ainda que uma equipa de topo, não é nada que se compare ao historial do Real.”Foi graças ao carácter, à segurança e ao cumprimento da palavra de Cristiano que o Madrid pode hoje contar com ele”, assegurou Calderon. Um bonito presente para Cristiano Ronaldo.

Camacho só treinaria o Barça para os filhos comerem

José António Camacho, o antigo treinador do Benfica, muito querido da massa associativa do SLB apesar de nunca ter ganho um campeonato em Portugal,garantiu esta semana que nunca treinaria o Barcelona na sua vida.”A menos que os meus filhos estivessem a passar fome ou precisassem disso para viver”, disse o actual treinador do Osassuna durante uma palestra que fez para os presos duma cadeia de Pamplona. Camacho disse que não quer ir para clubes onde nem o deixariam perder três jogos porque logo o punham na rua.”Esses clubes desenterravam logo o meu passado e assim não há condições”.

João Tomás das Arábias

João Tomás, o antigo ponta de lança do Benfica, do Braga e do Rio Ave já joga nos Emiratos Árabes Unidos, carburando a petrodólares em vez dos euros difíceis de ganhar em Vila do Conde. Ultimamente, o avançado contribuiu para a excelente carreira do Rio Ave, antes de se transferir para o Médio Oriente. O Rio Ave substituiu João Tomás por Bruno Gama, que aproveitou a oportunidade e tem-se mostrado à altura das exigências, como aconteceu no recente jogo contra o Leixões em que o jovem jogador marcou os dois golos com que a sua equipa venceu a partida.

Van Der Gaag: a 1 ponto da Europa

Outros dos treinadores-sensação do nosso principal campeonato é Mitchell Van Der Gaag, o holandês que foi defesa do Marítimo antes de treinar a equipa B onde a direcção maritimista o foi buscar para substituir Carlos Carvalhal, o treinador do Sporting, quando este foi despedido nas primeiras jornadas da prova. O jovem holandês, de 32 anos, está a um ponto de agarrar um lugar que dê acesso à Europa e de ultrapassar o Sporting no 4.º lugar…

«24 horas» de 14 de Fevereiro de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os nossos bosques aprisionados

.
A MORTE DO SER HUMANO não tem futuro. Refiro-me à única vida que conhecemos. Livres são os voos das crenças e das esperanças. Os cemitérios são bosques aprisionados. Prendem árvores silenciosas para sempre. Os bosques dormem, os homens morrem.

Na raiz da terra, a árvore é a vitória, a recuperação do movimento, o renascer da luz, o regresso da cor, a certeza dos sentidos. O homem é o silêncio que não desperta, os pulsos algemados para todo o sempre, confianças e convicções à parte.

O ser humano impõe as recordações à sua medida. Choramos os defuntos, e oramos a Todos os Santos. Só na segunda interpretação nasce a esperança, baseada na fé nas figuras, no desejo e no sonho. Queremos ser como as árvores mas não sabemos como, nem qual a melhor maneira de o afirmarmos. As árvores provam-nos que podem voltar a viver. Nós ficamos à espera. Há meses bem escolhidos para albergarem as nossas melancolias e saudades. Nos cemitérios dormem as vidas e arredondam-se as arestas.

As vidas param e não permitem outro tipo de considerações. Por isso, choramos quando enterramos o corpo dum ente querido, ou espalhamos as cinzas duma vida amada.

Se estivéssemos seguros de nós próprios, como as árvores, não espalharíamos flores. Mas mais do que medo, pior do que receio, sentimos uma grande ignorância, um enorme aborrecimento, uma assustadora incógnita sem resposta. As árvores não têm esse nosso problema.

Novembro é um mês triste e também o são estes que se lhe seguem, até à Primavera, que para nós não é futuro, ao contrário das árvores. É demasiadamente Outono e Inverno. Melhor que passem depressa, para mais perto ficarmos da Primavera. E então a vida voltará a estalar, novos verdes ressurgirão com outras promessas de abundância. O bosque desperta e os nossos mortos dormem enquanto as árvores nos recordam que, neste mundo, pelo menos, há uma vitória sua.

«Mais Alentejo» - Fevereiro 2010

domingo, 7 de fevereiro de 2010

«Faca na Liga» de 7 Fev 10

Bettencourt jeitoso

O Presidente do Sporting soube no Brasil onde passava férias que a equipa do clube a que preside foi humilhada no Estádio do Dragão mostrando sinais preocupantes para o seu futuro ao ser esmagada por 5-2 por uma equipa secundária do FC Porto que não foi mais longe porque não quis. O Porto jogou com apenas 4 jogadores da época passada e desfez a seu bel-prazer o conjunto leonino sem que este se reorganizasse para a menor reacção. Ironicamente, esta veio já nos descontos, com um golo de Liedson, o jogador que Bettencourt puniu com mais de 50 mil euros de multa pelo brasileiro não admitir que Sá Pinto lhe espetasse dedos à frente dos olhos. O outro golo do Sporting no dragão foi marcado por Ismaelov, um atleta que muito apreciaria se o Sporting o deixasse ir à vida. Mas os azares de Bettencourt, o presidente que se popularizou desafiando adeptos leoninos, não ficam por aqui. Luis Filipe Vieira terá cedido a antecipação da meia final da Taça da Liga contra 30 por cento da lotação de Alvalade. O SLB diz que Bettencourt faltou à palavra cedendo apenas 6 mil bilhetes dos cerca de 50 mil necessários para encherem o estádio. O Benfica,que queria cerca de 15 mil bilhetes para antecipar e mudar o dia do calendário, diz que regista a atitude deste rapaz jeitoso. O que é que há-de fazer?

Vale e Azevedo acusa justiça

Vale e Azevedo proclamou-se inocente em todos os processos que lhe foram movidos em Portugal e atacou a Justiça e acusou a Imprensa de Portugal num depoimento que fez para um tribunal inglês que julga o pedido de extradição do antigo presidente do Benfica pelas autoridades portuguesas.

Castigo da Liga baseado em quê?

Os relatórios do árbitro e dos delegados da Liga não falam de agressões de Vandinho, Mossoró e Ney no jogo da 9ª jornada entre o Braga e o Benfica que serviu para a Comissão de Disciplina da Liga suspender aqueles três jogadores com três meses,3 e 2 jogos, respectivamente. Vandinho teria tentado agredir o treinador-adjunto do Benfica Raul José e Mossoró e Ney teriam consumado agressões a Cardozo. A única referência a agressões nos relatórios oficiais ter-se-iam verificado entre André Leone e Cardozo, facto que levou o árbitro, informado por um seu auxiliar, a expulsar ambos no intervalo. A CD da Liga demorou mais de três meses a chegar a estes castigos que levam o Braga a dizer que parece estar a ser perseguido por estar na liderança do campeonato. Um dos punidos, Ney, até já joga no Setúbal, em cujas fileiras se encontrou ontem, sábado, com Cardozo.Com métodos, a Liga só soma animosidade e falta de confiança à falta de credibilidade que granjeou com o caso das escutas do apito dourado, cujos processos nos tribunais viu irem sendo desfeitos.

Benfica benfazejo

O Jogo Contra a Pobreza organizado no Estádio da Luz rendeu 554 mil euros, anunciou a Fundação Benfica. Deste total, 525 foram para o PNUD das Nações Unidas ajudar as vítimas do sismo no Haiti. Mais 32 mil euros, que haviam sido depositados numa conta aberta com este mesmo propósito, somaram-se ao mais de meio milhão de euros com que esta iniciativa fechou a sua ajuda aos pobres necessitados com maior urgência no Mundo.58 mil euros custearam as despesas e servirão para acorrer a outras necessidades da Fundação Benfica.

Jara de novo escolhido

Maradona voltou a chamar o jovem futebolista do Benfica Jara, que alinha no Arsenal da Argentina até se apresentar em Julho próximo no SLB.O jovem avançado, que marcou o golo da vitória(3-2) da alvi-celeste contra a Costa Rica, vai alinhar no próximo jogo particular que Maradona programou para observar só jogadores que estão activos na Argentina.

Quer marcar ao Porto

Bolívia, o jovem avançado da Naval que logo à noite disputa o jogo da segunda volta da Liga Sagres contra o campeão nacional, FC Porto, quer marcar pelo menos um golo aos portistas. Pode ser ilusão, ambição, desejo ou vaidade. Mas logo tiraremos as dúvidas!

«24 horas» de 7 de Fevereiro de 2010