domingo, 30 de agosto de 2009

Outro adeus a Solnado

.
PEDIU-ME ESTE JORNAL que escreva um texto sobre a morte de Raul Solnado. Faço-o com respeito mas a contra-gosto, pois agora, sempre que morre alguém de destaque, aparecem as modernas carpideiras que tão amigas dos defuntos eram que mais parecem jovens pin-ups a disputarem um título de belas e perigosas. Então se o velório mete TV, nem imaginam as qualidades do defunto nem a amizade inabalável entre quem parte e quem se despede.

Conheci pessoalmente Raul Solnado no início da década de 60, quando a sua interpretação dos fabulosos textos humorísticos do espanhol Gila o tornaram uma figura nacional – desde a sua ida à guerra, até à malandrice da Maria Albertina e das idas da sua mãe a Évora.

A rádio, e depois a TV, fizeram dele um estrondoso sucesso nacional, tão grande que a revista “Flama” me contratou para o entrevistar, o que valeu o nosso primeiro e agradável encontro num restaurante do Parque Mayer.

Mas se estes encontros haveriam de cimentar uma longa amizade, a que fiquei a dever vir a ser condómino dos fins de semana do Raul, de paredes meias e conversa de vizinho, um outro encontro, muito mais respeitoso tivemos num cinema do Arco do Cego, na estreia do filme D.Roberto, do José Ernesto de Sousa que ele protagonizava. Era um filme triste, sorumbático e neo-realista. E descobri com ele a importância da seriedade e do dramatismo na representação do Raul, um cómico que fazia rir quase sem querer e a pedir desculpa, mas que adorava ser respeitado e admirado como actor dramático. Daí se ter infiltrado, com Brecht, no teatro pós-25 de Abril, e também mais tarde no Nacional e no São Carlos, para merecer essa admiração que desejava, sem perceber que não precisava dela para nada, como Vasco Santana e António Silva, na grandeza do seu talento e da sua cultura, o demonstram ainda hoje à saciedade.

Oriundo da Guilherme Cossul, onde emparelhou com José Viana, Raul Solnado era um homem de teatro, pelo qual abandonou a vida de bairro que seu pai lhe reservara, mas percebeu as vantagens da TV e tinha um grande respeito pelo cinema que sabia ser o garante da sua posteridade.

Quando Moreira Baptista entendeu que a TV era indispensável para assinalar a abertura do regime na fase Marcello Caetano, foi com Solnado que se aconselhou num almoço no Tavares Rico, no qual nasceu o Zip Zip.

Foi o Raul quem me apresentou o almirante Henrique Tenreiro de visita ao seu camarim no Rio de Janeiro onde as suas rábulas deliciavam os “comendadores” nossos patrícios e foi com o Raul que regressei num teco-teco de Faro a Lisboa depois do comício inaugural da campanha para a reeleição de Ramalho Eanes em 1980,de quem era amigo e a quem apoiou, apesar da relutância de outro seu amigo e companheiro político, Mário Soares.

António Alçada Baptista e José Cardoso Pires foram nossos amigos comuns, com quem queimámos muitas noites de Lisboa.

Às 16 horas da véspera da sua morte, visitei-o no sexto andar de Santa Maria, na UTIC, onde estava internado.Estava mais para lá do que para cá e faleceria horas depois. Estava sozinho, na hora das visitas. A enfermeira Anabel disse-me que visitas certas e regulares eram as da sua neta Joana e as do filho José Renato.

Deixei-o de olhos cerrados e com um sorriso enigmático. Sozinho. Reencontrar-nos-íamos no Palácio das Galveias, onde nos despedimos, e hoje, aqui, nesta página de jornal.

-
Mais Cascais de 28 Ago 09

«FACA.NA.LIGA» de 30 Ago 09

.
Religião nos campos

Há por aí uns espíritos incomodados pela imposição da FIFA em proibir nos estádios celebrações festivas com raízes religiosas. A fúria cresceu mesmo quando o Sr. Blatter veio publicamente defender essa disposição. Compreendo que a Igreja Católica gostasse de ver os brasileiros em particular e os latinos em geral a fazerem o sinal da cruz ou a mostrarem o rosto de Jesus numa camisola interior, como já sucede com frequência nos campos de futebol por esse mundo fora. Mas as pessoas que estão contra a posição da FIFA têm também de compreender a organização máxima do futebol mundial e o sr. Blatter. Ora façam o favor de imaginar uma equipa israelita a dar marradinhas nos postes das balizas depois dum golo. E pensem no que seria equipas islâmicas prostradas no solo, de joelhos, de rabinho para o ar, a celebrarem um golo. E, já agora, façam uma ideia de equipas católicas, da Irlanda ou do Sul da Europa, do Brasil, México ou da Colômbia, a dar três voltas ao campo de joelhos para cumprirem uma promessa feita se ganhassem nos penaltis! Nem lhes lembro o espírito amistoso e cívico de que os estádios se poderiam revestir, com adeptos e claques a saudarem-se uns aos outros. Por alguma coisa as colectividades de recreio nos nossos bairros sempre disseram nos estatutos que eram apolíticas e arreligiosas. Para que coubessem todos e se dessem bem! Querer o contrário, agora!? Só o W.Bush que ainda não deve ter percebido o que é um sunita e um xiita, desconfia muito dos católicos e não faz ideia do que é um golo!

__

Oh, Pereira!

O Sr. Vítor Pereira merece ter uma sua imagenzinha luminosa que a gente possa comprar para pôr nas mesinhas de cabeceira. Porquê?! Porque explicou a expulsão do Vukcevic na primeira mão do Sporting - Fiorentina com justificações idiotas e supostamente religiosas. Disse ele que o húngaro que veio cá roubar o Sporting expulsou o montenegrino por este ter comemorado o seu golo tirando a camisola e ficando em tronco nu, o que poderia chocar alguém cuja religião impedisse de ver um corpo despido. E eu que pensava que era para não atrasar o reatar dos encontros, não fazer que haja longos períodos de compensação, para não quebrar o ímpeto da reacção adversária! Sobretudo quando não havia substituições e os jogos tinham 90 minutos. Não, senhor! Afinal, garante o Pereira, é para não chocar os seguidores de Alá! Por amor de Deus!

__

Futebol de 9?!

Agradecia que alguém da Liga me dissesse se o FCPorto e o SLBenfica vão ficar até ao fim do campeonato a defrontarem equipas de 9 jogadores. Nove, ou menos, se estiverem a perder e não conseguirem dar a volta aos resultados! Estou em crer que nem Porto nem Benfica precisam que lhes façam estes favores. Além de parecer mal, penso que o público merece espectáculos de futebol ao nível do dinheiro que paga por um bilhete, o qual lhe confere o direito de assistir a um jogo inteiro, entre equipas de 11 jogadores de cada lado. Claro que acredito que os colegas dos árbitros dos jogos de Guimarães e do Porto, que fizeram o favor de estragar dois bons jogos, oportunamente receberão instruções para compensarem o Nacional da Madeira e o Vitória de Guimarães da necessidade de os sacrificar na segunda jornada da Liga. Mas mesmo assim!

__

Raul e outras encomendas

Parece que o Raul não tem descanso com os novos reforços no balneário do Real Madrid.O Raul já fizera o que podia para dar cabo do “Ronaldo, o Fenómeno”, depois deu cabo do Van Nilsteroy, ajudou a enterrar o Zidane e não descansou enquanto não despachou o Robinho e se viu livre de Carlos Queiroz e José Peseiro, na secção de treinadores. Agora, ao que me dizem fontes da maior confiança, o avançado não descansa enquanto não correr com o nosso Cristiano Ronaldo. Não foi por acaso que Luís Aragonês, e depois Vicente Del Bosque, puseram o Raulzinho com dono, longe da selecção que viria a sagrar-se, brilhantemente, campeã da Europa. O mérito do CR9 é incontestável. Mais cedo ou mais tarde ele vai resolver este caso que já lhe terá causado muita saudade do ambiente que deixou em Manchester. E com uns estaferminhos a ajudarem na Federação Portuguesa de Futebol,o nosso Ronaldo não pode andar feliz. Mas esperem um bocadinho, que ele à volta cá vos espera! Digo eu!

__

Lisandro na maior!

Deixem-me recordar uma saudade da nossa Liga que está a semear sucesso e beleza em França, na dianteira do heptacampeão Olympique de Lyon: Lisandro Lopez! Aquele rapaz que até houve uma menina que ele não conheceu que disse ter passado lá por baixo! Dizia-me ele, a propósito, com aquela graça portenha : podem não chamar muito a atenção, mas não dar por elas e ainda por cima serem da TV, é difícil, por amor de Deus!Pois esta semana Lisandro marcou um “hat trick” na segunda mão da eliminatória com o Anderlecht.3 a 1, todos eles golos de Lisandro Lopez, que promete mais no futuro. Os belgas lá marcaram um golo de penalti, para apaziguar os seus adeptos que não pouparam a equipa, ainda por cima a jogar em casa!

__

Rachão na estrada de Damasco

Os nossos treinadores andam por todo o mundo, com mais ou menos êxito. Vejam só o nosso Rachão, que já amealhou algumas divisas no Koweit, depois na Líbia e, agora, já faz a estrada de Damasco a caminho dos campeonatos da Síria! E isto tudo sem uma cervejinha…Quem o viu aos pontapés ao saco do massagista no banco do Desportivo das Aves e quem o vê hoje em dia!

«24 horas» de 30 de Agosto de 2009

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

«Faca na Liga» de 23 Ago 09


Os “castings” do Vitória de Setúbal

O Vitória de Setúbal começou tão bem como os outros e tem uma equipa contratada ao balcão, tipo promessa, compra e venda, o mais baratinho que possam fazer, meus senhores, e vamos lá ver se para o mês que vem recebes. Alguns dos jogadores do Vitória parecem estrear-se em andanças destas, mas para a rebarba que deram ao meu amigo Vingada, façam favor! O”marketing da Avenida Todi vendeu muito o Keita, mas esse rapaz chegou atrasado aos passes todos e não recebeu um único cruzamento e, não sei porquê, faz-me lembrar um senegalês que vendia girafas talhadas à mão nas esplanadas do choco frito. E se fosse?! Vejam os “diestros” para as corridas do antigamente e as estrelas do cinema mexicano a baterem-se com o Cantinflas! Donde vieram elas!?Bem e com coragem esteve o Azenha, que diz querer atacar à Van Gaal e defender à Sacchi. Isto de deixar o burladero e expor-se assim, sem desplantes mas arrimando-se de verdade, não é para todos! Continue a fazer os “castings” para mais rapazes. Antes do Guimarães já tinha observado 40!Parecia o Artur Jorge no Benfica, mas em sentido contrário: Rei Artur despachava-os, Azenha está a comprar. Já agora, vá por mim: bom é o Adul Baldé. No fim da época a gente conversa…

__

Campeão do Mundo no Leixões

Vejam lá como uns chegam, outros passam por cá, uns no fim, outros no princípio. Lembrem-se do Cisshoko e vejam só como ninguém deu por nada, veio quase à borla para o Belenenses, ninguém ser ver ainda nada, até que os rapazes do Porto não brincam em serviço e abicharam o rapaz para o venderem logo de seguida por 15 milhões. Pois é…Então e o Leixões que tem agora um campeão do mundo de clubes que até pediu para vir para cá!?O rapaz ganhou a final ao Barcelona em 2006 , em Tóquio, quando jogava no Internacional. Era treinado pelo Abel Braga e jogava ao lado do Alexandre Pato, imaginem! Pois o simpático brasileiro foi para Itália, jogou no Lecce, onde ficou amigo do nosso Antunes e agora meteu-lhe uma cunha:”Não se arranja nada em Portugal?” Pois ele aí está! Joga no Leixões, é pupilo do José Mota, chama-se Leo Aro, tem 25 anos e além de ter sido campeão do mundo de clubes, foi eleito o “jogador mais bonito do Paulistão”.Por elas, está bom de ver!

__

A sinfonia de Guardiola

Guardiola, o treinador do Barcelona, mandou a sua mensagem, urbi et orbe, ao defrontar o Athletic neste início de temporada, fim de pré-temporada. E o recado do antigo e saudoso jogador e valoroso e talentoso técnico foi o mesmo, para quem quer que seja. Dizia: Sem Messi nem Iniesta, sem Ibrahimovich nem Etoo, o meu Barça é sempre igual: imperial, wagneriano, certeiro e esmagador. Como Crujff faria, podem crer!

__

Solidariedade “viola”

O Fiorentina que esta semana defrontou o Sporting em Alvalade tem fenómenos interessantes naquilo a que os técnicos e especialistas chamam de “grupo de trabalho”.Refiro-me à solidariedade de todos os jogadores para com o seu colega do ataque, Adrian Mutu. O romeno foi condenado a pagar uma indemnização milionária ao Chelsea e toda esta equipa “viola” demonstrou a sua solidariedade para com o seu avançado. Tirando algumas histórias bonitas do Estrela da Amadora e do Vitória de Setúbal, do ano passado, nunca ouvi histórias semelhantes no futebol.

__

Corações traiçoeiros

Ainda hoje não há quem não se tenha emocionado com a morte súbita e brutal de Miki Feher. Há dias, foi em Espanha a vez de Dani Jarque, de 26 anos, jogador do Espanyol de Barcelona que caiu fulminado quando estava ao telefone com a mulher grávida. O ano passado a sorte tocou a Miki Albert, do Gerona, da Segunda Divisão.Nos testes médicos foi mandado parar. Para sempre. Foi o que o salvou, pois uma insuficiência num ventrículo podia repetir a cena de Feher e de Jarque.O Gerona perdeu a sua grande contratação daquela época, mas ganhou um excelente director desportivo. Até parece cá…

__

Todos dentro…

A PSP continua com medo do que vai acontecer com as verbas da segurança no futebol que, no passado, deixou a Polícia e muitos dos seus agentes a arderem. Neste último defeso lá houve blablabla, para cá e para lá, recebemos adiantado, diziam com precaução os polícias, por amor de Deus! Por quem nos tomam!! Indignavam-se os dirigentes da bola. Bom, as ligas já começaram. O preço deste serviço gratificado, ainda por cima, é metade do que qualquer particular teria de pagar à PSP ou à GNR. Se cairmos na mesma cena do costume, dou-vos um conselho: entradas à borla em todos os estádios com lugares nas bancadas centrais, e só para ver os jogos. Se levarem mais de uma semana para regularizar os calotes, vão todos dentro, para averiguações. Na passada ainda vão ver que encontram muita coisa para esclarecer.
__

«24 horas» de 23 de Agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

«Faca na Liga» de 16 Ago 09

Brasil D

Lá tive de ver o jogo de Vadus contra o Liechenstein para me despedir da selecção portuguesa. Da próxima parece que Portugal já não joga, passa a ser representado pela equipa do Brasil D.O Brasil A joga sob o comando de Dunga. O Brasil B fica no banco. O Brasil C joga no Brasileirão à espera do seleccionador. O Brasil D jogou em Portugal sem hipótese de ser Brasil. Pepe, Deco e Liedson vão ser ajudados pelos emigrantes portugueses. Temos uma selecção de emigrantes e imigrantes e um SLB sem portugueses. Está bem!
__

Académica: Nacional é bom

A Académica é uma das equipas mais portuguesas da liga. Tem 70 por cento de jogadores portugueses, o que faz com que o Evangelista meta o peito para fora e a barriga para dentro quando visita o Choupal. Não sei se isto acontece porque ali ao pé eram as fábricas da Nacional e…”nacional é bom”! Felicidades para o Nelo Vingada, que bem merece, sabe muito e é um senhor porreiro. Não se esqueçam que foi professor do Mourinho!
__

FCPorto contrata novo craque!

Parece que o treino do Porto contra o Padroense foi bem melhor do que o da selecção contra os amadores do Liechenstein,152ª equipa do ranking mundial. Pelo menos o FCPorto apresentou mais um rapaz que lhe vai render mais uns milhões daqui a um par de anos. Refiro-me a Yero, um jovem senegalês proveniente da França, com 17 anos, 1,95 de altura e 89 de peso. Marcou 2 dos 5-2 com que o Porto ganhou. Somem mais este aos jovens do Olhanense e a outros espalhados por aí e percebem como o Porto faz a sua grandeza a prazo. Lembram-se do Anderson, agora no Manchester? Também foi desta maneira. Ai, que já tenho anos suficientes para me lembrar do Benfica assim…
__

Nem precisa de ganhar

Por falar em Benfica, estou com a maior expectativa de ver a nova equipa dos encarnados treinada por Jorge Jesus. Os argentinos dão-lhe uma graça inimitável, o paraguaio quando toca só uma vez na bola marca golos excelentes. Mesmo que o Benfica não ganhe, este ano vai jogar bem e bonito. Jorge de Jesus só tem de dizer que façam o favor de jogar como Deus lhes ensinou, ameaçar com um estalo o Di Maria para não ser tontinho às vezes e depois ficar a andar para cima e para baixo como se tivesse esquecido qualquer coisa.
__

Mister Oceano!

Fiquei muito contente por ver Oceano no banco na sua estreia de Mister dos sub-21.E gostei de ouvir as explicações que ele dava aos rapazes. Agora se aquilo servia para alguma coisa àquela gente… pois o Sr. Oceano Cruz tinha à sua disposição o Rui Patrício, o Fábio Coentrão, o Yazalde (que o verdadeiro nos perdoe) o Daniel Carriço, o Pereirinha e outras promissoras transferências para o estrangeiro dos grandes nacionais. Vão desculpar-me mas juntamente com o Castro foi do André Santos que eu gostei mais. Felicidades para o Oceano. E um abraço de saudades!
__

Vamos lá a dar verniz, pessoal!

Os dirigentes do Leiria fazem logo mal antes do pobre Manuel Fernandes começar! Então não agarraram no Jean Batista, trazem-no para Portugal, contratam o rapaz e já o despediram antes do campeonato começar sem atenção à cláusula de período experimental!? Tenham paciência! Lá vai o Sindicato ter mais trabalho…
__

Abaixo de cão

O SLB parece que trata alguns dos seus atletas abaixo de cão. E o que é mais ainda de estranhar é saber que quem ali manda é o Rui Costa, que ainda há pouco jogava à bola. Então discriminam o Javier Balboa, o Marc Zoro, o Freddy Adu e o Jorge Ribeiro, dispensados sem colocação?! O Makukula que tem uma tendência para ser enganado (lembram-se do dinheiro da casa e do agente, etc.) partiu para a Turquia muito triste. Além de não deixarem estes jogadores - que foram buscar o ano passado - treinar com o resto do plantel, proíbem-nos de estacionar junto dos carros dos outros e ao levarem todos para a Luz para os poupar do contágio da gripe no Seixal, obrigam estes a treinar no Seixal se não quiserem perder a forma, logo valor. Ai Rui Costa, Rui Costa! Lá diz o povo, na sua sabedoria:”Não sirvas a quem serviu nem peças a quem pediu”.

«24 horas» de 16 Ago 09

domingo, 9 de agosto de 2009

«CONFIDENCIAL» de 9 Ago 09

Obama defende SNS

Barack Obama faz mais campanha pelo Serviço Nacional de Saúde que gostaria de ver servir os americanos do que os socialistas europeus que no velho continente, nos respectivos países, conseguiram criar um serviço público que os partidos de centro esquerda se encarniçam a destruir. Ultimamente, o presidente americano tem falado para os médicos e para as suas associações de classe que se mostram animosas quanto tudo o que diga respeito a saúde pública. A Associação Médica da América, que corresponde à nossa ordem dos médicos já disse que se oporá a qualquer força que obrigue médicos a participarem num Serviço Nacional de Saúde. O Senado já iniciou o debate de algumas propostas que subiram da comissão.

__

Gays sim, mas…

Obama assinou um documento que alarga benefícios a parceiros do mesmo sexo que sejam funcionários federais. O seguro de saúde não está incluído nesses benefícios. Este facto provocou, naturalmente, uma onda de críticas ao presidente, principalmente por parte de organizações gays que acusam Obama de não cumprir a sua palavra para com eles.”Afinal, o presidente diz sim aos gays, mas”, queixam-se essas organizações.

__

Ciganos discriminados

Centenas de ciganos provenientes da Roménia fugiram das casas e acampamentos que ocupavam, na Irlanda do norte, a Sul de Belfast, queixando-se de estarem a ser vítimas de violência “provocada por discriminação racial intolerável”. Alguns dos ataques foram, sem dúvida, dirigidos propositadamente contra esta comunidade. O vice primeiro ministro do Ulster classificou o ocorrido como “um episódio verdadeiramente vergonhoso”. Alguns dos agressores negaram ser racistas e convidaram aqueles que os criticam a viverem com uma comunidade cigana.

__

Protecção de testemunhas

Atiradores desconhecidos conseguiram matar um polícia que guardava uma testemunha dum julgamento de terrorismo na Grécia. A Luta Revolucionária do Povo, uma organização da extrema esquerda tem diversos dos seus membros entre os réus do julgamento onde a testemunha que estava à guarda do agente assassinado deverá depor.

__

1 dólar de indemnização

Um tribunal permitiu que fosse aceite um processo cível contra John Yoo, um funcionário da Administração de W. Bush que ajudou a formar jurisprudência no tratamento de presos por suspeitas de actos ou cumplicidades terroristas .José Padilla, um cidadão americano que foi condenado por acusações de conspiração terrorista exige de John Yoo a compensação dum dólar contra o reconhecimento de que a sua prisão e julgamento como sendo um “combatente inimigo” foi totalmente inconstitucional. É geralmente considerada a hipótese de Padilla vencer o seu caso.

__

Bancos europeus vão perder mais

O Banco Central Europeu do Sr. Trichet prevê que as perdas dos bancos na área euro podem aumentar cerca de 250 mil milhões de euros até ao fim de 2010.A previsão parte da estimativa de surgirem grandes e graves problemas nos bancos que estão descapitalizados e expostos a instabilidade económica como sucederá sem dúvida na Europa central e oriental.

__

FedEx pessimista

As previsões da FedEx são muito pessimistas para o resto do ano. A FedEx é muito considerada e vista como um guia da Economia Americana na medida em que a companhia transporta tudo o que há para transportar, de documentos de negócios e de propriedade a acessórios de automóveis. Daí esta previsão ser má para os americanos…e para todos nós…

__

LIVROS

“War of Necessity, war of choice: a memoir of two Iraq Wars”
By Richard N. Haass,
Publicado por Simon & Shuster, 352págs., 27 dólares
As complexidades do mundo vistas nos seus contextos.

sábado, 8 de agosto de 2009

Faca na Liga


SLB: Nem precisa de ganhar!


Dá gosto ver o Benfica deste ano jogar futebol. Saviola, Aimar, Di Maria, Javi Garcia vão lá para dentro e vê-se o gozo que têm a jogar à bola. Até dá a impressão que o Jesus lhes diz:”caballeros, lá para dentro e joguem a chincha como vocês sabem!” O Cardozo escuta a conversa e chuta, distraído, com o pé esquerdo. Então chegou a vez do Jesus fazer aquela rábula de andar ali para trás e para diante a fingir que lhes dá indicações! O Benfica está a jogar tão bem que nem precisa de ganhar, o que pode ser preocupante depois das águias terem ganho tudo em que se meteram: Guadiana, Amsterdam, Guimarães! Mais houvesse, mais ganhariam, não falando dos “colchoneros”, claro! Já o Sporting está jogar tão fraquinho que tem de ganhar. Foi o que aconteceu na Holanda, só para contrariar os comentadores da SIC e o McClaren que é burro. Então defende-se 93 minutos para ganhar uma eliminatória?! Pois é! Vai buscá-la e vai-te curar!

__

Melão dourado: arquiva!

Palavra que fico satisfeito por ver a UEFA a arquivar no cesto dos papéis o processo do apito dourado e a deitar fora as queixas que houve quem fizesse no organismo do futebol europeu para lixar o FC Porto e seus dirigentes máximos. Dá-me uma grande satisfação ver tudo resumido a argumentos de filmes de pai incógnito e a livros trepidantes de jornalistas criativos que ainda lixam a D. Carolina, se não lhe arranjarem um daqueles programas de protecção às testemunhas, como nos filmes americanos. Para sermos mal vistos lá fora já chega que chega. Agora quem queria tramar o FC Porto, que deixe amadurecer o melão até ficar dourado e… arquive!

__

Saudades deles todos

Verdade que o Benfica foi buscar o Garcia para trinco e aquele meio campo ficou uma maravilha. Mas a verdade é que o Katsouranis faz falta. Eu tenho saudades deste, por estar mais recente, mas também me lembro muitas vezes do Karagounis, sempre com aquele ar satisfeito e a barba por fazer, já para não falar do Micolli, mas o italiano foi bem substituído. Deu-me este ataque de saudade só porque me distraí a ver o Panatinaikos e encantou-me ver o golo do Katsouranis que ajudou ao apuramento da equipa grega. Eu sei que com os reforços deste ano, ninguém faz falta. Mas deixem-me confessar uma coisa: por mim, ainda cá tinha todos! Até o Stromberg e o Schwartz.

__

Dois meses para mostrarem o que valem

O polaco Koschak ou o inglês Ben Foster têm dois meses para mostrarem o que valem enquanto o holandês Van Der Sar recupera das fracturas dum dedo da mão esquerda que partiu quando o famoso guarda-redes da selecção holandesa e do Manchester United defendia os penalties de desempate contra o Bayern de Munique que a equipa de Nani defrontou num jogo privado deste louco período de pré-época. O holandês, de 38 anos de idade, foi operado e o ortopedista que acompanha a recuperação do atleta conta que Van der Sar recupere e esteja já a jogar na segunda metade do mês de Outubro.

__

Nelson número 3

Até quando inventaram os cromos dos jogadores da bola para se concorrer a uma lata de rebuçados embrulhados em estampas de jogadores que se deviam colar numa caderneta que, uma vez preenchida, poderia dar a sorte duma bola de futebol de “cautchou”, a sério, já há muito que os guarda-redes eram o número 1. Aliás os números tinham a ver com as posições: 2 era defesa direito; 3, defesa esquerdo; 5 defesa central; 9, avançado centro; 7, extremo direito; 11, extremo esquerdo; e hoje, no futebol moderno, toda a gente sabe que o número 10 é o “playmaker”, o armador, o homem que põe a equipa toda a jogar. Pois parece que o simpático e excelente guarda-redes Nelson, que renderá no Belenenses o brasileiro Júlio César que Jorge de Jesus levou p’ara a Luz, vai ser o número 3, uma originalidade do clube da Cruz de Cristo, pelo menos desde que, no FC Porto, Vítor Baía era o 99.

__

Mourinho enlouquece Pequim

Milhares de chineses a agitarem livros de Mourinho enxamearam o aeroporto da capital chinesa, no momento do desembarque do Inter de Milão criando um sururu em Pequim que está entusiasmada para ver o “special one” ao vivo e a cores. Curiosamente, Etoo, o camaronês que protagonizou a última das mais mediáticas e valiosas transferências do futebol europeu, ao servir de moeda de troca para a compra de Ibrahimovitch pelo Barcelona ao Inter, e a menos de dois metros de distância de “lo speciale”, não chamava as atenções das multidões chineses, tão centradas elas estavam no treinador português que, numa manobra inteligente de diversão, elogiou outros treinadores e outras equipas que disputam com o Inter o "scudetto”. Mas nem assim…Sócrates pode passear em Paris ou Londres que ninguém o conhece, Herman José pode ir comprar caramelos a Badajoz que ninguém dá por ele, mas Saramago, Maria João Pires, Elizabeth Matos, Paula Rego, Manuel de Oliveira, Mourinho e CR9 são marcas bem portuguesas conhecidas em todo o Mundo. Por muito que isto possa custar a alguém…

__

Castela e 1.º de Dezembro

Edite Fernandes e Sónia Matias são jogadoras de futebol do Atlético de Madrid e do Saragoça, respectivamente. Elas vieram para jogar pelo “1.º de Dezembro”, de Sintra, que disputou com as dinamarquesas do Brondby, tendo-se classificado no segundo lugar do seu grupo, atrás do Brondby que é 8.º no ranking mundial, mas à frente das meninas do Cardiff e do Birkirkara. Interessante este sistema simpático do “vou ali jogar um joguinho, venho já” e a graça de ver duas expatriadas na Ibéria, rendidas ao poder de Castela, mas virem até Sintra para defenderem o “1.º de Dezembro”, da nossa independência …

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A que horas acaba a crise?

.
SOMOS UNS ANIMAIS MUITO CURIOSOS. Espingardamos muitas vezes sem razão e por maus motivos, mas deixamo-nos enganar e confiamos em quem não merece a nossa confiança. Veja-se o actual fenómeno a que convencionamos dar o nome de “crise”. Deixámo-nos enganar, fomos para o matadouro sem balir, ajudámos os algozes, perdoamos a quem lhes armou a mão e fechou os olhos ao massacre e, agora, com eles a servirem-se dos nossos restos para se desenvencilharem das suas próprias confusões, vamos ainda perguntar-lhes se sabem quando é que acaba a trapalhada que criaram.

A nossa relação com os economistas foi sempre estranha. Não falamos o mesmo idioma, muitas vezes não percebemos nem metade do que dizem, mas fingimos perceber tudo, abanamos o chocalho e quando alguém nos pergunta alguma coisa, comentamos filosoficamente, com um ar muito bem informado: "Isto não é fácil. E vamos ver se não piora ainda mais!”

Esta coisa a que chamam “crise” e através da qual os capitalistas remendam o capitalismo e amparam os novos lucros, começou no Outono de 2007. Quanto tempo durará ainda mais? Os economistas não sabem. 2010, dizem uns, 2012, vaticinam outros. Como não sabem quanto é que isto custou nem quanto mais é preciso. Não acham estranho precisarmos duma “crise” para ficarmos a saber que, afinal, o Governo, tem muitos milhares de milhões, que mete aqui e tira dali depois de andar a dizer que não havia dinheiro para nada?! Não desconfiam desta gente que não soube prever nada e que agora só dá palpites acerca de quando devemos esperar que a crise acabe?! Uns tipos que localizam os prejuízos entre 20 mil milhões de euros e três triliões de dólares não são de fiar!

Li nos jornais que na cadeia da PJ de Lisboa foram buscar o suposto autor de 26 assaltos a bancos para tomar conta da tesouraria e do fundo de maneio. E os jornais estavam muito admirados! Quem queriam eles que tomasse conta do dinheiro e desse contas certas?! Polícias?! Banqueiros?! Por amor de Deus!

Para nos distrair, os economistas dizem agora que o importante é estarmos atentos à saída da crise. Dizem eles que temos de sair em alta e não em baixa. Gatinhar não é com eles…

Portanto, dizem que investir é fundamental para as empresas se tornarem verdadeiramente competitivas e podermos manter a população activa com trabalho, de modo a que o ajustamento se faça sem ser à custa dos recursos humanos, procurando preservar a qualidade da mão de obra, que será um dado precioso no histórico momento da recuperação. Topam?!

Não se esqueçam que esta “crise” é só a primeira derrota da querida globalização! Em vez de quebrar as ondas, criou este monstruoso “tsunami” e criou correntes, boieiros e redemoinhos que nos esfacelam contra as rochas.

Mais Alentejo – Agosto de 2009

sábado, 1 de agosto de 2009

«Confidencial» de 1 Ago 09

.
Governador de Banco condenado

Um tribunal na Indonésia condenou Aulia Pohan, um antigo vice-governador do Banco Central da Indonésia, a quatro anos e meio na cadeia por aprovar pagamentos ilegais a políticos e ter facilitado na obrigação de fiscalizar a actividade financeira no País. O caso deu um escândalo ainda maior do que por si só justificaria porque a filha de Pohan é casada com o filho do presidente da república, Bambang Yudhoyono.
__

Paquistão concentra tropas

O Paquistão confirmou que estava a concentrar forças militares na zona tribal de South Wasiristan, em estado de prontidão para um a ofensiva contra Baithullah Mehsud, o reconhecido líder dos Talibãs paquistaneses.
__

Maoistas indianos ganham

Rebeldes maoistas indianos dizem ter “libertado” uma vasta área do Estado do Bengal Ocidental, conseguindo com essa acção dominarem as estruturas do poder, depois de, alegadamente, terem derrotado o governo local.
__

Londres queixa-se de Washington

O Governo de Londres apresentou queixa ao State Department de Washington por não ter sido consultado acerca dum acordo entre as autoridades dos dois países segundo o qual quatro antigos prisioneiros de Guantanamo terem sido enviados na qualidade de refugiados para as Bermudas, um território britânico. Milhares de bermudeses manifestaram-se demonstrando o seu desacordo com a decisão de aceitarem os homens, todos eles Uighurs da China Ocidental. Os Uighurs estiveram-se nas tintas para os protestos contra a sua situação e foram à pesca.

__

De Guantánamo para Itália

Sílvio Berlusconi comunicou a Barack Obama a concordância da Itália em acolher três prisioneiros de Guantánamo. O assunto já havia sido abordado numa reunião entre Berlusconi e Barack Obama, em Washington, quando o primeiro-ministro italiano fez esse oferecimento a Barack Obama.
__

Homens armados no Sul do Sudão saquearam um longo comboio de camiões das Nações Unidas que transportava auxílio alimentar. O objectivo deste ataque, no curso do qual algumas dezenas de polícias e militares foram assassinados, destinou-se a evitar que aquela ajuda pudesse chegar a um outro grupo da tribo Nuer. Muitas centenas de civis têm morrido nos combates entre diferentes grupos raciais.
__

On Roads: a hidden history
Por Joe Moran
Profile Books (Londres);288 págs.,14.99 libras.

Uma história apaixonante das estradas britânicas. Muito interessante e a propósito para portugueses lerem nestes momentos de três estradas Lisboa-Porto .Uma fascinante aventura a não ser perdida.