domingo, 27 de setembro de 2009

«Faca na Liga» de 27 Set 09

Engano de proximidade

O treinador do Everton, que vai defrontar o Benfica na fase de grupos da Taça Europa, tem razão: os árbitros de cabeceira, recém estreados pela UEFA, estão mais perto mas enganam-se na mesma. Sem dúvida, a ponto de nem a maioria dos espectadores deu pelo âmbito da sua acção: é só ver se a bola passa ou não passa o risco de golo, ou ajudar os árbitros nas jogadas dentro da grande área?! É que houve casos que deixaram muito clara essa dúvida. O caso vergonhoso do Sporting-Olhanense, por exemplo. Penalty, aquilo que serviu para o Sporting empatar? Então e não é penalty o derrube do jogador do Olhanense na área do Sporting?! Só não é mais escandaloso porque o árbitro principal da partida, abordado no final da partida por Jorge Costa e que já devia ter visto as imagens ou falado com alguém que viu o lance na TV, apresentou um humilde “pedido de desculpas” ao treinador e ao director desportivo do clube de Olhão. Claro que são erros que podem acontecer. Mas pergunto eu: então e o prevaricador fica amarrado a uma decisão sua errada?! Não pode corrigir?! Então e o Sporting abicha 3 pontos em vez de 1 por alma de quem?! E o Olhanense perde um jogo para que peditório? Quando vejo isto, mudo logo para o “rugby” ou para o futebol australiano e a sua verdade desportiva, com a visualização das dúvidas em vídeo e no momento. Por cá só o Rui Santos tem razão, na sua campanha a favor das tecnologias. No futebol anda-se de burro depois de se inventar o automóvel…
__

Uma vida muito difícil

A vida de treinador de futebol tem sobressaltos incríveis. Vejam só Jorge Costa, que faz o jogo contra a Académica com 9 jogadores. Valeu-lhe a qualidade dos seus jogadores, a organização que impôs à equipa e a inteligência com que procedeu às adaptações necessárias para, como menos dois homens, ainda ganhar a partida. Depois, vem o jogo de Alvalade, o penalty inexistente que deu um golo ao Sporting e o perdão a um penalty cometido contra o Olhanense. Por isso, o antigo campeão do mundo de sub21,campeão da Europa e do Mundo de clubes, vencedor da taça UEFA e de 11 campeonatos e 14 troféus portugueses, mostra-se triste e confessa aos amigos ter muito medo da perda de confiança dos seus jogadores, com quem subiu de divisão. Ele próprio, admirador confesso de José Mourinho a quem considera o seu melhor treinador, às vezes também se vai abaixo, mas sabe que não pode. Tem de recuperar para impor a excelente equipa que construiu em Olhão no futebol português.
__

Treinar só 10

Treinar futebol e administrar um grupo de trabalho dum clube de futebol é tão complicado que até Carlos Brito, o excelente treinador do Rio Ave, tem dúvidas metafísicas. Dando o seu apoio à campanha desta página em favor do futebol de 9 que muitos árbitros procuram impor na Liga de Futebol procedendo ao maior número de expulsões exageradas ou injustificadas que arruínam as equipas e destroem o espectáculo, Carlos Brito queixou-se assim na sua entrevista rápida no final do jogo da sua equipa contra o Paços de Ferreira:”Foi mais um jogo em que tivemos uma expulsão. Sem criticar a arbitragem, se calhar tenho de começar a pensar em treinar com 10 jogadores”!Cá está: o número ideal de plantel para o meu futebol de 9 que os árbitros tanto querem…
__

O melhor de todos

Pode ser que me engane mas Ramires foi a melhor contratação do Benfica nos últimos 10 anos, entre o excelente reapetrechamento do plantel encarnado para esta época. No futuro, se não o estropiarem e lhe derem as condições de que necessita, Ramires vai ser fundamental para a equipa do Benfica e para as finanças do glorioso quando venderem o excelente médio de ataque. Penso que, sem menosprezar os seus companheiros de equipa e alguns adversários, este titular da selecção do Brasil é o melhor de todos os que actuam na Luz, incluindo os virtuosos argentinos. É inteligente, faz bem a leitura dos jogos, entra perigosamente na área e, em campo, tem a descrição própria dos grandes jogadores como as que recordamos, com muita saudade, de Coluna e de Germano.
__

Atracção japonesa

Se precisa dum pretexto para ir a Portimão se despedir dumas sardinhas assadas, diga que vai lá ver o Nakamura, o jovem japonês que é estreia absoluta nos 95 anos do Portimonense e será um dos raros nipónicos a jogar nos campeonatos portugueses. Se for ver o Portimonense por causa do Nakamura saberá que está a engrossar a média dos 4 mil espectadores do clube que já teve Bessa Tavares, o manda-chuva da SPORT TV, como director desportivo e o saudoso Artur Jorge como orientador técnico. Pois agora o clube vai atrás da moda do sushi e das tempuras e vá de usar Nakamura no apoio decisivo ao seu ataque.
__

Contra-ataque por escrito

O presidente do Ericeirense, Mano Silva, vai lançar na véspera do dia de finados o seu livro acerca da luta que tem travado com os autarcas locais. As razões são conhecidas de toda a gente e, infelizmente, muito frequentes noutros pontos do País: a junta atribuiu um terreno que anunciou ir oferecer ao Ericeirense e, depois, retirou o terreno, voltou com a palavra atrás e tirou o cavalinho da chuva. Enfim, mais uns políticos que fazem promessas que não cumprem, o mais popular desporto nacional. Só que Mano Silva não desiste. E vá de escrever. E diz:”Criaram histórias mentirosas. Volto à greve a 14 de Novembro se não houver avanços no processo”.
__

Um jovem com futuro

O Belenenses foi buscá-lo às suas escolas. Tem apenas 20 anos de idade e, de cada vez que pega na bola, é um regalo vê-lo. Chama-se Freddy e se tem coisa à frente é futuro! Veremos quem se chega primeiro à frente por este menino que entra bem pelo miolo mas que, quando vai às faixas e brinca no drible de um-para-um, mostra talento que ainda tem muita margem para progredir.

«24 horas» de 27 de Setembro de 2009

domingo, 20 de setembro de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 20 Set 09

.
Árbitros continuam a ajudar futebol de 9

O árbitro Soares Dias deu o tom: à passagem da meia hora já havia um jogador do Olhanense expulso. À passagem da hora foi para a rua o segundo! Ultimamente, no futebol português, é moda: equipas de 9 jogadores defrontam adversários mais poderosos e com maior número de jogadores. Mas nem sempre essa desproporção resulta, como foi o caso do Olhanense, do Jorge Costa, contra a Académica de Coimbra, que nem assim deu um arzinho da sua graça e saiu derrotada do estádio José Arcanjo. Mas se julgam que este foi o único caso, estão redondamente enganados: o Paços de Ferreira também acabou com nove jogadores contra o Sporting, no Estádio de Alvalade. Bruno Paixão aviou Fábio Pacheco e Baiano do Paços, o que lhes faz muita diferença na jornada do presente fim-de-semana. O Rio Ave também teve que aquecer a água do banho mais cedo para atletas seus expulsos e a mais escandalosa terá sido, porventura, a expulsão do guarda-redes Marco, do Trofense, à passagem dos 20 minutos de jogo! O que eu estranho, nesta fúria disciplinar, é não haver quem acompanhe as medidas de promover o futebol de 9, reduzindo ao mesmo tempo os preços do futebol da Liga até os jogos ficarem todos uniformizados.

__

Estoril fora da carroça

O Estoril Praia, que há muitos anos foi um clube de prestígio do futebol português e actualmente se bate na Liga de Honra já foi aviado, este ano, da Taça de Portugal depois de perder nos penaltis com o Esmoriz da Segunda Divisão B, equipa com a qual chegou empatado 3-3 ao fim dum jogo sofrido em que se registaram três expulsões! Márcio Sousa, o antigo internacional sub 19 comandou a táctica do Esmoriz e impôs-se na eliminatória que, só neste jogo, tem uma particularidade interessante: chegaram ao apito final 19 jogadores em vez de 22! E bastaram! Futebol de 9, para quê!? Oito chegam!

__

Boavista, uma tristeza!

Forçados a desistir do jogo contra o Pescadores, da Costa da Caparica, o Boavista foi eliminado da Taça de Portugal. O clube, que há uma década foi campeão, intrometendo-se nos campeonatos dos grandes com quem se bateu taco-a-taco, não chegou a acordo com os jogadores que são seus credores da época passada, pelo que teve de desistir da taça e tentou o adiamento do início do seu primeiro jogo para a II Divisão B, onde milita agora, adiamento essencial para o Boavista não ter de descer para os campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto. Tristeza, para quem se recorda do orgulhoso Boavista e o vê agora assediado de todos os lados, até por chamadas telefónicas sob escuta ilegal e impróprias para provas…

__

Trio de lesionados

Tiago Pinto, Paulão e Adriano é o trio de lesionados do Sporting de Braga que esta semana tem o primeiro lugar ameaçado pelo FCPorto que vai lamber as feridas da derrota diante do Chelsea. Os três a saírem de lesões melindrosas têm tido tipos e tempos de recuperação distintos, a justificarem a atenção muito cuidadosa que o departamento clínico do clube da cidade dos arcebispos tem dedicado aos seus atletas.

__

Briosos lusitanos

O Apoel de Chipre foi jogar ao Vicente Calderon do Atlético de Madrid, onde conquistou um empate a zero bolas, com três jogadores portugueses, o que constitui um número igual de compatriotas nossos ao daquele que totalizaram os que jogaram em Stamford Bridge, em Londres, na partida que opôs o campeão português FCPorto ao Chelsea, equipas onde militam alguns jogadores portugueses. Os portugueses do Apoel são Paulo Jorge, ex-capitão do Sporting de Braga, que saiu com uma lesão que deverá mantê-lo afastado dos relvados cerca dum mês. Nuno Morais, que teve uma exibição magnífica, evidenciando este jovem que foi defesa do Chelsea e que desempenhou em Madrid diversas funções na defesa e no meio campo onde foi essencial na estrutura do Apoel.E, por fim, Hélio Pinto, um avançado municiador do labor do ponta de lança polaco desta equipa cipriota e atrás do qual ainda pregou alguns sustos aos madrilenos. Três briosos portugueses que só nos deixam ficar bem!

__

Simão dos melhores

Simão Sabrosa foi um dos melhores jogadores do Atlético de Madrid no jogo contra os cipriotas do Apoel, mas para nada, pois a partida terminou com um empate a zero bolas.Simão correu 11 quilómetros, rematou, driblou, mas para nada…

__

CR9 a aquecer!

Cristiano Ronaldo começa a aquecer os motores nas exibições do Real Madrid. Na vitória por 5-2 sobre o FC Zurich, Cristiano marcou dois golos, de livre, a que não valeu de nada o guarda-redes contrário meter a mão.
-
«24 horas»

domingo, 13 de setembro de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 13 Set 09

O estertor do Brasil D

E lá tivemos o Brasil D, auxiliado por alguns portugueses, a prolongar o estertor da fase final do apuramento para o mundial de 2010 na África do Sul. Depois de se salvar da derrota em Copenhaga, com um golo tardio do estreante brasileiro Liedson, a quem se fica a dever o não termos sido atirados para a vala comum dos eliminados precoces, lá conseguimos uma vitória, a terceira, no modesto grupo a que pertencemos, com um golo de bola parada contra a modesta Hungria, marcado por uma cabeçada do brasileiro Pepe. O jogo foi tão chato e pouco interessante que um Naval-Rio Ave poderia ser bem mais emocionante. O ambiente pesado do desafio em Budapeste colou-se ao canal e transmitiu-se de tal maneira a outra programação, que o debate Ferreira Leite-Jerónimo, que se seguiu, parecia pior do que um Olhanense-Nacional.
__


O proprietário da viatura…

O árbitro espanhol Madrigal Soria interrompeu a partida que estava a apitar para ir ao balneário tratar da vida dele. O juiz ouviu no altifalante chamarem pelo proprietário da viatura que tinha a matrícula da sua, parou o jogo e foi informado que haviam partido o vidro e roubado pertences que se encontravam no interior do carro. Aí, o árbitro foi ao balneário para ligar à sua operadora a fim de que esta pudesse suspender a ligação à rede que se encontrava activa. Madrigal Soria descobriu, então, que já tinham ligado,com o seu móvel, para Marrocos. O árbitro apitava a partida entre o Jumilla, de Múrcia, e o Puente Tocinos, duas equipas da respectiva distrital.
__

Os melhores de fora

Três dos melhores jogadores do Mundo, entre outros, correm sérios riscos de não estarem presentes na África do Sul na fase final do Mundial de 2010.Messi, da Argentina, Ribery, da França, e Cristiano Ronaldo, de Portugal, podem ter que ver o mundial pela TV se as suas selecções se não apurarem e a verdade é que bem podem não o conseguir. Muito particularmente Portugal, que já não está só dependente de si próprio, pode deixar os jogadores que o representam sentadinhos no sofá.A Argentina também tem tarefa bem difícil, muito complicada depois da derrota por 3-1 contra o Brasil e a França joga o apuramento contra a Sérvia.
__

Toma e vai-te curar!

Domenech, o seleccionador da França que corre o risco de falhar o apuramento, resolveu “estimular” os seus jogadores e num plenário do grupo de trabalho acusou-os de jogarem sem vontade nem iniciativa, responsabilizando-os pelas grave situação da selecção francesa, à beira da eliminação. O capitão Thierry Henry sentiu-se na obrigação de falar em defesa do colectivo e, muito especialmente, em nome da honra de todos os seus colegas. E disse do bom e do bonito, como costuma suceder em países democráticos e entre pessoas civilizadas.”Nós é que em campo não sabemos como jogar, onde estar, que fazer”começou o fino jogador da França, rematando que esta selecção, treinada por Domenech,”não tem estilo, orientação e nenhuma identidade”.E concluiu:”aborrecemo-nos nos treinos, não temos prazer a jogar. Em 12 anos de selecção é a primeira vez que isto me sucede”.Interessante como há quem prefira resolver os problemas na cara uns dos outros, sem intrigalhadas nem recursos a manobras sujas, a la portugaise!
__

Namorar e beber só em casa

Florentino Perez, o presidente do Real Madrid que puxou pelos cordões à bolsa para comprar Cristiano Reinaldo, Kaká, Benzema e todos os outros craques em que gastou mais de 200 milhões de euros não está na disposição de facilitar desta vez, como sucedeu antes com os primeiros galácticos. O presidente, depois dos jogadores voltarem das suas selecções, no fim desta ronda de apuramento para o mundial, distribuiu-lhes o novo manual de normas e regras do Real Madrid, segundo o qual saídas à noite nem pensar, a não ser quando possível conjugá-las com o dia de descanso. Vá lá…lembra-me disto no Benfica, com o Lar do Jogador, em 1962!
__

Descansados com Kaká

As restrições aos jogadores do Real Madrid para que estes se não percam nas noites da capital espanhola ou noutros pontos de Espanha não se aplicam, nem dizem respeito, ao brasileiro Kaká. O jogador do Real, assim que o escrete canarinho o libertou das suas obrigações da eliminatória com a Argentina foi direito a São Paulo e participou num culto da Igreja Evangélica “Renascemos em Cristo”.Kaká é, desde sempre, profundamente religioso e a única coisa que o pode afectar são as restrições da UEFA a demonstrações de fé de qualquer credo num recinto desportivo onde se esteja a jogar futebol. Diga-se,de passagem, e em abono da verdade, que com Cristiano bem podem ficar descansados, pois não há outro como ele a honrar o seu profissionalismo.
__

Três treinadores sofredores

Muito sofrem Maradona, Domenech e Carlos Queiroz para irem ao Mundial da África do Sul! Com tão boas selecções, França e Argentina ainda há pouco campeãs do mundo e Portugal com um conjunto tão bom de jogadores e os seus treinadores não levantam voo! Porque será!? Interessante como o futebol tem coisas difíceis de entender e muito difíceis de explicar!
__

Bem aventurados!

Em compensação para os infortúnios de Maradona, Domenech e Carlos Queiroz temos treinadores portugueses de sucesso e que muito nos orgulham pelo êxito que souberam encontrar para as selecções que neles confiaram. Refiro-me a Humberto Coelho, triunfante na Tunísia, e o lendário Manuel José, o português mais amado no Médio Oriente depois da sua carreira triunfal no Egipto e que agora vai dar muitas alegrias ao bom povo de Angola. Oh para eles, na crista da onda!
__

Peseiro volta a morrer na praia

O meu amigo José Peseiro voltou a morrer na praia, quando a sua Arábia Saudita consentiu, em Riad, um empate (2-2), sofrendo um golo do Baraihn aos 90 +4 minutos. Maior azar não conheço! Foi Latif o marcador do precioso golo. A Arábia Saudita só tinha de ganhar! E este era já um jogo nos “play-off” antes do jogo final que antecederia a viagem até a África do Sul!

-
«24 horas» de 13 de Setembro de 2007

domingo, 6 de setembro de 2009

«FACA.NA.LIGA» de 6 Set 09

.
Schaffe e as birras de Jesus

Dizem-me que Jorge Jesus é de embirrações, no que eu não acredito. Mas garantem-me que sim e dão o caso do Schaffe como exemplo. Aí tenho de me calar, pois há anos que não via o Benfica com um Defesa Esquerdo a fazer o que este argentino faz, quer a defender, onde às vezes dá umas abébias, quer a atacar e, principalmente a cruzar, no que poucos há capazes de fazer o mesmo. Ora se eu vejo isto, com óculos, o Jorge de Jesus vê isto de olhos fechados! Quem é que ele tem capaz de pôr a bola na cabeça e no pé do Cardozo sem ser o Schaffe?! Quem, melhor do que este, para ter feito parelha com o Jardel?! É que Jardel e Cardozo são bons para a bola bater neles e ressaltar, não servem para ter a bola à frente, nem na marca de grande penalidade. E o Schaffe joga futebol como quem joga bilhar e “snooker”.Por isso faz muita falta! Com o Nuno Gomes ou o Saviola já pode ser poupado! Mas com o Cardozo?! Façam favor!

__

A diferença entre Roderick e Liedson

O Roderick é um miúdo de 18 anos que joga na primeira equipa do Benfica e que o Jorge Jesus teve a coragem e o talento de lançar, com sucesso, nesta pré-época. Roderick é filho dum velho amigo meu, o Ademir Jefferson Miranda, um mineiro que foi craque em França e que viria para Portugal onde acabaria a carreira com uma perna partida e o coração destroçado por uma transmontana que ainda hoje o estraga com mimos e aos filhos de ambos Roderick e um seu irmão, craque menos afortunado, forçado a abandonar o futebol com uma grave rotura nos ligamentos internos dum joelho ingrato. Ademir, com seu orgulho de pai, fez-me acompanhar Roderick desde os iniciados até hoje, somando-me à troupe familiar que só tem olhos para o seu menino. Isto tudo é para vos dizer que sei do que falo. E o que vou dizer é que há uma grande diferença entre Liedson e Roderick.Enquanto o jogador do Sporting só pode ficar agradecido a Carlos Queiroz por precisar dele e o meter na nossa selecção, Roderick, que já houve quem descobrisse que faz lembrar o saudoso Mozer, está em condições para, um dia destes, com ou sem o David Luís, ter de escolher entre os “magriços” e o escrete canarinho. Esta a diferença entre Roderick e Liedson.

__

Os treinos dos árbitros

A Académica de Coimbra deve vir a ser compensada devidamente pela Comissão de Arbitragem, depois de ter servido para treinar árbitros da Liga na difícil tarefa de prejudicar uma equipa disfarçadamente e/ou sem vergonha na cara. Depois dos jogos com o Braga e com o Sporting, o clube de Coimbra só pode aspirar a essa compensação. Tal como o Nacional da Madeira e o Vitória de Guimarães deverão ser compensados pelo desenrolar das partidas, respectivamente com o FCPorto e com o SLBenfica. A expulsão de Miguel Pedro no último jogo de Coimbra é tão cirúrgica e envolve um transplante tão bem feito que deve ter sido o Dr. Eduardo Barroso quem ensinou a teoria. Mas a prática foi executada com a firmeza dum verdadeiro ortopedista. Muito bem! Não ir a um estádio ver um jogo destes ser estragado por um árbitro dá prazer!

__

Saudoso Humberto!

Humberto Coelho está a entusiasmar a Tunísia, cuja selecção treina, chamando 17 dos jogadores emigrantes que estão a jogar em outros clubes da África e da Europa. Conhecendo-se a linha do futebol tunisino e recordando aquilo que Humberto foi capaz de fazer com a nossa selecção no Europeu de 2000, com a verdadeira geração de ouro do nosso futebol que sucedeu à de 66,não haverá dúvidas de que Humberto Coelho irá ter um êxito que merece e que bem podia já ter tido se lhe têm confiado a selecção em vez de terem dado início ao negócio Scolari.

__

Jogos do vale a pena

As emissões de TV de jogos do futebol português rendem 46 milhões de euros. Ou seja, quem transmite, no seu conjunto, paga essa importância a quem autoriza os seus jogos a serem transmitidos. Dizia esta semana o Jorge Jesus que o campeonato português lhe fazia lembrar a Série A italiana. E é bem capaz de ter razão, pois as transmissões duns e de outros fazem um sono desgraçado e dificilmente eu consigo chegar ao fim duns e de outros. Experimentem ver um Naval-Olhanense ou um Bari-Nápoles e chamem-me quando acabarem! Claro que nem tudo é o mesmo, no que respeita a interesse e valor de direitos: o Real Madrid cobra por ano cerca de 136 milhões de euros, o AC Milan 123Milhões, o Manchester United 116,o Liverpool 95, o futebol grego na totalidade 70 milhões.Por um lado, percebo a exigência do Nacional da Madeira em São Petersburgo. Por outro, até me dói pensar no que a Olivedesportos e a Sportv desembolsam!

__

Duas últimas horas!

Benfica e Sporting deixaram para a última hora as compras no mercado.Todavia, as coisas foram muito diferentes. Enquanto o Sporting foi ao Valência buscar o ex-internacional espanhol Angulo, de 32 anos e que ainda jogou com o Paulo Bento no campeonato espanhol, com o qual Alvalade procura remediar uma alternativa mais para a sua linha ofensiva, o Benfica foi ao Goiás buscar um jovem, Felipe Menezes, capaz de ser “playmaker” e ainda de jogar a extremo de ambos os lados, para o ir preparando para o futuro! Isto não tem nada a ver com o Benfica do tempo anterior ao Rui Costa!

__

Cuidado com as maneiras!

Luís Filipe Vieira gosta de lembrar as suas origens do Bairro das Furnas, para se vangloriar de ser um “self made man” que soube lá deixar o seu “pé descalço”.Mas José Eduardo Bettencourt, o presidente do Sporting Club de Portugal, a agremiação dos senhoritos e dos pergaminhos dos Stromp e dos Viscondes de Alvalade, reduto das grandes figuras do “ancient regime” e seus herdeiros “democráticos” é que não pode fazer figuras tristes a mandar calar os adeptos mais críticos em pleno aeroporto. É que aquilo não é de senhorito, nem do Bairro das Furnas! Aquilo é Bela Vista pura, oh Dr.Bettencourt!