domingo, 31 de janeiro de 2010

«Faca na Liga» de 31 Jan 10

.
O artista Cantona


Eric Cantona, o lendário jogador da selecção de futebol da França e do Manchester United onde ainda hoje é rei e senhor, depois de ali ter sido um jogador extraordinário nos anos 90, está em plena actividade artística. Pintor e fotógrafo com sucesso em Londres, o antigo jogador, filho e neto de refugiados catalães em França, fugidos da Guerra Civil de Espanha, depois de ter surpreendido o mundo artístico com a sua participação no filme de Ken Loach “Looking for Eric”, interpreta agora uma peça de teatro em Paris, no Teatro Marigny, dirigida por sua mulher Rachida Braknic, antiga actriz da Comédie Française. "Le Monde” fala duma “evolução admirável”. Tendo participado já em mais de 10 filmes foi, no entanto, Looking for Eric” e o seu sucesso em Cannes que abriu os palcos franceses ao antigo futebolista.

Maradona observa Jara

Franco Jara, o jovem médio de ataque do Arsenal Sarandi, da Argentina, que o Benfica procura contratar para o próximo ano, vai ser observado por Diego Maradona, que o convocou já para o jogo particular de preparação para a África do Sul contra a selecção da Costa Rica. Jara, de 21 anos, muito desejado por diversos clubes europeus, pode ser a grande contratação do Benfica para a época de 2010/2011.

Ronaldo e Roberto Carlos juntos

Ronaldo, “o fenómeno”, e Roberto Carlos, ambos estrelas do antigo Real Madrid “galáctico”, reuniram-se de novo, jogando agora juntos no Corinthians, de São Paulo. Foi Ronaldo quem intermediou o regresso de Roberto Carlos, agora com 36 anos de idade. Ronaldo, que já foi artilheiro máximo em fases finais de mundiais, trabalha afincadamente para Dunga contar consigo nas convocatórias para o mundial da África do Sul e garante, a quem o quer ouvir, estar certo da sua inclusão no escrete.

Treinador económico

André Villas Boas, o jovem treinador da Académica de Coimbra que foi adjunto de Mourinho no FC Porto, Chelsea e Inter de Milão, foi o treinador mais barato desta época na Liga Sagres. Villas Boas não pediu nem recebeu nenhuma transferência e manifestou-se satisfeito com os 28 jogadores à sua disposição e, ainda, o Tourizense como clube satélite.Onde é que tal se viu?! O mini-Mourinho, como é carinhosamente tratado por quem o conheceu no Porto, onde foi recrutado por Bobby Robson, ainda disse que “ir ao mercado é quando vale a pena e há mais valias. Ir por ir, ele não vai…”

Liedson devia receber prémio!

Liedson foi “condenado” pela SAD do Sporting a pagar uma multa superior a 30 mil euros pelo incidente que gerou as agressões no balneário com o director desportivo Sá Pinto. Uma grande injustiça, pensam muitos desportistas e adeptos do Sporting, pois o levezinho deveria, isso sim, receber um prémio superior àquela importância pelo afastamento de Sá “Casca Grossa” Pinto, o jogador que agrediu Artur Jorge quando este era seleccionador e que criou um péssimo ambiente no balneário dos leões desde que ali entrou naquelas funções com Carvalhal. Sá Pinto foi afastado depois de agredir Liedson no final da partida com o Mafra. O que pessoas mais atentas não entendem é como um presidente originário da banca, Bettencourt, pode não ter cuidado e nomear “troublemakers” para aquelas funções, pois tem a obrigação de saber as cautelas a ter com as acções duma sociedade anónima em bolsa. Bettencourt também se destacou com cenas de má educação contra adeptos que criticavam a gestão do clube.

domingo, 24 de janeiro de 2010

«Faca na Liga» de 24 Jan 10

.
Pobres de Job!

O Benfica, que este ano até há quem diga que descobriu petróleo, parece estar, afinal de contas, pobre de Job! Tão pobre está o SLB que no fim desta temporada, lá para Maio,Junho, vem aí o Ricardo Job, um avançado que os encarnados querem pôr a competir com Cardozo, Kardec e Nuno Gomes, se este ainda cá estiver. Ricardo Job é um avançado angolano, que alinha no Petro, de Luanda,e que deu pouco nas vistas na Taça dos Países Africanos, mas que também não borrou a pintura. Recorde-se que Makukula ainda é ponta de lança do Benfica e continua, com sucesso, a marcar golos na Turquia!

Djalma dragão

Afinal de contas, o mercado de Janeiro valeu para fazer negócios para mais tarde. Para além de Ricardo Job para o Benfica, também Djalma deve vir no fim da época para o FC Porto que junta assim mais um avançado à poderosa escudaria que reúne no dragão. Djalma, outro angolano a dar nas vistas no CAN, alinha no Marítimo mas está muito entusiasmado com a perspectiva de se juntar ao plantel dos campeões nacionais.

Inflação de médios no Porto

Ruben Micael não perdoou e juntou-se, bem, ao grupo de trabalho do FC Porto, onde deverá ficar a jogar até 2014.O problema de mais esta contratação portista, feita com vantagem e grande esperteza – os 8 milhões do Bolatti para a Fiorentina pagam o madeirense e ainda deixam 5 milhões de lucro –aumentaram a inflação de jogadores no FCPorto com destino ao meio campo que fica recheado desta maneira: Rubem Micael, Fernando, Prediger, Bellushi, Raul Meireles, Guarin, Valeri, Tomás Costa e, ainda, a jogar nas taças domésticas, Sérgio Oliveira. Alguém tem de sair e lá vem mais uma boa receita para o dragão. Depois, bem podem ficar a roerem-se, com dores de cotovelo!

A felicidade de Javi

Javi Garcia, o poderoso médio do Benfica que veio do Real Madrid, joga sempre na equipa básica onde é uma pedra fundamental. Mas embora andando feliz por jogar sempre e ser primeira escolha para Jorge Jesus, Javi confessa que a sua verdadeira felicidade não mora em Portugal. Ela continua a residir em Madrid e está na mão de Vicente Del Bosque, o seleccionador dos actuais campeões da Europa. Javi Garcia diz, a quem o quer ouvir, que só seria verdadeiramente feliz se fosse convocado para a selecção espanhola de modo a estar presente no grupo que vai disputar o mundial na África do Sul.

Mendes ainda possível no Sporting

Pedro Mendes, o ex-campeão da Europa pelo FC Porto de Mourinho e hoje “patrão” da forte equipa do Glasgow Rangers que disputa o campeonato escocês, que Carlos Queiroz foi buscar para dar outra vez força e inteligência ao meio campo da selecção nacional, está 100 por cento recuperado duma lesão que o afligiu no fim do ano passado e no princípio deste. Mendes tem sido muito falado como um possível reforço para o Sporting, mas ele próprio não dá um passo nesse sentido, ainda que confessando a jornais desportivos que o Sporting lhe agradaria por ser um clube candidato a títulos e por ele próprio não estar interessado em ir para nenhum dos clubes ingleses que têm estado a tentar obter, ultimamente, o seu concurso. Mendes, que está a entrar na fase final da sua carreira de futebolista ao atingir a casa dos 30 anos de idade, aufere na Escócia um pouco mais do que é o tecto do Sporting, mas o jogador explicou que essa não é uma dificuldade, na medida em que as condições podem ser negociáveis. Mendes daria ao Sporting uma qualidade e um futebol de ataque que os leões estão longe de terem. Na Escócia, como em Inglaterra, Pedro Mendes é um jogador muito apreciado e uma personalidade muito respeitada.

Mais um a falhar Alvalade?

Sílvio, o jovem de 22 anos que joga nas alas esquerda e direita e se tornou num dos mais desejados defesas laterais do futebol português, pode estar a caminho de Alvalade, se Carvalhal, desta vez, vir as suas sugestões atendidas por Sá Pinto a tempo de Bettencourt pensar nelas com alguma utilidade. O jovem, um dos mais promissores do futebol nacional, está a rodar no Rio Ave, depois de ter sido formado nas escolas do Benfica e de ter jogado, já como profissional, no Atlético de Cacém e no Odivelas. Ultimamente, Sílvio viu o seu esforço recompensado ao ser chamado à selecção sub-23 e gostaria de vir para Lisboa por ser aqui que tem a família e ser aqui que deseja conquistar um lugar na selecção A, quando o seleccionador o entender.

«24 horas» de 24 Jan 10

domingo, 17 de janeiro de 2010

«Faca na Liga» de 17 Jan 10

Mourinho feliz

José Mourinho ficou feliz esta semana com a derrota dos Camarões face ao Gabão. A razão é simples e já ele a tinha antecipado. Quando os Camarões recusaram deixar Etoo chegar dois dias mais tarde ao estágio, ao contrário do que haviam feito há dois anos com o Barcelona, Mourinho dissera:”com os Camarões eliminados, Etoo regressará antes de 31 de Janeiro”.Pois está tudo a encaminhar-se para satisfazer os desejos do treinador português que viu Le Guen, o novo treinador francês dos Camarões, recusar o seu pedido de dois dias.

Só no Leiria é que não presta

Kalaba, o jovem e longilíneo médio da Zâmbia, que fez um jogão contra a Tunísia e se mostrou muito útil na manobra da equipa e nos lances de bola parada, vai ser expulso do Leiria onde lhe abriram um processo disciplinar. Mas só ali parece não prestar, pois o Braga, que tem o passe do jogador e que o emprestou ao clube do Lis, não mostrava interesse em o dispensar, ainda que com problemas naturais com um jogador africano de 22 anos de idade. Vamos ver o que sucede a este craque!

Roderick na maior

Que grande jogo que o jovem Roderick fez em Guimarães pelo Benfica nesta última partida para a Taça da Liga! O jovem, a ganhar corpo e sob a asa de Luisão, foi vital para o Benfica não perder o desafio e ajudar na solidez que David Luís e Luisão criavam na defesa afligida perante a manobra vimaranense e o estado do terreno em noite de temporal desfeito!

Estádios vazios

Os espectadores do Académica-Porto e do Leiria-Sporting cabiam todos numa bancada dum gimnodesportivo e ainda sobravam lugares. Já no Académica-Estoril estiveram 200 espectadores…e abriram só uma bancada, o que só vem confirmar a visão de Guterres e Sócrates que mandaram construir três estádios a menos de 60 quilómetros um dos outros(a estes há que somar o de Aveiro e o do Algarve é melhor fechá-lo para não se estragar mais!) E não se passa nada…

Tiago colchonero

Tiago Mendes, o internacional português que foi campeão de Portugal pelo Benfica,de Inglaterra pelo Chelsea de José Mourinho e de França pelo Olympique de Lyon já está sob as ordens de Quique Flores no Atlético de Madrid que o foi buscar à Juventus onde pouco jogou depois de duas lesões graves. O objectivo do médio português com esta transferência é jogar para Queirós contar com ele para a África do Sul.Tiago está feliz a jogar ao lado de Simão.

Estugarda quer Makukula

O antigo ponta de lança do Benfica, agora emprestado ao Kaiserispor, é alvo do interesse do Estugarda, mas o Benfica não previu uma transferência nesta época, no contrato que assinou com os turcos para Makukula lá poder jogar. O avançado, que Scolari meteu na selecção e que os adversários consideram muito difícil de marcar, deverá assim continuar a jogar e a marcar golos na Turquia, enquanto o Benfica pensa no assunto.

Adu na Grécia

O jovem norte-americano do Benfica Freddy Adu já está a jogar no Aris de Salónica depois da insólita dispensa de que foi alvo por parte do Belenenses.Hector Cúper, o famoso treinador da liga espanhola e que orienta a equipa grega está feliz com o jovem que espera ser chamado para o Mundial da África do Sul.

«24 horas» de 17 de Janeiro de 2010

domingo, 10 de janeiro de 2010

«Faca na Liga» de 10 Jan 10

.
Pinto da Costa e a memória de Pedroto


Interessante e comovente a recordação de Pedroto que Jorge Nuno Pinto da Costa patrocinou e o FC Porto assumiu como seu, a ponto de lhe oferecer este campeonato em curso, assim ele seja conquistado no final da edição deste ano da Liga Sagres, tal como jurou e prometeu o presidente portista e no que foi coadjuvado por Jesualdo Ferreira, que retirou a sua conferência de Imprensa de assuntos menores para se associar à homenagem ao seu antecessor, morto há 25 anos. Aquilo que me choca nestas homenagens é não transparecer para a opinião pública o que Pedroto valeu, também noutros clubes. Mas o único dirigente com grandeza para lhe recordar a memória é Pinto da Costa. O resto não o conheceu ou nem sequer ouviu falar nele, a avaliar pela pinderiquice actual. Pensemos no Vitória de Setúbal, à frente do qual conheci Pedroto, nos anos 70 em Londres, quando ali foi defrontar o Tottenham para as competições europeias. Pois Setúbal está hoje muito diferente, mas bem podia falar no homem que muito depois de Otto Glória deu alguma estrutura ao futebol português e que treinou a sua gloriosa equipa de futebol. Foi à frente dela que vi Pedroto em Londres a capitanear um levantamento de rancho num hotel de Battersea Park, exigindo um bife para cada um dos atletas e gritando com os fulanos da agência de viagens que havia organizado a estadia da embaixada sadina às competições europeias:”Os meus atletas precisam de proteínas porque não beberam leite nem comeram carne nem manteiga quando eram pequeninos!”.Só uma figura vi a apoiá-lo, Xavier de Lima, o construtor que fez mais do Seixal, Sesimbra e Almada que décadas de poder local! Muitos e muitos dos seus jogadores não o esquecem. Mas não mostraram Artur Jorge que sem Pedroto não teria sido ninguém, e os dirigentes do futebol nacional, que depois do 25 de Abril quase passaram à clandestinidade, alguém os viu?!É por isso que eu gosto de Pinto da Costa! Sempre amigo dos seus amigos, vivos ou mortos! A propósito, foi no funeral do coronel Aventino Teixeira que estivemos juntos pela última vez, ele vindo do Porto, de propósito, para a cerimónia fúnebre, após a qual regressou logo de seguida à Invicta.

Sporting: à grande e à francesa

Carvalhal não se cansa de repetir que as contratações de Natal do Sporting “assustaram muita gente”.Estou farto de perguntar e de pensar e ainda não descobri quem possa ter ficado assustado. É que as contratações e repescagens leoninas feitas por Sá Pinto e Bettencourt, com regozijo do treinador, não metem medo a ninguém. A única surpresa é o Sporting, que era contra o fundo de jogadores, estar agora a favor da constituição desse fundo, e a SAD leonina, que achava que não tinha dinheiro para mandar cantar um cego, ter passado a gastar à grande e à francesa, aumentando as suas dívidas que alguém há-de pagar, depois das críticas de Dias da Cunha e de José Roquette à gestão pós-modernista do actual presidente sportinguista.

Temos 1,8% de hipóteses

Portugal tem 1,8% de possibilidade de ganhar o campeonato mundial de futebol na África do Sul. Se forem ao site da Castrol, percebem porquê. Vejam as contas e mandem vir o Scolari pôr bandeiras nas janelas…

Miguel Veloso para aqui e para ali

De Itália garantem-me que a Fiorentina ofereceu 10 milhões de euros ao Sporting pela transferência de Miguel Veloso. Um amigo meu em Madrid assegura-me que quem vai comprar Miguel ao Sporting vai ser o Barcelona. Eu, cá por mim, tanto acredito num como noutro. A questão vai ser outra: tenho uns zuns-zuns fidedignos que me falam de Inglaterra, como destino para o médio ou lateral do Sporting que o Benfica mandou embora por ser gordo! A verdade é que até ao final desta época ele vai. E há dois factores que me confirmam esta minha especulação. O primeiro é ele ser agenciado pela Gestfute de Jorge Mendes; o segundo, foi o cuidado com a aparência de que o metrojogador dá mostras. Mais uns meses e cá estamos para ver o que acontece.

As lágrimas de Fogaça

Muitas vezes não há quem se aperceba dos dramas que rodeiam muitos dos jogadores de futebol, vitoriados quando tudo corre bem e os adeptos os admiram ou lhes agradecem algum talento, mas logo esquecidos quando as coisas vão mal. É o caso de Bruno Fogaça, o ponta de lança do Rio Ave, que saiu do campo no final do treino apoiado em canadianas e lavado em lágrimas! O jogador brasileiro havia sido reavaliado pela equipa médica e treinava há duas semanas depois de recuperar duma rotura na coxa direita quando sofreu uma lesão no gémeo da perna esquerda. Tudo o que Fogaça quer é jogar. Por ficar mais uns tempos no estaleiro, Fogaça saiu em lágrimas. É que a vida profissional dum futebolista é curta. Assim, fica-se quase sem tempo para nada. E as oportunidades raramente se repetem…

André Villas Boas satisfeito

O treinador da Académica está muito satisfeito por ter ensinado, na prática, como se melhora um regulamento duma competição oficial do futebol profissional, ao ver a Federação de Futebol dar razão à argumentação do seu recurso, na qual se fundamentou para garantir o apuramento da Académica que o “mini-Mourinho” está convencido de poder conduzir até às meias finais da Taça da Liga. Uns Totós haviam antes chamado incompetente ao jovem treinador que fica, assim, associado à regulamentação positiva duma das provas do futebol profissional português.

Calixto condecorado

Henrique Calixto, seleccionador da equipa de futebol do Vietnam e treinador dum clube multicampeão daquele país, onde o professor português é muito popular e respeitado, vai ser agraciado com o grau de Mérito Desportivo que o governo português lhe atribuiu pela sua acção no importante país do Sueste Asiático, através da qual granjeou vasta fama no Oriente, com clubes chineses e japoneses a cortejá-lo. A entrega da condecoração deverá suceder numa cerimónia a ser calendarizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português. O governo de Hanói tem a maior estima pelo treinador português.

«24 horas» de 10 de Janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

«Faca na Liga» de 3 Jan 10

.
Centrais do Benfica em movimento


Benfica mexe nos centrais sem que se perceba muito bem qual vai ser o futuro daquele sector vital da equipa dos encarnados. Ora vejamos: Miguel Vítor continua, ele que já foi capitão da equipa principal, ou vai para o Portsmouth onde parece haver um grande interesse no jovem benfiquista? EdCarlos é que não oferece dúvidas. Vai continuar no Fluminense do Rio de Janeiro onde fez um óptimo lugar, devendo rescindir com o Benfica com o qual tinha contrato até 2011.Por outro lado, David Luís pôs os olhos trocados ao Mónaco, Bayer Leverkusen, Tottenham,Paris Saint Germain,Chelsea e Everton,com todos eles interessados no defesa benfiquista que também despertou a gula do Barcelona e do Real Madrid. Sidnei também deve estar de saída. Daí o interesse do Benfica no central pernambucano Durval e o empenho em Roderick que, com 18 anos de idade se apresenta cada vez melhor, como voltou a suceder contra o AEK no Estádio da Luz.

Ruben Micael deve ir à selecção

Ruben Micael, o jovem médio do Nacional de 23 anos que se sagrou o melhor marcador português nas competições da UEFA nesta década, depois de Nuno Gomes e do inevitável Eusébio, anda a despertar grande interesse ao Sporting e a outros clubes mas, de momento, parece ser o Bayer Leverkusen que leva vantagem para mostrar um jogador que dificilmente deixará de estar presente na Selecção Nacional que jogará a fase final do Campeonato do Mundo na África do Sul.

Espanha e Inglaterra minhas favoritas

Platini, o corno de Madrid que dirige a uefa, não se coibiu de dizer que a França, a Holanda e a Itália, juntamente com o Brasil, são para ele os favoritos da fase final do Mundial a ser disputada na África do Sul. Pois para mim, e a menos que voltem a repetir uma golpada como a que foi feita para a França eliminar injusta e ilegalmente a Irlanda, queiram fazer o registo do que vou dizer: a equipa favorita é a de Espanha, muito justamente campeã da Europa e uma grande selecção. Se não for a Espanha a sagrar-se campeã mundial, será a Inglaterra. A menos que se sirvam de expedientes baixos ou dêem um jeitinho nos sorteios!

Guus Hiddink continua na Rússia?

O fabuloso treinador holandês Guus Hiddink, que no úiltimo mundial foi miseravelmente roubado ao prejudicarem escandalosamente a selecção da Austrália que ele treinava na altura, deverá continuar na Rússia, se Moscovo aceder ao seu desejo. Guus, que no mundial anterior levara ao sucesso a Coreia do Sul, recusou um excelente convite da Juventus de Turim, preocupada com a falta de resultados. Hiddink, amigo de Abramovich chegou a treinar interinamente o Chelsea, funções que acumulou transitoriamente com a actividade na selecção da Rússia.Presente nos “play-off”, a Rússia foi afastada da fase final do Mundial da África do Sul pela Eslovénia.

Equipa em greve

Os jogadores e treinadores da equipa de futebol do Excelsior Mouscron, décimo classificado da 1ª Divisão da Bélgica, entraram em greve por estarem com os salários em atraso.A equipa, que já não jogara contra o Brugges alegando mau estado do terreno devido ao clima, faltou à última partida que a equipa deveria disputar, agravando a situação financeira do clube que já proclamou o seu estado de insolvência.

Ronaldo e Roberto Carlos de novo juntos

Roberto Carlos junta-se a Ronaldo, o Fenómeno, na equipa paulista do Corinthians. Foi o possante avançado brasileiro quem intercedeu pelo seu antigo companheiro do Real Madrid, de maneira a que o clube paulista que já representava se interessasse pelo excelente defesa esquerdo, o homem de pé canhão que marcou fabulosos livres obtendo números significativos de golos em jogadas de bola parada. Roberto Carlos, hoje com 36 anos de idade, assinou pelo Corinthians por dois anos, a iniciar em Janeiro, com mais um ano de direito de opção. O defesa esquerdo do Real e da Selecção Brasileira jogava no clube turco de Fenerbahce com quem rescindiu para aproveitar a oportunidade que Ronaldo lhe proporcionou.

Uma maldadezinha com muito carinho

Deixem-me sair um bocadinho do futebol para fazer uma maldadezinha a um querido amigo que muito estimo e respeito. Refiro-me ao Prof. Moniz Pereira, o pai dos nossos grandes atletas de pista e excelente compositor de alguns fados e outros populares temas, amigo confesso de Mário Soares de quem foi colega de liceu. Pois o meu querido professor foi buscar a russa Ekaterina Volkova para correr pelo Sporting, foi ela quem o revelou com grande ternura pelo homem que a convidou. Mas a mim convidou-me ele há uns anos para a Associação de Amizade Portugal-Portugal, destinada a opor-se aos estrangeiros que polvilhavam o nosso desporto, focando-se nos treinadores e jogadores das diferentes modalidades, inclusive, outras associações de amizade, como as de Amizade Portugal URSS e Portugal Cuba, das quais a Portugal-Portugal era um remoque. Mas agora pergunto eu: professor, em que ficamos? Rasgo eu o cartão de sócio, ou a Volkova vai-se embora?!

«24 horas» de 3 de Janeiro de 2010